Relatório mensal - Julho 2018

De 02/07/2018 a 31/07/2018
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foi realizados os projetos:

  • Cultura da Paz
  • Parque com intervenção
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • Era Uma Vez
  • As Sementeiras
  • Oficinas
  • Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade.
  • Cantos e ambientes
  • Parque Sonoro
  • Educação Especial
  • Parceria com a comunidade
  • Capacitação
2| Resultados Alcançados

Cultura da Paz:

  • Houve uma satisfação dos pais através da avaliação;
  • Estreitamento das relações entre escola e família.

Parque com intervenção:

  • Ampliação das propostas para o momento do Parque, interação com níveis diferentes valorizando o cuidado com o outro.

 Boca Saudável Criança Feliz:

  • Todas as crianças estão sendo atendidas e o trabalho de conscientização é continuo. 
  • Ter uma conscientização das famílias e crianças quanto ao processo de prevenção a doenças sobre saúde bucal.

 As Sementeiras:

  • Conhecimento dos procedimentos de plantio, cuidados e colheitas.
  • Preservação do meio ambiente.
  • Organização do espaço a ser cultivado.

Oficinas:

  • Espaço favorável a interação e aprendizagem.

 Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade:

  • Envolvimento e a conscientização nos processos que ocorre dentro do ambiente escolar.
  • Democratização nas tomadas de decisões.
  • Transparência no que se refere as prestações de conta.

 Era uma vez:

  • Envolvimento das famílias na leitura de histórias para seus filhos
  • Recursos variados de histórias e ampliação de bons gêneros textuais.
  • Espaço organizado e aconchegante para as crianças.
  • Organização dos materiais facilitando o acesso e o incentivo a leitura através das propostas de contação.

Cantos e ambientes:

  • Espaços nas salas que estimule a criação e interação das crianças.

Parque Sonoro:

  •  Tornando a parte externa atrativa, proporcionando a exploração das crianças.

Educação Especial:

  • Buscando realizar um atendimento de acordo com a especificidade das crianças.

Parceria com a comunidade:

  • Atendimento realizado de acordo com a especificidade das crianças.

Capacitação:

  •  Conscientização quanto ao Pacto Nacional de alfabetização na idade certa.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Elaboração de um plano de formação.
  • Realização de bilhete enviado a comunidade.
  • Confecção em TFC de brinquedos com materiais não estruturados.

Cronograma com as propostas para este momento.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Realizar oficinas de confecção de materiais e brinquedos com a participação de pais, responsáveis e alunos.
Descrição:
  • Elaboração de um plano de formação.
  • Realização de bilhete enviado a comunidade.
  • Confecção em TFC de brinquedos com materiais não estruturados.

Cronograma com as propostas para este momento.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Cultura da Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
  • Ter o envolvimento dos funcionários na organização dos espaços para acolher as famílias;
  • Apresentar o envolvimento das crianças em ações que visam a solidariedade;
  • Foi feita a pesquisa de satisfação realizada com as famílias;
Pontos de Atenção:
  •  Implantar o projeto a Paz começa em casa;
  •  Desenvolver ações de horta e reciclagem.
Encaminhamentos:
  • Continuar investindo no dicas “ A paz começa em casa”, para que os pais possam ficar mais próximos de seus filhos (as).
4 | Cultura da Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
  • Houve a palestra com a Dra. Renata, apresentando o projeto Baby Dente;
  • Apresentando o envolvimento das crianças em ações que visam a solidariedade;

 

Pontos de Atenção:

 

  • Implantar o projeto a Paz começa em casa;
  • Desenvolver ações de horta e reciclagem.

 

Encaminhamentos:

 

  • Continuar investindo no dicas “ A paz começa em casa”, para que os pais possam ficar mais próximos de seus filhos (as).

 

5 | Cultura da Paz
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
  • Apresentando o envolvimento das crianças em ações que visam a solidariedade;
  • Foi feita a pesquisa de satisfação realizada com as famílias;

 

 

Pontos de Atenção:

 

  •  Implantar o projeto a Paz começa em casa;
  •  Desenvolver ações de horta e reciclagem.

 

Encaminhamentos:

 

  • Continuar investindo no dicas “ A paz começa em casa”, para que os pais possam ficar mais próximos de seus filho (a).

 

6 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 58,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto
Descrição:
  • Contratação do Dr. Leonardo;
  • Divulgação do projeto “ Boca Saudável Criança Feliz”;

 

Pontos de Atenção:
  • Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
  • Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;

 

 

Encaminhamentos:
  • Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais.

 

7 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 58,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Elaboração e envio às famílias, de autorização por escrito, para o início da prevenção e cuidados com a saúde bucal dos alunos. As autorizações ficarão no prontuário de cada aluno.
Descrição:

• Divulgação do projeto “ Boca Saudável Criança Feliz”;
• Organização do espaço e manutenção dos equipamentos;

Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;

 

Encaminhamentos:

• Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais.

 

8 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 58,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Organização do espaço, aquisição de materiais adequados e instalação de equipamentos, adequando-os as necessidades para o atendimento aos alunos.
Descrição:

• Organização do espaço e manutenção dos equipamentos;
• Participação do Dr. Leonardo nas Oficinas da tarde e TFC com as educadoras.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;

 

Encaminhamentos:

• Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais.

 

9 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 58,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:

• Participação do Dr. Leonardo nas Oficinas da tarde e TFC com as educadoras.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;

 

Encaminhamentos:

• Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais.

 

10 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 58,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:

• Participação do Dr. Leonardo nas Oficinas da tarde e TFC com as educadoras.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;

 

Encaminhamentos:

• Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais.

 

11 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 58,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Promover momentos entre o profissional de odontologia e professores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar, quanto o auxílio diário da escovação dos alunos.
Descrição:

• Participação do Dr. Leonardo nas Oficinas da tarde e TFC com as educadoras.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;

 

Encaminhamentos:

• Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais.

12 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 58,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:

• Participação do Dr. Leonardo nas Oficinas da tarde e TFC com as educadoras.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar situações de aprendizagem nos momentos das oficinas;
• Promover momentos em TFC para capacitar os profissionais da unidade escolar;

 

Encaminhamentos:

• Realizar um cronograma para as oficinas da tarde que incentive os bons hábitos bucais.

13 | Era uma vez
Completude: 80,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Contratação de um profissional para a sala de leitura onde serão realizadas atividades semanais de contação e leitura de histórias, dramatização, e nos eventos especiais da Unidade Escolar o mesmo realizará atividades culturais com alunos e pais.
Descrição:

• Teve a contratação do Profissional para sala de leitura;

Pontos de Atenção:

• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
• Empréstimo de livros.

 

Encaminhamentos:

 

• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios;
• Realizar a escala para empréstimo

14 | Era uma Vez
Completude: 80,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Organização da sala de leitura com os espaços bem estruturados, mobiliário próprio e diversidade de propostas, catalogação dos livros e materiais para atender aos alunos das diferentes faixas etárias do berçário ao pré.
Descrição:

• Estruturação das caixas organizadoras com os livros para empréstimo;
• Confecção de livros com imagens para berçário;

Pontos de Atenção:

• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
• Empréstimo de livros.

 

Encaminhamentos:

 

• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios;
• Realizar a escala para empréstimo

15 | Era uma Vez
Completude: 80,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Realização de reunião Bimestral com a equipe gestora, para avaliar as ações e planejar novas situações de interação com os alunos e suas respectivas famílias qualificando as ações educativas, ampliando o fazer pedagógico e enriquecendo a prática.
Descrição:

• Montagem do cronograma com horários de atendimento por turma.

Pontos de Atenção:

• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
• Empréstimo de livros.

 

Encaminhamentos:

 

• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios;
• Realizar a escala para empréstimo

16 | Era uma Vez
Completude: 80,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Estabelecimento de parcerias junto a empresas e comércios para aquisição periódica de exemplares de livros, materiais e outros recursos adequados as diferentes faixas etárias, que promovam a leitura, contação e dramatização de histórias.
Descrição:

• Estruturação das caixas organizadoras com os livros para empréstimo;

Pontos de Atenção:

• Firmar parceria com empresas e comércios para doações;
• Empréstimo de livros.

 

Encaminhamentos:

 

• Fazer ofícios e encaminhar as empresas e comércios;
• Realizar a escala para empréstimo

17 | As Sementeiras
Completude: 64,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:

• Compartilhamento e lançamento do projeto com as crianças e famílias;

Pontos de Atenção:

• Preparo e degustação dos alimentos cultivados;
• Promover momentos com as famílias e palestras com nutricionistas.

Encaminhamentos:
18 | As Sementeiras
Completude: 64,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:

• Planejamento semestral de ações educativas;
• Participação de voluntário no cuidado com a horta e plantio;
• Participação das famílias com aquisição da matéria prima.

Pontos de Atenção:

• Preparo e degustação dos alimentos cultivados;
• Promover momentos com as famílias e palestras com nutricionistas.

Encaminhamentos:
19 | As Sementeiras
Completude: 64,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Lançamento do Projeto “As Sementeiras”.
Descrição:

• Compartilhamento e lançamento do projeto com as crianças e famílias;

Pontos de Atenção:

• Preparo e degustação dos alimentos cultivados;
• Promover momentos com as famílias e palestras com nutricionistas.

Encaminhamentos:
20 | As Sementeiras
Completude: 64,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:

• Planejamento semestral de ações educativas;

Pontos de Atenção:

• Preparo e degustação dos alimentos cultivados;
• Promover momentos com as famílias e palestras com nutricionistas.

Encaminhamentos:
21 | As Sementeiras
Completude: 64,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:

• Participação de voluntário no cuidado com a horta e plantio;

Pontos de Atenção:

• Preparo e degustação dos alimentos cultivados;
• Promover momentos com as famílias e palestras com nutricionistas.

Encaminhamentos:
22 | As Sementeiras
Completude: 64,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:

• Participação de voluntário no cuidado com a horta e plantio;
• Participação das famílias com aquisição da matéria prima.

Pontos de Atenção:

• Preparo e degustação dos alimentos cultivados;
• Promover momentos com as famílias e palestras com nutricionistas.

Encaminhamentos:
23 | As Sementeiras
Completude: 64,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaboração de cronograma semanal de saída dos alunos com os professores e educadores para os cuidados com a horta.
Descrição:

• Planejamento semestral de ações educativas;

Pontos de Atenção:

• Preparo e degustação dos alimentos cultivados;
• Promover momentos com as famílias e palestras com nutricionistas.

Encaminhamentos:
24 | Oficinas
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:

 

• Houve a construção de brinquedos e materiais que favoreceram a aprendizagem;

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
25 | Oficinas
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:

• Momento de formação com pesquisa e confecção dos brinquedos;
• Momentos de pesquisa e formação a fim de qualificar as propostas brincantes.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
26 | Cantos e ambientes
Completude: 100,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Planejamento dos cantos e dos ambientes de acordo com a faixa etária e características do desenvolvimento infantil envolvendo os alunos desde o planejamento até sua confecção.
Descrição:

• Foi realizado o planejamento dos cantos e solicitações dos materiais necessários para organização;

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
27 | Cantos e ambientes
Completude: 100,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Implantação dos cantos e ambientes pedagógicos nas salas aula, com materiais adequados Considerando os eixos estruturantes da educação infantil (brincar e interações) e os campos de experiências.
Descrição:

• Planejamento dos cantos e solicitações dos materiais necessários para organização;
• Retomada dos estudos com foco nas propostas adequadas a faixa etária;

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
28 | Cantos e ambientes
Completude: 100,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização semestral de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:

• Retomada dos estudos com foco nas propostas adequadas a faixa etária;

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
29 | Cantos e ambientes
Completude: 100,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:

• Retomada dos estudos com foco nas propostas adequadas a faixa etária;
• Momentos no TFC para a construção e organização dos cantos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
30 | Parque Sonoro
Completude: 2,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Arrecadação com a comunidade de materiais por meio da verba, eventos e contribuições mensais;
Descrição:

• Foi feito a arrecadação de materiais;

 

Pontos de Atenção:

• Construir mais estrutura para enriquecer as propostas;

 

Encaminhamentos:
31 | Parque Sonoro
Completude: 2,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:

• Foi realizada a confecção de móbiles.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar plano de formação para as educadoras;
• Construir mais estrutura para enriquecer as propostas;
• Envolver as famílias no processo.

 

Encaminhamentos:
32 | Educação Especial
Completude: 55,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;

Pontos de Atenção:

• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar.



Encaminhamentos:

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador.

33 | Educação Especial
Completude: 55,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno. Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades • modificações de procedimentos • introdução de atividades alternativas às previstas • introdução de atividades complementares às previstas • modificação do nível de complexidade das atividades • adaptação dos materiais
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizou atendimento individualizado com as crianças;

Pontos de Atenção:

• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar.



Encaminhamentos:

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador.

34 | Educação Especial
Completude: 55,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais. Flexibilizações organizativas • organização de agrupamentos • organização didática • organização do espaço
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizou atendimento individualizado com as crianças;
• As professoras fizeram formação com a especialista do AEE.

Pontos de Atenção:

• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar.



Encaminhamentos:

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador.

35 | Educação Inclusiva
Completude: 55,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem-estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizou atendimento individualizado com as crianças;
• As professoras fizeram formação com a especialista do AEE.

Pontos de Atenção:

• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar.



Encaminhamentos:

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador.

36 | Educação Especial
Completude: 55,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Implementação de um projeto de formação contínua em conjunto com a professora da sala de recurso, com objetivos específicos à educação inclusiva, subsidiando os profissionais (professores e educadores) que atuam diretamente com os alunos portadores de alguma deficiência.
Descrição:

• Professora do AEE realizou atendimento individualizado com as crianças;
• As professoras fizeram formação com a especialista do AEE.

Pontos de Atenção:

• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar.



Encaminhamentos:

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador.

37 | Parceria com a comunidade
Completude: 66,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:

• Será realizado a reunião com os pais com objetivo de compartilhar as propostas realizadas no 1° semestre;

 

Pontos de Atenção:

• Promover encontros culturais com as famílias

 

Encaminhamentos:

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador.

38 | Parceria com a comunidade
Completude: 66,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos seja acompanhada pelos pais ou responsáveis.
Descrição:

• Será realizada a reunião com os pais com objetivo de compartilhar as propostas realizadas no 1° semestre;

 

Pontos de Atenção:

• Promover encontros culturais com as famílias

 

Encaminhamentos:

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nosso colaborador.

39 | Capacitação
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:

• Será feita a formação com educadores e professores com o estudo do PENAC e BNCC.

Pontos de Atenção:

• Etapa 5 está em andamento com acervo pedagógico na sala dos professores para aprofundamento teórico.

Encaminhamentos:

• Disponibilizar maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola.

40 | Capacitação
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação e outras Instituições Educacionais.
Descrição:

• Formação com educadores e professores com o estudo do PENAC e BNCC.
• Enfoque na “ Cultura da Paz” e promoção da saúde com temáticas relacionadas a vulnerabilidade infantil.

 

Pontos de Atenção:

• Etapa 5 está em andamento com acervo pedagógico na sala dos professores para aprofundamento teórico.

 

Encaminhamentos:

• Disponibilizar maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola.

41 | Capacitação
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:

• Formação com educadores e professores com o estudo do PENAC e BNCC.
• Enfoque na “ Cultura da Paz” e promoção da saúde com temáticas relacionadas a vulnerabilidade infantil.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:

• Disponibilizar maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola.

42 | Capacitação
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:

• Formação com educadores e professores com o estudo do PENAC e BNCC.
• Enfoque na “ Cultura da Paz” e promoção da saúde com temáticas relacionadas a vulnerabilidade infantil.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:

• Disponibilizar maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola.

43 | Capacitação
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:

• Formação com educadores e professores com o estudo do PENAC e BNCC.
• Empréstimo de livro para os berçários;
• Enfoque na “ Cultura da Paz” e promoção da saúde com temáticas relacionadas a vulnerabilidade infantil.

 

Pontos de Atenção:

• Etapa 5 está em andamento com acervo pedagógico na sala dos professores para aprofundamento teórico.

 

Encaminhamentos:

• Disponibilizar maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola.

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