Relatório de Execução das Atividades - Agosto 2019

De 01/08/2019 a 31/08/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os projetos seguintes:

  • Cultura de Paz
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Espaço Externo
  • Cantos e ambientes
  • Tra la lá
  • Parque Sonoro
  • Educação Especial
  • Parceria com a comunidade
  • Capacitação
2| Resultados Alcançados

Cultura de Paz:

  • Satisfação das famílias por meio das avaliações realizadas.

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Números de crianças atendidas no mês de agosto e qualificação dos profissionais para atuar junto as crianças.

As Sementeiras:

  • Espaço favorável para desenvolver as crianças, bem como a garantia da participação deles no processo.

Espaço Externo:

  • Variedade de propostas brincantes nos momentos das oficinas.

Cantos e ambientes:

  • Espaço e cantos atrativos e estimulantes as crianças.

Tra la lá:

  • Propostas significativas atendendo a especificidade do segmento creche.

Educação Especial:

  • Desenvolvimentos das crianças por meio do relatório.

Parceria com a comunidade:

  • Números de famílias na participação da Família na escola.

Capacitação:

  • Espaço das salas de acordo com a proposta formativa e planejamentos adequados quanto aos estudos da BNCC
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura de Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
  • Na Reunião Pedagógica Administrativa foi apresentado o vídeo da “Pipoca” a todos os colaboradores, ressaltando o potencial que cada um, sendo assim, na medida que enfrentamos as dificuldades nos tornamos cada vez mais capazes se superar os desafios;
Pontos de Atenção:
  • Promover palestras com especialistas para os pais, com objetivo de reflexão sobre a importância da interação. 
Encaminhamentos:
  • Realizar contato com psicólogos na promoção de parceria.
2 | Cultura de Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
  • Dra. Renata realizou formação com Agentes Operacionais e educadoras falando a respeito da prevenção à doenças bucais;
Pontos de Atenção:
  • Promover palestras com especialistas para os pais, com objetivo de reflexão sobre a importância da interação.

 

 

Encaminhamentos:

 

  • Realizar contato com psicólogos na promoção de parceria.
3 | Cultura de Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
  • Aconteceu reunião de Pais com objetivo de apresentar os planejamentos do 2° semestre, bem como, reforçar a importância do envolvimento da família no projeto Cultura da Paz.

 

 

Pontos de Atenção:
  • Promover palestras com especialistas para os pais, com objetivo de reflexão sobre a importância da interação.

 

Encaminhamentos:

 

  • Realizar contato com psicólogos na promoção de parceria.
4 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 30,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
  • Atendimento as crianças dos níveis do Pré II, Infantil I e berçário II, realizando procedimentos como: Avaliação, Extração e aplicação de flúor
Pontos de Atenção:
  • Promover momentos com as famílias para contribuir na prevenção
Encaminhamentos:
  • Realizar reunião com a Dr. Renata para planejarmos os encaminhamentos do 2°semestre.
5 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 30,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:
  • Realizado oficinas com materiais lúdicos, com objetivo de trabalhar na prevenção e criação de bons hábitos de higiene.
Pontos de Atenção:
  • Promover momentos com as famílias para contribuir na prevenção.
Encaminhamentos:
  • Realizar reunião com a Dr. Renata para planejarmos os encaminhamentos do 2°semestre.
6 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 30,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
  • Realizado formações com educadoras, agentes operacionais e equipe cozinha referente da prevenção de doenças bucais.
Pontos de Atenção:
  • Promover momentos com as famílias para contribuir na prevenção.
Encaminhamentos:
  • Realizar reunião com a Dr. Renata para planejarmos os encaminhamentos do 2°semestre.
7 | As Sementeiras
Completude: 50,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
  • Realizado o planejamento pelas professoras do Pré I, garantindo a continuidade do projeto, bem como a participação efetiva das crianças e famílias valorizando situações de promoção para as crianças (bem-estar no contato com a terra e acompanhamento do cultivo);
Pontos de Atenção:
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Solicitar parceria com especialistas pensando na promoção e qualificação dos colaboradores quanto as orientações junto as crianças e famílias.
8 | As Sementeiras
Completude: 30,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:
  • Divulgado em reunião de pais o projeto horta para as famílias do Pré I, que irão trabalhar neste semestre;
Pontos de Atenção:
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Solicitar parceria com especialistas pensando na promoção e qualificação dos colaboradores quanto as orientações junto as crianças e famílias.
9 | As Sementeiras
Completude: 30,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaboração de cronograma semanal de saída dos alunos com os professores e educadores para os cuidados com a horta.
Descrição:
  • Cronograma de visitação e acompanhamento reelaborado para o 2° semestre com as turmas do Pré I, qualificando a participação dos agentes operacionais e equipe cozinha.
Pontos de Atenção:
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Solicitar parceria com especialistas pensando na promoção e qualificação dos colaboradores quanto as orientações junto as crianças e famílias.
10 | As Sementeiras
Completude: 30,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
  • Os investimentos permaneceram por meio de parceria com as famílias no envio de mudas.
Pontos de Atenção:
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Solicitar parceria com especialistas pensando na promoção e qualificação dos colaboradores quanto as orientações junto as crianças e famílias.
11 | Espaço Externo
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Nas reuniões de pais ressaltamos a importância do material não estruturado na organização da escola e as possibilidades de intervenção que a criança é capaz de realizar com ajuda do adulto;
  • Construção e instalação da lança macarrão no pátio do segmento creche, proposta de movimento a ser realizada com as crianças;
Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas com os pais.
Encaminhamentos:

 

  • Planejar oficinas na Mostra Cultural
12 | Espaço Externo
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Durante o TFC das educadoras houve um momento para o planejamento e organização das oficinas.

 

 

Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas com os pais.

 

Encaminhamentos:
  • Planejar oficinas na Mostra Cultural
13 | Cantos e ambientes
Completude: 80,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização semestral de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
  • Espaços e cantos organizados a partir do processo de escuta das crianças envolvendo-as na proposta, como na decoração.
Pontos de Atenção:
  • Maior investimento na participação das crianças.
Encaminhamentos:
  • Planejar momentos em formação para as professoras de modo que subsidiem, garantindo uma maior qualidade nas propostas junto as crianças.
14 | Cantos e ambientes
Completude: 100,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • Aconteceu rodizio dos cantos entre os níveis, bem como investimento na organização, os pais colaboraram enviando utensílios para enriquecer as propostas
Pontos de Atenção:
  • Maior investimento na participação das crianças.
Encaminhamentos:
  • Planejar momentos em formação para as professoras de modo que subsidiem, garantindo uma maior qualidade nas propostas junto as crianças
15 | Tra la lá
Completude: 10,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar
Descrição:
  • Continuidade nas propostas do projeto tra-la-la, estimulando as crianças do segmento creche, por meio de materiais e recursos sonoros variados;
  • Participação das professoras em uma proposta brincante, refletindo quanto a importância da música no dia a dia das crianças.
Pontos de Atenção:
  • Capacitação dos profissionais para melhores intervenções.
Encaminhamentos:
  • Garantir no plano de formação, Parque com Intervenção e Criança Segura, momentos de reflexão a respeito das propostas do Projeto Tra-lá-lá
16 | Parque Sonoro
Completude: 30,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
  • Estruturação dos brinquedos danificados;
Pontos de Atenção:
  • Planejamento de intervenções para este espaço.
Encaminhamentos:
  • Realizar com a equipe, as possíveis possibilidades de intervenção para as propostas dispostas neste espaço.
17 | Parque Sonoro
Completude: 30,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Observar a participação das crianças neste espaço e a forma de exploração.
Descrição:
  • Participação e interesse das crianças nas propostas oferecidas neste espaço externos.
Pontos de Atenção:
  • Planejamento de intervenções para este espaço.
Encaminhamentos:
  • Realizar com a equipe, as possíveis possibilidades de intervenção para as propostas dispostas neste espaço
18 | Parque Sonoro
Completude: 30,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:
  • Participação e interesse das crianças nas propostas oferecidas neste espaço externos.
Pontos de Atenção:
  • Planejamento de intervenções para este espaço.
Encaminhamentos:
  • Realizar com a equipe, as possíveis possibilidades de intervenção para as propostas dispostas neste espaço
19 | Educação Especial
Completude: 30,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno. Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades • modificações de procedimentos • introdução de atividades alternativas às previstas • introdução de atividades complementares às previstas • modificação do nível de complexidade das atividades • adaptação dos materiais
Descrição:
  • As crianças matriculadas com deficiência não necessitam de adaptações nas instalações e materiais específicos;
  • Todas as propostas oferecidas estão garantidas as crianças com deficiência.
Pontos de Atenção:
  •  Investir na formação de toda a equipe garantindo a conscientização e olhar atento para a necessidade das crianças.
Encaminhamentos:
  • Planejar formação no TFC com a Prof. Fernanda do AEE estimulado a participação dos demais segmentos.
20 | Educação Especial
Completude: 30,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • As crianças matriculadas com deficiência não necessitam de adaptações nas instalações e materiais específicos;
  • Todas as propostas oferecidas estão garantidas as crianças com deficiência.
Pontos de Atenção:
  • Investir na formação de toda a equipe garantindo a conscientização e olhar atento para a necessidade das crianças.
Encaminhamentos:
  • Planejar formação no TFC com a Prof. Fernanda do AEE estimulado a participação dos demais segmentos.
21 | Educação Especial
Completude: 30,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: A adoção de uma prática inclusiva será norteada pelo projeto pedagógico da Unidade, que deverá considerar as diferentes estratégias de ensino visando à inclusão escolar.
Descrição:
  • As crianças matriculadas com deficiência não necessitam de adaptações nas instalações e materiais específicos;
  • Todas as propostas oferecidas estão garantidas as crianças com deficiência.
Pontos de Atenção:
  • Investir na formação de toda a equipe garantindo a conscientização e olhar atento para a necessidade das crianças.
Encaminhamentos:
  • Planejar formação no TFC com a Prof. Fernanda do AEE estimulado a participação dos demais segmentos.
22 | Parceria com a comunidade
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos seja acompanhada pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
  • Reunião de pais a fim de informar os projetos a serem trabalhados no segundo semestre, bem como a importância da participação dos mesmos neste processo;
Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas e exposição.
Encaminhamentos:
  • Fazer o convite incentivando a participação da família na Mostra Cultural
23 | Parceria com a comunidade
Completude: 75,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promover encontros culturais entre os pais, avós e tios dos alunos, para irem à escola contar histórias do passado, ler livros, ensinar uma brincadeira, tocar algum instrumento musical ou fazer uma receita culinária.
Descrição:
  • Participação da família e criança em propostas brincantes: Campo minado, exercício de alongamento e faz de conta um banho no filho, proporcionado no dia da “Família na Escola”.
Pontos de Atenção:
  • Promover oficinas e exposição
Encaminhamentos:
  • Fazer o convite incentivando a participação da família na Mostra Cultural.
24 | Capacitação
Completude: 60,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Formação com as educadoras com o tema “ Interações”
Pontos de Atenção:
  • Circulação de gêneros literários diversos entre os colaboradores.

 

Encaminhamentos:
  • Realizar um planejamento que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores.
25 | Capacitação
Completude: 60,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
  • Participação da Equipe gestora no encontro pedagógico com Beatriz Ferraz, com o tema “ Por uma educação infantil promotora de direitos e aprendizagens”
Pontos de Atenção:
  • Circulação de gêneros literários diversos entre os colaboradores.
Encaminhamentos:
  • Realizar um planejamento que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores.
26 | Capacitação
Completude: 60,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • Formação com Agentes Operacionais e equipe cozinha, enfatizando a importância da interação e intervenção junto a criança;
Pontos de Atenção:
  • Circulação de gêneros literários diversos entre os colaboradores.
Encaminhamentos:
  • Realizar um planejamento que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores.
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição