
Relatório de Execução das Atividades - Março 2020
De 01/03/2020 a 31/03/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas
O RELATÓRIO DESCRITO ABAIXO SE REFERE AO PLANO DE TRABALHO EMERGENCIAL DO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS - COVID19.
SEGUE EM ANEXO O ARQUIVO EM PDF DO PLANO EMERGENCIAL
- Recebimento de brinquedos confeccionados por colaboradores externos
- Mural de informação da cultura da paz sobre Coronavírus
- Mudas e sementes entregues para plantio da horta da creche
- Relembrando a data de 08 de março com nossas mulheres funcionárias e famílias com mensagens de carinho, sobremesa especial e entrega simbólica de uma flor de crepom.
- Organização de materiais sobre saúde bucal para serem enviados para as famílias (Obs: material não distribuído devido combate a coronavírus)
- Plantio de mudas realizadas pelas crianças do Pré I A
- Limpeza da horta com o auxílio do funcionário Emerson
- Momentos de TFC (Trabalho de Formação Continuada) com as educadoras para construção de materiais para os espaços. (Escola organizada)
- Organização dos espaços dentro da sala de aula
- Constante aprimoramento de cuidados com nossas crianças com deficiência e atendimento da AEE (Atendimento Educacional Especializado)
- Realização da primeira reunião de pais, para abordar os projetos, porém realizamos a orientação com os cuidados sobre o corona vírus, sendo preciso adiar a reunião com os pais.
- Formações seguem acontecendo de acordo com o cronograma seguindo pauta disponibilizada pela SEC e pela instituição conforme necessidade, como: organização dos espaços, cantos, propostas para o contra turno e PPP (Projeto Político Pedagógico).
- Adequação dos espaços com a implantação de novos materiais e escola organizada.
- Formação Continuada com Reunião Pedagógica Administrativa com todos os colaboradores (Professores, educadores, agentes operacionais e equipe de cozinha);
- Organização dos espaços brincantes;
- Mural interativo;
- Monitoramento das práticas pedagógicas
2| Resultados Alcançados
- Mural explicativo para orientação sobre o coronavírus, situação de saúde mundial em que vivemos e devemos nos organizar e prevenir.
- Foi realizado em 06 de março, data de 08 de março com nossas mulheres funcionárias e famílias com mensagens de carinho, sobremesa especial e entrega simbólica de uma flor de crepom.
- Plantio de mudas de couve e alface, realizadas com a doação das famílias do Pré I A e sementes do Pré I C para nossa horta.
- Doação de um brinquedo (helicóptero) confeccionado a partir de materiais recicláveis feito por colaboradores externos para compor a sala do BII D.
- Confecção de materiais junto as crianças? para folder de saúde sobre cuidados com a saúde bucal, para orientações das famílias.
- Momentos de TFC (Trabalho de Formação Continuada) de educadoras, destinado para confecção de materiais e revitalização dos cantos e espaços externos da creche (orientações para os bebedouros, organização da sala de descanso e espaços brincantes da unidade).
- Revitalizando os cantos de sala de aula a partir da escuta das crianças tem sido constantemente para melhor atendê-los.
- Revitalização dos materiais, visando estimular as crianças e garantir a organização dos Espaços que Educam.
- Acompanhamento constante das propostas de exploração com o auxílio da professora AEE (Atendimento Educacional Especializado) para com as crianças com deficiência da nossa creche.
- As formações seguem acontecendo de acordo com o cronograma, seguindo pauta disponibilizada pela SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) e pela instituição conforme necessidade, como organização dos espaços, cantos, propostas para o contra turno e PPP (Projeto Político Pedagógico).
- Organização dos espaços;
- Equipe informada.
- Famílias acolhidas e envolvidas na Vida Escolar de seus filhos.
- Espaços organizados contribuindo para o desenvolvimento das crianças.
- Controle da frequência, sendo garantida de acordo com o número previsto pelo convênio.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
- Estamos tendo apoio das famílias para organização dos espaços e propostas de projetos desenvolvidos junto as crianças.
- Os cuidados com a saúde bucal permanecem acontecendo e compartilhados, via mural, fortalecendo a prevenção e os cuidados com a saúde bucal.
- As famílias se fazem presentes com apoio em nossa horta e realizando doação de novas mudas para o plantio.
- O processo de construção de materiais, favoreceu melhores condições de trabalho e organização dos espaços da unidade.
- Reorganização e planejamento das propostas para melhor atender nossas crianças.
- Organização dos espaços e construção de novos materiais realizados constantemente pela equipe escola.
- Integração das nossas crianças com deficiência nas propostas
- Parceria com as famílias, ampliando o envolvimento e a colaboração das propostas com as crianças.
- Formações e propostas para organização dos espaços e reformulação de metas do PPP (Projeto Político Pedagógico).
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura da Paz
Completude:
80,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
2 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
80,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
3 | As Sementeiras
Completude:
80,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
4 | Espaço Externo
Completude:
80,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
5 | Cantos e ambientes
Completude:
80,00 %
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Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
6 | Parque Sonoro
Completude:
80,00 %
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Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
7 | Educação Especial
Completude:
80,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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8 | Parceria com a comunidade
Completude:
80,00 %
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Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
9 | Capacitação
Completude:
0,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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10 | Formação Continuada
Completude:
100,00 %
|
Meta: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: META 1 (Oferecer uma educação de qualidade as crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN.)
Etapa: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: ETAPA 1 (Desenvolvimento de proposta pedagógica de Fevereiro/2020 acordo com os documentos referenciais.)
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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11 | Cultura da Paz
Completude:
100,00 %
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Meta: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: META 2 ( Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: ETAPA 1 ( Promover encontro com os envolvidos na educação das crianças)
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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12 | Espaços que Educam
Completude:
100,00 %
|
Meta: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: META 3 ( Imprimir intencionalidade educativa as práticas pedagógicas)
Etapa: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: ETAPA 1 ( Organização dos espaços
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
13 | Monitoramento das práticas
Completude:
100,00 %
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Meta: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: META 4 ( Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: CEDIN ZILDA ARNS, 31 DE MARÇO/ CEDIN MARIA APARECIDA BARBOZA PEDROZA: ETAPA 1 ( Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
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