
Relatório de Execução das Atividades - Fevereiro 2019
Neste mês foram realizados os seguintes projetos:
- Cultura da Paz
- Boca saudável criança feliz
- Era uma vez
- As Sementeiras
- Espaços físicos
- Cantos e ambientes
- Parque Sonoro
Cultura da Paz:
- Satisfação dos pais através da avaliação;
- Estreitamento das relações entre escola e família.
Boca saudável criança feliz
- Conscientização das famílias quanto ao processo de prevenção a doenças sobre saúde bucal.
Era uma vez:
- Organização dos materiais facilitando o acesso.
As Sementeiras:
- Organização do espaço a ser cultivado.
Espaços físicos:
- Espaço favorável a interação e aprendizagem.
Cantos e ambientes:
- Espaços nas salas que favorece aprendizagem e a interação das crianças.
Parque Sonoro:
- Parte externa atrativa, proporcionando a exploração das crianças.
1 | Cultura da Paz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
• Palestra com os funcionários “Florescimento na educação”
Pontos de Atenção:
• Implantar o projeto a Paz começa em casa;
Encaminhamentos:
|
2 | Cultura da Paz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
• Palestra com a Dra. Renata, apresentando o projeto Baby Dente; Pontos de Atenção:
• Implantar o projeto a Paz começa em casa; Encaminhamentos:
• Continuar investindo no projeto “ A paz começa em casa”, para que os pais possam ficar mais próximos de seus filho (a).
|
3 | Cultura da Paz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Implantar o projeto a Paz começa em casa; Encaminhamentos:
• Continuar investindo no projeto “ A paz começa em casa”, para que os pais possam ficar mais próximos de seus filho (a).
|
4 | Boca saudável criança feliz
Completude:
42,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio
de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
Encaminhamentos:
• Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas;
|
5 | Boca saudável criança feliz
Completude:
42,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Elaboração e envio às famílias, de autorização por escrito, para o início da prevenção e cuidados com a saúde bucal dos alunos. As autorizações ficarão no prontuário de cada aluno.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
Encaminhamentos:
• Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas; |
6 | Boca saudável criança feliz
Completude:
42,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Organização do espaço, aquisição de materiais adequados e instalação de equipamentos, adequando-os as necessidades para o atendimento aos alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
Encaminhamentos:
• Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas; |
7 | Boca saudável criança feliz
Completude:
42,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
Encaminhamentos:
• Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas; |
8 | Era uma vez
Completude:
60,00 %
|
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Contratação de um profissional para a sala de leitura onde serão realizadas atividades semanais de contação e leitura de histórias, dramatização, e nos eventos especiais da Unidade Escolar o mesmo realizará atividades culturais com alunos e pais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
Encaminhamentos:
• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios; |
9 | Era uma vez
Completude:
60,00 %
|
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Organização da sala de leitura com os espaços bem estruturados, mobiliário próprio e diversidade de propostas, catalogação dos livros e materiais para atender aos alunos das diferentes faixas etárias do berçário ao pré.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
Encaminhamentos:
• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios; |
10 | Era uma vez
Completude:
60,00 %
|
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Construção pelo profissional periodicamente de livros (pano, papelão, plástico) e outros materiais pedagógicos (fantoche, dedoche, avental, luva, vareta, fantasia, máscara, assessórios e outros) que enriqueçam o trabalho desenvolvido na sala de leitura.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
Encaminhamentos:
• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios; |
11 | As Sementeiras
Completude:
7,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Realizar o projeto “ As sementeiras” com os níveis de Infantil II. Encaminhamentos:
• Realizar o projeto com as professoras do Infantil II, no momento do planejamento. |
12 | Espaços físicos
Completude:
80,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.
Encaminhamentos:
• Promover momentos nas oficinas para que os pais possam colaborar na construção de brinquedos. |
13 | Espaços físicos
Completude:
80,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.
Encaminhamentos:
|
14 | Espaços físicos
Completude:
80,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.
Encaminhamentos:
• Promover momentos nas oficinas para que os pais possam colaborar na construção de brinquedos. |
15 | Espaços físicos
Completude:
80,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.
Encaminhamentos:
• Promover momentos nas oficinas para que os pais possam colaborar na construção de brinquedos. |
16 | Cantos e ambientes
Completude:
60,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Planejamento dos cantos e dos ambientes de acordo com a faixa etária e características do desenvolvimento infantil envolvendo os alunos desde o planejamento até sua confecção.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.
Encaminhamentos:
• Comunicar as famílias em reunião a respeito da reestruturação dos cantos e buscar parceria. |
17 | Cantos e ambientes
Completude:
60,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Implantação dos cantos e ambientes pedagógicos nas salas aula, com materiais adequados Considerando os eixos estruturantes da educação infantil (brincar e interações) e os campos de experiências.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
• Comunicar as famílias em reunião a respeito da reestruturação dos cantos e buscar parceria.
|
18 | Cantos e ambientes
Completude:
60,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização semestral de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.
Encaminhamentos:
• Comunicar as famílias em reunião a respeito da reestruturação dos cantos e buscar parceria. |
19 | Cantos e ambientes
Completude:
60,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.
Encaminhamentos:
• Comunicar as famílias em reunião a respeito dos cantos e buscar parceria.
|
20 | Cantos e ambientes
Completude:
60,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.
Encaminhamentos:
• Comunicar as famílias em reunião a respeito da reestruturação dos cantos e buscar parceria. |
21 | Parque Sonoro
Completude:
20,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Arrecadação com a comunidade de materiais por meio da verba, eventos e contribuições mensais;
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Realizar plano de formação para as educadoras; Encaminhamentos:
|
22 | Parque Sonoro
Completude:
20,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Realizar plano de formação para as educadoras; Encaminhamentos:
|
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
---|