Relatório de Execução das Atividades - Fevereiro 2021

De 01/02/2021 a 28/02/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS:

  • Organização dos espaços da unidade escolar e das salas de aulas para receber as crianças;
  • Organização dos murais externos e hall de entrada
  • RPA (Reunião Pedagógica Admnistrativa) de acolhida geral – acolher e informar;
  • Contato com as famílias pelas equipes e gestão;
  • Retorno das crianças seguindo os protocolos;
  • Distribuição das marmitas presencial e não presencial;
  • Avaliação dos funcionários para o primeiro dia;
  • Avaliação das famílias sobre os protocolos da escola no presencial;
  • Comunicação com as famílias: cuidados e prevenção a dengue;
  •  Atividades remotas e devolutivas.

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

  • Etapa 1 - Atividades remotas
     Iniciamos nossas ações com as famílias, com a comunicação por meio dos telefones e WhatsApp para configuração dos grupos de salas, abrimos nossas atividades dando boas vindas ao nosso ano letivo e informando como será o protocolo de retorno das atividades presenciais e não presenciais em nossa unidade. Desta forma, a organização dos grupos foram realizadas de acordo com o decreto estabelecido pela Secretaria da Educação e Cidadania com 35% do total matriculado de nossas crianças. Este momento será facultativo, a família que optou por não enviar as crianças para nossa unidade estão acompanhando as atividade remotas, dando devolutivas para as professoras por meio do grupo ou no particular.

  • Etapa 2 - Comunicação com as famílias e crianças
    As famílias estão em constante comunicação com as equipes de sala, realizando as tarefas enviadas pelo LEDI (Laboratório de Educação Digital Profº Eduardo Augusto Fernandes) e dando as suas devolutivas nos grupos e no particular. Nossas interações acontecem, no decorrer da semana e são disponibilizados momentos de interação e contato para com as famílias que optarem no sistema não presencial, realizadas por cada equipe de sala.

  • Etapa 3 - Formação dos funcionários dos diferentes segmentos
    Nossas formações são realizadas seguindo o cronograma, para as professoras e educadoras são realizadas semanalmente com o TFC (Trabalho de Formação Continuada) , sendo realizado também o TFC (Trabalho de Formação Contínua) administrativo pela equipe gestora. Com a equipe de apoio como agentes operacionais e cozinha , realizamos mensalmente nossas formações, com tudo realizamos dentro da rotina semanal algumas reuniões de ajustes para aprimorar nosso trabalho. Neste mês de fevereiro realizamos com todas as equipes o RPA (Reunião Pedagógica Administrativa) de retorno, formações de setores, formações com a equipe da cozinha , realizada pela Empresa Império. Participamos de formações realizadas pela SEC (Secretaria de Educação e Cidadania), de forma virtual e presencial  com os temas: Acompanhamento dos procedimentos adotados pela SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) para o COVID - 19 em nossa cidade e orientações da Vigilância Sanitária, Formação de dirigentes sobre o IPPLAN (Instituto de Pesquisa e Planejamento), Diário Digital, organização do retorno escalonado e Setor Merenda. 

  • Etapa 4 - Protocolo de higienização
    Constantemente são realizadas as orientações para seguir todos os protocolos de higienização e prevenção, conforme nosso decreto, a unidade escolar realizou em seu RPA (Reunião Pedagógica Administrativa) as orientações e apresentou a todos os protocolos adequados para o retorno das crianças. Realizamos juntamente com todos da unidade escolar a demarcação dos espaços, e a colocação de vários cartazes explicativos para a entrada e permanência em nossa unidade escolar, seguindo os protocolos diferenciamos a entrada e saída de nossas crianças para que não haja aglomerações e seja um ambiente seguro. Os espaços possuem display de álcool gel adulto e infantil na entrada da unidade, tapete e álcool gel nos espaços como refeitório, pátio e banheiros, a higienização constante dos utensílios de sala de aula, brinquedos e materiais, utilização constante das máscaras por todos e para as crianças de Pré I e Pré II, refeições sendo disponibilizadas nas salas, refeitório dos funcionários com hora e local definido para almoçar.

  • Etapa 5 - Entrega das marmitas
    Seguimos com a entrega de marmitas, neste mês realizamos a entrega de marmitas presenciais e não presenciais sendo marmitas sólidas e marmitas liquidas. O horário de entrega para as marmitas não presenciais é das 12h às 13h no hall de entrada da unidade escolar, sendo este, realizado com cronograma pelas estagiárias da unidade escolar.  Nesse mês entregamos 539 marmitas presenciais, 328 marmitas não presenciais, 21 sopas liquidas presenciais e 11 não presenciais, totalizando 887 refeições neste mês.



2| Resultados Alcançados
  • Para validar nossas ações realizamos pesquisas de satisfação com as famílias e equipes de sala de aula.
  • Verificação por meio dos  gráficos que estamos no caminho certo, validando nosso trabalho e a segurança das famílias diante dos protocolos estabelecidos pela escola.
  • Organização da rotina nas propostas virtuais e remotas, favorecendo a comunicação com as famílias nas devolutivas para a escola.
  • A presença das crianças na nossa unidade (retorno gradual, respeitando o protocolo de retorno).
  • A organização dos espaços para seguir os protocolos estabelecidos pelo decreto.
  • Retomada das ações em nossa unidade escolar como os projetos horta, espaços externos, dentre outros.

 

PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  • Em nossa unidade este mês entregamos 539 marmitas presenciais, 328 marmitas não presenciais, 21 refeições líquidas no presencial e 11 no não presencial. Totalizando 887 refeições neste mês.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • As famílias mantiveram o contato com a escola tanto no atendimento presencial, como no remoto, comunicando-se ativamente, realizando as propostas. 
  • Atenção e respeito aos protocolos de higienização e distanciamentos, com êxito.
Atividades Desenvolvidas
1 | Montar espaços físicos externos, com brinquedos recicláveis e não estruturados.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Montar espaços físicos externos, com brinquedos recicláveis e não estruturados.
Descrição:
  • Foram realizadas no TFC (Trabalho de Formação Continuada) de retorno as equipes da escola organizada para realizar novas propostas de construção de materiais para os espaços.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Construção do Parque Sensorial para segmento creche.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção do Parque Sensorial para segmento creche.
Descrição:
  • Etapa realizada no RPA (Reunião Pedagógico Administrativa) de retorno das equipes.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 03: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • Constantemente a equipe gestora realiza o monitoramento e o acompanhamento das práticas pedagógicas, por meio do acompanhamento da prática, junto as turmas (em sala de aula), orientando em relação aos planejamentos, lendo os registros reflexivos de cada professor, analisando e acompanhando as planilhas e pautas. Há também o acompanhamento através do diário digital, para lançamento da frequência das crianças no sistema diário digital gradual.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Descrição:

 

1.1 Comunicação as famílias para retirada das marmitas na Unidade Escolar com horário das 12h às 13h, todos os dias para crianças não presenciais.

1.2 Constantemente são organizados os espaços, para atender nossas crianças internos e externos, como sala de aula e os espaços que podem ser utilizados com o retorno das crianças.

1.3 Elaboramos um informativo destinados para serem entregues nas marmitas presenciais e não presenciais com informação sobre cuidados com a Dengue.

1.4 Organização da entrega de marmitas acontece diariamente pelas equipes do cronograma das estagiárias, que auxiliam no hall de entrada das 12h às 13h.

1.5 Organização diária do google forms de entrega de marmitas no link disponibilizado pela SEC (Secretaria de Educação e Cidadania).

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Promover a socialização das crianças por meio de atividades culturais.
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação 03: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN CASTANHEIRA.
Etapa: Promover a socialização das crianças por meio de atividades culturais.
Descrição:

 Após o retorno das atividades presenciais facultativo, dando opções para atividades remotas, as famílias realizam por meio dos grupos de WhastApp e no particular as atividade
remotas com devolutivas das crianças.

  • 1.2 - Realizamos orientações juntamente com as equipes de sala, realizando bilhetes únicos para todos os grupos, orientando as equipes sobre o cronograma de presença das crianças.
  • 1.3 - Planejamento das propostas foram realizadas no presencial e sendo acompanhadas das atividades Remotas providenciadas pelo portal LEDI (Laboratório Educacional Digital Profº Eduardo Augusto Fernandes), 
  • 1.5 – Postagem nos diferentes plataformas e mídias sociais como WhatsApp, facebook dos protocolos, ações da escola e informativo das equipes de sala.
  • 1.6 – organização do drive da unidade escolar com as devolutivas, informações e print de tela.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
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