
Relatório mensal - Julho 2018
Neste mês foi realizados os projetos:
- Cultura da Paz
- Parque com intervenção
- Boca Saudável Criança Feliz
- Era Uma Vez
- As Sementeiras
- Oficinas
- Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade.
- Cantos e ambientes
- Parque Sonoro
- Educação Especial
- Parceria com a comunidade
- Capacitação
Cultura da Paz:
- Houve uma satisfação dos pais através da avaliação;
- Estreitamento das relações entre escola e família.
Parque com intervenção:
- Ampliação das propostas para o momento do Parque, interação com níveis diferentes valorizando o cuidado com o outro.
Boca Saudável Criança Feliz:
- Todas as crianças estão sendo atendidas e o trabalho de conscientização é continuo.
- Ter uma conscientização das famílias e crianças quanto ao processo de prevenção a doenças sobre saúde bucal.
As Sementeiras:
- Conhecimento dos procedimentos de plantio, cuidados e colheitas.
- Preservação do meio ambiente.
- Organização do espaço a ser cultivado.
Oficinas:
- Espaço favorável a interação e aprendizagem.
Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade:
- Envolvimento e a conscientização nos processos que ocorre dentro do ambiente escolar.
- Democratização nas tomadas de decisões.
- Transparência no que se refere as prestações de conta.
Era uma vez:
- Envolvimento das famílias na leitura de histórias para seus filhos
- Recursos variados de histórias e ampliação de bons gêneros textuais.
- Espaço organizado e aconchegante para as crianças.
- Organização dos materiais facilitando o acesso e o incentivo a leitura através das propostas de contação.
Cantos e ambientes:
- Espaços nas salas que estimule a criação e interação das crianças.
Parque Sonoro:
-
Tornando a parte externa atrativa, proporcionando a exploração das crianças.
Educação Especial:
- Buscando realizar um atendimento de acordo com a especificidade das crianças.
Parceria com a comunidade:
- Atendimento realizado de acordo com a especificidade das crianças.
Capacitação:
- Conscientização quanto ao Pacto Nacional de alfabetização na idade certa.
1 | Parque com Intervenção
Completude:
100,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
Cronograma com as propostas para este momento. Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
2 | Parque com Intervenção
Completude:
100,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Realizar oficinas de confecção de materiais e brinquedos com a participação de pais, responsáveis e alunos.
Descrição:
Cronograma com as propostas para este momento. Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
3 | Cultura da Paz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
4 | Cultura da Paz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
5 | Cultura da Paz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
6 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
58,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio
de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
7 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
58,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Elaboração e envio às famílias, de autorização por escrito, para o início da prevenção e cuidados com a saúde bucal dos alunos. As autorizações ficarão no prontuário de cada aluno.
Descrição:
• Divulgação do projeto “ Boca Saudável Criança Feliz”; Pontos de Atenção:
• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
Encaminhamentos:
• Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais.
|
8 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
58,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Organização do espaço, aquisição de materiais adequados e instalação de equipamentos, adequando-os as necessidades para o atendimento aos alunos.
Descrição:
• Organização do espaço e manutenção dos equipamentos;
Pontos de Atenção:
• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
Encaminhamentos:
• Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais.
|
9 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
58,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
• Participação do Dr. Leonardo nas Oficinas da tarde e TFC com as educadoras.
Pontos de Atenção:
• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
Encaminhamentos:
• Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais.
|
10 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
58,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
• Participação do Dr. Leonardo nas Oficinas da tarde e TFC com as educadoras.
Pontos de Atenção:
• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
Encaminhamentos:
• Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais.
|
11 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
58,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Promover momentos entre o profissional de odontologia e professores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar, quanto o auxílio diário da escovação dos alunos.
Descrição:
• Participação do Dr. Leonardo nas Oficinas da tarde e TFC com as educadoras.
Pontos de Atenção:
• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
Encaminhamentos:
• Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais. |
12 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
58,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:
• Participação do Dr. Leonardo nas Oficinas da tarde e TFC com as educadoras.
Pontos de Atenção:
• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
Encaminhamentos:
• Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais. |
13 | Era uma vez
Completude:
80,00 %
|
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Contratação de um profissional para a sala de leitura onde serão realizadas atividades semanais de contação e leitura de histórias, dramatização, e nos eventos especiais da Unidade Escolar o mesmo realizará atividades culturais com alunos e pais.
Descrição:
• Teve a contratação do Profissional para sala de leitura; Pontos de Atenção:
• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
Encaminhamentos:
• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios; |
14 | Era uma Vez
Completude:
80,00 %
|
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Organização da sala de leitura com os espaços bem estruturados, mobiliário próprio e diversidade de propostas, catalogação dos livros e materiais para atender aos alunos das diferentes faixas etárias do berçário ao pré.
Descrição:
• Estruturação das caixas organizadoras com os livros para empréstimo; Pontos de Atenção:
• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
Encaminhamentos:
• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios; |
15 | Era uma Vez
Completude:
80,00 %
|
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Realização de reunião Bimestral com a equipe gestora, para avaliar as ações e planejar novas situações de interação com os alunos e suas respectivas famílias qualificando as ações educativas, ampliando o fazer pedagógico e enriquecendo a prática.
Descrição:
• Montagem do cronograma com horários de atendimento por turma. Pontos de Atenção:
• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
Encaminhamentos:
• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios; |
16 | Era uma Vez
Completude:
80,00 %
|
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Estabelecimento de parcerias junto a empresas e comércios para aquisição periódica de exemplares de livros, materiais e outros recursos adequados as diferentes faixas etárias, que promovam a leitura, contação e dramatização de histórias.
Descrição:
• Estruturação das caixas organizadoras com os livros para empréstimo; Pontos de Atenção:
• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
Encaminhamentos:
• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios; |
17 | As Sementeiras
Completude:
64,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:
• Compartilhamento e lançamento do projeto com as crianças e famílias; Pontos de Atenção:
• Preparo e degustação dos alimentos cultivados; Encaminhamentos:
|
18 | As Sementeiras
Completude:
64,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
• Planejamento semestral de ações educativas; Pontos de Atenção:
• Preparo e degustação dos alimentos cultivados; Encaminhamentos:
|
19 | As Sementeiras
Completude:
64,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Lançamento do Projeto “As Sementeiras”.
Descrição:
• Compartilhamento e lançamento do projeto com as crianças e famílias; Pontos de Atenção:
• Preparo e degustação dos alimentos cultivados; Encaminhamentos:
|
20 | As Sementeiras
Completude:
64,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
• Planejamento semestral de ações educativas; Pontos de Atenção:
• Preparo e degustação dos alimentos cultivados; Encaminhamentos:
|
21 | As Sementeiras
Completude:
64,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
• Participação de voluntário no cuidado com a horta e plantio; Pontos de Atenção:
• Preparo e degustação dos alimentos cultivados; Encaminhamentos:
|
22 | As Sementeiras
Completude:
64,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
• Participação de voluntário no cuidado com a horta e plantio; Pontos de Atenção:
• Preparo e degustação dos alimentos cultivados; Encaminhamentos:
|
23 | As Sementeiras
Completude:
64,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaboração de cronograma semanal de saída dos alunos com os professores e educadores para os cuidados com a horta.
Descrição:
• Planejamento semestral de ações educativas; Pontos de Atenção:
• Preparo e degustação dos alimentos cultivados; Encaminhamentos:
|
24 | Oficinas
Completude:
100,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
• Houve a construção de brinquedos e materiais que favoreceram a aprendizagem; Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
25 | Oficinas
Completude:
100,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
• Momento de formação com pesquisa e confecção dos brinquedos; Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
26 | Cantos e ambientes
Completude:
100,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Planejamento dos cantos e dos ambientes de acordo com a faixa etária e características do desenvolvimento infantil envolvendo os alunos desde o planejamento até sua confecção.
Descrição:
• Foi realizado o planejamento dos cantos e solicitações dos materiais necessários para organização; Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
27 | Cantos e ambientes
Completude:
100,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Implantação dos cantos e ambientes pedagógicos nas salas aula, com materiais adequados Considerando os eixos estruturantes da educação infantil (brincar e interações) e os campos de experiências.
Descrição:
• Planejamento dos cantos e solicitações dos materiais necessários para organização; Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
28 | Cantos e ambientes
Completude:
100,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização semestral de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
• Retomada dos estudos com foco nas propostas adequadas a faixa etária; Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
29 | Cantos e ambientes
Completude:
100,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
• Retomada dos estudos com foco nas propostas adequadas a faixa etária; Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
30 | Parque Sonoro
Completude:
2,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Arrecadação com a comunidade de materiais por meio da verba, eventos e contribuições mensais;
Descrição:
• Foi feito a arrecadação de materiais;
Pontos de Atenção:
• Construir mais estrutura para enriquecer as propostas;
Encaminhamentos:
|
31 | Parque Sonoro
Completude:
2,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
• Foi realizada a confecção de móbiles.
Pontos de Atenção:
• Realizar plano de formação para as educadoras;
Encaminhamentos:
|
32 | Educação Especial
Completude:
55,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças; Pontos de Atenção:
• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar. Encaminhamentos:
• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador. |
33 | Educação Especial
Completude:
55,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno.
Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades
• modificações de procedimentos
• introdução de atividades alternativas às previstas
• introdução de atividades complementares às previstas
• modificação do nível de complexidade das atividades
• adaptação dos materiais
Descrição:
• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças; Pontos de Atenção:
• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar. Encaminhamentos:
• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador. |
34 | Educação Especial
Completude:
55,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais.
Flexibilizações organizativas
• organização de agrupamentos
• organização didática
• organização do espaço
Descrição:
• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças; Pontos de Atenção:
• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar. Encaminhamentos:
• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador. |
35 | Educação Inclusiva
Completude:
55,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem-estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:
• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças; Pontos de Atenção:
• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar. Encaminhamentos:
• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador. |
36 | Educação Especial
Completude:
55,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Implementação de um projeto de formação contínua em conjunto com a professora da sala de recurso, com objetivos específicos à educação inclusiva, subsidiando os profissionais (professores e educadores) que atuam diretamente com os alunos portadores de alguma deficiência.
Descrição:
• Professora do AEE realizou atendimento individualizado com as crianças; Pontos de Atenção:
• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar. Encaminhamentos:
• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador. |
37 | Parceria com a comunidade
Completude:
66,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
• Será realizado a reunião com os pais com objetivo de compartilhar as propostas realizadas no 1° semestre;
Pontos de Atenção:
• Promover encontros culturais com as famílias
Encaminhamentos:
• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador. |
38 | Parceria com a comunidade
Completude:
66,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos seja acompanhada pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
• Será realizada a reunião com os pais com objetivo de compartilhar as propostas realizadas no 1° semestre;
Pontos de Atenção:
• Promover encontros culturais com as famílias
Encaminhamentos:
• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador. |
39 | Capacitação
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
• Será feita a formação com educadores e professores com o estudo do PENAC e BNCC. Pontos de Atenção:
• Etapa 5 está em andamento com acervo pedagógico na sala dos professores para aprofundamento teórico. Encaminhamentos:
• Disponibilizar maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola. |
40 | Capacitação
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
• Formação com educadores e professores com o estudo do PENAC e BNCC.
Pontos de Atenção:
• Etapa 5 está em andamento com acervo pedagógico na sala dos professores para aprofundamento teórico.
Encaminhamentos:
• Disponibilizar maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola. |
41 | Capacitação
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
• Formação com educadores e professores com o estudo do PENAC e BNCC.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
• Disponibilizar maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola. |
42 | Capacitação
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
• Formação com educadores e professores com o estudo do PENAC e BNCC.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
• Disponibilizar maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola. |
43 | Capacitação
Completude:
80,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
• Formação com educadores e professores com o estudo do PENAC e BNCC.
Pontos de Atenção:
• Etapa 5 está em andamento com acervo pedagógico na sala dos professores para aprofundamento teórico.
Encaminhamentos:
• Disponibilizar maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola. |
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
---|