
Relatório de Execução das Atividades - Fevereiro 2020
De 01/02/2020 a 29/02/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas
- Reunião de pais no dia 01 de fevereiro
- Início do projeto Horta e espaços com materiais não estruturados
- Mural de informação da cultura da paz (meio ambiente)
- Bilhetes enviados para famílias sobre o projeto horta e material não estruturados
- Roda de conversas com as crianças sobre escovação saúde bucal
- Preparo da terra para o plantio de novas mudas
- Revitalização da horta com o auxílio do funcionário
- Formação para construção de materiais recicláveis (brinquedos) para todas as faixas etárias
- Formação para estruturação de planejamento de acolhida e adaptação
- Organização dos espaços dentro da sala de aula
- Formação de planejamento dia 27 e 28 de fevereiro para o semestre
- Adequação dos espaços com a implantação de novos materiais
- Solicitação de demarcação para vaga de deficiente a pedido da comunidade escolar
- Reunião de pais dia 01 de fevereiro com apresentação equipe escola
- Manhã e tarde divertida com o tem baile a fantasia
- Formação para o diário digital TFC (Trabalho de Formação Continuada) das professoras dia 13 de fevereiro
- Incentivo de cursos online enviado pelo whastapp para divulgação de projeto educativo
- Formação equipe gestora no parque Tecnológico dia 11 de fevereiro
- Formação da equipe gestora no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende no dia 21 de fevereiro com o tema Gestão de pessoas e equipamentos
- Palestra ministrada pelo prof. Rodolfo Arantes com o tema: "Somos todos Educadores" com todos os funcionários.
- Formação Continuada com Reunião Pedagógica Administrativa com todos os colaboradores (Professores, educadores, agentes operacionais e equipe de cozinha);
- Palestra motivacional aos funcionários da Unidade Escolar;
- Reunião de pais para apresentação da equipe escola e regimento da escola;
- Organização dos espaços brincantes;
- Mural de acolhida as famílias;
- Monitoramento das práticas pedagógicas.
- Escola pronta e organizada para receber as crianças;
- Adaptação mais tranquila.
2| Resultados Alcançados
- Participação com maior número de pais no sábado, conforme pesquisa de satisfação para a data.
- Mural com fotos das crianças explorando os materiais não estruturados e o convívio com espaço horta
- Experiência com grupos menores de crianças, que favorecem o contato e a prática de uma boa escovação e cuidados com a saúde bucal
- Preparação e cuidados com a horta da nossa unidade e parceria das famílias? com o envio de mudas para nossa horta
- Tempo de preparo para a organização de materiais para compor os espaços da escola
- Organização e estruturação de planejamentos adequados para o semestre, realizados pelas equipes de professores e equipe escola
- Os espaços da unidade foram reestruturados por meio de formação e construção, estando arrumados para receber as crianças no início do ano letivo
- Parceria e observação de cuidados com a criança deficiente, sendo solicitado ao departamento responsável, a demarcação de vaga para estacionamento para deficientes.
- Parceria com a presença em massa de pais, na primeira reunião realizada no dia 01 de fevereiro com apresentação da equipe escola.
- Formação para equipe escola para aprimorar novos desafios e propostas.
- Equipe motivada e preparada para realizar um atendimento de qualidade às crianças e comunidade.
- Período de adaptação e acolhida, realizado com tranqui
- Famílias acolhidas e envolvidas na vida escolar de seus filhos.
- Escola pronta e organizada para receber as crianças;
- As crianças estão adaptadas e as famílias seguras. A rotina segue com investimentos de propostas brincantes e interativas. A frequência está sendo garantida de acordo com o número previsto pelo convê
- Planejamento e execução da acolhida e adaptação das crianças e famílias. Equipe motivada e preparada para realizar um atendimento de qualidade as crianças e comunidade
- As crianças estão adaptadas as famílias seguras e a rotina segue com propostas, investimentos e acompanhamentos nas rotinas. Diário digital segue com acompanhamento di
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
- Com a proposta da reunião de pais tivemos mais tranquilidade com o início do ano letivo, os murais explicativos que nos auxiliam na divulgação dos projetos e ampliou a colaboração das famílias.
- Os cuidados com a saúde bucal estabelecidos em pequenos grupos auxiliam na aprendizagem mais eficaz e resultados com as crianças.
- Com o início do projeto horta, já tínhamos estabelecidos vínculos com as famílias para nos ajudarem a preparar a terra e cuidar de nossa horta
- O período destinado a construção de materiais, favoreceu melhores condições de trabalho e organização dos espaços estabelecidos
- Organização e estudos para o planejamento de sala de aula, visando proporcionar melhor atendimento para as crianças
- Organização dos espaços e construção de novos materiais
- Parceria com a comunidade, sendo realizados novas adequações dos materiais e espaços para deficientes
- Parcerias com as famílias e colaboração das propostas com as crianças.
- Como as formações foram interrompidas devido a pandemia, pois não estão sendo contempladas no decorrer do ano letivo.
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura da Paz
Completude:
80,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
2 | Cultura da Paz
Completude:
80,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
3 | Cultura da Paz
Completude:
80,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
4 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
50,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
5 | As Sementeiras
Completude:
80,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
6 | As Sementeiras
Completude:
80,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
7 | As Sementeiras
Completude:
80,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Apoio de funcionário ou voluntário para colaborar nos cuidados com a horta, durante a semana e em outros períodos finais de semanas, feriados e férias
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
8 | Espaço Externo
Completude:
80,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
9 | Espaço Externo
Completude:
80,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
10 | Espaço Externo
Completude:
80,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
11 | Cantos e ambientes
Completude:
80,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Planejamento dos cantos e dos ambientes de acordo com a faixa etária e características do desenvolvimento infantil envolvendo os alunos desde o planejamento até sua confecção.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
12 | Cantos e ambientes
Completude:
80,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização semestral de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
13 | Cantos e ambientes
Completude:
80,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
14 | Cantos e ambientes
Completude:
80,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
15 | Parque Sonoro
Completude:
80,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
16 | Educação Especial
Completude:
80,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
17 | Parceria com a comunidade
Completude:
80,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
18 | Parceria com a comunidade
Completude:
80,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
19 | Capacitação
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
20 | Capacitação
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
21 | Capacitação
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
22 | Capacitação
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
23 | Formação Continuada
Completude:
80,00 %
|
Meta: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: META 1 (Oferecer uma educação de qualidade as crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN.)
Etapa: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: ETAPA 1 (Desenvolvimento de proposta pedagógica de Fevereiro/2020 acordo com os documentos referenciais.)
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
24 | Cultura da Paz
Completude:
80,00 %
|
Meta: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: META 2 ( Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: ETAPA 1 ( Promover encontro com os envolvidos na educação das crianças)
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
25 | Espaços que Educam
Completude:
80,00 %
|
Meta: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: META 3 ( Imprimir intencionalidade educativa as práticas pedagógicas)
Etapa: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: ETAPA 1 ( Organização dos espaços
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
26 | Monitoramento das práticas
Completude:
80,00 %
|
Meta: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: META 4 ( Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: ETAPA 1 ( Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
---|