Relatório de Execução das Atividades - Dezembro 2019

De 01/12/2019 a 31/12/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os projetos seguintes:

  • Cultura da Paz
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Espaço Externo
  • Cantos e ambientes
  • Tra la lá
  • Parque Sonoro
  • Educação Especial
  • Parceria com a Comunidade
  • Capacitação

 

2| Resultados Alcançados

Cultura da Paz:

  • Nossa escola foi abrilhantada com muitos cartões carinhosos e crianças aprendendo sobre os cuidados com a higiene.

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Neste mês foram  atendidas 54 crianças , sendo realizadas a avaliação epidemiológica bucal e acompanhadas pelo atendimento odontológico.

  • Participação das crianças nas oficinas de contra turno no período da tarde , desenvolvendo atividades- jogos educativos voltados  para a higiene bucal.

As Sementeiras:

  • Organização do espaço horta  e manutenção dos canteiros. 

Espaço Externo:

  • Investimento e aquisição de novos utensílios para os espaços externo, proporcionando novos olhares e interesses das crianças nas brincadeiras. 

Cantos e ambientes:

  • Espaço e cantos atrativos e estimulantes as crianças.
  • Foram realizadas pesquisas com as crianças de alimentos saudáveis sendo expostos nos murais de sala para observação, e acompanhamentos realizados dentro da rotina para visitação da horta e manipulação

Tra la lá:

  • O projeto Tra la la , realizado dentro da unidade escola estimula a observação dos sons e promove a interação com objetos desconhecidos que possam trazer sons e ritmos, com isso nossa unidade promoveu momentos de exploração com objetos não estruturados para explorar e conhecer

 

3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura da Paz
Completude: 50,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
  • Promovemos por meio de cartões natalinos mensagens de carinhos, onde os pais trouxeram de casas confeccionados por eles e crianças para serem colocados no mural.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Cultura da Paz
Completude: 50,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
  • Atividades recreativas de saúde bucal nas oficinas da tarde com conscientizando sobre os cuidados.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:
  • Nas oficinas do contra turno e oferecido momentos de socialização com os amigos visando o cuidado com a saúde bucal tendo como princípio demostrar como escovar os dentes, o que acontece com os dentes enquanto estão sujos entre outros.
  • Criamos jogos com material não estruturado como papelão criando bocas grandes encapadas com plásticos transparentes onde as crianças puderam pintar os dentes e após o uso de escovas realizar a limpeza. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 50,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
  • Criação de jogos para as oficinas
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 50,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
  • Realização do levantamento epidemiológico – cavidade bucal com as crianças do atendendo o nível do pré II , atividade realizada pelas Dras. Biana Cursino e Alessandra Queiroz.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | As Sementeiras
Completude: 40,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparo e degustação de diferentes alimentos cultivados na horta escolar de acordo com o período de colheita.
Descrição:
  • Preparo constante da horta, sendo adubada e preparada para novos plantios e cuidados com os alimentos que ela possui como salsinha, pimentinha , tomatinhos
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Espaço Externo
Completude: 50,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
  • Foi providenciado novos kits de panelinhas para a casinha .
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Cantos e ambientes
Completude: 50,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • Organização de propostas dos murais e espaços para pedagogia empreendedora
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Cantos e ambientes
Completude: 50,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Foram realizados momentos de construção dos murais com focos na pedagogia dos sonhos , com a construção de acordo com o interesse das crianças visando ampliar o interesse e momentos significativos para as crianças a partir da escolha do que se quer para a escola, no coletivo.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Tra la lá
Completude: 40,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Promover momentos entre o profissional, professores e educadores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar quanto a pesquisa, a confecção e as melhores intervenções para a exploração dos objetos sonoros.
Descrição:
  • Desenvolvimento das ações no dia a dia das crianças com sons e brincadeiras
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Parque Sonoro
Completude: 40,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:
  • Estruturação dos materiais danificados;
  • Restruturação do espaço parque com novas ideias
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Educação Especial
Completude: 40,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • As crianças matriculadas com deficiência não necessitam de adaptações nas instalações e materiais específicos;
  • Todas as propostas oferecidas estão garantidas as crianças com deficiência
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Parceria com a comunidade
Completude: 50,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Participação de familiares nas reuniões que aconteceram na unidade período de 09  a 12  de dezembro para finalização dos projetos e leitura dos relatórios finais das crianças .
  • Realização da ação entre amigos – com premiação para 1 º e 2º lugar tendo como prêmios uma cesta de guloseimas de natal e uma bolsa feminina doadas por funcionários e uma parceria com um avó de criança da unidade escolar, na doação da bolsa. Este movimento acarretou na arrecadação de verbas para promover a festa de natal das crianças com compras de bolas, guloseimas .
  • Estabelecimento de parceria com os comerciantes locais, garantindo a doação de panetones para partilha com as crianças;
  • Apresentação musical e teatral das crianças dos segmentos pré I e pré II
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | Parceria com a comunidade
Completude: 50,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos seja acompanhada pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
  • Participação de familiares  nas reuniões que aconteceram na unidade período de 09  a 12  de dezembro para finalização dos projetos e leitura dos relatórios finais das crianças;
  • Realização da ação entre amigos – com premiação para 1 º e 2º lugar tendo como prêmios uma cesta de guloseimas de natal e uma bolsa feminina doadas por funcionários e uma parceria com um avó de criança da unidade escolar, na doação da bolsa. Este movimento acarretou na arrecadação de verbas para promover a festa de natal das crianças com compras de bolas, guloseimas .
  • Parceria dos comércios locais e amigos na doação de panetones para realização da partilha entre as crianças do BII À PRE II ,
  • Apresentação musical e teatral das crianças segmento pre I e pre I, com teatro  a  Rosa Juvenil e música de encerramento para as famílias no momento da saída .
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | Capacitação
Completude: 60,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Foi realizada formações com professores, educadores e demais funcionários  no período de dezembro com temas variados  rotina da escola por segmentos, organização das reuniões de pais finais,formação para equipe gestora temas atas finais, PPP e calendário
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | Capacitação
Completude: 60,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
  • Foi realizada formações com professores, educadores e demais funcionários  no período de dezembro com temas variados  rotina da escola por segmentos, organização das reuniões de pais finais,formação para equipe gestora temas atas finais, PPP e calendário
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | Capacitação
Completude: 60,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
  • Foi realizada formações com professores, educadores e demais funcionários  no período de dezembro com temas variados  rotina da escola por segmentos, organização das reuniões de pais finais,formação para equipe gestora temas atas finais, PPP e calendário
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
18 | Capacitação
Completude: 60,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
  • Foi realizada formações com professores, educadores e demais funcionários  no período de dezembro com temas variados  rotina da escola por segmentos, organização das reuniões de pais finais,formação para equipe gestora temas atas finais, PPP e calendário
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição