Relatório de Execução das Atividades - Dezembro 2021

De 01/12/2021 a 31/12/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS: DEZEMBRO

  • Contato com as famílias via telefone, WhatsApp dos grupos de sala pelas equipes e gestão;
  • Planejamento e adequações na rotina escolar, visando garantir o atendimento presencial e o respeito aos protocolos;
  • Presencial das crianças seguindo os protocolos;
  • Formações de equipe setorizadas, formações da Secretaria de Educação e Cidadania (SEC) e administrativa.
  • Atividades remotas e devolutivas.

 1.2- DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

 Etapa 1 - Atividades remotas

  • Etapa concluída

Etapa 2 - Comunicação com as famílias e crianças

  • Etapa concluída;
  • As famílias estão em constante comunicação com as equipes de sala, realizando as atividades remotas compartilhadas pelo Portal CITE (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais https://portaledusjc.blogspot.com/), e dando as suas devolutivas nos grupos de WhatsApp e também no particular. Nossas interações acontecem, no decorrer da semana e são disponibilizados momentos de interação e contato entre a equipe de sala e as famílias que optaram pelo sistema não presencial.
  • Último dia letivo das crianças terminou no dia 17/12/2021.

 Etapa 3 - Formação dos funcionários dos diferentes segmentos

  • Etapa concluída 
  • No dia 09 de dezembro tivemos em nossa unidade uma formação com todos os colaboradores. Tema: Poder da ação/ Conheça você mesmo
  • Essa formação nos mostrou o valor que temos, nos mostrou o quanto somos importantes, o quanto podemos fazer a diferença em nossas vidas e na vida das outras pessoas.
  • O quanto temos que lutar para realizar nossos sonhos, ter foco, correr atrás dos nossos objetivos.
  • O quanto somos importantes para nossas famílias, filhos, trabalho.
  • Que nunca é tarde para realizar o que desejamos basta ter foco, fé e ir atrás.
  • Os colaboradores tiveram uma motivação pessoal, em nunca desistir e sempre avançar.

Etapa 4 – Protocolo de higienização

  • Constantemente são retomadas as orientações para seguir todos os protocolos de higienização e prevenção, conforme o decreto municipal.
  • Realizamos juntamente com todos da unidade escolar a demarcação dos espaços, indicando o distanciamento e o direcionamento, compartilhamos vários cartazes explicativos para a entrada e permanência em nossa unidade escolar, seguindo os protocolos diferenciamos a entrada e saída de nossas crianças para que não haja aglomerações e seja um ambiente seguro.
  • Na entrada da unidade, há display de álcool gel adulto e infantil, assim como o tapete sanitizante e secante, nos demais espaços como refeitório, pátio e banheiros está disponível álcool gel, acontecendo a higienização constante dos utensílios de sala de aula, brinquedos e materiais, quanto a utilização constante das máscaras, todos os funcionários estão fazendo uso, assim como as crianças do Pré I e Pré II, as refeições estão sendo oferecidas nos refeitórios com cronograma para todas as refeições, conforme orientação do protocolo para o retorno e para uso do refeitório dos funcionários, há hora e local definido para almoçar.

 Etapa 5 - entrega das marmitas

  • No mês de Dezembro finalizamos o mês com 2.929 refeições
  • 189 - sopas
  • 1459 – Pré janta
2| Resultados Alcançados
  • Compartilhamento das ações de nossa unidade escolar por meio das mídias e grupo de WhatsApp.
  • Organização da rotina nas propostas virtuais e remotas, favorecendo a comunicação com as famílias nas devolutivas para a escola.
  • Presença das crianças na nossa unidade, com a garantia dos cuidados e respeito ao protocolo para o retorno presencial.
  • Organização dos espaços para seguir os protocolos estabelecidos pelo decreto.
  • Organização dos projetos da unidade escolar com metas e etapas vigentes
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • As famílias mantiveram o contato com a escola tanto no atendimento presencial como no remoto, comunicando-se ativamente e realizando as propostas junto as crianças.
  • Respeito aos protocolos de higienização e distanciamentos, com êxito.
  • Nossa unidade este mês entregou um total de 2.929 marmitas sólidas, 189 sopas presenciais e 1.459 pré janta.
Atividades Desenvolvidas
1 | Promover a socialização das crianças por meio de atividades culturais.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 03: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN CASTANHEIRA.
Etapa: Promover a socialização das crianças por meio de atividades culturais.
Descrição:
  • Pré II  apresentou um teatro para as crianças do Pré I, contou um pouco das histórias de todos serem diferentes umas das outras, mais saberem respeitar como cada um é.
  • Pré II  apresentou para as crianças do Infantil II o teatro da linda Rosa juvenil, onde teve a participação de todas as crianças, os personagens são: linda rosa, bruxa, matinhos, relógio, e o príncipe.
  • As crianças ficaram encantadas com os figurinos e até pediram para apresentarem novamente.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Reestruturação do projeto Comunidade Leitora.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 03: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN CASTANHEIRA.
Etapa: Reestruturação do projeto Comunidade Leitora.
Descrição:
  • Etapa 2.5 Evento sobre Contação de história.
  • A sala do Pré II fez a contação de histórias para a turma do berçário II.
  • Teatro de sombras, foi contado a história do chapeuzinho vermelho através de fantoche de palitos produzidos pelas próprias crianças, chapeuzinho vermelho, mãe do chapeuzinho, vovó, senhor lobo, caçador e a floresta foram feitos de cartolinas e colados em um palito onde com um lanterna refletindo as sombras na lousa começou a história do chapeuzinho vermelho contado também pelas próprias crianças. Tiveram muitas emoções ao contar a história, cada um do seu jeito compartilharam seu entusiasmo ao ver as crianças menores gostando da história.
  • As crianças do berçário II ficaram encantadas com a sala toda escura e a iluminação através da lanterna.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Descrição:
  • Reunião de Pais, últimas reuniões de pais aconteceram de 10 a 17 de dezembro.
  • Todas as reuniões iniciaram as 7h30, foi apresentado aos pais os relatórios de desenvolvimento de todas as crianças de todos os níveis, na reunião todos tiveram um momento de compartilhar a troca de experiências.
  • A equipe escola agradeceu aos pais a parceria durante o ano, e puderam contar como foi as propostas feitas nas aulas presenciais e também remotas.
  • Foi um momento de trocas de carinhos entre pais e professores, agradecimento pelo trabalho realizado e feito com amor e dedicação.
  • As reuniões de Pais são muito importantes, tanto para a escola quanto para as famílias, poderem ver como são os trabalhos e cuidados dentro de uma rotina escolar.
  • Saber o quanto seus filhos são importantes, e tudo que são oferecidos são para bem-estar de todas as crianças. Agradecemos as famílias pela confiança de deixar conosco o seu bem mais precioso.
  • No final das reuniões foi pedido aos pais para fazerem a avaliação, onde puderam dar sugestões de melhorias, reclamar caso esteja insatisfeito com alguma coisa em relação a escola e elogios.
  • Escola e família, parceria que dá certo.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Promover ações de valorização, de troca de experiências e vivências empreendedoras junto a família e comunidade.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Promover ações de valorização, de troca de experiências e vivências empreendedoras junto a família e comunidade.
Descrição:
  • Os murais foram todos reformados com o relatório coletivo de aprendizagem de todas as crianças, as famílias puderam presenciar através das fotos as atividades proporcionadas presencialmente em sala e o desenvolvimento de aprendizagem de cada criança. As famílias elogiaram muito os trabalhos dos professores e ficaram alegres ao ver a foto de seus filhos nos murais. Muitos reconhecem o quanto o filho desenvolve dentro da escola e compartilham isso com as professoras. Isso é muito gratificante para equipe de sala, ter esse reconhecimento pelas famílias.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
  • 3.1 Acompanhamento contínuo das etapas realizadas.
  • Montamos na entrada da escola um mural para comunidade, com a seguinte frase: "Registre sua opinião sobre o nosso ano letivo:" esse mural as famílias puderam colocar sua opinião, sugestão, reclamações, elogios sobre o ano letivo de 2021. Através do registro vamos observar o que devemos melhorar para o ano de 2022, o que podemos fazer de melhor para as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Montar espaços físicos externos, com brinquedos recicláveis e não estruturados.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Montar espaços físicos externos, com brinquedos recicláveis e não estruturados.
Descrição:
  • Etapa 1 finalizada em novembro de 2020.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Construção do projeto Parque sonoro para segmento Pré escola.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção do projeto Parque sonoro para segmento Pre escola.
Descrição:
  • Etapa 2 Finalizada em dezembro de 2020.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Construção do Parque Sensorial para segmento creche.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação 03: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.
Etapa: Construção do Parque Sensorial para segmento creche.
Descrição:
  • 3.5 etapa finalizada em junho 2021
  • 3.6 etapa finalizada em julho de 2021
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação 03: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
  • Publicação dos resultados ref. A unidade escolar conforme comunicado 016/SDG/2018
  • Todas as nossas publicações referente nossa unidade fica disponível em nosso portal de transparência no endereço eletrônico: https://santissima.org/transparencia/sjc/ 
  • Acompanhamento de frequência das crianças
    O acompanhamento de frequência das crianças é através do diário digital, através do diário conseguimos ver as frequências e fazer a busca ativa das crianças que estiverem 3 faltas consecutivas, entrando em contato com as famílias e nos disponibilizamos em ajudar no que for preciso. E sempre mostrando a importância de as crianças estarem dentro da escola, participando do pedagógico oferecido pelas professoras para o desenvolvimento e aprendizagem de cada um deles.

  • Acompanhamento de aprendizagem Pré I/Pré II
    O acompanhamento de aprendizagem do Pré I e II são feitas através de uma tabela e observação de cada professora, o objetivo é que todas as crianças do Pré II saiam da escola silábico com valor sonoro. Respeitando o desenvolvimento de aprendizado de cada um deles.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição