Relatório mensal - Dezembro 2018

De 01/12/2018 a 31/12/2018
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Jardim Castanheira) - TC n.º 76/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Nesta mês foram realizados os seguintes projetos:

  • cultural da paz
  • saúde bucal
  • era uma vez
  • as sementeiras
  • tarde alegre
  • cantos simbolícos 
  • parque sonoro
  • Educação Especial
  • Parceria com a comunidade
  • Capacitação
2| Resultados Alcançados

Cultura da paz:

  • Conscientização a respeito dos cuidados com os animais.

 Saúde bucal:

  • Conscientização das famílias na importância da saúde bucal. 

Era uma vez:

  • Organização dos documentos

 As Sementeiras:

  • Desenvolver de bons hábitos alimentares;

 Tarde alegre:

  • Espaço organizado favorável ao desenvolvimento ;

 Cantos e ambientes:

  • Espaços nas salas que favoreceram a aprendizagem e a interação das crianças.

 Parque sonoro:

  • Ambientes favoráveis a exploração e estimulação das crianças;

Educação Especial:

  • Sensibilização das famílias e a garantia de atendimento igualitário a todos. 

Parceria com a comunidade:

  • Atendimento realizado de acordo com a especificidade das crianças.

Capacitação:

  • Conscientização quanto ao Pacto Nacional de alfabetização na idade certa.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura de Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:

Visita dos alunos Pré II B e Pré II D ao abrigo de cachorros.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Cultura de Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:

Visita dos alunos Pré II B e Pré II D ao abrigo de cachorros.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Cultura de Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:

Visita dos alunos Pré II B e Pré II D ao abrigo de cachorros.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Cultura de Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:

Visita dos alunos Pré II B e Pré II D ao abrigo de cachorros.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Cultura de Paz
Completude: 100,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:

Visita dos alunos Pré II B e Pré II D ao abrigo de cachorros.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto
Descrição:

Organização do consultório e finalização do portfólio.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Elaboração e envio às famílias, de autorização por escrito, para o início da prevenção e cuidados com a saúde bucal dos alunos. As autorizações ficarão no prontuário de cada aluno.
Descrição:

Organização do consultório e finalização do portfólio.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Organização do espaço, aquisição de materiais adequados e instalação de equipamentos, adequando-os as necessidades para o atendimento aos alunos.
Descrição:

Organização do consultório e finalização do portfólio.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:

Organização do consultório e finalização do portfólio.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:

Organização do consultório e finalização do portfólio.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Promover momentos entre o profissional de odontologia e professores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar, quanto o auxílio diário da escovação dos alunos.
Descrição:

Organização do consultório e finalização do portfólio.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Promover momentos com as famílias e crianças, através de palestras em sábados letivos.
Descrição:

Organização do consultório e finalização do portfólio.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:

Organização do consultório e finalização do portfólio.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas agregando junto a família valores essenciais para o bem estar da saúde.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:

Organização do consultório e finalização do portfólio.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | Era uma vez
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Contratação de um profissional para a sala de leitura onde serão realizadas atividades semanais de contação e leitura de histórias, dramatização, e nos eventos especiais da Unidade Escolar o mesmo realizará atividades culturais com alunos e pais.
Descrição:

Finalização do Portfólio.

Organização dos livros para 2019.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | Boca saudável
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Organização da sala de leitura com os espaços bem estruturados, mobiliário próprio e diversidade de propostas, catalogação dos livros e materiais para atender aos alunos das diferentes faixas etárias do berçário ao pré.
Descrição:

Finalização do Portfólio.

Organização dos livros para 2019.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | Era uma vez
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Realização de reunião Bimestral com a equipe gestora, para avaliar as ações e planejar novas situações de interação com os alunos e suas respectivas famílias qualificando as ações educativas, ampliando o fazer pedagógico e enriquecendo a prática.
Descrição:

Finalização do Portfólio.

Organização dos livros para 2019.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
18 | Era uma vez
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Estabelecimento de parcerias junto a empresas e comércios para aquisição periódica de exemplares de livros, materiais e outros recursos adequados as diferentes faixas etárias, que promovam a leitura, contação e dramatização de histórias.
Descrição:

Finalização do Portfólio.

Organização dos livros para 2019.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
19 | Era uma vez
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez” para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Construção pelo profissional periodicamente de livros (pano, papelão, plástico) e outros materiais pedagógicos (fantoche, dedoche, avental, luva, vareta, fantasia, máscara, assessórios e outros) que enriqueçam o trabalho desenvolvido na sala de leitura.
Descrição:

Finalização do Portfólio.

Organização dos livros para 2019.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
20 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
21 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
22 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Lançamento do Projeto “As Sementeiras”.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
23 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
24 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
25 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
26 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaboração de cronograma semanal de saída dos alunos com os professores e educadores para os cuidados com a horta.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
27 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realização de uma horta, pelos professores, educadores e alunos dos berçários e Infantil e pré.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
28 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
29 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
30 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Apoio de funcionário ou voluntário para colaborar nos cuidados com a horta, durante a semana e em outros períodos finais de semanas, feriados e férias
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
31 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparo e degustação de diferentes alimentos cultivados na horta escolar de acordo com o período de colheita.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
32 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Promover palestra com nutricionistas para crianças, equipe escola e famílias, que contemple a importância da alimentação e saúde.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
33 | As sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Promover momentos com as famílias e crianças que estimule na preparação de alimentos alternativos e saudáveis.
Descrição:
  • Colheita e degustação dos alimentos cultivados na horta;
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
34 | Tarde alegre
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para os espaços externos, privilegiando a interação entre e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:

Promoção de oficinas envolvendo as famílias e crianças na construção de materiais para organizar os espaços.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
35 | Tarde alegre
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:

Promoção de oficinas envolvendo as famílias e crianças na construção de materiais para organizar os espaços.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
36 | Tarde alegre
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:

Promoção de oficinas envolvendo as famílias e crianças na construção de materiais para organizar os espaços.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
37 | Tarde alegre
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:

Promoção de oficinas envolvendo as famílias e crianças na construção de materiais para organizar os espaços.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
38 | Tarde alegre
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Realizar oficinas de confecção de materiais e brinquedos com a participação de pais, responsáveis e alunos.
Descrição:

Promoção de oficinas envolvendo as famílias e crianças na construção de materiais para organizar os espaços.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
39 | Cantos e ambientes
Completude: 100,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situações aprendizagem para os alunos.
Descrição:

Construção e manutenção dos cantos para o ano de 2019.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
40 | Cantos e ambientes
Completude: 100,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:

Construção e manutenção dos cantos para o ano de 2019.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
41 | Parque sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Em TFC proporcionar reflexões e discussões sobre a música na Educação Infantil e as melhores propostas pedagógicas de exploração e produção de sons.
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
42 | Parque sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
43 | Parque sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Arrecadação com a comunidade de materiais por meio da verba, eventos e contribuições mensais;
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
44 | Parque sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
45 | Parque sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Pesquisa envolvendo adulto e crianças na experimentação e confecção das possíveis sonoridades com os objetos coletados.
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
46 | Parque sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
47 | Parque sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Elaboração do plano de trabalho para a inauguração do parque sonoro envolvendo a participação dos alunos.
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
48 | Parque sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
49 | Parque sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Observar a participação das crianças neste espaço e a forma de exploração.
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
50 | Parque sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Inauguração do parque com a participação da comunidade escolar.
Descrição:

Experimentação dos alunos no espaço, bem comoa ampliaçãodas propostas e interação com os objetos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
51 | Educação Especial
Completude: 78,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizando atendimento individualizado com as crianças com deficiência;
• Os professores fizeram formação com a especialista do AEE.

 

Pontos de Atenção:

• Capacitação dos diferentes segmentos em consonância com o PPP.

 

Encaminhamentos:


• Realizar plano de ação que garante uma maior compreensão de todos da comunidade escola.

52 | Educação Especial
Completude: 78,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno. Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades • modificações de procedimentos • introdução de atividades alternativas às previstas • introdução de atividades complementares às previstas • modificação do nível de complexidade das atividades • adaptação dos materiais
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizando atendimento individualizado com as crianças com deficiência;
• Os professores fizeram formação com a especialista do AEE.

 

Pontos de Atenção:

• Capacitação dos diferentes segmentos em consonância com o PPP.

 

Encaminhamentos:
53 | Educação Especial
Completude: 78,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais. Flexibilizações organizativas • organização de agrupamentos • organização didática • organização do espaço
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizando atendimento individualizado com as crianças com deficiência;
• Os professores fizeram formação com a especialista do AEE.

 

Pontos de Atenção:

• Capacitação dos diferentes segmentos em consonância com o PPP.

 

Encaminhamentos:

• Realizar plano de ação que garante uma maior compreensão de todos da comunidade escola.

54 | Educação Especial
Completude: 78,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem-estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;

Pontos de Atenção:

• Capacitação dos diferentes segmentos em consonância com o PPP.

 

Encaminhamentos:

• Realizar plano de ação que garante uma maior compreensão de todos da comunidade escola.

55 | Educação Especial
Completude: 78,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Implementação de um projeto de formação contínua em conjunto com a professora da sala de recurso, com objetivos específicos à educação inclusiva, subsidiando os profissionais (professores e educadores) que atuam diretamente com os alunos portadores de alguma deficiência.
Descrição:

• Professora do AEE realizando atendimento individualizado com as crianças com deficiência;
• Os professores fizeram formação com a especialista do AEE.

 

Pontos de Atenção:

• Capacitação dos diferentes segmentos em consonância com o PPP.

 

Encaminhamentos:

• Realizar plano de ação que garante uma maior compreensão de todos da comunidade escola.

56 | Educação Especial
Completude: 78,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Transformar as práticas pedagógicas, em momentos de formação continuada, para romper com o modelo homogeneizado e considerar a diversidade humana como princípios de organização de sala de aula e do planejamento de ensino, qualificando as intervenções pedagógicas junto aos alunos.
Descrição:

• Os espaços e materiais foram adequados para atender as crianças;
• Professora do AEE realizando atendimento individualizado com as crianças com deficiência;
• Os professores fizeram formação com a especialista do AEE.

 

Pontos de Atenção:

• Capacitação dos diferentes segmentos em consonância com o PPP.

 

Encaminhamentos:

• Realizar plano de ação que garante uma maior compreensão de todos da comunidade escola.

57 | Educação Especial
Completude: 78,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:

• Professora do AEE realizando atendimento individualizado com as crianças com deficiência;
• Os professores fizeram formação com a especialista do AEE.

 

Pontos de Atenção:

• Capacitação dos diferentes segmentos em consonância com o PPP.

 

Encaminhamentos:

• Realizar plano de ação que garante uma maior compreensão de todos da comunidade escola.

58 | Parceria com a comunidade
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:

• Foi feita a reunião com os pais com objetivo de compartilhar as propostas realizadas no 1° semestre;

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
59 | Parceria com a comunidade
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos seja acompanhada pelos pais ou responsáveis.
Descrição:

• Foi feita a reunião com os pais com objetivo de compartilhar as propostas realizadas no 1° semestre;

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
60 | Capacitação
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:

• Foi realizado a formação com educadores e professores com o estudo do PNAIC e BNCC.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:

• Disponibilizar uma maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola.

61 | Capacitação
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:

• Formação com educadores e professores com o estudo do PNAIC e BNCC.
• Enfoque na “ Cultura da Paz” e promoção da saúde com temáticas relacionadas a vulnerabilidade infantil.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:

• Disponibilizar uma maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola.

62 | Capacitação
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:

• Formação com educadores e professores com o estudo do PNAIC e BNCC.
• Empréstimo de livro para os berçários;
• Enfoque na “ Cultura da Paz” e promoção da saúde com temáticas relacionadas a vulnerabilidade infantil.

 

Pontos de Atenção:

• Etapa 5 está em andamento com acervo pedagógico na sala dos professores para aprofundamento teórico.

 

Encaminhamentos:

• Disponibilizar uma maior quantidade de acervo para a comunidade e equipe escola.

Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição