Relatório de Execução das Atividades - Setembro 2019

De 01/09/2019 a 30/09/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês realizaram os seguintes projetos:

  • Cultura de Paz
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Espaço Externo
  • Cantos e ambientes
  • Tra la lá
  • Parque Sonoro
  • Educação Inclusiva
  • Parceria com a comunidade
  • Capacitação
2| Resultados Alcançados

Cultura de Paz:

  • Satisfação das famílias por meio das avaliações realizadas.

Boca Saudável Criança Feliz 

  • Números de crianças atendidas no mês de setembro.

As Sementeiras:

  • Número de crianças que gostam do projeto realizado por meio da avaliação.

Espaço Externo:

  • Satisfação dos pais por meio da avaliação realizada na mostra cultura.

Cantos e ambientes:

  • Espaço e cantos atrativos e estimulantes as crianças.

Tra la lá:

  • Propostas significativas atendendo a especificidade do segmento creche.

Educação Inclusiva: 

  • Intervenções significativas para melhor estimular as crianças com deficiência.

Parceria com a comunidade:

  • Realizada pelas famílias na Mostra Cultural avaliação positiva das propostas oferecidas.

Capacitação:

  • Espaço e intervenções adequadas as propostas. 
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura de Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
  • Mostra Cultural com o tema “ Resgatando Valores, Cultivando a Paz”, onde os colaboradores realizaram um coral com a música “ A Paz” para apresentar a famílias e comunidade;
  • Continuidade do DICA, enviando as famílias propostas para serem realizadas com seus filhos com objetivo de estreitamento de laços;
  • Visita das crianças do Pré II no borboletário na faculdade Univap, com o objetivo enriquecer as experiências das crianças no projeto.
Pontos de Atenção:
  •  Promover palestras com especialistas para os pais, com objetivo de reflexão sobre a importância da interação.
Encaminhamentos:
  • Realizar contato com psicólogos na promoção de parceria.
2 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 20,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
  • Realizado aplicação de flúor e avaliação de crianças do Pré I e Pré II.
Pontos de Atenção:
  • Planejar oficinas no período contrário de aula incentivando os bons hábitos de saúde bucal;
Encaminhamentos:
  • Inserir na pauta da formação com as educadoras momentos para o planejamento das atividades.
3 | As Sementeiras
Completude: 20,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparo e degustação de diferentes alimentos cultivados na horta escolar de acordo com o período de colheita.
Descrição:
  • Colheita e consumo de verduras pelas crianças do Pré I, dando continuidade no projeto
Pontos de Atenção:
  • Promover palestra com nutricionista.
Encaminhamentos:
  • Solicitar parceria com especialistas pensando na promoção e qualificação dos colaboradores quanto as orientações junto as crianças e famílias.
4 | Espaço Externo
Completude: 40,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Confecção de brinquedos pelas crianças no momento das oficinas.
Pontos de Atenção:
  • Desenvolver jogos e brincadeiras para diferentes faixas etárias.
Encaminhamentos:
  • Inserir no planejamento de formações das educadoras momentos para confeccionar e organizar as propostas de jogos e brincadeiras.
5 | Cantos e ambientes
Completude: 20,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • Manutenção e organização dos cantos das salas.
Pontos de Atenção:
  • Maior investimento na participação das crianças
Encaminhamentos:
  • Planejar momentos em formação para as professoras de modo que subsidiem, garantindo uma maior qualidade nas propostas junto as crianças
6 | Tra la lá
Completude: 20,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Construção de objetos sonoros realizadas pelos adultos para a exploração das crianças a fim de descobrirem os diferentes sons, por meio de brincadeiras e jogos musicais.
Descrição:
  • Confeccionado recursos para as propostas dos berçários.
Pontos de Atenção:
  • Capacitação dos profissionais para melhorar as intervenções.
Encaminhamentos:
  • Preparar um TFC que contribua com a reflexão sobre importância deste projeto para as crianças pequenas.
7 | Parque Sonoro
Completude: 20,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Observar a participação das crianças neste espaço e a forma de exploração.
Descrição:
  • Observação das crianças e forma de exploração.
Pontos de Atenção:
  • Planejamento de intervenções para este espaço.
Encaminhamentos:
  • Realizar com a equipe, as possíveis possibilidades de intervenção para as propostas dispostas neste espaço
8 | Educação Especial
Completude: 30,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • As crianças matriculadas com deficiência não necessitam de adaptações nas instalações e materiais específicos;
  • Todas as propostas oferecidas estão garantidas as crianças com deficiência;
  • Visita da Terapeuta Ocupacional realizando orientações quanto as melhores intervenções junto as crianças portadoras de deficiência;
  • Apresentação para as famílias das atividades realizadas pelas crianças portadoras de deficiência na mostra cultural.
Pontos de Atenção:
  • Investir na formação de toda a equipe garantindo a conscientização e olhar atento para a necessidade das crianças.
Encaminhamentos:
  • Planejar formação no TFC com a Prof. Fernanda do AEE estimulado a participação dos demais segmentos
9 | Parceria com a comunidade
Completude: 75,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Realizado Mostra Cultural com exposição das atividades desenvolvidas pelas crianças no 1° semestre, bem como oficinas com propostas a serem realizada junto as crianças;
  • Promovido um bingo com as famílias, com intuito de arrecardar fundos para realização da Pedagogia dos sonhos;
  • Participação de familiares na reestruturação do parque.
Pontos de Atenção:
  • Planejar reuniões de pais com intuito de aproxima-los do dia a dia da escola
Encaminhamentos:
  • Agendar reuniões individuais com os pais se sentem inseguros quanto ao desenvolvimento do seu filho (a)
10 | Parceria com a comunidade
Completude: 75,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promover encontros culturais entre os pais, avós e tios dos alunos, para irem à escola contar histórias do passado, ler livros, ensinar uma brincadeira, tocar algum instrumento musical ou fazer uma receita culinária.
Descrição:
  • Realizado Mostra Cultural com exposição das atividades desenvolvidas pelas crianças no 1° semestre, bem como oficinas com propostas a serem realizada junto as crianças;
  • Promovido um bingo com as famílias, com intuito de arrecardar fundos para realização da Pedagogia dos sonhos;
  • Participação de familiares na reestruturação do parque.
Pontos de Atenção:
  • Planejar reuniões de pais com intuito de aproxima-los do dia a dia da escola
Encaminhamentos:
  • Agendar reuniões individuais com os pais se sentem inseguros quanto ao desenvolvimento do seu filho (a).
11 | Parceria com a comunidade
Completude: 75,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • Realizado Mostra Cultural com exposição das atividades desenvolvidas pelas crianças no 1° semestre, bem como oficinas com propostas a serem realizada junto as crianças;
  • Passeio das crianças do Pré II no borboletário na Univap;
  • Promovido um bingo com as famílias, com intuito de arrecardar fundos para realização da Pedagogia dos sonhos;
  • Participação de familiares na reestruturação do parque.
Pontos de Atenção:
  • Planejar reuniões de pais com intuito de aproxima-los do dia a dia da
Encaminhamentos:
  • Agendar reuniões individuais com os pais se sentem inseguros quanto ao desenvolvimento do seu filho (a).
12 | Capacitação
Completude: 60,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Formação com as educadoras sobre interações, tematizando com os estudos da BNCC.
  • Formação com toda equipe escola sobre programas institucionais “ Parque com Intervenção e criança segura”.
Pontos de Atenção:
  • Circulação de gêneros literários diversos entre os colaboradores
Encaminhamentos:
  • Realizar um planejamento que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores
13 | Capacitação
Completude: 60,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
  • Realizado empréstimo de livros para as crianças do Pré I e Pré II.
Pontos de Atenção:
  • Circulação de gêneros literários diversos entre os colaboradores.
Encaminhamentos:
  • Realizar um planejamento que garanta a circulação de variados gêneros literários entre os colaboradores.
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição