Relatório de Execução das Atividades - Maio 2020

De 01/05/2020 a 31/05/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

O RELATÓRIO DESCRITO ABAIXO SE REFERE AO PLANO DE TRABALHO EMERGENCIAL DO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS - COVID19. 
SEGUE EM ANEXO O ARQUIVO EM PDF DO PLANO EMERGENCIAL

 

JUSTIFICATIVA RELATÓRIOS DE ATIVIDADES – Mês de MAIO / 2020

 

A Unidade CEDIN Jardim Castanheira  teve no mês de Abril suas atividades pedagógicas suspensas, obedecendo ao Decreto nº 18.476, de 18 de março de 2020 da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, conforme consta no Art. 7º:

 Fica recomendada, no âmbito do Município, por prazo indeterminado, a não realização de:

(...)

III - Atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada.

(...)

  • § 1º A suspensão das aulas na rede de ensino pública do Município, de que trata o inciso III deste artigo deverá ser compreendida como antecipação de recesso e/ou férias escolares do mês de julho e terá início a partir do dia 23 de março de 2020, nos termos deste decreto.
  • § 2º recesso e/ou férias escolares vigorará pelo prazo a ser definido pelas autoridades locais enquanto perdurar a necessidade, independente do quantitativo de dias de recesso constante no calendário escolar da unidade de ensino.
  • § 3º As unidades escolares da rede privada de ensino poderão adotar a antecipação do recesso/férias prevista neste Decreto, ou determinar a suspensão das aulas pelo período determinado, a critério de cada unidade.
  • § 4º Os ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar serão estabelecidos pela Secretaria de Educação do município, após o retorno das aulas.

 Desta forma, justifica-se o não atendimento às crianças (objeto da parceria) a partir de 23 de março de 2020 até a presente data, assim como a organização da OSC com os seus colaboradores sendo o mês de maio período de férias até o dia 17 , afastamento do dia 18 à 22 e do dia 25 à 29 de maio antecipação de feriados conforme decreto Estadual para professores e educadores. Neste período do dia 23 de março a data atual foram estipulados funcionários da cozinha e da limpeza para atender a entrega da refeição individual (marmita) para a criança matriculada que o pai ou responsáveis possam retirar do período das 11h às 13h com a equipe gestora. O kit dispõe de 1 marmita preparada diariamente conforme cardápio da Merenda escolar, fruta de época acompanhada de uma barra cereal ou 1 pedaço de bolo.

Por sua vez a Instituição mantem ativa as prestações de contas e sites da unidade, atualizando conforme orientações dos mesmos.

 

Sem mais,
Regiane Leonor Moreira Ribeiro
Diretora escolar

2| Resultados Alcançados
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura da Paz
Completude: 80,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:

 

  • Enviamos as famílias juntamente com as marmitas , folhetos explicativos sobre saúde bucal, cuidados com os dentes.  Recebemos um brinquedo feito de pneus doado por um amigo da escola , feito em família
    para ser colocado no espaço da escola. O brinquedo tem a figura de uma cobra toda de material reutilizado.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 80,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:

Realizamos um folheto de cuidados da saúde bucal- cuidados com os dentes, elaborado com dicas de prevenção, que foram encaminhados as famílias que fazem a retirada das marmitas todos os dias na escola.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Espaço Externo
Completude: 80,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Com o apoio das estagiárias que estão todos os dias das 7h às 13h , realizamos a reforma da casinha de brincar, sendo esta toda decorada e reformada com materiais da escola, construção de brinquedos por meio de sucata e papéis e adequação da sala de descanso dos funcionários.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Cantos e ambientes
Completude: 80,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • Elaboração de materiais recicláveis como jogos e brinquedos para as salas de aula, confeccionado pela equipe de estagiárias presentes da escola.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Parceria com a comunidade
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Realizamos no dia de quem cuida de mim - 08 de maio uma homenagem as famílias que cuidam de nossas crianças, com cartões de carinho pregados nas tampas das marmitas para serem homenageados por nós.
  • Construímos mural de brincadeiras de quintal exposto na entrada da escola com dicas de brincadeiras que possam ser realizadas em casa com a família.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Formação Continuada
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Mesmo com o distanciamento nossas equipes foram incentivadas a formação continuada por meio da tecnologia do celular e computador, foram divulgadas para os grupos da unidade formações on-line e lives com o objetivo de agregar novas ideias e sugestões para o trabalho.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição