Relatório de Execução das Atividades - Junho 2020

De 01/06/2020 a 30/06/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

O RELATÓRIO DESCRITO ABAIXO SE REFERE AO PLANO DE TRABALHO EMERGENCIAL DO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS - COVID19. 
SEGUE EM ANEXO O ARQUIVO EM PDF DO PLANO EMERGENCIAL

 

A partir de 03 de junho de 2020, a unidade escolar retomou suas atividades com o atendimento à comunidade e realizando as matriculas se necessário, para atender o Plano de Trabalho da unidade. Recebemos nossos funcionários de forma acolhedora, solicitando que já utilizem como protocolo de higiene o álcool gel, na entrada da unidade. Para maior segurança dos nossos funcionários foram determinadas algumas normas de prevenção como utilização do álcool gel constante, sendo disponibilizados em locais de fácil acesso como corredores das salas, cozinhas dos funcionários, banheiros, hall de entrada, secretaria entre outros para que possam ser utilizados de forma consciente. Nos bebedouros externos do pátio disponibilizamos álcool gel, sabonete líquido e papel toalha para higienização das mãos.

Realizamos neste primeiro momento formações por segmentos para a leitura e orientações do protocolo de higienização e segurança, cronograma de atividades para os segmentos, informações sobre os procedimentos das mídias digitais para professores e educadores da unidade. Para atender ao objeto do termo de Colaboração, hoje atendemos 456 crianças, sendo determinado no contrato o número de 447 crianças. As formações estão acontecendo de forma on-line e algumas na unidade conforme as necessidades e especificidades do grupo/cronograma de formações. Os horários de todos os funcionários foram mantidos para atender as demandas da unidade sendo carga horária de 40 e 44 horas semanais trabalhadas. Segue em anexo fotos e registros destes momentos.

A entrega das marmitas para as crianças matriculadas continuou sendo oferecida, totalizando neste mês de junho a quantia de 1191 marmitas, em anexo fotos de listas de controle, foto de entrega e preparo da marmita.

Para retomar as atividades escolares, as professoras realizaram a busca ativa - uma pesquisa por telefone, entrando em contato com as famílias por meio dos telefones existentes na ficha de cada criança, com o objetivo de identificar as possíveis formas de acessos das famílias com as mídias existentes como: WhatsApp, E-mail, Face book e Instagram. A partir destas informações, tivemos mais de 95% de famílias com WhatsApp e 85% das famílias com e-mail.  Diante destes números foi estabelecido maior contato com WhatsApp e sendo assim criados grupos de sala por meio deste instrumento e por fim também a divulgação de acesso a plataforma Teams para as reuniões on-line, também houve a disponibilização de materiais impressos para as famílias que informaram dificuldade de acesso à internet, sendo os mesmos entregues diariamente juntamente com o kit da merenda. Desta forma os grupos de família foram informados das atividades postadas no Portal do LEDI, juntamente com as atividades desenvolvidas pela unidade escolar todas as semanas, mantendo o vínculo e a comunicação com as famílias.

Segue os links abaixo das semanas por níveis e semanas:

 

A participação das crianças e famílias ocorreu de diversas maneiras, como: a plataforma do site, busca pessoalmente das atividades impressas e kits de materiais pedagógicos/jogos, na Unidade Escolar. Este kit é organizado visando oferecer as crianças propostas lúdicas e recreativas. As famílias estão seguindo o cronograma de horário para retirada dos kits. As atividades postadas no portal do LEDI são divididas por níveis contendo 5 (cinco) atividades por semana. A realização das interações com as professoras e equipes de sala com as famílias, estão sendo realizadas de acordo com o cronograma de utilização do celular da unidade escolar, nestes grupos também são lançadas as atividades de interação com as crianças, como: contação de histórias e músicas, sempre às terças e quintas feiras, por meio deste grupo também recebemos as devolutivas das famílias com fotos, áudios e textos sobre as interações, as atividades do portal do LEDI e do kit prático da unidade.

As devolutivas são realizadas pelas famílias, visualizadas e respondidas todos os dias pelas professoras de acordo com o cronograma, segue em anexo registros destes momentos. As devolutivas das famílias estão possibilitando verificar a satisfação das crianças em relação a que está sendo oferecido, ficando evidente o sucesso da proposta do desenho com intervenção para Pré I e Pré II. No Infantil II a atividade mais participativa foi o balangandã, já nos níveis Infantil I e BII foi o gato xadrez. Nossas equipes estão empenhadas para elaboração de construção de materiais para as salas como painéis sonoros e sensoriais, recursos para a contação de história, vídeos e musicais para serem compartilhados com as famílias.... Nos demais dias da semana, nossos profissionais organizam materiais para salas, confeccionam dos kits de cada turma e participam de formações online conforme orientação.

Para alcançar nossos objetivos neste momento, a unidade escolar por meio da instituição estabeleceu vários canais de comunicação com as famílias como o WhatsApp, o telefone 08001561000, o Facebook e Instagram da unidade escolar, assim como o site da instituição com informações e vídeos educativos, postados semanalmente para as famílias. Nossas páginas do facebook e Instagram são disponibilizados vídeos sobre os cuidados com a saúde, de contação de história, músicas, e das atividades propostas. 

Endereços dos sites:

  • Facebook – CEDIN Castanheira Oficial
  • Intagram – CEDIN Castanheira
2| Resultados Alcançados
  • Realizamos a busca ativa - pesquisas com as famílias sobre acesso a tecnologias como mídias digitais;
  • Mensagens e devolutivas das famílias nos grupos de salas;
  • Transcrição de falas das crianças e familiares nas devolutivas enviadas por áudios;
  • Transcrição de vídeo;
  • Pesquisas de participação das famílias;
  • Motivação das equipes nos trabalhos realizados para as crianças;
  • Gráficos semanais das merendas entregues e devolutivas das crianças. (em anexo)
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • A devolutivas das famílias apontou o quanto as crianças ficaram felizes ao receber as mensagens das equipes de sala, interagindo de forma gradual. As devolutivas das atividades sendo realizadas de forma significativa, as famílias que fazem a retirada das marmitas relatam a saudade das crianças em relação a escola.
  • Famílias que fazem a retiradas dos kits práticos na escola também estão recebendo e comentando as propostas com muito carinho.
  • Fotos e registros em anexo.
  • A retirada das marmitas, vem apresentando um aumentando gradativo, conforme aponta gráfico dos meses para observação.
  • O incentivo das famílias e equipe gestora, estão incentivando nossos profissionais a continuar investindo nos percursos de construção e planejamento das atividades com excelência e qualidade
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura da Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
  • No retorno das equipes, foi compartilhado o protocolo de higienização conforme as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), estabelecendo o distanciamento e ambientes sem aglomerações. Realizamos nossa formação administrativa evidenciando o protocolo de higiene  e plano de ação para as atividades propostas neste período.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Cultura da Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
  • Enviamos as famílias juntamente com as marmitas, folhetos explicativos sobre os acessos as mídias digitais e contatos com a escola, para dar continuidade as atividades escolares a distância.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Cultura da Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
  • Nos canais de comunicação Facebook e Instagram foi realizado um vídeo com dicas de saúde bucal para as famílias, com o Dr. André Oliveira, (especialista em odontologia) informando sobre os cuidados com a saúde bucal desde a fase do bebê.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
  • Nos canais de comunicação Facebook e Instagram foi compartilhado um vídeo com dicas de saúde bucal para as famílias, com o Dr. André Oliveira, (especialista em odontologia) informando sobre os cuidados com a saúde bucal desde a fase do bebê.
  • Justifica-se o não atendimento de diagnóstico das crianças em saúde bucal, devido o Decreto nº 18.476 da pandemia Covid 19
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Era uma Vez
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Construção pelo profissional periodicamente de livros (pano, papelão, plástico) e outros materiais pedagógicos (fantoche, dedoche, avental, luva, vareta, fantasia, máscara, assessórios e outros) que enriqueçam o trabalho desenvolvido na sala de leitura.
Descrição:
  • As equipes de salas estão envolvidas na interação com as crianças, por meio de contação de histórias e músicas com criação de cenários com materiais em papelarias, tecidos e recicláveis para serem compartilhados por meio das mídias como Facebook e Instagram, e nos grupos de WhatsApp da escola.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | As Sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
  • Durante o período de distanciamento das crianças, foi realizado pelo funcionário da cozinha sr. Anderson o plantio de sementes de cenoura, coentro, chuchu, beterraba e alface, tais sementes foram doadas pelas crianças das salas do Pré I A, no início do ano letivo.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Espaços físicos e cantos das salas
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
  • Construção de materiais recicláveis como jogos e brinquedos para as salas de aula, confeccionados pela equipe de estagiárias e educadoras presentes da escola.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Cantos e ambientes
Completude: 100,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Organização das salas de aula, para atender as interações e atividades remotas destinadas para as crianças, como confecção de murais de contação de história, painéis de fantoches, espaços para leitura.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Educação Especial
Completude: 100,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:
  • A Orientadora de Escola Damares participou da formação remota com a Coordenadora da Educação Especial - AEE (Atendimento Educacional Especializado) compartilhando estratégias e informações específicas para as crianças com deficiência, durante o período de pandemia.
  • Neste momento mesmo que distantes, estamos interagindo com as famílias e compartilhando as propostas de atividades, sendo estas coletivas e quando necessário adaptadas. As famílias estão de forma carinhosa fazendo devolutivas de como as crianças estão realizando as atividades em casa, assim como estão interagindo com nossas crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Parceria com a comunidade
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Com o retorno das atividades remotas, ainda que em distanciamento, estamos mantendo contato com as famílias para colher informações (por meio do telefone) e identificar os meios de comunicação mais viáveis para o estabelecimento da comunicação entre escola x família.
  • Realizamos a contratação do Teams - uma plataforma de comunicação online, e divulgação de ações como: atividades remotas, reunião de pais...
  • Realizamos a primeira reunião de pais online no dia 19 de junho (por segmentos - creche às 15h30 e Pré escola às 7h30), para divulgação da plataforma.
  • Divulgamos por meio das mídias o telefone 08001561000, mais uma forma de acesso com a escola, onde os pais poderão dar sugestões, encaminhamentos da família para com a equipe da escola, o Facebook e Instagram .
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Capacitação
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Nossa equipe está sendo incentivada e orientada a participar da formação continuada por meio da tecnologia do celular e computador, sendo divulgado para os grupos da unidade formações online e lives, que possam agregar  novas ideias e sugestões para o trabalho. Os TFC (Trabalho de Formação Continuada) de professores e educadores acontecem em momentos distintos, seguindo o cronograma da unidade para aprimorar o conhecimento do grupo, por meio de temáticas atuais como: conhecimento e uso das mídias digitais, recursos de formações e planejamentos, construção dos kit semanais para as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Capacitação
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
  • Participação da equipe gestora nas formações remotas oferecidas pela SEC (Secretaria de Educação e Cultura), com pautas voltadas para divulgação das merendas, uso das mídias digitais e devolutivas das ações e propostas das unidades.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição