Relatório de Execução das Atividades - Maio 2021

De 01/05/2021 a 31/05/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS:

  • Contato com as famílias via telefone, WhatsApp dos grupos de sala pelas equipes e gestão;
  • Planejamento e adequações na rotina escolar, visando garantir o atendimento presencial e o respeito aos protocolos;
  • Presencial gradual das crianças seguindo os protocolos;
  • Entrega de folders com temas: Proteção da criança contra abuso, cuidados no trânsito em comemoração ao dia do trânsito e lembretes nas marmitas.
  • Comemoração ao dia de quem cuida de mim, entrega de mensagens nas marmitas e postagens nos grupos da escola.
  • Comemoração do dia de quem cuida de mim com os funcionários.
  • Entrega de Kits de atividades e materiais de uso da criança para atividades posteriores;
  • Distribuição das marmitas para as crianças no atendimento presencial e não presencial;
  • Divulgação por meio de vídeos, mensagens sobre contação de histórias, semana da culinária com as crianças.
  • Formações de equipe setorizadas, formações da Secretaria de Educação e Cidadania (SEC)
  • Atividades remotas e devolutivas.
  • Pesquisa para sistema presencial ou não presencial para as famílias, para implantação de turmas semanais na escola.
  • Resultado da pesquisa para funcionários sobre as formações na unidade escolar.

 

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 

META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

 

  • Etapa 1 - Atividades remotas

           Etapa encerrada em dezembro de 2020.

 

  • Etapa 2 - Comunicação com as famílias e crianças

As famílias estão em constante comunicação com as equipes de sala, realizando as atividades remotas compartilhadas pelo Portal Laboratório de Educação Digital Interativa Professor Eduardo Augusto Fernandes (LEDI) e dando as suas devolutivas nos grupos de WhatsApp e também no particular. Nossas interações acontecem, no decorrer da semana e são disponibilizados momentos de interação e contato entre a equipe de sala e as famílias que optaram pelo sistema não presencial.

 

  • Etapa 3 - Formação dos funcionários dos diferentes segmentos

Nossas formações são realizadas seguindo o cronograma, para as professoras e educadoras são realizadas semanalmente com o Trabalho de Formação Continuada (TFC), sendo realizado também o Trabalho de Formação Continuada (TFC) administrativo pela equipe gestora.  Com a equipe de apoio, como agentes operacionais e cozinha, realizamos mensalmente nossas formações, sendo realizado quando necessário dentro da rotina semanal algumas reuniões para ajustes para aprimorar nosso trabalho.

A equipe gestora participou das formações realizadas pela Secretaria de Educação e Cidadania) (SEC), de forma virtual com os temas:

  • - Trabalho de Formação Continuada (TFC) de educadoras e estagiárias – Kits de atividades para as crianças;
  • - Apresentação Chefias -14/05
  • - Reunião para alinhamentos: protocolos/ agrupamento novo ciclo presencial – 26/05
  • - Formação de diretoras da Instituição – gestão;
  • - Formação - Contra turno projeto institucional
  • - Formação - Cuidados com a primeira infância

Etapa 4 - protocolo de higienização

Constantemente são retomadas as orientações para seguir todos os protocolos de higienização e prevenção, conforme o decreto municipal. Realizamos juntamente com todos da unidade escolar a demarcação dos espaços, indicando o distanciamento e o direcionamento, compartilhamos vários cartazes explicativos para a entrada e permanência em nossa unidade escolar, seguindo os protocolos diferenciamos a entrada e saída de nossas crianças para que não haja aglomerações e seja um ambiente seguro. Na entrada da unidade, há display de álcool gel adulto e infantil, assim como o tapete sanitizante, nos demais espaços como refeitório, pátio e banheiros está disponível álcool gel, acontecendo a higienização constante dos utensílios de sala de aula, brinquedos e materiais, quanto a utilização constante das máscaras, todos os funcionários estão fazendo uso, assim como as crianças do Pré 1 e Pré 2, as refeições estão sendo oferecidas nas salas, conforme orientação do protocolo para o retorno e para uso do refeitório dos funcionários, há hora e local definido para almoçar.

 

  • Etapa 5 - entrega das marmitas

Seguimos com a entrega de marmitas, neste mês realizamos a entrega de 115 marmitas sopa e de 773 marmitas sólidas entre não presencial e presencial de nossa unidade escolar. O horário de entrega das marmitas para as crianças do atendimento não presencial é das 12h às 13h no hall de entrada da unidade escolar, momento organizado pelas estagiárias da unidade escolar.

2| Resultados Alcançados
  • Compartilhamento das ações de nossa unidade escolar por meio das mídias e grupo de WhatsApp.
  • Organização da rotina nas propostas virtuais e remotas, favorecendo a comunicação com as famílias nas devolutivas para a escola.
  • Presença das crianças na nossa unidade, com a garantia dos cuidados e respeito ao protocolo para o retorno presencial.
  • Organização dos espaços para seguir os protocolos estabelecidos pelo decreto.
  • Organização dos projetos da unidade escolar com metas e etapas vigentes
  • Organização de entrega de kits de atividades das crianças seguindo os cronogramas de entrega e protocolos.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto

 

  • As famílias mantiveram o contato com a escola tanto no atendimento presencial como no remoto, comunicando-se ativamente e realizando as propostas junto as crianças.
  • Respeito aos protocolos de higienização e distanciamentos, com êxito.
  • Nossa unidade este mês entregou um total de 773 marmitas sólidas e 115 sopas para crianças não presenciais e presenciais.
  • As famílias mostram interesse nas buscas de atividades e materiais para a criança, sendo realizada com êxito as propostas.
Atividades Desenvolvidas
1 | Promover a socialização das crianças por meio de atividades culturais.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 03: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN CASTANHEIRA.
Etapa: Promover a socialização das crianças por meio de atividades culturais.
Descrição:

1.1 – Etapa executada em julho de 2020.

1.2 - Promover encontros culturais, contação de histórias, semana da brincadeira diferente e semana da culinária com as crianças.

  • Estabelecendo todos os cuidados, promovemos momentos de contação de histórias com as equipes da escola, nos seus diferentes níveis.
  • Realizamos a semana da culinária com as crianças do Pré II, seguindo os protocolos. Nossa receita foi Bolo de couve, em parceria com a professora C. a que realizou junto as crianças o preparo. A degustação foi enviada para as crianças juntamente com a marmitas do presencial.

       1.3 – Promover  Apresentações realizadas pelas crianças.
Seguindo os protocolos, as crianças realizaram reproduções.  A proposta de música realizada pera professora com os alunos presenciais foi apresentada por elas aos colegas que estavam em casa. A mesma convidou o grupo de crianças para que cantasse aos colegas que optaram pelo ensino remoto. Assim, puderam trazer a memória canções do cotidiano da creche e manter viva a memória afetiva do espaço escolar.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Reestruturação do projeto Comunidade Leitora.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN CASTANHEIRA.
Etapa: Reestruturação do projeto Comunidade Leitora.
Descrição:
  • Atividades previstas para o período após o relatório, início em julho de 2021.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN CASTANHEIRA.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • Atividades previstas para o período após o relatório, início em abril de 2022.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Descrição:
  • 1.1 - Atividade realizada no mês de abril /2021

  • 1.2 - Promover eventos temáticos com as famílias.

Realizamos no dia 05,06 e 07 ações do dia de quem cuida de mim, sendo entregue nas marmitas presenciais e não presenciais, mensagens de carinho, entrega de flores confeccionadas pelas equipes na entrada da unidade. Realizamos com nossos funcionários, um almoço diferenciado seguindo os protocolos e entrega de um café da tarde individual. Foram postados nos grupos de WhatsApp mensagens para as famílias.  

  •  

  • 1.3 - Avaliação: Pesquisa de satisfação

Seguindo os protocolos, realizamos com nossos funcionários , uma pesquisa de satisfação para o dia de quem cuida de mim. 
Desta forma foi criado uma folheto de opiniões para que os funcionários desta unidade , pudessem classificar as ações que realizamos com o tema . Em nossa pesquisa, obtivemos 48 respostas:

  • Para o evento estipulamos notas de 0 a 5  para as expectativas do dia.
  • Referente ao almoço tivemos 48 notas 5
  • Para o café da tarde  tivemos uma nota 3 e 35 notas 5
  • Para a entrega de marmitas as famílias com a lembrança  com 1 nota 4 e 46 notas 5.
  • Palavras significativas: carinho, gratidão, acolhida, união, especial e família.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Promover ações de valorização, de troca de experiências e vivências empreendedoras junto a família e comunidade.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Promover ações de valorização, de troca de experiências e vivências empreendedoras junto a família e comunidade.
Descrição:
  • 2.1 – Devido o decreto de distanciamento permanecer em 2021, foram estabelecidas novas ideias para atingir o objetivo desta etapa. Sendo realizado por meio do google form a pesquisa de levantamento de dados das famílias.

  • 2.2   - Atividade realizada dentro da sua temporalidade- abril/2021

  • 2.3 – A ação será estabelecida em sua temporalidade conforme plano de trabalho

  • 2.4-  A ação será estabelecida em sua temporalidade conforme plano de trabalho

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
  • 3.1 – Será realizada a ação de acompanhamento das práticas conforme cronograma de datas do plano de trabalho em outubro de 2021

  • 3.2- A ação será estabelecida em sua temporalidade conforme plano de trabalho em novembro de 2021.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Montar espaços físicos externos, com brinquedos recicláveis e não estruturados.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Montar espaços físicos externos, com brinquedos recicláveis e não estruturados.
Descrição:
  • Etapa 01 finalizada em novembro de 2020.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Construção do projeto Parque sonoro para segmento Pré escola.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção do projeto Parque sonoro para segmento Pre escola.
Descrição:
  • Etapa 02 Finalizada em Dezembro de 2020.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Construção do Parque Sensorial para segmento creche.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção do Parque Sensorial para segmento creche.
Descrição:
  • 3.1 No Reunião Pedagógica Administrativa (RPA) de retorno, fevereiro de 2021 foi apresentado as propostas do nosso parque sensorial para os bebês, desta forma as equipes se organizaram em grupos, como escola organizada, para atender as metas de nossa unidade escolar.

  • 3.2 - Nossa unidade apresentou o mural virtual nos grupos de sala , para divulgação do projeto parque sensorial , uma vez que estamos vivenciando o decreto de aulas presenciais e remotas.

  • 3.3 - Realizamos com as equipes de berçário, o levantamento de materiais e objetos que os bebes, tem maior identificação para realização de novas propostas para o parque sensorial de nossa unidade escolar.

  • 3.4 Arrecadação dos materiais recicláveis e materiais a serem utilizados na construção do espaço e sensorial
    Foram arrecadados materiais diversos como garrafões, latas, brinquedinhos plásticos para serem utilizados nos painéis sensoriais com a equipe escola, seguindo os protocolos.

  • 3.5 Atividades previstas para o período após o relatório, início em junho de 2021.

  • 3.6 Atividades previstas para o período após o relatório, início em julho de 2021.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta. mes
Descrição:
  •  4.1 - Atividades previstas para o período após o relatório, início em agosto de 2021.

  • 4.2 - Atividades previstas para o período após o relatório, início em agosto de 2021.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 1.1 – Atividade será realizada dentro da sua temporalidade
  • 1.2 – Atividade será realizada dentro da sua temporalidade
  • 1.3 - Atividade será realizada dentro da sua temporalidade
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição