Relatório de Execução das Atividades - Julho 2019

De 01/07/2019 a 31/07/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os seguintes projetos:

  • Cultura de Paz 
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Espaços Externos
  • Cantos e ambientes
  • Tra la lá
  • Parque Sonoro
  • Educação Especial
  • Parceria com a comunidade
  • Capacitação
2| Resultados Alcançados

Cultura de Paz:

  • Satisfação das famílias quanto ao desenvolvimento do seu filho(a) realizadas por meio da avaliação.

As Sementeiras:

  • Conscientização da equipe e família quanto a importância de se cultivar bons hábitos alimentares, por meio do plantio e alimentação saudável.

Espaços Externos:

  • Espaços com propostas brincantes, promovendo o bem-estar, a interação entre as diferentes faixas etárias e novas descobertas por parte das crianças.

Cantos e ambientes:

  • Organizados intencionalmente, visando promover aprendizagens por meio da brincadeira, da exploração e da manipulação

Tra la lá:

  • .   Propostas musicais significativas atendendo a especificidade da faixa etária

Parque Sonoro: 

  • Espaço organizado com a intencionalidade de promover desenvolvimento das crianças, com objetos variados de exploração e experimentação

Parceria com a comunidade:

  • Reconhecimento das famílias realizadas por meio da avaliação na reunião de pais e registrada nos comentários, quanto ao trabalho desenvolvido pela equipe.

Capacitação:

  • Adequação dos Espaços das salas de acordo com a proposta formativa, assim como adequação dos planejamentos conforme os estudos da BNCC.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura de Paz
Completude: 40,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
  • Reunião de Pais fortalecendo vínculos e reforçando a importância do desenvolvimento do projeto “ Cultura da Paz”, pensado após ouvir as crianças e suas vivências. Iremos resgatar os vínculos afetivos por meio de propostas simples e possíveis de serem realizada com a famílias, que serão sugeridas através de bilhete enviado todas as sextas-feiras.
Pontos de Atenção:
  • Promover palestras com temas significativos que valorize a relação do pais com seus filhos.
Encaminhamentos:
  • Realizar contato com psicólogos na promoção de parceria.
2 | Cultura de Paz
Completude: 40,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
  • Envio de bilhete as famílias com proposito de incentiva-los na pratica de simples e possíveis gestos de boa relação e convivência
Pontos de Atenção:
  • Promover palestras com temas significativos, como “O uso da rede social nos relacionamentos” pensando em ações que valorize as relações do pais com seus filhos. 
Encaminhamentos:
  • Realizar contato com psicólogos na promoção de parceria.
3 | Boca Saudável Criança Feliz – Baby Dente
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
  • Durante este mês de recesso escolar, não houve o acompanhamento bucal.
Pontos de Atenção:
  • Dar continuidade nas atividades e atendimentos.
Encaminhamentos:
  • Realizar reunião com a Dra. Renata para planejarmos e realizarmos o plano de ação para os encaminhamentos do 2°semestre.
4 | As Sementeiras
Completude: 15,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
  • Planejamento do Pré I para o 2° semestre.
Pontos de Atenção:
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Solicitar parceria com agentes comunitários da UBS, para falar sobre o projeto de horta implantado na unidade de saúde e os benefícios para a comunidade
5 | As Sementeiras
Completude: 15,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:
  • Etapa em andamento
Pontos de Atenção:
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Solicitar parceria com agentes comunitários da UBS, para falar sobre o projeto de horta implantado na unidade de saúde e os benefícios para a comunidade.
6 | Espaços Externos
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Formação com as educadoras com objetivo de planejar as oficinas da primeira quinzena de agosto, assim como selecionar os materiais a serem utilizados
Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas com os pais.
Encaminhamentos:
  • Proporcionar momentos de interação entre pais e filhos na Mostra Cultural.
7 | Espaços Externos
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Estruturação e confecção dos cantinhos das salas
Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas com os pais.
Encaminhamentos:
  • Proporcionar momentos de interação entre pais e filhos na Mostra Cultural.
8 | Cantos e ambientes
Completude: 20,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Planejamento dos cantos e dos ambientes de acordo com a faixa etária e características do desenvolvimento infantil envolvendo os alunos desde o planejamento até sua confecção.
Descrição:
  • Troca dos cantos simbólicos das salas, de acordo com as necessidades e especificidades da faixa etária atendida.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Cantos e ambientes
Completude: 100,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Formações contemplando o planejamento para e confecção de materiais e recursos para os cantos e ambientes da Unidade Escolar.
  • Colaboração das famílias por meio da doação de brinquedos na estruturação deste espaço.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Cantos e ambientes
Completude: 20,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Implantação dos cantos e ambientes pedagógicos nas salas aula, com materiais adequados Considerando os eixos estruturantes da educação infantil (brincar e interações) e os campos de experiências.
Descrição:
  • Confecção de jogos e tapetes para estruturação e identificação dos cantos das salas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Tra la lá
Completude: 66,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de música com a Equipe Gestora.
Descrição:
  • Planejamento das atividades a serem realizadas no 2°semestre.
Pontos de Atenção:
  • Capacitação dos profissionais para melhores intervenções.
Encaminhamentos:
  • Garantir no plano de formação as temáticas relacionadas aos Programas Institucionais, como: Parque com Intervenção e Criança Segura, momentos de reflexão a respeito das propostas do Projeto Tra-lá-lá.
12 | Tra la lá
Completude: 66,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Construção de objetos sonoros realizadas pelos adultos para a exploração das crianças a fim de descobrirem os diferentes sons, por meio de brincadeiras e jogos musicais.
Descrição:
  • Construção de recursos, com materiais não estruturado para a realização para  propostas significativas para  as crianças do segmento creche.
Pontos de Atenção:
  • Capacitação dos profissionais para melhores intervenções.
Encaminhamentos:
  • Garantir no plano de formação as temáticas relacionadas aos Programas Institucionais, como:   Parque com Intervenção e Criança Segura, momentos de reflexão a respeito das propostas do Projeto Tra-lá-lá. 
13 | Parque Sonoro
Completude: 30,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Arrecadação com a comunidade de materiais por meio da verba, eventos e contribuições mensais;
Descrição:
  • Confecção de móbiles para estruturar e ampliar as propostas do parque sonoro.
Pontos de Atenção:
  • Planejamento de intervenções para este espaço.
Encaminhamentos:
  • Realizar com a equipe, as possibilidades de novas intervenções para as propostas dispostas neste espaço. 
14 | Parque Sonoro
Completude: 30,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:
  • Confecção de móbiles para estruturar e ampliar as propostas do parque sonoro.
Pontos de Atenção:
  • Planejamento de intervenções para este espaço.
Encaminhamentos:
  • Realizar com a equipe, as possibilidades de novas intervenções para as propostas dispostas neste espaço.
15 | Educação Especial
Completude: 33,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:
  • Reunião de pais relatando o trabalho desenvolvido durante o 1°semestre e mostrando compartilhando os recursos utilizados.
Pontos de Atenção:
  • Investir na formação de toda a equipe garantindo a conscientização e olhar atento para a necessidade das crianças.
Encaminhamentos:
  • Planejar formação no TFC (Trabalho de Formação Continuada) com a Prof. Fernanda do AEE estimulando a participação dos demais segmentos.
16 | Educação Especial
Completude: 33,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais. Flexibilizações organizativas • organização de agrupamentos • organização didática • organização do espaço
Descrição:
  • Confecção de recursos para estimular a interação da criança com deficiência nas diversas propostas.
Pontos de Atenção:
  • Investir na formação de toda a equipe garantindo a conscientização e olhar atento para a necessidade das crianças.
Encaminhamentos:
  • Planejar formação no TFC com a Prof. Fernanda do AEE estimulando a participação dos demais segmentos.
17 | Educação Especial
Completude: 33,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem-estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:
  • Participação da criança em todas as propostas oferecidas na rotina diária, promovendo a inclusão e a interação.

 

Pontos de Atenção:
  • Investir na formação de toda a equipe garantindo a conscientização e olhar atento para a necessidade das crianças.
Encaminhamentos:
  • Planejar formação no TFC com a Prof. Fernanda do AEE estimulado a participação dos demais segmentos.
18 | Parceria com a comunidade
Completude: 50,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Colaboração das famílias por meio da doação de pneus para reestruturar as propostas do parque.
Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas e exposição.
Encaminhamentos:
  • Fazer o convite incentivando a participação da família na Mostra Cultural
19 | Parceria com a comunidade
Completude: 50,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos seja acompanhada pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
  • Reunião de pais valorizando as ações e projetos desenvolvidos no decorrer do 1° semestre.
Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas e exposição.
Encaminhamentos:
  • Fazer o convite incentivando a participação da família na Mostra Cultural.
20 | Capacitação
Completude: 40,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Realizar um planejamento de formações para o 2º semestre, que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores
Pontos de Atenção:
  • Circulação de gêneros literários diversos entre os colaboradores.
Encaminhamentos:
  • Realizar um planejamento que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores.
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição