Relatório de Execução das Atividades - Março 2022

De 01/03/2022 a 31/03/2022
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Meta: 2.  - Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa 01 - Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Atividade 1.1: Elaboração do plano de ação

OUTRAS AÇÕES REALIZADAS:

  • Acolhida: Vídeo “ A Vida é um Rio” R. T.;
  • Questão de RH;
  • Combinados;
  • Renovação dos espaços;
  • Vacinação na Unidade.

No dia 3º de Março nós da equipe gestora realizamos uma reunião com todos os colaboradores para novas orientações administrativas, sabemos que o investimento na formação dos profissionais que atuam na Unidade é uma constante, pois é condição da efetivação de um trabalho de qualidade junto as crianças. Começamos com um vídeo “ A vida é um rio” onde nos remete a pensar na importância que temos enquanto trabalho em equipe, pois estamos no mesmo barco, na mesma direção com um único propósito... fazer o melhor as nossas crianças. Passamos todas as normas e combinados que precisam ser seguidos para um trabalho efetivo e de qualidade.  

Iniciamos a pauta do planejamento e assistimos ao vídeo: “Carta de Intenção” de T. M., conversamos a respeito de um novo modelo de planejamento geral de um texto descritivo na qual a Secretaria de Educação e Cidadania (SEC) tem a intencionalidade de promover um planejamento mais singular e autoria do professor que planeja de acordo com os documentos norteadores, necessidades e características das crianças colocando-as como agente promotor do seu desenvolvimento.

Demos continuidade com a discussão sobre Planejamento Geral: O que é? Como faremos? No qual foi explicado que o texto descritivo serviria como guia anual para o planejamento das modalidades organizativas dividindo o planejamento em unidades de experiências (rituais/ propostas permanentes), sequência de experiências (propostas que promovam desafios) e projetos de investigações (investigações que emergem das crianças).

Por fim destinamos um tempo para a escrita do texto descritivo, de cada professor usando como apoio os documentos norteadores como currículo de São José dos Campos (estudado no Trabalho de Formação Continuada (TFC) da semana anterior, o livro do professor, o mapa mental de necessidades e interesses realizado no Trabalho de Formação Continuada (TFC) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola).

 Estamos investindo na organização dos espaços tanto externos quanto internos, compondo um ambiente adequado e rico em propostas pedagógicas. As salas serão organizadas de maneira a proporcionar um ambiente no qual a criança possa explorar, experimentar e vivenciar suas próprias indagações. A vacinação é a forma mais eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes da corona vírus. Apenas a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e diminui o risco de contagio. A fim de garantir a segurança de todos, avisamos as famílias e comunidade por meio de bilhetes via agenda e grupo de watazapp que no dia 16 de março estaríamos recebendo em nossa Unidade uma Equipe da Secretaria da Saúde ofertando vacinação (COVID) para crianças de 05 a 11 anos e para a comunidade que ainda não se vacinou ou precisa das doses de reforço.

O ato de ensinar e aprender requer cuidados pedagógicos, por ter intensões a serem contempladas. Isso acontece em todos os momentos como na hora da acolhida, rodas de histórias, músicas e principalmente momentos das brincadeiras enquanto ato das crianças significa pensar em possibilidades de experienciar e isso compreender o fazer, o agir, a participação e a vivência, o que repercute muito do olhar dos professores no planejamento, na organização da pratica pedagógica, na avaliação e na organização do tempo, dos espaços e materiais disponíveis.

 

2| Resultados Alcançados
  • Capacitação da equipe escola.
  • Integração de toda equipe, se colocando no lugar do outro.
  • Cumprimento das normas e combinados.
  • Equipe mais comunicativa se sentindo pertencentes ao grupo.
  • Atendimento individualizado com famílias.
  • Escola organizada oportunizando um espaço rico em possibilidades de aprendizagens.   
  • Comunidade imunizadas.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Qualificação da equipe escola.
  • Queda significativa das ausências dos colaboradores.
  • Crianças tendo novas experiências com autonomia e serem protagonistas de suas próprias jornadas de conhecimento garantindo a aprendizagem de todo
  • Fortalecimento de vínculos entre escola e famílias;
Atividades Desenvolvidas
1 | Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Descrição:

Atividade 1.1: Elaboração do plano de ação 
No dia 14 de março a Equipe Gestora se reuniu para elaborar um Plano de ação, por ser uma fase inicial da vida escolar de uma criança, é comum que tanto os alunos como os pais apresentem determinada insegurança. Dessa forma, uma boa comunicação escolar deve suprir essa dificuldade com um contato direto com os pais, a maioria dessas razões são obvias outras nem tanto, porem nós da equipe gestora sentimos a necessidade de aproximarmos mais dos pais e fazer com que sintam seguros em deixar seus filhos na Unidade. Adotamos uma ação que está sendo muito positiva, quando acontece algumas circunstâncias com a criança era apenas registrado no livro de ocorrências e na agenda, porém pensando em uma nova conduta (de assegura as famílias o bem estar do seu filho e a confiança na escola) passamos a ligar para os pais comunicando do ocorrido, para que ele esteja ciente assim que aconteça. Esse canal efetivo de comunicação imediata favoreceu os resultados da Unidade e o fortalecimento de laços entre pais e a creche. Para finalizar a etapa uma pesquisa de satisfação com o objetivo de avaliar a acolhida da equipe escola, na qual as famílias vão contar os ganhos, dificuldades e benefícios neste processo tão importante para as crianças e para as famílias

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
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