Relatório de Execução das Atividades - Maio 2019

De 01/05/2019 a 31/05/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os projetos seguintes:

  • Cultura da Paz
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Espaços Externos
  • Cantos e Ambientes
  • Tra la lá
  • Parque Sonoro
  • Educação Especial
  • Parceria com a Comunidade
  • Capacitação
2| Resultados Alcançados

Cultura da Paz:

  • Foi feito um estreitamento de vínculo entre família e escola;
  • Houve satisfação das famílias através de avaliação.

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Conscientização das crianças quanto a boa higiene bucal.

As Sementeiras:

  • Conscientização das crianças quanto aos bons hábitos alimentares.

Espaços Externos:

  • Espaços com propostas brincantes, promovendo o bem-estar das crianças.

Cantos e Ambientes:

  • Melhores aprendizagens e enriquecimentos dos projetos.

Tra la lá:

  • Valorização de gêneros musicais, produção e apreciação de diferentes sons.

Parque Sonoro:

  • Parte externa atrativa, proporcionando a exploração das crianças.

Educação Especial:

  • Estreitamento de laços com as famílias através do atendimento individualizado.

Parceria com a Comunidade:

  • Maior envolvimento das famílias nas propostas realizadas na Unidade Escolar.

Capacitação:

  • Propostas variadas para as crianças nas oficinas de acordo com os estudos realizados.

     

3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura da Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
  • Realizado reuniões individuais com as famílias, buscando entender a rotina em casa e as intervenções realizadas pelos mesmo, podendo através deste, compreender os comportamentos na escola e buscar parceria junto a família, afim de garantir o bem-estar das crianças.
Pontos de Atenção:
  • Implantar o projeto da Cultura de Paz.
  • Promover palestra com temas importantes para a educação das crianças.
Encaminhamentos:
  • Enviar bilhete para as famílias informando sobre o objetivo do projeto a “A Paz começa em casa” e convidar uma assistente social para enfatizar a importância das relações no contexto familiar.
2 | Cultura da Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
  • Atendimento com os pais do Pré II para tratarmos sobre assuntos de evasão escolar.
  • Participação das crianças no cultivo das hortaliças plantadas.

 

Pontos de Atenção:
  • Implantar o projeto da Cultura de Paz.
  • Promover palestra com temas importantes para a educação das crianças.

 

Encaminhamentos:
  • Enviar bilhete para as famílias informando sobre o objetivo do projeto a “ A Paz começa em casa” e convidar uma assistente social para enfatizar a importância das relações no contexto familiar.

 

3 | Cultura de Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
  • Realizado plantio de mudas de alface, escarola, cebolinha e cheiro verde pelas crianças do Infantil II.
Pontos de Atenção:
  • Implantar o projeto da Cultura de Paz
  • Promover palestra com temas importantes para a educação das crianças.
Encaminhamentos:
  • Enviar bilhete para as famílias informando sobre o objetivo do projeto a “ A Paz começa em casa” e convidar uma assistente social para enfatizar a importância das relações no contexto familiar.
4 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 8,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
  • Realizado atendimento as crianças do Infantil II, limpeza, restaurações e encaminhamentos à UBS para casos específicos.

Pontos de Atenção:
  • Promover momentos em TFC (Trabalho de Formação Continuada) para capacitar os profissionais da unidade escolar quanto a prevenção e saúde bucal.
Encaminhamentos:
  • Agendar com Dra. Renata a formação com todos os segmentos de acordo com as escalas de TFCs (Trabalho de Formação Continuada) e reuniões.
5 | As Sementeiras
Completude: 14,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  • Etapa em andamento
Pontos de Atenção:
  • Foi feito o preparo e degustação de alimentos colhidos em nossa horta
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Realizar plantio e cultivo das mudas enviadas pelas famílias.
  • Solicitar parceria com Dra. Renata para organizar palestra para as famílias.
6 | As Sementeiras
Completude: 14,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
  • Recebemos doação de calcai pelo voluntário José Almeida da Silva, a fim de melhorar a qualidade da terra.
Pontos de Atenção:
  • Preparo e degustação de alimentos.
  • Promover palestra com nutricionista.

 

Encaminhamentos:
  • Realizar plantio e cultivo das mudas enviadas pelas famílias;
  • Solicitar parceria com Dr. Renata para organizar palestra para as famílias.
7 | Espaços Externos
Completude: 40,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Realizado planejamento no momento no TFC das oficinas da tarde, elencando a proposta e o responsável por cada oficina, como, bonecas com agua, parque, brincadeiras de circuito, cama elástica e baladinha.

Pontos de Atenção:
  • Realizar jogos e brincadeiras para diferentes faixas etárias;
  • Repor os materiais e brinquedos para oportunizar as brincadeiras.

 

 

Encaminhamentos:
  • Promover momentos nos TFCs (Trabalho de Formação Continuada) para que as educadoras possam planejar atividades diversificadas atendendo as diferentes faixas etárias.

 

8 | Espaços Externos
Completude: 40,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Realizar oficinas de confecção de materiais e brinquedos com a participação de pais, responsáveis e alunos.
Descrição:
  • Etapa em andamento

 

 

Pontos de Atenção:
  • Realizar jogos e brincadeiras para diferentes faixas etárias;
  • Repor os materiais e brinquedos para oportunizar as brincadeiras. Realizar manutenção da cama de gato, pula-pula e brinquedos não estruturados.

 

 

Encaminhamentos:
  • Promover momentos nos TFCs para que as educadoras possam planejar atividades diversificadas atendendo as diferentes faixas etárias.

