Relatório de Execução das Atividades - Fevereiro 2019

De 01/02/2019 a 28/02/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os seguintes projetos:

  • Cultura da Paz
  • Boca saudável criança feliz
  • Era uma vez
  • As Sementeiras
  • Espaços físicos
  • Cantos e ambientes
  • Parque Sonoro
2| Resultados Alcançados

Cultura da Paz:

  • Satisfação dos pais através da avaliação;
  • Estreitamento das relações entre escola e família.

Boca saudável criança feliz

  • Conscientização das famílias quanto ao processo de prevenção a doenças sobre saúde bucal.

Era uma vez:

  •  Organização dos materiais facilitando o acesso. 

As Sementeiras:

  • Organização do espaço a ser cultivado.

Espaços físicos:

  •  Espaço favorável a interação e aprendizagem.

Cantos e ambientes:

  • Espaços nas salas que favorece aprendizagem e a interação das crianças.

Parque Sonoro:

  • Parte externa atrativa, proporcionando a exploração das crianças.

 

3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura da Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:

• Palestra com os funcionários “Florescimento na educação”

 

Pontos de Atenção:

• Implantar o projeto a Paz começa em casa;
• Desenvolver ações de horta e reciclagem.

 

Encaminhamentos:
  • Continuar investindo no projeto “ A paz começa em casa”, para que os pais possam ficar mais próximos de seus filho (a).

 

2 | Cultura da Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:

• Palestra com a Dra. Renata, apresentando o projeto Baby Dente;

Pontos de Atenção:

• Implantar o projeto a Paz começa em casa;
• Desenvolver ações de horta e reciclagem.

Encaminhamentos:

 • Continuar investindo no projeto “ A paz começa em casa”, para que os pais possam ficar mais próximos de seus filho (a).

 

3 | Cultura da Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
  • Reunião de pais com objetivo de acolhe-los, apresentar à equipe escola, os espaços e enfatizar a importância do relacionamento escola e família no processo de desenvolvimento da criança.
  • Pesquisa de satisfação realizada com as famílias; acolhimento e assuntos abordados na reunião de pais.
Pontos de Atenção:

• Implantar o projeto a Paz começa em casa;
• Desenvolver ações de horta e reciclagem.

Encaminhamentos:

 • Continuar investindo no projeto “ A paz começa em casa”, para que os pais possam ficar mais próximos de seus filho (a).

 

4 | Boca saudável criança feliz
Completude: 42,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto
Descrição:
  • Apresentação da profissional de saúde bucal aos pais e informar sobre seu trabalho e como será realizado dentro da Unidade Escolar.
Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;
• Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças.

 

Encaminhamentos:

 

• Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas;
• Agendar para o próximo mês a participação da Dra. Renata no TFC;
• Montar um cronograma de atendimento das crianças.

 

5 | Boca saudável criança feliz
Completude: 42,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Elaboração e envio às famílias, de autorização por escrito, para o início da prevenção e cuidados com a saúde bucal dos alunos. As autorizações ficarão no prontuário de cada aluno.
Descrição:
  • Etapa em andamento.
Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;
• Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças.

 

Encaminhamentos:

 

• Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas;
• Agendar para o próximo mês a participação da Dra. Renata no TFC;
• Montar um cronograma de atendimento das crianças.

6 | Boca saudável criança feliz
Completude: 42,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Organização do espaço, aquisição de materiais adequados e instalação de equipamentos, adequando-os as necessidades para o atendimento aos alunos.
Descrição:
  • Realizado a manutenção da cadeira e organização do espaço.
Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;
• Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças.

 

Encaminhamentos:

 

• Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas;
• Agendar para o próximo mês a participação da Dra. Renata no TFC;
• Montar um cronograma de atendimento das crianças.

7 | Boca saudável criança feliz
Completude: 42,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
  • Realizado por meio de fantoches situações de boas práticas de prevenção a cárie.
Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;
• Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças.

 

Encaminhamentos:

 

• Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas;
• Agendar para o próximo mês a participação da Dra. Renata no TFC;
• Montar um cronograma de atendimento das crianças.

8 | Era uma vez
Completude: 60,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Contratação de um profissional para a sala de leitura onde serão realizadas atividades semanais de contação e leitura de histórias, dramatização, e nos eventos especiais da Unidade Escolar o mesmo realizará atividades culturais com alunos e pais.
Descrição:
  • Contratada a Professora Maiara Ramos.
Pontos de Atenção:

• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
• Empréstimo de livros.

 

Encaminhamentos:

• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios;
• Realizar a escala para empréstimo

9 | Era uma vez
Completude: 60,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Organização da sala de leitura com os espaços bem estruturados, mobiliário próprio e diversidade de propostas, catalogação dos livros e materiais para atender aos alunos das diferentes faixas etárias do berçário ao pré.
Descrição:
  • Seleção dos livros para o empréstimo.
Pontos de Atenção:

• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
• Empréstimo de livros.

 

Encaminhamentos:

• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios;
• Realizar a escala para empréstimo

10 | Era uma vez
Completude: 60,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Construção pelo profissional periodicamente de livros (pano, papelão, plástico) e outros materiais pedagógicos (fantoche, dedoche, avental, luva, vareta, fantasia, máscara, assessórios e outros) que enriqueçam o trabalho desenvolvido na sala de leitura.
Descrição:
  • Etapa em andamento.

 

Pontos de Atenção:

• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
• Empréstimo de livros.

 

Encaminhamentos:

• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios;
• Realizar a escala para empréstimo

11 | As Sementeiras
Completude: 7,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:
  • Etapa em andamento.
Pontos de Atenção:

• Realizar o projeto “ As sementeiras” com os níveis de Infantil II.

Encaminhamentos:

• Realizar o projeto com as professoras do Infantil II, no momento do planejamento.

12 | Espaços físicos
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Confecção de móbiles no pátio dos berçários.
Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.

 

Encaminhamentos:

• Promover momentos nas oficinas para que os pais possam colaborar na construção de brinquedos.

13 | Espaços físicos
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Etapa em andamento
Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.

 

Encaminhamentos:


• Promover momentos nas oficinas para que os pais possam colaborar na construção de brinquedos.

14 | Espaços físicos
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
  • Etapa em andamento.
Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.

 

Encaminhamentos:

• Promover momentos nas oficinas para que os pais possam colaborar na construção de brinquedos.

15 | Espaços físicos
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Realizado confecção de móbiles no TFC.

 

Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.

 

Encaminhamentos:

• Promover momentos nas oficinas para que os pais possam colaborar na construção de brinquedos.

16 | Cantos e ambientes
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Planejamento dos cantos e dos ambientes de acordo com a faixa etária e características do desenvolvimento infantil envolvendo os alunos desde o planejamento até sua confecção.
Descrição:
  • Realizado estudo com as professoras em TFC (Trabalho de Formação Continuada) referente aos planejamentos.
Pontos de Atenção:

 

• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.

 

Encaminhamentos:

• Comunicar as famílias em reunião a respeito da reestruturação dos cantos e buscar parceria.

17 | Cantos e ambientes
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Implantação dos cantos e ambientes pedagógicos nas salas aula, com materiais adequados Considerando os eixos estruturantes da educação infantil (brincar e interações) e os campos de experiências.
Descrição:
  • Organizado os espaços de acordo com as características das faixas etárias.
Pontos de Atenção:

 

  • Envolver as famílias na estruturação dos cantos.
Encaminhamentos:

• Comunicar as famílias em reunião a respeito da reestruturação dos cantos e buscar parceria.

 

18 | Cantos e ambientes
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização semestral de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
  • Etapa em andamento os cantos foram organizados pensando em acolher melhor as crianças.
Pontos de Atenção:

 

• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.

 

Encaminhamentos:

• Comunicar as famílias em reunião a respeito da reestruturação dos cantos e buscar parceria.

19 | Cantos e ambientes
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • Etapa em andamento, os materiais estão em constante manutenção.
Pontos de Atenção:

 

• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.

 

Encaminhamentos:

• Comunicar as famílias em reunião a respeito dos cantos e buscar parceria.

 

20 | Cantos e ambientes
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Etapa em andamento.
Pontos de Atenção:

 

• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.

 

Encaminhamentos:

• Comunicar as famílias em reunião a respeito da reestruturação dos cantos e buscar parceria.

21 | Parque Sonoro
Completude: 20,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Arrecadação com a comunidade de materiais por meio da verba, eventos e contribuições mensais;
Descrição:
  • Foram adquiridos materiais com a contribuição voluntária para estruturar o espaço do parque sonoro.
Pontos de Atenção:

• Realizar plano de formação para as educadoras;
• Construir mais estrutura para enriquecer as propostas;
• Envolver as famílias no processo.

Encaminhamentos:
22 | Parque Sonoro
Completude: 20,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
  • Foram confeccionados intervenção com cano, painel de panelas e proposta com canduite

 

Pontos de Atenção:

• Realizar plano de formação para as educadoras;
• Construir mais estrutura para enriquecer as propostas;
• Envolver as famílias no processo.

Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição