Relatório de Execução das Atividades - Julho 2021

De 01/07/2021 a 31/07/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1 – Metas Propostas 

1.1 DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS:

  • Contato com as famílias via telefone, WhatsApp dos grupos de sala pelas equipes e gestão;
  • Planejamento e adequações na rotina escolar, visando garantir o atendimento presencial e o respeito aos protocolos;
  • Presencial gradual das crianças seguindo os protocolos;
  • Entrega de Kits de atividades
  • Distribuição das marmitas para as crianças no atendimento presencial e não presencial;
  • Divulgação por meio de vídeos, mensagens sobre contação de histórias e Nossa Festa On-line .
  • Montagens de painéis sensorial para os bebês com as crianças do Pré II presencial e divulgação com fotos do processo de construção em nossa escola.
  • Formações de equipe setorizadas, formações da Secretaria de Educação e Cidadania (SEC)
  • Atividades remotas e devolutivas.
  • Reuniões de pais on-line, seguindo cronograma por nível
  • Avaliação da nossa festa on line por mensagens WhatsApp e pela página do Facebook na live.  

 

1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 

META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

 

  • Etapa 1 - Atividades remotas

           Etapa encerrada em dezembro de 2020.

 

  • Etapa 2 - Comunicação com as famílias e crianças

As famílias estão em constante comunicação com as equipes de sala, realizando as atividades remotas compartilhadas pelo Portal CITE (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais) (https://portaledusjc.blogspot.com/)e dando as suas devolutivas nos grupos de WhatsApp e também no particular. Nossas interações acontecem, no decorrer da semana e são disponibilizados momentos de interação e contato entre a equipe de sala e as famílias que optaram pelo sistema não presencial. No mês de julho tivemos o recesso escolar no período do dia 06 à 20 de julho, oferecendo o atendimento para nossas crianças que estavam no presencial, com atividades de brincadeiras.

  • Etapa 3 - Formação dos funcionários dos diferentes segmentos

Nossas formações são realizadas seguindo o cronograma, para as professoras e educadoras são realizadas semanalmente com o Trabalho de Formação Continuada (TFC), sendo realizado também o Trabalho de Formação Continuada (TFC) administrativo pela equipe gestora.  Com a equipe de apoio, como agentes operacionais e cozinha, realizamos mensalmente nossas formações, sendo realizado quando necessário dentro da rotina semanal algumas reuniões para ajustes para aprimorar nosso trabalho e também com equipe secretaria .

As equipes participaram das formações realizadas pela equipe gestora de forma virtual e on-line  com os temas:

  • Encaminhamentos para atendimento e organização de ferramentas para melhor atendimento na secretaria;
  • Organização dos espaços e horários para retorno presencial;
  • Atividade sócio emocional – voltando as brincadeiras de época;
  • Encerramento do caderno do educador – brincadeiras
  • Organização dos protocolos e encaminhamentos ao retorno.
  • Live – retorno as aulas com segurança.
  • Reunião de diretoras e dirigentes datada 21/07/2021 – pauta retorno presencial integral
  • Planejamento,  acolhida e adaptação.

 Realizamos juntamente com todos da unidade escolar a demarcação dos espaços, indicando o distanciamento e o direcionamento, compartilhamos vários cartazes explicativos para a entrada e permanência em nossa unidade escolar, seguindo os protocolos diferenciamos a entrada e saída de nossas crianças para que não haja aglomerações e seja um ambiente seguro. Na entrada da unidade, há display de álcool gel adulto e infantil, assim como o tapete sanitizante, nos demais espaços como refeitório, pátio e banheiros está disponível álcool gel, acontecendo a higienização constante dos utensílios de sala de aula, brinquedos e materiais, quanto a utilização constante das máscaras, todos os funcionários estão fazendo uso, assim como as crianças do Pré 1 e Pré 2, as refeições estão sendo oferecidas nas salas, conforme orientação do protocolo para o retorno e para uso do refeitório dos funcionários, há hora e local definido para almoçar.

 

  • Etapa 5 - entrega das marmitas

Seguimos com a entrega de marmitas, neste mês realizamos a entrega de marmitas no total de 35 sopas e de 547 marmitas sólidas entre não presencial e presencial de nossa unidade escolar. O horário de entrega das marmitas para as crianças do atendimento não presencial é das 12h às 13h no hall de entrada da Unidade Escolar, momento organizado pelas estagiárias da unidade.

2| Resultados Alcançados
  • Compartilhamento das ações de nossa unidade escolar por meio das mídias e grupo de WhatsApp.
  • Organização da rotina nas propostas virtuais e remotas, favorecendo a comunicação com as famílias nas devolutivas para a escola.
  • Presença das crianças na nossa Unidade, com a garantia dos cuidados e respeito ao protocolo para o retorno presencial.
  • Organização dos espaços para seguir os protocolos estabelecidos pelo decreto.
  • Organização dos projetos da unidade escolar com metas e etapas vigentes
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Respeito aos protocolos de higienização e distanciamentos, com êxito.
  • Nossa unidade este mês entregou um total de 547  marmitas sólidas e  35 sopas para crianças não presenciais e presenciais.
Atividades Desenvolvidas
1 | Promover a socialização das crianças por meio de atividades culturais.
Completude: 80,00 %
Meta: Prorrogação 03: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN CASTANHEIRA.
Etapa: Promover a socialização das crianças por meio de atividades culturais.
Descrição:
  • 1.1 - Promover encontros culturais, contação de histórias, semana da brincadeira diferente e semana da culinária com as crianças.
    Realizamos a semana da brincadeira diferente e nossa Festa na Roça on-line, com muita danças, brincadeiras com jogos por exemplo: pescaria, boca do palhaço, argola, entrega do kit especial com brincadeiras de época, para todos os segmentos. Nossa live foi realizada no dia 03 de julho (sábado letivo), por todos os funcionários da unidade escolar. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Reestruturação do projeto Comunidade Leitora.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 03: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN CASTANHEIRA.
Etapa: Reestruturação do projeto Comunidade Leitora.
Descrição:
  • Atividades previstas para o período após o relatório, início em julho de 2021.
  • 2.1 – Apresentação dos objetivos e necessidades do projeto para equipe escola.
    Realizamos a restruturação da comunidade leitora, seguindo os protocolos atuais, a apresentação do projeto está inserida no hall de entrada, iniciando com folders de poemas para serem levados para casa.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN CASTANHEIRA.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • Atividades previstas para o período após o relatório, início em abril de 2022.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Descrição:
  • 1.1 – Promover eventos temáticos com as famílias.

Realizamos no dia 03 de julho a nossa Festa na Roça On-line, por meio de live pelo Instagram e Facebook, apresentando muitas danças e brincadeiras com os funcionários, contendo vários sorteios de brindes para as famílias. Proporcionando um momento de interação e muita alegria para nossas crianças e familiares.

 

  • 1.3– Avaliação: Pesquisa de satisfação

Recebemos em nosso Instagram e nosso Facebook, as avaliações de nossa comunidade escolar com muitos elogios e comentários de agradecimentos. Recebemos também a participação das famílias com as crianças em casa

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Promover ações de valorização, de troca de experiências e vivências empreendedoras junto a família e comunidade.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Promover ações de valorização, de troca de experiências e vivências empreendedoras junto a família e comunidade.
Descrição:
  • Etapas já realizadas e com datas dentro da temporalidade do plano de trabalho.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
  • 3.1 – Será realizada a ação de acompanhamento das práticas conforme cronograma de datas do plano de trabalho em outubro de 2021
  • 3.2 - A ação será estabelecida em sua temporalidade conforme plano de trabalho em novembro de 2021.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Montar espaços físicos externos, com brinquedos recicláveis e não estruturados.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Montar espaços físicos externos, com brinquedos recicláveis e não estruturados.
Descrição:
  • Etapa 1 finalizada em novembro de 2020.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Construção do projeto Parque sonoro para segmento Pré escola.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção do projeto Parque sonoro para segmento Pre escola.
Descrição:
  • Etapa 2 Finalizada em Dezembro de 2020.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Construção do Parque Sensorial para segmento creche.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção do Parque Sensorial para segmento creche.
Descrição:
  • 3.5 - A partir da arrecadação de materiais recicláveis pelas equipes e escola, realizamos a confecção de painéis sensoriais com a participação das crianças do Pré II presencial, as crianças escolheram os materiais a serem colocados no painel e colocados nos espaços com auxílio do nosso agente operacional E.
  • 3.6 - Apresentamos nosso projeto concluído, com as fotos do processo de construção no mural ao lado do parque sensorial de nossa unidade escolar, deste modo, foram apresentados para as famílias no presencial.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta. mes
Descrição:
  • 4.1 - Atividades previstas para o período após o relatório, início em agosto de 2021.
  • 4.2 - Atividades previstas para o período após o relatório, início em agosto de 2021.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • 1.1– Atividade será realizada dentro da sua temporalidade
  • 1.2 – Atividade será realizada dentro da sua temporalidade
  • 1.3 - Atividade será realizada dentro da sua temporalidade
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição