
Relatório de Execução das Atividades - Abril 2019
De 01/04/2019 a 30/04/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas
Neste mês foram realizados os projetos seguintes:
- Cultura da Paz
- Boca Saudável Criança Feliz
- As Sementeiras
- Espaço Externo
- Cantos e ambientes
- Tra la lá
- Parque Sonoro
- Educação Especial
- Parceria com a comunidade
- Capacitação
2| Resultados Alcançados
Cultura de Paz:
- Estreitamento de vínculo entre família e escola;
- Satisfação das crianças através de avaliação.
Boca Saudável Criança Feliz:
- Conscientização das crianças quanto a boa higiene bucal.
As Sementeiras:
- Conscientização das famílias quanto aos bons hábitos alimentares.
Espaço Externo:
- Espaço com propostas brincantes, promovendo o bem-estar das crianças.
Cantos e ambientes:
- Melhores aprendizagens e enriquecimentos dos projetos.
Tra la lá:
- Ampliação do repertório de gêneros musicais.
Parque Sonoro:
- Parte externa atrativa, proporcionando a exploração das crianças.
Educação Especial:
- Estreitamento de laços com as famílias através do atendimento individualizado.
Parceria com a comunidade:
- Maior envolvimento das famílias nas propostas realizadas na Unidade Escolar.
Capacitação:
- Propostas variadas para as crianças nas oficinas de acordo com os estudos realizados.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura da Paz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
2 | Cultura da Paz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
3 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
17,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
4 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
20,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
5 | As Sementeiras
Completude:
14,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
6 | As Sementeiras
Completude:
14,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Promover palestra com nutricionistas para crianças, equipe escola e famílias, que contemple a importância da alimentação e saúde.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
7 | Espaço Externo
Completude:
20,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
8 | Cantos e ambientes
Completude:
20,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização semestral de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
9 | Tra la lá
Completude:
14,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de música com a Equipe Gestora.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
10 | Parque Sonoro
Completude:
28,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Observar a participação das crianças neste espaço e a forma de exploração.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
11 | Educação Especial
Completude:
22,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
12 | Educação Especial
Completude:
10,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais.
Flexibilizações organizativas
• organização de agrupamentos
• organização didática
• organização do espaço
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
13 | Parceria com a comunidade
Completude:
25,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
14 | Capacitação
Completude:
40,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
---|