 

9 | Cantos e ambientes
Completude: 20,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Realizada pesquisa de satisfação com as famílias, referente a organização dos cantos das salas, avaliando como ótimo a um pouco menos bom esta organização.
Pontos de Atenção:
  • Planejamento para a substituição dos cantos de acordo com a escuta das crianças.

 

Encaminhamentos:
  • Favorecer momentos em TFC (Trabalho de Formação Continuada) para conscientização sobre a importância de reorganizar os cantos e ambientes..
10 | Tra la lá
Completude: 14,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades de Músicas com alunos em oficinas semanais.
Descrição:
  • Contratação da profissional, Vitória Evelin Pereira para realização das propostas musicais com o segmento creche.
Pontos de Atenção:
  • Organizar a divulgação do projeto;
  • Promover momentos em horário de TFC (Trabalho de Formação Continuada) com os profissionais para a pesquisa, confecção e melhores intervenções para exploração de objetos sonoros.

 

 

Encaminhamentos:

 

  •  Por meio de bilhete e mural organizar a divulgação do projeto.

11 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Observar a participação das crianças neste espaço e a forma de exploração.
Descrição:
  • Observação das crianças durante as propostas de exploração dos materiais, verificando o interesse e a rica possiblidade de interação e descobertas sonoras.
Pontos de Atenção:
  • Foi feita a adequação do espaço.

 

Encaminhamentos:
  • Realizar em TFC (Trabalho de Formação Continuada) com as educadoras um levantamento das propostas oferecidas e as adequações necessárias.
12 | Educação Especial
Completude: 33,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Atendimento aos pais, esclarecendo questões sobre inclusão, compartilhando as ações da escola, promovendo a interação e o desenvolvimento das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
  • Promover momentos de reflexão e construção de suportes e materiais para auxiliar nas propostas junto as crianças inclusas.
13 | Educação Especial
Completude: 33,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno. Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades • modificações de procedimentos • introdução de atividades alternativas às previstas • introdução de atividades complementares às previstas • modificação do nível de complexidade das atividades • adaptação dos materiais
Descrição:
  • Etapa garantida dentro do planejamento das professoras, auxiliadas pela especialista do AEE, atendendo 1 criança com síndrome de down e 2 autismos.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
  • Promover momentos de reflexão e construção de materiais e suportes para auxiliar nas propostas junto as crianças inclusas.

 

14 | Educação Especial
Completude: 33,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Realizar ações que capacitem os profissionais da escola em a inclusão de alunos com deficiências para que seja compreendida entre eles, como oportunidade de desenvolvimento de todos os alunos, para que beneficiem da interação e da mediação propostas, através de palestras com profissionais da área da saúde, da educação e assistentes sociais, ONG’s que trabalham com esse segmento e outras instituições que promovam a inclusão.
Descrição:
  • Etapa em andamento 

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
  •  Promover momentos de reflexão e construção de materiais para auxiliar nas propostas junto as crianças inclusas.

 

15 | Parceria com a comunidade
Completude: 75,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Houve participação das famílias na festa junina, por meio da proposta de decoração das bandeirinhas juntamente com seu filho(a)
Pontos de Atenção:
  • Promover a exposição das atividades desenvolvida durante as oficinas da tarde, com objetivo de valorizar e aproximar as famílias do cotidiano da escola.
Encaminhamentos:

• Realizar Plano de Ação da Mostra Cultural enfatizando momentos de oficinas e interação com as famílias.

16 | Parceria com a comunidade
Completude: 75,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promover encontros culturais entre os pais, avós e tios dos alunos, para irem à escola contar histórias do passado, ler livros, ensinar uma brincadeira, tocar algum instrumento musical ou fazer uma receita culinária.
Descrição:
  • Oferecemos na entrada um acolhimento no dia dedicado a elas, eles, que amam e cuida de nossas crianças, foram confeccionados pelas crianças alguns desenhos em cartãozinhos e colado uma frase de valorização e respeito por quem se dedica aos nossos pequenos
Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas e exposição.

 

Encaminhamentos:
  • Realizar Plano de Ação da Mostra Cultural enfatizando momentos de oficinas e interação com as famílias.
17 | Parceria com a comunidade
Completude: 75,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • Realizado o bazar da pechincha com objetivo de levantar recursos para festa junina, foi promovido também a integração das crianças e todos os colaboradores uma proposta de atividade física e zumba kids em parceria com a professora da academia Vida Ativa.

Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas e exposição.

 

Encaminhamentos:
  • Realizar Plano de Ação da Mostra Cultural enfatizando momentos de oficinas e interação com as famílias.
18 | Capacitação
Completude: 60,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Formação com as educadoras e professores, visando a adequação do Currículo à luz da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Pontos de Atenção:
  • Promover momentos de leituras aos colaboradores. 
Encaminhamentos:
  • Realizar um planejamento que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores.
19 | Capacitação
Completude: 60,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
  • Formação com as educadoras e professores, visando a adequação do Currículo à luz da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Pontos de Atenção:
  • Promover momentos de leitura com ou aos os colaboradores.

 

Encaminhamentos:
  • Realizar um planejamento que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores.
20 | Capacitação
Completude: 60,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
  • Realizado encontros com as educadoras, visando a organização das oficinas e os respectivos responsáveis, neste mês as oficinas serão de artes, tanque de areia, confecção de ioiô, parque, massinha e cama elástica.
Pontos de Atenção:
  • Promover momentos de leitura com ou aos os colaboradores.

 

Encaminhamentos:
  • Realizar um planejamento que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores.
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição