Relatório de Execução das Atividades - Março 2019

De 01/03/2019 a 31/03/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os seguintes projetos:

  • Cultura da Paz
  • Boca saudável criança feliz
  • Era uma vez
  • As Sementeiras
  • Espaços físicos
  • Cantos e ambientes
  • Tra la lá
  • Parque Sonoro
  • Educação Especial
  • Parceria com a comunidade
  • Capacitação
2| Resultados Alcançados

Cultura da Paz:

  • Satisfação dos pais através da avaliação;
  • Estreitamento das relações entre escola e família.

Boca saudável criança feliz:

  •  Conscientização das famílias quanto ao processo de prevenção a doenças sobre saúde bucal.

Era uma vez:

  • Conscientização das famílias e estreitamento de laços através do empréstimo. 

As Sementeiras:

  • Conscientização das crianças quanto a alimentação saudável.

Espaços Físicos:

  • Espaço com propostas brincantes, promovendo o bem-estar das crianças.

Cantos e ambientes:

  • Espaços nas salas que favorece aprendizagem e a interação das crianças.

Tra la lá:

  • Contratação do profissional.

Parque Sonoro:

  • Parte externa atrativa, proporcionando a exploração das crianças.

Educação Especial:

  • Atendimento realizado de acordo com a especificidade das crianças.

Parceria com a comunidade:

  • Maior envolvimento das famílias nas propostas realizadas na Unidade Escolar.

Capacitação:

  • Propostas variadas para as crianças nas oficinas de acordo com os estudos realizados.

 

3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura da Paz
Completude: 80,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
  • Promovido encontros com todos os segmentos com objetivo de estreitar os laços reforçando a missão da Instituição ressaltando a importância de cada um para que a instituição alcance seu objetivos.
Pontos de Atenção:

• Implantar o projeto a Paz começa em casa;
• Envolver as famílias no projeto horta.

 

Encaminhamentos:

• Continuar investindo nas dicas “ A paz começa em casa”, para que os pais possam ficar mais próximos de seus filhos (as).

2 | Cultura da Paz
Completude: 80,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
  • Na reunião de pais a equipe gestora reforçou a importância do brincar, desmistificando a questão “só brinca”.
  • Envolvimento das crianças em ações que visam a solidariedade. Cuidar do amigo quando se machuca, baixar o tom de voz quando o colega estiver dormindo e acompanhar o colega ao banheiro. Participação da família trazendo uma tartaruga aproximando as crianças do animal que não é de seu cconvívio  seu convívio e orientando quanto ao cuidado e respeito com estes animais.
Pontos de Atenção:

• Implantar o projeto a Paz começa em casa;
• Envolver as famílias no projeto horta.

 

Encaminhamentos:

• Continuar investindo nas dicas “ A paz começa em casa”, para que os pais possam ficar mais próximos de seus filhos (as).

3 | Cultura da Paz
Completude: 80,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
  •  Reunião com as famílias esclarecendo as mudanças quanto a carga horária dos colaboradores, apresentação dos projetos desenvolvidos e convite as famílias para se tornarem pais parceiros.
  • Envolvimento das crianças em ações que visam a solidariedade. Cuidar do amigo quando se machuca, baixar o tom de voz quando o colega estiver dormindo e acompanhar o colega ao banheiro.
  • Pesquisa de satisfação realizada com as famílias. Avaliação da reunião de pais.
Pontos de Atenção:

• Implantar o projeto a Paz começa em casa;
• Envolver as famílias no projeto horta.

 

Encaminhamentos:

• Continuar investindo nas dicas “ A paz começa em casa”, para que os pais possam ficar mais próximos de seus filhos (as).

4 | Cultura da Paz
Completude: 80,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
  • Realizado o planejamento pelo infantil II com as etapas a serem seguidas.
  • Envolvimento das crianças em ações que visam a solidariedade. Cuidar do amigo quando se machuca, baixar o tom de voz quando o colega estiver dormindo e acompanhar o colega ao banheiro.
Pontos de Atenção:

• Implantar o projeto a Paz começa em casa;
• Envolver as famílias no projeto horta.

 

Encaminhamentos:

• Continuar investindo nas dicas “ A paz começa em casa”, para que os pais possam ficar mais próximos de seus filhos (as).

5 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 58,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto
Descrição:
  • Etapa realizada no mês anterior.
Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;
• Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças.

 

Encaminhamentos:

 

• Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas;
• Montar um cronograma de atendimento das crianças.

6 | Boca saudável criança feliz
Completude: 58,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Elaboração e envio às famílias, de autorização por escrito, para o início da prevenção e cuidados com a saúde bucal dos alunos. As autorizações ficarão no prontuário de cada aluno.
Descrição:
  • Etapa em andamento foram encaminhadas as famílias a autorização e aguardando retorno das mesmas
Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;
• Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças.

 

Encaminhamentos:

 

• Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas;
• Montar um cronograma de atendimento das crianças.

7 | Boca saudável criança feliz
Completude: 58,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Organização do espaço, aquisição de materiais adequados e instalação de equipamentos, adequando-os as necessidades para o atendimento aos alunos.
Descrição:
  • Confeccionado aventais e tocas personalizadas para a equipe utilizar durante as atividades
Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;
• Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças.

 

Encaminhamentos:

 

• Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas;
• Montar um cronograma de atendimento das crianças.

8 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 58,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
  • Realizado atendimento às crianças do Pré II, enquanto o colega aguarda ser atendido a auxiliar estimula, mostrando vídeo com o propósito de incentivo a prática de bons hábitos de higiene bucal.
Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;
• Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças.

 

Encaminhamentos:

 

• Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas;
• Montar um cronograma de atendimento das crianças.

9 | Boca saudável criança feliz
Completude: 58,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:
  • Etapa em andamento.
Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;
• Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças.

 

Encaminhamentos:

 • Realizar o planejamento das atividades para os momentos das oficinas;
• Elaborar um cronograma de atendimento das crianças.

10 | Era uma vez
Completude: 80,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Contratação de um profissional para a sala de leitura onde serão realizadas atividades semanais de contação e leitura de histórias, dramatização, e nos eventos especiais da Unidade Escolar o mesmo realizará atividades culturais com alunos e pais.
Descrição:
  • Meta encerrada.
Pontos de Atenção:

 • Realizar avaliação junto com a equipe gestora.

 

Encaminhamentos:

 • Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios.

 

11 | Era uma vez
Completude: 80,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Organização da sala de leitura com os espaços bem estruturados, mobiliário próprio e diversidade de propostas, catalogação dos livros e materiais para atender aos alunos das diferentes faixas etárias do berçário ao pré.
Descrição:
  • Meta encerrada, mas demos continuidade com o Projeto leva e traz.
Pontos de Atenção:

• Realizar avaliação junto com a equipe gestora.

 

Encaminhamentos:

• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios.

 

12 | Era uma vez
Completude: 80,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Estabelecimento de parcerias junto a empresas e comércios para aquisição periódica de exemplares de livros, materiais e outros recursos adequados as diferentes faixas etárias, que promovam a leitura, contação e dramatização de histórias.
Descrição:
  • Meta encerrada.
Pontos de Atenção:

 

• Realizar avaliação junto com a equipe gestora.

 

Encaminhamentos:

• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios.

 

13 | Era uma vez
Completude: 80,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Construção pelo profissional periodicamente de livros (pano, papelão, plástico) e outros materiais pedagógicos (fantoche, dedoche, avental, luva, vareta, fantasia, máscara, assessórios e outros) que enriqueçam o trabalho desenvolvido na sala de leitura.
Descrição:
  • Meta encerrada.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar avaliação junto com a equipe gestora.

 

Encaminhamentos:

• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios.

 

14 | As Sementeiras
Completude: 28,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:
  • Em roda de conversa as professoras compartilharam o projeto por meio de caixa surpresa de sensação.

Pontos de Atenção:

• Aquisição de matéria prima;
• Elaborar o cronograma com saída dos alunos para o cuidado;
• Favorecer momentos no TFC para estudo e troca de experiência;
• Sensibilizar as famílias;
• Promover momentos com as famílias na preparação e degustação dos alimentos cultivados.
• Realização do projeto contemplando o plantio e cuidado com a horta.

 

Encaminhamentos:

• Realização do projeto contemplando o plantio e cuidado com a horta.

 

15 | As Sementeiras
Completude: 28,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
  • Realizado planejamento pelas professoras contendo as etapas a serem concluídas.
Pontos de Atenção:

• Aquisição de matéria prima;
• Elaborar o cronograma com saída dos alunos para o cuidado;
• Favorecer momentos no TFC para estudo e troca de experiência;
• Sensibilizar as famílias;
• Promover momentos com as famílias na preparação e degustação dos alimentos cultivados.
• Realização do projeto contemplando o plantio e cuidado com a horta.

 

Encaminhamentos:

• Realização do projeto contemplando o plantio e cuidado com a horta.

 

16 | As Sementeiras
Completude: 28,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Lançamento do Projeto “As Sementeiras”.
Descrição:
  • Realizado o lançamento do projeto na reunião de pais, reforçando sua importância e a participação dos mesmos durante o projeto.
Pontos de Atenção:

• Aquisição de matéria prima;
• Elaborar o cronograma com saída dos alunos para o cuidado;
• Favorecer momentos no TFC para estudo e troca de experiência;
• Sensibilizar as famílias;
• Promover momentos com as famílias na preparação e degustação dos alimentos cultivados.
• Realização do projeto contemplando o plantio e cuidado com a horta.

 

Encaminhamentos:

• Realização do projeto contemplando o plantio e cuidado com a horta.

 

17 | As Sementeiras
Completude: 28,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
  • De acordo com o planejamento foi realizado um cronograma contendo a participação de todas as salas envolvidas no projeto e a participação dos agentes operacionais e equipe cozinha no cultivo.
Pontos de Atenção:

• Aquisição de matéria prima;
• Elaborar o cronograma com saída dos alunos para o cuidado;
• Favorecer momentos no TFC para estudo e troca de experiência;
• Sensibilizar as famílias;
• Promover momentos com as famílias na preparação e degustação dos alimentos cultivados.
• Realização do projeto contemplando o plantio e cuidado com a horta.

 

Encaminhamentos:

• Realização do projeto contemplando o plantio e cuidado com a horta.

 

18 | Espaços físicos
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Confecção de móbiles de exploração com garrafas pet, emaranhado de elástico para que as crianças passem por dentro estimulando no seu desenvolvimento de forma lúdica e prazerosa.
Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.

Encaminhamentos:

• Promover momentos nas oficinas para que os pais possam colaborar na construção de brinquedos.

19 | Espaços físicos
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Etapa em andamento.
Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.

 

Encaminhamentos:

• Promover momentos nas oficinas para que os pais possam colaborar na construção de brinquedos.

 

20 | Espaços físicos
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
  • Manutenção dos móbiles do pátio do berçário.
Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.

 

Encaminhamentos:

• Promover momentos nas oficinas para que os pais possam colaborar na construção de brinquedos.

 

21 | Espaços físicos
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Formação com as educadoras favorecendo momentos de pesquisa que valoriza a interação entre o adulto e a criança.

 

Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.

 

Encaminhamentos:

• Promover momentos nas oficinas para que os pais possam colaborar na construção de brinquedos.

 

22 | Espaços físicos
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Realizar oficinas de confecção de materiais e brinquedos com a participação de pais, responsáveis e alunos.
Descrição:
  • Etapa realizada no mês anterior.
Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na confecção de materiais e brinquedos.

 

Encaminhamentos:

• Promover momentos nas oficinas para que os pais possam colaborar na construção de brinquedos.

 

23 | Cantos e ambientes
Completude: 40,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Planejamento dos cantos e dos ambientes de acordo com a faixa etária e características do desenvolvimento infantil envolvendo os alunos desde o planejamento até sua confecção.
Descrição:
  • Realizado formação com as professoras com objetivo de subsidia-las na organização das salas pensando nas propostas oferecidas as crianças.
  • Confecção de móbiles de exploração com garrafas pet, emaranhado de elástico para que as crianças passem por dentro estimulando no seu desenvolvimento de forma lúdica e prazerosa.
Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.

Encaminhamentos:

• Comunicar as famílias em reunião a respeito dos cantos e buscar parceria.

24 | Cantos e ambientes
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Implantação dos cantos e ambientes pedagógicos nas salas aula, com materiais adequados Considerando os eixos estruturantes da educação infantil (brincar e interações) e os campos de experiências.
Descrição:
  • Interação das crianças nos espaços organizados.
Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.

Encaminhamentos:

• Comunicar as famílias em reunião a respeito dos cantos e buscar parceria.

25 | Cantos e ambientes
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização semestral de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
  • Etapa em andamento.
Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.

Encaminhamentos:

• Comunicar as famílias em reunião a respeito dos cantos e buscar parceria.

26 | Cantos e ambientes
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • Etapa em processo as propostas estão em constante manutenção.
Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.

Encaminhamentos:

• Comunicar as famílias em reunião a respeito dos cantos e buscar parceria.

27 | Cantos e ambientes
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Garantida em etapas anteriores.
Pontos de Atenção:

• Envolver as famílias na estruturação dos cantos.

Encaminhamentos:

• Comunicar as famílias em reunião a respeito dos cantos e buscar parceria.

28 | Tra la lá
Completude: 14,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades de Músicas com alunos em oficinas semanais.
Descrição:

• Contratação do profissional

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:

 

• Planejar e realizar o cronograma das atividades e os horários de atendimentos.

29 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Em TFC proporcionar reflexões e discussões sobre a música na Educação Infantil e as melhores propostas pedagógicas de exploração e produção de sons.
Descrição:
  • Etapa em andamento
Pontos de Atenção:

• Realizar plano de formação para as educadoras;
• Construir mais materiais para enriquecer as propostas;
• Envolver as famílias no processo.

Encaminhamentos:
30 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro
Descrição:
  • Etapa realizada no mês anterior 
Pontos de Atenção:

• Realizar plano de formação para as educadoras;
• Construir mais materiais para enriquecer as propostas;
• Envolver as famílias no processo.

Encaminhamentos:
31 | Parque Sonoro
Completude: 10,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Arrecadação com a comunidade de materiais por meio da verba, eventos e contribuições mensais;
Descrição:
  • Aquisição de canos de PVC, cola, cotovelo e canaletas para confecção de intervenções para o parque.
Pontos de Atenção:

• Realizar plano de formação para as educadoras;
• Construir mais estruturas para enriquecer as propostas;
• Envolver as famílias no processo.

Encaminhamentos:
32 | Parque Sonoro
Completude: 90,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:
  • Etapa contemplada no mês anterior.
Pontos de Atenção:

• Realizar plano de formação para as educadoras;
• Construir mais materiais para enriquecer as propostas;
• Envolver as famílias no processo.

Encaminhamentos:
33 | Parque Sonoro
Completude: 30,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Pesquisa envolvendo adulto e crianças na experimentação e confecção das possíveis sonoridades com os objetos coletados.
Descrição:
  • Etapa realizada no mês anterior.
Pontos de Atenção:

• Realizar plano de formação para as educadoras;
• Construir mais materias para enriquecer as propostas;
• Envolver as famílias no processo.

Encaminhamentos:
34 | Parque Sonoro
Completude: 30,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
  • Etapa realizada no mês anterior.
Pontos de Atenção:

• Realizar plano de formação para as educadoras;
• Construir mais materias para enriquecer as propostas;

Encaminhamentos:
35 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Elaboração do plano de trabalho para a inauguração do parque sonoro envolvendo a participação dos alunos.
Descrição:
  • Etapa concluída no mês anterior.
Pontos de Atenção:

• Realizar plano de formação para as educadoras;
• Construir mais materiais para enriquecer as propostas;
• Envolver as famílias no processo.

Encaminhamentos:
36 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Inauguração do parque com a participação da comunidade escolar.
Descrição:
  • Parque Inaugurado no mês anterior.

Pontos de Atenção:

• Realizar plano de formação para as educadoras;
• Construir mais materiais para enriquecer as propostas;
• Envolver as famílias no processo.

Encaminhamentos:
37 | Parque Sonoro
Completude: 10,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Observar a participação das crianças neste espaço e a forma de exploração.
Descrição:
  • Realizado de forma constante à intervenção do adulto nas propostas oferecidas neste espaço.
Pontos de Atenção:

• Realizar plano de formação para as educadoras;
• Construir mais materiais para enriquecer as propostas;
• Envolver as famílias no processo.

Encaminhamentos:
38 | Educação Especial
Completude: 100,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:

• Espaços e materiais adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizando atendimento individualizado com as crianças com deficiência;
• As estagiarias, professores e educadores fizeram formação com a especialista do AEE;
• Atendimentos individualizados com especialista T.O realizando orientações as equipes.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
39 | Educação Especial
Completude: 11,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno. Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades • modificações de procedimentos • introdução de atividades alternativas às previstas • introdução de atividades complementares às previstas • modificação do nível de complexidade das atividades • adaptação dos materiais
Descrição:
  • Realizado as propostas com as crianças portadoras de deficiência de acordo com sua necessidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
40 | Educação Especial
Completude: 11,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais. Flexibilizações organizativas • organização de agrupamentos • organização didática • organização do espaço
Descrição:

• Espaços e materiais adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizando atendimento individualizado com as crianças com deficiência;
• As estagiarias, professores e educadores fizeram formação com a especialista do AEE;
• Atendimentos individualizados com especialista T.O realizando orientações as equipes.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
41 | Educação Especial
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem-estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:
  • As crianças portadoras de necessidade especial matriculadas na Unidade Escolar, não possui necessidade especifica que necessite de qualquer aquisição.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
42 | Educação Especial
Completude: 11,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Implementação de um projeto de formação contínua em conjunto com a professora da sala de recurso, com objetivos específicos à educação inclusiva, subsidiando os profissionais (professores e educadores) que atuam diretamente com os alunos portadores de alguma deficiência.
Descrição:
  • Realizado a formação com as professora do AEE. Fernanda falando do seu trabalho e explicando sobre o autismo.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
43 | Educação Especial
Completude: 100,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Transformar as práticas pedagógicas, em momentos de formação continuada, para romper com o modelo homogeneizado e considerar a diversidade humana como princípios de organização de sala de aula e do planejamento de ensino, qualificando as intervenções pedagógicas junto aos alunos.
Descrição:
  • Etapa garantida durante a rotina das crianças dentro da Unidade Escolar, pois as propostas oferecidas a elas tem a intervenção do adulto.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
44 | Educação Especial
Completude: 11,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:
  • Realizado reuniões de pais, enfatizando o objetivo da educação infantil, assim como, estimulando a interação entre as crianças e os adultos o respeito e a solidadriedade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
45 | Parceria com a comunidade
Completude: 11,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Aconteceu reunião de pais, valorizando e estimulando a importância da família no processo de desenvolvimento do filho.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
46 | Parceria com a comunidade
Completude: 11,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos seja acompanhada pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
  • Houve atendimento individualizado com as famílias, a fim de buscar parceria que garante maior qualidade no atendimento as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
47 | Parceria com a comunidade
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promover encontros culturais entre os pais, avós e tios dos alunos, para irem à escola contar histórias do passado, ler livros, ensinar uma brincadeira, tocar algum instrumento musical ou fazer uma receita culinária.
Descrição:
  • Etapa em andamento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
48 | Parceria com a comunidade
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • Etapa em andamento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
49 | Capacitação
Completude: 11,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Formação com educadores e professores com o estudo do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
50 | Capacitação
Completude: 11,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
  • Participação das professoras nas palestras promovidas pela SEC;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
51 | Capacitação
Completude: 11,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • Realizado encontro com agentes operacionais e equipe cozinha, a fim, de estreitar os laços e enfatizar as atribuições bem com a importância da mesma para o desenvolvimento de todas as propostas realizadas com as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
52 | Capacitação
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
  • Etapa em andamento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
53 | Capacitação
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
  • Etapa em andamento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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