Relatório de Execução das Atividades - Abril 2022

De 01/04/2022 a 30/04/2022
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

 

OUTRAS AÇÕES REALIZADAS

  • Abertura de Novas Salas: A Secretaria Municipal de Educação e Cidadania (SEC) pensando em atender a demanda do Município iniciou o mês com a abertura de duas novas salas na Unidade Escolar, sendo uma sala de Berçário I, uma de Infantil I e uma de Infantil II, trazendo para a comunidade mais uma possiblidade em deixar seus filhos em um ambiente seguro podendo assim ter tempo hábil para se dedicar as suas trajetórias profissionais. As novas salas foram organizadas em um espaço rico com novas possibilidades de aprendizagens.

  • Formação em Trabalho de Formação Continuada (TFC) sobre a importância dos espaços: No dia 05 de Abril seguindo orientações da Secretaria de Educação e Cidadania (SEC), estudamos  nas formações  a importância dos espaços a fim de oferecer às crianças condições significativas para o processo de construção de conhecimento, é fundamental que a organização das salas de referência considere contextos de aprendizagens compostos com diferentes tipos de objetos e materiais, estruturados e não estruturados, intencionalmente distribuídos, uma vez que a escolha cuidadosa de materiais, objetos e móveis é aspecto importante para que as relações e conexões se estabeleçam de forma que a criança possa gerar focos contínuos de investigação e encontrar novas oportunidade de pesquisas. Documentos norteadores: Currículo de São José dos Campos, Proposta Curricular para o berçário na Educação Infantil, Caderno do professor.

  • Partilha: Mesmo sabendo que para muitas crianças a Páscoa é celebrada com os tradicionais ovos de chocolate, é importante lembrar de como essa data surgiu e o que simboliza. Dando ênfase em como viver uma vida mais fraterna, humana, repleta de compaixão. Uma das formas de abordar o assunto na prática é mostrar aos nossos pequenos que a compaixão, que significa se colocar no lugar das outras pessoas, é o sentimento mais nobre de um indivíduo, ou seja fazer as nossas crianças refletirem sobre atitudes que podem ser melhoradas para que cada um possa cuidar melhor de si, do outro e do mundo. Por isso realizamos no dia 14 ações que simboliza o amor em forma de partilha, dentre as propostas realizadas nas salas evidenciamos as equipes das salas onde confeccionaram cartões em forma de agradecimento a alguns colaboradores dentre eles, da cozinha, da secretaria, do operacional e até entre os próprios coleguinhas. Uma forma de reconhecimento e gratidão.

  • Atividades no Parque com Intervenção: Brincar é um importante modo de expressão na Educação Infantil. Brincando, as crianças vivenciam experiências que garantem desafios e aprendizagens muito importantes para a sua formação integral. Muitas descobertas acontecem através das brincadeiras, por meio das quais as crianças se deparam com a possibilidade de se expressar, experimentar, refletir e se perceber como indivíduo. Quando as crianças brincam elas desenvolvem a interação, o uso da linguagem, aspectos motores e cognitivos. Constroem relações sociais de forma lúdica e ampliam seu conhecimento de mundo, além de poderem também desenvolver outras capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação e a imaginação. Dessa maneira as atividades no parque com intervenções têm se tornado cada vez mais apropriadas às necessidades e interesses das crianças, oferecendo oportunidades para que possam experimentar diferentes possibilidades de brincadeiras e ampliar as habilidades necessárias.

  • Início da Pintura da Unidade Escolar: Recebemos na Unidade Escolar o Sr. B. da Secretaria de Educação e Cidadania informando que o prédio da nossa Unidade Escolar iniciaria a pintura, onde precisaria de uma força tarefa para deixar nossa creche mais linda. Enviamos bilhete via agenda e WhatsApp informando sobre a pintura a toda família.
2| Resultados Alcançados
  • Aumento de crianças matriculadas.
  • Diminuição de lista de espera.
  • Planejamento diário dos professores sobre a organização do tempo, a ocupação do espaço, o uso dos materiais
  • Olhar do professor atento para identificar as necessidades individuais e do grupo
  • Escola organizada oportunizando um espaço rico em possibilidades de aprendizagens.
  • Escola com novos espaços pintado
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Melhora na interação de criança;
  • Qualificação da equipe escola;
  • Qualificação da prática dos profissionais por meio da formação continuada em serviço
Atividades Desenvolvidas
1 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN CASTANHEIRA.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Descrição:

2.1 – Acompanhamento contínuo das etapas realizadas
Continuamos oferecendo uma educação de qualidade às crianças, num ambiente organizado e agradável, com uma proposta pedagógica que garanta seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. No mês de abril a  equipe escola, gestores, professores, educadores e administrativos buscaram um contato eficiente para falar com as famílias, e registrando todo o tipo de ocorrências visando um relacionamento transparente e trazendo os laços de confiança dos pais e responsáveis para com a Unidade Escolar abordando os assuntos que houver necessidade. Realizamos a comunicação com a família que é realizada pelo grupo de WhatsApp e via telefone, sanando duvídas e interagindo com a familía, realizando também nesse périodo matriculas na unidade escolar. A Equipe Gestora tem acompanhado a rotina de todos os funcionários, familias e crianças na  entrada e na saída garantindo todo os cuidados com os protocolos de segurança. Foi realizada neste mês a sanitização seguindo um cronograma enviado por e-mail na Secretaria de Educação e Cidadania (SEC). Realizamos em parceria com a Orientadora de Escola todas as segundas-feiras, realiza reunião de equipe para planejar e organizar as demandas da semana que envolvam todos os colaboradores e em  todos os segmentos. São realizadas as formações de Trabalho de Formação Continuada (TFC) com as professoras dia de terça e quinta-feira no horário das 13h30  às 16h00, e formação com as educadoras na terça e quarta feira no horário das 08h00 às 09h00 e das 09h00 às 10h00. Formação Equipe de apoio dos Auxiliares de Serviços Gerais (ASG), Cozinha e Auxiliar Administrativo são feitas dividido em grupos e elaboradas por meio de pautas. Realizamos atividades e prospostas das crianças do Pré II com uma evidencia maior através da Pedagógia dos sonhos onde foram feitass rodas de conversas e assembleiaa com votações atraves de perguntas das profissões que querem ser quando crescer. Dentre as inúmeras escolhas montaram um gráfico onde puderam detalhar um pouco das profissões escolhidas por eles, e também trouxeram objetos relacionados a sua profissão do sonho. Dando continuidade a reestruturação do projeto Comunidade Leitora, trouxemos novos acervos para as crianças e familiares, incentivando a leitura e de vínculo afetivo, dando asas a imaginação no ouvir uma contação de história ou no de um familiar que escolhe um livro para si garantindo momentos de conhecimento e entretenimento. Neste mês nos chamou a atenção a professora A. C. que ao final de seu expediente ao momento de ir embora para casa, passa com sua filha A. de 4 anos no cantinho da Comunidade Leitora para que escolham juntos um livro e em seguida assinando o registro de empréstimo partem para casa animadas com os momentos agradavéis de leitura e histórias que terão mais tarde.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 03: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil, na busca de soluções para os problemas sociais.
Etapa: Promover um diálogo com as famílias e comunidade a fim de promover a pratica de cidadania e parceria.
Descrição:

1.1 – Elaboração do plano de ação.
Pensando na segurança das crianças e observando algumas ações do colegiado, sentimos a necessidade de um plano de ação que tenha um olhar atento para entrada e saída das crianças da Unidade Escolar e consequentemente o qual o planejamento realizado com as crianças para o acolhimento e a despedida, momento este em que os portões da escola ficam aberto. Mandamos bilhetes comunicando toda família sobre as novas mudanças, realizamos reunião com todos os colaboradores inclusive com a equipe do transporte escolar.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição