Relatório de Execução das Atividades - Junho 2019

De 01/06/2019 a 30/06/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os seguintes projetos:

  • Cultura de Paz
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Espaço Externo
  • Cantos e ambientes
  • Tra La Lá
  • Parque Sonoro
  • Educação Especial
  • Parceria com a comunidade
  • Capacitação
2| Resultados Alcançados

Cultura de Paz:

  • Estreitamento de vínculo entre família e escola;
  • Satisfação das famílias por meio da avaliação.

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Construção de bons hábitos da saúde bucal.

As Sementeiras:

  • Conscientização das crianças quanto aos bons hábitos alimentares.

Espaço Externo:

  • Espaços com propostas brincantes, promovendo o bem-estar das crianças.

Cantos e ambientes:

  • Maiores possibilidades de desenvolvimento com as crianças.

Tra La Lá:

  • Valorização de gêneros musicais, produção e apreciação de diferentes sons. 

Parque Sonoro:

  • Espaço favorável ao desenvolvimento das crianças com propostas de exploração e interação entre as crianças.

Educação Especial:

  • Avanços das crianças portadoras de deficiência por meio de registros realizados no relatório individual.

Parceria com a comunidade:

  • Maior envolvimento das famílias nas propostas realizadas na Unidade Escolar.

Capacitação:

  • Efetivação dos avanços pedagógicos com as crianças através dos relatórios individuais estruturados por meio dos estudos.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura de Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
  • Realizado no dia dezenove de junho reunião com agentes operacionais e equipe da cozinha, a fim de estreitar os laços e valorizar o diálogo.   

Pontos de Atenção:
  • • Promover palestras com temas importantes para a educação das crianças.

 

Encaminhamentos:
  • Enviar bilhete para as famílias informando sobre o objetivo do projeto a “ A Paz começa em casa” e convidar uma assistente social para enfatizar a importância das relações no contexto familiar.
2 | Cultura de Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
  • Mural para comunidade reforçando a importância de todos na construção de valores fundamentais para as relações.

 

Pontos de Atenção:
  • Promover palestras para os pais com temas importantes que permeiam na educação dos filhos.
Encaminhamentos:
  • Enviar bilhete para as famílias informando sobre o objetivo do projeto a “ A Paz começa em casa” e convidar uma assistente social para enfatizar a importância das relações no contexto familiar.
3 | Cultura de Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
  • Foi feito o atendimento individualizados com os pais, afim de qualificar as ações junto as crianças.

 

 

Pontos de Atenção:
  • Promover palestras com temas importantes para os colaboradores enfatizando a importância dele no processo de desenvolvimento das crianças
Encaminhamentos:
  • Enviar bilhete para as famílias informando sobre o objetivo do projeto a “ A Paz começa em casa” e convidar uma assistente social para enfatizar a importância das relações no contexto familiar.
4 | Cultura de Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
  • Apresentação cultural do grupo moda de viola para as famílias, resgatando a cultura, realizado no dia oito de junho
Pontos de Atenção:
  • Promover palestras para as famílias com temas importantes para a educação das crianças, a fim de estreitar laços e incentiva-los na pratica de boas ações para melhorar esta relação.
Encaminhamentos:
  • Enviar bilhete para as famílias informando sobre o objetivo do projeto a “ A Paz começa em casa” e convidar uma assistente social para enfatizar a importância das relações no contexto familiar.
5 | Cultura de Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
  • Foi realizado a colheita e consumo de hortaliças realizadas pelas crianças.

 

Pontos de Atenção:
  • Promover palestras com tema importante que incentive as famílias na importância de se ter bons hábitos alimentares.

 

Encaminhamentos:
  • Enviar bilhete para as famílias informando sobre o objetivo do projeto a “ A Paz começa em casa” e convidar uma assistente social para enfatizar a importância das relações no contexto familiar.
6 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 22,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
  • Participação nas propostas do contra turno, da auxiliar odontológica Rafaela orientando as crianças no momento da escovação e propostas lúdicas.
Pontos de Atenção:
  • Formação com equipe escola.
Encaminhamentos:
  • Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar quanto a prevenção.
7 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 22,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
  • Realizado aplicação de flúor;
  • Entrega de kit (escova de dente e creme dental) para as crianças carentes.
Pontos de Atenção:
  • Formação com equipe escola.
Encaminhamentos:
  • Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar quanto a prevenção.
8 | As Sementeiras
Completude: 21,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparo e degustação de diferentes alimentos cultivados na horta escolar de acordo com o período de colheita.
Descrição:
  • A colheita dos alimentos foi realizada pelas crianças, assim como o preparo para e consumo.
Pontos de Atenção:
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Solicitar parceria com especialistas pensando na promoção e qualificação dos colaboradores quanto as orientações junto as crianças e famílias.
9 | As Sementeiras
Completude: 21,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:
  • Realização de mural e cardápio diário para as crianças; 
Pontos de Atenção:
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Solicitar parceria com especialistas pensando na promoção e qualificação dos colaboradores quanto as orientações junto as crianças e famílias.
10 | As Sementeiras
Completude: 21,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  • A colheita realizada pelas crianças, assim como o preparo para e consumo;
Pontos de Atenção:
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Solicitar parceria com especialistas pensando na promoção e qualificação dos colaboradores quanto as orientações junto as crianças e famílias.
11 | Espaço Externo
Completude: 60,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Foi feita a formação com as educadoras promovendo a conscientização, quanto a variação das propostas brincantes.

 

 

Pontos de Atenção:
  • .  Planejar jogos e brincadeiras para diferentes faixas etárias.
Encaminhamentos:
  • De acordo com o interesse e as habilidades da faixa etária atendida.
12 | Espaço Externo
Completude: 60,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Foi feita a construção de tenda no parque para propostas brincantes.

 

Pontos de Atenção:
  • Planejar jogos e brincadeiras para diferentes faixas etárias.
Encaminhamentos:

 

  • Proporcionar momentos em TFCs que possibilite as educadoras organizarem pesquisarem e planejar atividades.

 

 

13 | Cantos e ambientes
Completude: 20,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • Manutenção dos cantos e construção de tapetes para 2° semestre;
  • Aquisição de jogos e brinquedos para enriquecer as propostas junto as crianças.
Pontos de Atenção:
  • Planejamento para a substituição dos cantos de acordo com a escuta das crianças. 

 

Encaminhamentos:
  • Favorecer momentos em TFC (Trabalho de Formação Continuada) para conscientização sobre a importância de reorganizar os cantos e ambientes. 
14 | Tra la lá
Completude: 28,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Divulgação do projeto aos pais por meio de bilhetes, cartazes, reuniões.
Descrição:
  • Foi realizado mural de divulgação para as famílias.

 

Pontos de Atenção:
  • Realizar capacitação dos profissionais, a fim de subsidia-las em boas situações de intervenção.
Encaminhamentos:
  • Promover momentos em horário de TFC (Trabalho de Formação Continuada) com os profissionais para a pesquisa, confecção e melhores intervenções para exploração de objetos sonoros. 
15 | Tra la lá
Completude: 28,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Construção de objetos sonoros realizadas pelos adultos para a exploração das crianças a fim de descobrirem os diferentes sons, por meio de brincadeiras e jogos musicais.
Descrição:
  • Foi feita  a construção de materiais favorecendo a descoberta de sons.

 

 

Pontos de Atenção:
  • Capacitação dos profissionais para melhores intervenções.

 

 

Encaminhamentos:
  •  Promover momentos em horário de TFC com os profissionais para a pesquisa, confecção e melhores intervenções para exploração de objetos sonoros.

 

16 | Parque Sonoro
Completude: 10,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:
  •  Realizado a construção de móbiles sonoros, chocalhos e intervenções de cano de pvc, a fim de qualificar as propostas para este espaço.
Pontos de Atenção:
  • Pesquisa envolvendo adultos e crianças na experimentação das possíveis sonoridades.

 

 

Encaminhamentos:

 

  • Envolver as família, colaboradores e crianças no processo de construção.
17 | Educação Especial
Completude: 33,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Participação das crianças portadores de deficiência nas propostas articuladas ao currículo.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
  • Promover momentos de reflexão e construção de suportes para auxiliar nas propostas junto as crianças inclusas.

 

18 | Educação Especial
Completude: 33,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:
  • Reunião com as famílias a fim de conscientiza-los e envolvê-los no processo de aprendizado do seu filho (a).

 

 

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
  • Promover momentos de reflexão e construção de suportes e materiais para auxiliar nas propostas junto as crianças inclusas.
19 | Educação Especial
Completude: 33,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: A adoção de uma prática inclusiva será norteada pelo projeto pedagógico da Unidade, que deverá considerar as diferentes estratégias de ensino visando à inclusão escolar.
Descrição:
  • Participação das crianças portadores de deficiência nas propostas articuladas ao currículo.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
  • Promover momentos de reflexão e construção de suportes e materiais para auxiliar nas propostas junto as crianças inclusas.
20 | Parceria com a comunidade
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Participação das famílias na Festa Junina valorizando as propostas desenvolvidas pelas crianças e estreitando os laços entre escola e família.

 

  • Participação da Casa de Cultura Eugenio da Silva na Unidade escolar, com apresentação do grupo Moda de Viola.
Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas e exposição.

 

Encaminhamentos:

• Realizar Plano de Ação da Mostra Cultural enfatizando momentos de oficinas e interação com as famílias.

21 | Parceria com a comunidade
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • Participação das famílias na Festa Junina valorizando as propostas desenvolvidas pelas crianças;

 

 

Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas e exposição.

 

Encaminhamentos:
  •  Realizar Plano de Ação da Mostra Cultural enfatizando momentos de oficinas e interação com as famílias.

22 | Parceria com a comunidade
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promover encontros culturais entre os pais, avós e tios dos alunos, para irem à escola contar histórias do passado, ler livros, ensinar uma brincadeira, tocar algum instrumento musical ou fazer uma receita culinária.
Descrição:
  • Reunião de pais compartilhando os projetos que serão realizados bem como a importância do envolvimento dos mesmos.

 

Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas e exposição.

 

Encaminhamentos:
  • Realizar Plano de Ação da Mostra Cultural enfatizando momentos de oficinas e interação com as famílias.

23 | Capacitação
Completude: 40,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Estudo e reflexão com as educadoras sobre “Musicalização na Educação Infantil”.

 

 

Pontos de Atenção:
  • Circulação de gêneros literários diversos entre os colaboradores.

 

 

Encaminhamentos:
  • Realizar um planejamento que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores.

 

24 | Capacitação
Completude: 40,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
  • Participação das professoras na Feira da Educação Infantil dia 11/06 e da Orientadora Pedagógica no dia 26/06 na setorizada sobre planejamento. 

 

 

Pontos de Atenção:
  • Circulação de gêneros literários diversos entre os colaboradores.

 

 

Encaminhamentos:
  • Realizar um planejamento que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores.

 

Indicadores de Projeto
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