Relatório mensal - Novembro 2018

De 01/11/2018 a 30/11/2018
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Foram realizados os seguintes projetos neste mês:

  • cultura da paz
  • saúde bucal
  • era uma vez
  • as sementeiras
  • proporcionar espaços físicos externos
  • compor e manter organizado os espaços das salas de aula em cantos
  • Educação Especial 
  • parque sonoro.
  • Parceria com a comunidade
  • Capacitação
2| Resultados Alcançados

Cultural da paz:

  • Sensibilização das educadoras na promoção da paz.

 Saúde bucal:

  • Conscientização das famílias na importância da saúde bucal.

 Era uma vez:

  • Motivação do gosto pela leitura através das histórias e teatros;
  • Estreitamento de laços entre criança e família através do empréstimo

 Proporcionar espaços físicos externos:

  • Espaço favorável a aprendizagem;
  • Envolvimento das famílias na aquisição do material.

Sementeiras:

  • Envolvimento das famílias e funcionários no processo de cultivo;
  • Construção de bons hábitos alimentares;

 Compor e manter organizado os espaços das salas de aula em cantos:

  • Espaços nas salas que favoreceram a aprendizagem e a interação das crianças.

 Parque sonoro:

  • Ambientes favoráveis a exploração e estimulação das crianças;
  • Participação das famílias no processo de construção enviando materiais.

Educação Especial:

  • Atendimento realizado de acordo com a especificidade das crianças.

Parceria com a comunidade:

  •  Estreitamento de vínculos com a parceria escola e família.

Capacitação:

  • Conscientização e valorização da família na participação das propostas da Unidade escolar
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura de Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:

Formação com as educadoras sobre a Cultura da Paz.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Cultura de Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:

Formação com as educadoras sobre a Cultura da Paz.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Cultura de Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:

Formação com as educadoras sobre a Cultura da Paz.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Cultura de Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:

Formação com as educadoras sobre a Cultura da Paz.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Cultura de Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:

Formação com as educadoras sobre a Cultura da Paz.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Promover momentos com as famílias e crianças, através de palestras em sábados letivos.
Descrição:
  • Participação do Dr. Leonardo nas oficinas da tarde;
  • Atendimentos e avaliações;
  • Avaliação e atendimentos.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:
  • Participação do Dr. Leonardo nas oficinas da tarde;
  • Atendimentos e avaliações;
  • Avaliação e atendimentos.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
  • Participação do Dr. Leonardo nas oficinas da tarde;
  • Atendimentos e avaliações;
  • Avaliação e atendimentos.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Era uma vez
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Estabelecimento de parcerias junto a empresas e comércios para aquisição periódica de exemplares de livros, materiais e outros recursos adequados as diferentes faixas etárias, que promovam a leitura, contação e dramatização de histórias.
Descrição:

Parceria com Sr. Edmundo distribuidor de livros

Organização e restauração do Material didático para utilizar como recurso no momento da contação;

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Era uma vez
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Construção pelo profissional periodicamente de livros (pano, papelão, plástico) e outros materiais pedagógicos (fantoche, dedoche, avental, luva, vareta, fantasia, máscara, assessórios e outros) que enriqueçam o trabalho desenvolvido na sala de leitura.
Descrição:

Parceria com Sr. Edmundo distribuidor de livros

Organização e restauração do Material didático para utilizar como recurso no momento da contação;

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
  • Parceria com a UBS doando livrinhos sobre hortas urbanas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
  • Parceria com a UBS doando livrinhos sobre hortas urbanas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Apoio de funcionário ou voluntário para colaborar nos cuidados com a horta, durante a semana e em outros períodos finais de semanas, feriados e férias
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
  • Parceria com a UBS doando livrinhos sobre hortas urbanas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | Tarde alegre
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:

Propostas diversificadas na tarde alegre, com materiais não estruturados.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | Cantos e ambientes
Completude: 100,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:

Manutenção e organização dos cantos, assim como, a interação do professor com a criança neste espaço.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | Cantos e ambientes
Completude: 100,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:

Manutenção e organização dos cantos, assim como, a interação do professor com a criança neste espaço.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | Parque sonoro
Completude: 90,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
  • Realizar em dezembro momento com as famílias nas propostas para enriquecer as propostas neste espaço.
18 | Parque sonoro
Completude: 90,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Pesquisa envolvendo adulto e crianças na experimentação e confecção das possíveis sonoridades com os objetos coletados.
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
  • Realizar em dezembro momento com as famílias nas propostas para enriquecer as propostas neste espaço.
19 | Parque sonoro
Completude: 90,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
  • Realizar em dezembro momento com as famílias nas propostas para enriquecer as propostas neste espaço.
20 | Educação Especial
Completude: 67,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizou atendimento individualizado;
• Os professores fizeram formação com a professora do AEE.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar.

 

Encaminhamentos:

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nossos colaboradores.

21 | Educação Especial
Completude: 67,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno. Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades • modificações de procedimentos • introdução de atividades alternativas às previstas • introdução de atividades complementares às previstas • modificação do nível de complexidade das atividades • adaptação dos materiais
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizou atendimento individualizado;
• Os professores fizeram formação com a professora do AEE.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar.

 

Encaminhamentos:

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nossos colaboradores.

22 | Educação Especial
Completude: 67,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais. Flexibilizações organizativas • organização de agrupamentos • organização didática • organização do espaço
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;
• A professora do AEE realizou atendimento individualizado;
• Os professores fizeram formação com a professora do AEE.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar.

 

Encaminhamentos:

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nossos colaboradores.

23 | Educação Especial
Completude: 67,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem-estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizou atendimento individualizado;
• Os professores fizeram formação com a professora do AEE.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar.

 

Encaminhamentos:

 

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nossos colaboradores.

24 | Educação Especial
Completude: 67,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Implementação de um projeto de formação contínua em conjunto com a professora da sala de recurso, com objetivos específicos à educação inclusiva, subsidiando os profissionais (professores e educadores) que atuam diretamente com os alunos portadores de alguma deficiência.
Descrição:

• Os professores fizeram formação com a professora do AEE.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar.

 

Encaminhamentos:

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nossos colaboradores.

25 | Educação Especial
Completude: 67,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizou atendimento individualizado;
• Os professores fizeram formação com a professora do AEE.

 

Pontos de Atenção:

• Realizar praticas juntamente com as Ongs, assistentes sociais e profissionais da saúde de modo que capacite o educador a efetivar a inclusão dentro da Unidade Escolar.

 

Encaminhamentos:

• Solicitar através de ofícios a parceria com instituições para capacitar nossos colaboradores.

26 | Parceria com a comunidade
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:

• Reunião com os pais para partilhar o funcionamento das Unidades Polos em janeiro e também a importância das férias;
• Participação das famílias na construção de brinquedos, mobiles e decoração para 2019.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
27 | Parceria com a comunidade
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos seja acompanhada pelos pais ou responsáveis.
Descrição:

• Foi feita reunião com os pais para partilhar o funcionamento das Unidades Polos em janeiro e também a importância das férias;

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
28 | Capacitação
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:

• Foi realizada a formação com educadores e professores com o estudo do PNAIC e BNCC.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
29 | Capacitação
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação e outras Instituições Educacionais.
Descrição:

• Foi feita a formação com educadores e professores com o estudo do PNAIC e BNCC.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
30 | Capacitação
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:

• Empréstimo de livro para os berçários;
• Enfoque na “ Cultura da Paz” e promoção da saúde com temáticas relacionadas a vulnerabilidade infantil.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição