Relatório de Execução das Atividades - Abril 2019

De 01/04/2019 a 30/04/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os projetos seguintes:

  • Cultura da Paz
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Espaço Externo
  • Cantos e ambientes
  • Tra la lá
  • Parque Sonoro
  • Educação Especial
  • Parceria com a comunidade
  • Capacitação
2| Resultados Alcançados

Cultura de Paz:

  • Estreitamento de vínculo entre família e escola;
  • Satisfação das crianças através de avaliação.

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Conscientização das crianças quanto a boa higiene bucal.

As Sementeiras:

  • Conscientização das famílias quanto aos bons hábitos alimentares.

Espaço Externo:

  • Espaço com propostas brincantes, promovendo o bem-estar das crianças.

Cantos e ambientes:

  • Melhores aprendizagens e enriquecimentos dos projetos.

Tra la lá:

  • Ampliação do repertório de gêneros musicais.

Parque Sonoro:

  • Parte externa atrativa, proporcionando a exploração das crianças.

Educação Especial:

  • Estreitamento de laços com as famílias através do atendimento individualizado.

Parceria com a comunidade:

  • Maior envolvimento das famílias nas propostas realizadas na Unidade Escolar.

Capacitação:

  • Propostas variadas para as crianças nas oficinas de acordo com os estudos realizados.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura da Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
  • Realizado encontro com as famílias para falarmos sobre alimentação saudável foi apresentado o vídeo “ Muito Além do Peso”.
Pontos de Atenção:
  • Implantar o projeto a Paz começa em casa;
Encaminhamentos:
  • Enviar bilhete para as famílias informando sobre o objetivo do projeto a “ A Paz começa em casa”
2 | Cultura da Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
  • Realizado encontro com as famílias e aconteceu um teatro com a mensagem sobre a partilha.

Pontos de Atenção:
  • Implantar o projeto a Paz começa em casa;
Encaminhamentos:
  • Enviar bilhete para as famílias informando sobre o objetivo do projeto a “ A Paz começa em casa”
3 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 17,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:
  • Realizado oficinas com a Rafaely no período da tarde.
Pontos de Atenção:
  • Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar quanto a prevenção.

 

Encaminhamentos:
  • Agendar com Dr. Renata a formação com todos os segmentos de acordo com as escalas de TFCs e reuniões.
4 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 20,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
  • Foi feita o diagnóstico e avaliação do tratamento das crianças;
Pontos de Atenção:
  • Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar quanto a prevenção.
Encaminhamentos:
  • Agendar com Dra. Renata a formação com todos os segmentos de acordo com as escalas de TFCs e reuniões.
5 | As Sementeiras
Completude: 14,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:
  • Etapa atingida dentro das oficinas do período da tarde e no encontro com as famílias
Pontos de Atenção:
  • Realização da horta pelos professores, educadores e crianças;
  • Preparo e degustação;
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Realizar plantio e cultivo das mudas enviadas pelas crianças;
  • Solicitar parceria com Dra. Renata para organizar palestra para as famílias.
6 | As Sementeiras
Completude: 14,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Promover palestra com nutricionistas para crianças, equipe escola e famílias, que contemple a importância da alimentação e saúde.
Descrição:
  •  Etapa realizada por meio do encontro com as famílias abordando a importância da alimentação saudável.
Pontos de Atenção:
  • Realização da horta pelos professores, educadores e crianças;
  • Preparo e degustação;
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Realizar plantio e cultivo das mudas enviadas pelas crianças;
  • Solicitar parceria com Dr. Renata para organizar palestra para as famílias.
7 | Espaço Externo
Completude: 20,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Etapa em andamento
Pontos de Atenção:
  • Desenvolver jogos e brincadeiras para diferentes faixas etárias.

 

Encaminhamentos:
  • Promover momentos nos TFCs para que as educadoras possam planejar atividades diversificadas atendendo as diferentes faixas etárias.
8 | Cantos e ambientes
Completude: 20,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização semestral de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
  • Construção de jogos de pareamento para enriquecer o canto de linguagem. tangran, imagens reais dos animais da fazenda e estimação, obras de arte, quadrinhas, etc
Pontos de Atenção:
  • Troca de experiências entre as educadoras para ampliar as possibilidades de propostas junto as crianças.
Encaminhamentos:
  • Realizar momentos de estudos em TFC para troca de experiência.
9 | Tra la lá
Completude: 14,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de música com a Equipe Gestora.
Descrição:
  • Planejamento e cronograma das atividades.
Pontos de Atenção:
  • Organizar a divulgação do projeto.
Encaminhamentos:
  • Por meio de bilhete e mural organizar a divulgação do projeto.
10 | Parque Sonoro
Completude: 28,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Observar a participação das crianças neste espaço e a forma de exploração.
Descrição:
  • Observação das crianças diante da oportunidade de exploração dos materiais
Pontos de Atenção:
  • Adequação do espaço.
Encaminhamentos:
  • Realizar em TFC com as educadoras um levantamento das propostas oferecidas e as adequações necessárias.
11 | Educação Especial
Completude: 22,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Foi realizado o atendimento individualizado com família.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
  • No momento de formação com educadoras e estagiarias, construir recursos para ampliar as possibilidades de aprendizagem significativa.
12 | Educação Especial
Completude: 10,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais. Flexibilizações organizativas • organização de agrupamentos • organização didática • organização do espaço
Descrição:
  • Garantia de acessibilidade nos ambientes físicos e adequação dos espaços.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
  • No momento de formação com educadoras e estagiarias, construir recursos para ampliar as possibilidades de aprendizagem significativa
13 | Parceria com a comunidade
Completude: 25,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Reunião com as famílias sobre alimentação saudável;
  • Apresentação de teatro para os pais organizado pelas professoras.
Pontos de Atenção:
  • Promover eventos com a comunidade.
Encaminhamentos:
  • Realizar bazar da pechincha para comunidade.
14 | Capacitação
Completude: 40,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Formação com educadores e professores com estudos para adequação do currículo sobre BNCC, círculo da paz, planejamento de oficinas.
Pontos de Atenção:
  • Promover momentos de leitura com os colaboradores.
Encaminhamentos:
  • Realizar um planejamento que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição