Relatório de Execução das Atividades - Março 2020

De 01/03/2020 a 31/03/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

O RELATÓRIO DESCRITO ABAIXO SE REFERE AO PLANO DE TRABALHO EMERGENCIAL DO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS - COVID19.
SEGUE EM ANEXO O ARQUIVO EM PDF DO PLANO EMERGENCIAL

  • Recebimento de brinquedos confeccionados por colaboradores externos
  • Mural de informação da cultura da paz sobre Coronavírus
  • Mudas e sementes entregues para plantio da horta da creche
  • Relembrando a data de 08 de março com nossas mulheres funcionárias e famílias com mensagens de carinho, sobremesa especial e entrega simbólica de uma flor de crepom.
  • Organização de materiais sobre saúde bucal para serem enviados para as famílias (Obs: material não distribuído devido combate a coronavírus)
  • Plantio de mudas realizadas pelas crianças do Pré I A
  • Limpeza da horta com o auxílio do funcionário Emerson
  • Momentos de TFC (Trabalho de Formação Continuada) com as educadoras para construção de materiais para os espaços. (Escola organizada)
  • Organização dos espaços dentro da sala de aula
  • Constante aprimoramento de cuidados com nossas crianças com deficiência e atendimento da AEE (Atendimento Educacional Especializado)
  • Realização da primeira reunião de pais, para abordar os projetos, porém realizamos a orientação com os cuidados sobre o corona vírus, sendo preciso adiar a reunião com os pais.
  • Formações seguem acontecendo de acordo com o cronograma seguindo pauta disponibilizada pela SEC e pela instituição conforme necessidade, como: organização dos espaços, cantos, propostas para o contra turno e PPP (Projeto Político Pedagógico).
  • Adequação dos espaços com a implantação de novos materiais e escola organizada.
  • Formação Continuada com Reunião Pedagógica Administrativa com todos os colaboradores (Professores, educadores, agentes operacionais e equipe de cozinha);
  • Organização dos espaços brincantes;
  • Mural interativo;
  • Monitoramento das práticas pedagógicas
2| Resultados Alcançados
  • Mural explicativo para orientação sobre o coronavírus, situação de saúde mundial em que vivemos e devemos nos organizar e prevenir.
  • Foi realizado em 06 de março,  data de 08 de março com nossas mulheres funcionárias e famílias com mensagens de carinho, sobremesa especial e entrega simbólica de uma flor de crepom.
  • Plantio de mudas de couve e alface, realizadas com a doação das famílias do Pré I A e sementes do Pré I C para nossa horta.
  • Doação de um brinquedo (helicóptero) confeccionado a partir de materiais recicláveis feito por colaboradores externos para compor a sala do BII D.
  • Confecção de materiais junto as crianças? para folder de saúde sobre cuidados com a saúde bucal, para orientações das famílias.
  • Momentos de TFC (Trabalho de Formação Continuada) de educadoras, destinado para confecção de materiais e revitalização dos cantos  e espaços externos da creche (orientações para os bebedouros, organização da sala de descanso e espaços brincantes da unidade).
  • Revitalizando os cantos de sala de aula a partir da escuta das crianças tem sido constantemente para melhor atendê-los.
  • Revitalização dos materiais, visando estimular as crianças e garantir a organização dos Espaços que Educam.
  • Acompanhamento constante das propostas de exploração com o auxílio da professora AEE (Atendimento Educacional Especializado) para com as crianças com deficiência da nossa creche.
  • As formações seguem acontecendo de acordo com o cronograma, seguindo pauta disponibilizada pela SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) e pela instituição conforme necessidade, como organização dos espaços, cantos, propostas para o contra turno e PPP (Projeto Político Pedagógico).
  • Organização dos espaços;
  • Equipe informada.
  • Famílias acolhidas e envolvidas na Vida Escolar de seus filhos.
  • Espaços organizados contribuindo para o desenvolvimento das crianças.
  • Controle da frequência, sendo garantida de acordo com o número previsto pelo convênio.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Estamos tendo apoio das famílias para organização dos espaços e propostas de projetos desenvolvidos junto as crianças.
  • Os cuidados com a saúde bucal permanecem acontecendo e compartilhados, via mural, fortalecendo a prevenção e os cuidados com a saúde bucal.
  • As famílias se fazem presentes com apoio em nossa horta e realizando doação de novas mudas para o plantio.
  • O processo de construção de materiais, favoreceu melhores condições de trabalho e organização dos espaços da unidade.
  • Reorganização e planejamento das propostas para melhor atender nossas crianças.
  • Organização dos espaços e construção de novos materiais realizados constantemente pela equipe escola.
  • Integração das nossas crianças com deficiência nas propostas
  • Parceria com as famílias, ampliando o envolvimento e a colaboração das propostas com as crianças.
  • Formações e propostas para organização dos espaços e reformulação de metas do PPP (Projeto Político Pedagógico).
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura da Paz
Completude: 80,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
  • Recebemos a doação de um brinquedo (helicóptero)confeccionado a partir de materiais como papelão, tampinhas de embalagens de produtos de limpeza, colagem e pintura,onde as crianças do BII, podem entrar e explorar os movimentos que foram estabelecidos na construção do mesmo.
  • Realizamos um Mural informativo com instruções e cuidados de higiene para prevenção do Coronavírus, para que todos tenham consciência da gravidade deste momento e cuidados com a família.
  • Conforme bilhete enviado aos pais, recebemos mudas e sementes para compor inicialmente nossa horta.
  • Realizamos junto aos funcionários e familiares um momento de gratidão pelas mulheres da nossa comunidade escolar, com mensagens de carinho relembrando a data simbólica do dia 08 de março .
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 80,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
  • Foi idealizado um folder de informações sobre saúde bucal para serem distribuídos para as famílias, porem sua distribuição foi adiada para o retorno das atividades escolares, devido a suspensão das atividades pelo coronavírus.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | As Sementeiras
Completude: 80,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
  • Plantio iniciado pelas crianças da sala do Pré I A, com a doação de mudas trazidas pelas próprias crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Espaço Externo
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Momentos em TFC (Trabalho de Formação Continuada) para a construção de materiais e planejamento do cronograma com as propostas para o contra turno ( momento destinado as propostas recreativas)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Cantos e ambientes
Completude: 80,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • Movimentação intensa de construção e planejamento dos cantos simbólicos, favorecendo a aprendizagem de nossas crianças a partir da escuta das mesmas. Manutenção e acompanhamento das propostas oferecidas nos novos cantos simbólicos.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Parque Sonoro
Completude: 80,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:
  • Adequação dos espaços e materiais de exploração, sendo revitalizados por meio dos grupos de funcionários – Escola Organizada.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Educação Especial
Completude: 80,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Aprimoramento de prática educativa com propostas que favoreçam o desenvolvimento das crianças com deficiência e acompanhamento da AEE (Atendimento Educacional Especializado) 
  • Semanalmente, integrando de forma coletiva nas ações da escola
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Parceria com a comunidade
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:

 

  • Envio de bilhete comunicando a reunião de pais nos dias 16 e 17 de março, com o intuito de informar sobre os projetos que serão desenvolvidos em cada turma, porém devido a pandemia do coronavírus, somente  no dia 16 de março foi realizada, tendo como pauta as orientações sobre os cuidados com o vírus e orientações sobre a creche estar fechada a partir das informações da  SEC (Secretaria de Educação e Cidadania). Cancelamos as demais reuniões para evitar aglomerações
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Capacitação
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • Foram realizadas formações em TFC (Trabalho de Formação Continuada) específicas de planejamentos, revitalização dos cantos simbólicos, avaliações das ações para o PPP (Projeto Político Pedagógico), formações com demais segmentos de acordo com temas específicos para cada setor, como: cozinha - aprimoramento da prática com orientações da Merenda, com educadores com a prática das oficinas e cuidados específicos nos ambientes externos e ao falar com as famílias.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Formação Continuada
Completude: 100,00 %
Meta: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: META 1 (Oferecer uma educação de qualidade as crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN.)
Etapa: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: ETAPA 1 (Desenvolvimento de proposta pedagógica de Fevereiro/2020 acordo com os documentos referenciais.)
Descrição:
  • Foram realizadas no CEDIN Zilda Arns Neumann formações com os professores e educadores para melhor atendimento às famílias e crianças. Investimos em orientações de organização dos espaços, nos programas institucionais e registro do período de adaptação.
  • As professoras foram provocadas no CEDIN Professora Maria Aparecida Barboza Pedroza a elaborar plano de aula com propostas para diferentes segmentos com exploração e mediação de leitura
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Cultura da Paz
Completude: 100,00 %
Meta: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: META 2 ( Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: ETAPA 1 ( Promover encontro com os envolvidos na educação das crianças)
Descrição:
  • Disponibilizamos nos murais das salas no CEDIN Zilda Arns Neumann com fotos com os momentos da adaptação das crianças proporcionando interação das famílias com a equipe de sala. 
  • Foi lançada a proposta de empréstimos de livros com envio de bilhetes do CEDIN Professora Maria Aparecida Barboza Pedroza com termo de compromisso para que as famílias possam vivenciar este momento especial em casa com boa leitura  e livros de qualidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Espaços que Educam
Completude: 100,00 %
Meta: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: META 3 ( Imprimir intencionalidade educativa as práticas pedagógicas)
Etapa: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: ETAPA 1 ( Organização dos espaços
Descrição:
  • No CEDIN Zilda Arns Neumann foi feita a organização dos espaços e cantos. Os ambientes ficaram bem estruturados atendendo a necessidade das crianças.
  • No CEDIN Professora Maria Aparecida Barboza Pedroza os murais foram montados com atividades realizadas pelas crianças e revelavam o caminhar e as experiências de cada turma.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Monitoramento das práticas
Completude: 100,00 %
Meta: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: META 4 ( Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: ETAPA 1 ( Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • A equipe gestora do CEDIN Zilda Arns Neumann acompanhou a frequência das crianças por meio dos lançamentos realizados no diário digital.
  • Convidamos o grupo de professores  do CEDIN Professora Maria Aparecida Barboza Pedroza para participar da reunião do grupo dos colaboradores para expor suas observações sobre os espaços para expor suas observações sobre a organização e melhoria na organização dos espaços e limpeza, com objetivo de valorizar e afinar as relações dando ênfase na participação de todos no monitoramento das práticas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição