Relatório mensal - abril 2018

De 01/04/2018 a 30/04/2018
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os seguintes projetos:

  • Espaços que Educam;
  • Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer;
  • Comunidade Leitora;
  • Parque com Intervenção;
  • Boca Saudável Criança Feliz;
  • As Sementeiras;
  • Espaços com Brinquedos Pedagógicos;
  • Parque Sonoro;
  • Tra-la-lá;
  • Ginga menino, ginga menina;
  • Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
  • Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
  • Formação Continuada
2| Resultados Alcançados

Espaços que Educam:

  • Construção de uma tabela com a definição dos responsáveis e suas atribuições.

Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer:

  • Em reunião de pais foi apresentado o projeto para estabelecer combinados sobre alimentação saudável e formação para os funcionários.

Comunidade Leitora:

  • A meta está prevista para iniciar no mês de maio de 2018.

Parque com Intervenção:

  • Em TFC administrativo com todos os funcionários foi apresentado o projeto, com intuito de implementar o mesmo em nossa unidade com qualidade.

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Mural de entrada da unidade com fotos.

As Sementeiras:

  • A meta está prevista pra iniciar em março de 2019.

Espaços com Brinquedos Pedagógicos:

  • Propostas brincantes de qualidade.

Parque Sonoro:

  • A meta está prevista para iniciar em março de 2019.

Tra-la-lá:

  • A meta está prevista para começar em março de 2019.

Ginga menino, ginga menina:

  • A meta está prevista para começar em março de 2019.

Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual:

  • Famílias acolhidas com afetividade e espaços harmoniosos.

Diálogo aberto com as famílias e comunidade local:

  • Comunidade acolhida com harmonia e afetividade.

Formação Continuada:

  • Profissionais capacitados.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | ESPAÇOS QUE EDUCAM
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Estabelecendo um momento na primeira RPA para que o Diretor de Escola possa socializar com toda equipe escolar os programas institucionais que serão implantados em 2018, bem como a ordem e sequência de implementação dos mesmos.
Descrição:

Formação em RPA, TFC administrativo, planejamento em TFC das ações que irá ser realizadas no ano de 2018.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | A ARTE DE SE ALIMENTAR COM QUALIDADE, AUTONOMIA E PRAZER
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto a importância das intenções e intervenções nos momentos da merenda.
Descrição:

Reunião com pais /TFC administrativo para os funcionários com informações de orientações específicas e como conduzir a alimentação no serv service.

Demonstração em TFC do controle de desperdício e cuidados com higiene no local do refeitório.

TFC de construção de material para informar no refeitório os espaços e suas funções.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude: 100,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para comporem os espaços externos cobertos do berçário, da área verde nos fundos da unidade privilegiando a interação e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:

Foram construídos brinquedos com caixas, materiais recicláveis, caixotes de madeira para serem utilizados nas propostas das áreas externas.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Parque sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Em TFC proporcionar reflexões e discussões sobre a música na Educação Infantil e as melhores propostas pedagógicas de exploração e produção de sons.
Descrição:

A meta está prevista para março de 2019

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com os objetivos específicos de: - Conscientizar os professores, funcionários, pais e crianças quanto à importância da leitura; -Refletir com o grupo sobre o espaço de leitura da sala de aula e possíveis melhoras; - Acessar aos funcionários e pais o acervo da escola; - Incentivar os professores à leitura diária para os alunos; - Estimular o hábito da leitura promovendo ações de leitura na Unidade Escolar; - Conhecer diferentes gêneros textuais contextualizando-os; - Possibilitar aos alunos o empréstimo de livros; - Organizar diversas situações de leitura: pelo professor, pelo aluno, pela comunidade escolar; - Garantir o trabalho dos conteúdos de leitura e de escrita dentro de um contexto social.
Descrição:

A meta está prevista para maio de 2018.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto à importância das intenções e intervenções nos momentos de parque
Descrição:

A meta está prevista para setembro de 2018

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Organização do lançamento do projeto “Boca Saudável Criança Feliz” e da inauguração do consultório odontológico.
Descrição:

O Projeto foi apresentado para comunidade em forma de mural.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:

A meta está prevista pra março de 2019

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Tra-la-la
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades de Músicas com alunos em oficinas semanais.
Descrição:

A meta está prevista para março de 2019

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Ginga menino
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades com alunos em oficinas semanais.
Descrição:

A meta está prevista para março de 2019

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
Completude: 100,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:

Atendimento as famílias em parceria com a educação especial e espaços elaborados  com materiais de diferentes texturas e sons com propostas de qualidade.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:

Reunião de pais apresentando a equipe escola e os espaços físicos da unidade.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Formação continuada
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer uma formação com 4 horas semanais para professores e três horas semanais para educadores que atuam na unidade escolar.
Descrição:

Foi iniciada as formações contibuada  com os professores e educadores, onde será realizado todos os dias, exceto na quinta, sendo que os professores realizam essas formações somente em período contrário a aula.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição