
Relatório de Execução das Atividades - Abril 2022
OUTRAS AÇÕES REALIZADAS
- Abertura de Novas Salas: A Secretaria Municipal de Educação e Cidadania (SEC) pensando em atender a demanda do Município iniciou o mês com a abertura de duas novas salas na Unidade Escolar, sendo uma sala de Berçário I, uma de Infantil I e uma de Infantil II, trazendo para a comunidade mais uma possiblidade em deixar seus filhos em um ambiente seguro podendo assim ter tempo hábil para se dedicar as suas trajetórias profissionais. As novas salas foram organizadas em um espaço rico com novas possibilidades de aprendizagens.
- Formação em Trabalho de Formação Continuada (TFC) sobre a importância dos espaços: No dia 05 de Abril seguindo orientações da Secretaria de Educação e Cidadania (SEC), estudamos nas formações a importância dos espaços a fim de oferecer às crianças condições significativas para o processo de construção de conhecimento, é fundamental que a organização das salas de referência considere contextos de aprendizagens compostos com diferentes tipos de objetos e materiais, estruturados e não estruturados, intencionalmente distribuídos, uma vez que a escolha cuidadosa de materiais, objetos e móveis é aspecto importante para que as relações e conexões se estabeleçam de forma que a criança possa gerar focos contínuos de investigação e encontrar novas oportunidade de pesquisas. Documentos norteadores: Currículo de São José dos Campos, Proposta Curricular para o berçário na Educação Infantil, Caderno do professor.
- Partilha: Mesmo sabendo que para muitas crianças a Páscoa é celebrada com os tradicionais ovos de chocolate, é importante lembrar de como essa data surgiu e o que simboliza. Dando ênfase em como viver uma vida mais fraterna, humana, repleta de compaixão. Uma das formas de abordar o assunto na prática é mostrar aos nossos pequenos que a compaixão, que significa se colocar no lugar das outras pessoas, é o sentimento mais nobre de um indivíduo, ou seja fazer as nossas crianças refletirem sobre atitudes que podem ser melhoradas para que cada um possa cuidar melhor de si, do outro e do mundo. Por isso realizamos no dia 14 ações que simboliza o amor em forma de partilha, dentre as propostas realizadas nas salas evidenciamos as equipes das salas onde confeccionaram cartões em forma de agradecimento a alguns colaboradores dentre eles, da cozinha, da secretaria, do operacional e até entre os próprios coleguinhas. Uma forma de reconhecimento e gratidão.
- Atividades no Parque com Intervenção: Brincar é um importante modo de expressão na Educação Infantil. Brincando, as crianças vivenciam experiências que garantem desafios e aprendizagens muito importantes para a sua formação integral. Muitas descobertas acontecem através das brincadeiras, por meio das quais as crianças se deparam com a possibilidade de se expressar, experimentar, refletir e se perceber como indivíduo. Quando as crianças brincam elas desenvolvem a interação, o uso da linguagem, aspectos motores e cognitivos. Constroem relações sociais de forma lúdica e ampliam seu conhecimento de mundo, além de poderem também desenvolver outras capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação e a imaginação. Dessa maneira as atividades no parque com intervenções têm se tornado cada vez mais apropriadas às necessidades e interesses das crianças, oferecendo oportunidades para que possam experimentar diferentes possibilidades de brincadeiras e ampliar as habilidades necessárias.
- Início da Pintura da Unidade Escolar: Recebemos na Unidade Escolar o Sr. B. da Secretaria de Educação e Cidadania informando que o prédio da nossa Unidade Escolar iniciaria a pintura, onde precisaria de uma força tarefa para deixar nossa creche mais linda. Enviamos bilhete via agenda e WhatsApp informando sobre a pintura a toda família.
- Aumento de crianças matriculadas.
- Diminuição de lista de espera.
- Planejamento diário dos professores sobre a organização do tempo, a ocupação do espaço, o uso dos materiais
- Olhar do professor atento para identificar as necessidades individuais e do grupo
- Escola organizada oportunizando um espaço rico em possibilidades de aprendizagens.
- Escola com novos espaços pintado
- Melhora na interação de criança;
- Qualificação da equipe escola;
- Qualificação da prática dos profissionais por meio da formação continuada em serviço
1 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude:
0,00 %
|
Meta: Prorrogação 03: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco)
anos no CEDIN CASTANHEIRA.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:
2.1 – Acompanhamento contínuo das etapas realizadas Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
2 | Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Completude:
0,00 %
|
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Descrição:
1.1 – Elaboração do plano de ação. Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
---|