Relatório mensal - Maio 2018

De 01/05/2018 a 31/05/2018
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os projetos seguintes:

  • Espaços que Educam,
  • Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer,
  • Comunidade Leitora
  • Parque com Intervenção
  • Boca Saudável Criança Feliz 
  • As Sementeiras
  • Espaços com Brinquedos Pedagógicos
  • Parque Sonoro
  • Tra-la-lá
  • Ginga menino, ginga menina
  • Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
  • Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
  • Trabalho de Formação Continuada
2| Resultados Alcançados

Espaços que Educam:

  • Encontros realizados-Formação dos funcionários

Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer:

  • Em reunião de pais foi apresentado o projeto para estabelecer combinados sobre alimentação saudável e formação para os funcionários.

Comunidade Leitora:

  • Inserção da criança no mundo da leitura repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.

Parque com Intervenção:

  • A meta está prevista para iniciar em Setembro de 2018

Boca Saudável Criança Feliz :

  • Foi feito um mural de entrada da unidade com fotos.

As Sementeiras:

A meta está prevista para iniciar em Março de 2019

Espaços com Brinquedos Pedagógicos:

  • Foram feitas propostas brincantes de qualidade.

Parque Sonoro:

  • A meta está prevista para iniciar em Março de 2019

Tra-la-lá:

  • A meta está prevista para iniciar em Março de 2019

Ginga menino, ginga menina:

  • A meta está prevista para iniciar em Março de 2019

Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual:

  • As famílias foram acolhidas com afetividade e espaços harmoniosos.

Diálogo aberto com as famílias e comunidade local:

  • A comunidade foi acolhida com harmonia e afetividade.

Trabalho de Formação Continuada:

  • Profissionais capacitados.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Teve acompanhamento e observação dos espaços
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” os objetivos, resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
  • O projeto foi apresentado em reunião de pais como formação.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com os objetivos específicos de: - Conscientizar os professores, funcionários, pais e crianças quanto à importância da leitura; -Refletir com o grupo sobre o espaço de leitura da sala de aula e possíveis melhoras; - Acessar aos funcionários e pais o acervo da escola; - Incentivar os professores à leitura diária para os alunos; - Estimular o hábito da leitura promovendo ações de leitura na Unidade Escolar; - Conhecer diferentes gêneros textuais contextualizando-os; - Possibilitar aos alunos o empréstimo de livros; - Organizar diversas situações de leitura: pelo professor, pelo aluno, pela comunidade escolar; - Garantir o trabalho dos conteúdos de leitura e de escrita dentro de um contexto social.
Descrição:
  • A meta está prevista para maio de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Comunidade Leitora” os seus objetivos específicos, bem como os resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
  • A meta está prevista para maio de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Estabelecer um cronograma de implantação progressiva do projeto: iniciando pelas salas do Pré II em seguida o Pré I, e assim sucessivamente até chegar nas salas dos berçários.
Descrição:
  • A meta está prevista para maio de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Planejar momentos durante o TFC que privilegiem a confecção de materiais, bem como a organização do espaço.
Descrição:
  • A meta está prevista para maio de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Aquisição do acervo literário e materiais por meio de campanha junto à comunidade, bem como por meio de aquisição
Descrição:
  • A meta está prevista para maio de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:
  • A meta está prevista para maio de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:
  • A meta está prevista para maio de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Comunidade Escolar
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • A meta está prevista para maio de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:
  • A meta está prevista para maio de 2018.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto à importância das intenções e intervenções nos momentos de parque
Descrição:
  • A meta está prevista para setembro de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Planejamento de momentos durante o TFC que privilegiem a confecção de materiais, bem como a organização do espaço.
Descrição:
  • A meta está prevista para setembro de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Planejamento das propostas que serão realizadas e estabelecimento de cronograma de desenvolvimento do projeto.
Descrição:
  • A meta está prevista para setembro de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Parque com Intervenção” os seus objetivos específicos, resultados esperados e os alcançados, para que possam compreender a importância da brincadeira na rotina e na vida das crianças.
Descrição:
  • A meta está prevista para setembro de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balancem; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:
  • A meta está prevista para setembro de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:
  • A meta está prevista para setembro de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
18 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • A meta está prevista para setembro de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
19 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:
  • A meta está prevista para setembro de 2018
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
20 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto.
Descrição:
  • O Projeto foi apresentado para comunidade em forma de mural.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
21 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
  • O Projeto foi apresentado para comunidade em forma de mural.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
22 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
23 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
24 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Lançamento do Projeto “As Sementeiras”.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
25 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
26 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizada a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
27 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
28 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaboração de cronograma semanal de saída dos alunos com os professores e educadores para os cuidados com a horta.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
29 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realização de uma horta, pelos professores, educadores e alunos dos Berçário, Infantil e Pré.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
30 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
31 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre os benefícios para a saúde decorrentes da boa alimentação
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
32 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
33 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Apoio de funcionário ou voluntário para colaborar nos cuidados com a horta, durante a semana e em outros períodos finais de semanas, feriados e férias.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
34 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparo e degustação de diferentes alimentos cultivados na horta escolar de acordo com o período de colheita.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
35 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude: 0,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para comporem os espaços externos cobertos do berçário, da área verde nos fundos da unidade privilegiando a interação e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Foram construídos brinquedos com caixas, materiais recicláveis, caixotes de madeira para serem utilizados nas propostas das áreas externas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
36 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude: 0,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
  • Foram construídos brinquedos com caixas, materiais recicláveis, caixotes de madeira para serem utilizados nas propostas das áreas externas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
37 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude: 0,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Foram construídos brinquedos com caixas, materiais recicláveis, caixotes de madeira para serem utilizados nas propostas das áreas externas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
38 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Em TFC proporcionar reflexões e discussões sobre a música na Educação Infantil e as melhores propostas pedagógicas de exploração e produção de sons.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
39 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
40 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Aquisição de materiais por meio da verba, eventos, contribuições mensais e campanhas de arrecadação com a comunidade
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
41 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
42 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Pesquisa, experimentação e confecção das possíveis sonoridades com os objetos coletados com as crianças e adultos.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
43 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
44 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Elaboração do plano de trabalho para a inauguração do parque sonoro envolvendo a participação dos alunos.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
45 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Inauguração do parque com a participação dos alunos e da comunidade escolar.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
46 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
47 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades de Músicas com alunos em oficinas semanais.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
48 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Planejamento das propostas contemplando: • Vivências dos sons dentro da linguagem musical • Exploração, expressão e produção do silêncio dos sons com a voz, o corpo o entorno e materiais sonoros diversos • Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos • Percepção dos sons que nos rodeiam, nos concentrando neles e questionando sua existência no nosso cotidiano
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
49 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de música com a Equipe Gestora.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
50 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Divulgação do projeto aos pais por meio de bilhetes, cartazes, reuniões.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
51 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
52 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Lançamento do Projeto “Tra-la-la” para os alunos e comunidade escolar.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
53 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Construção de objetos sonoros pelos adultos para serem oferecidos às crianças para a exploração dos diferentes sons, por meio de brincadeiras e jogos musicais.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
54 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Promover momentos entre o profissional, professores e educadores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar quanto à pesquisa, a confecção e as melhores intervenções para a exploração dos objetos sonoros.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
55 | Ginga menino, ginga menina
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades com alunos em oficinas semanais.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
56 | Ginga menino, ginga menina
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Planejamento das propostas contemplando: • Favorecer o convívio entre diferentes faixas etárias. • Desenvolver o controle da musculatura. • Conhecer seu próprio corpo, aprendendo a percebê-lo e aceita-lo diante de suas próprias características e limites • Construir com as crianças práticas educativas, de atitudes, de respeito, cuidado e proteção para sua segurança e a dos companheiros. • Utilizar brincadeiras, cantigas e jogos tradicionais, relacionados à este jogo tipicamente brasileiro.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
57 | Ginga menino, ginga menina
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de capoeira com a Equipe Gestora.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
58 | Ginga menino, ginga menina
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Divulgação do projeto aos pais por meio de bilhetes, cartazes, reuniões.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
59 | Ginga menino, ginga menina
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
60 | Ginga menino, ginga menina
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Lançamento do Projeto “Ginga menino, ginga menina” para os alunos e comunidade escolar.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
61 | Ginga menino, ginga menina
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Promover momentos entre o profissional, professores e educadores em horário de TFC, para que o mesmo conscientize os profissionais da Unidade Escolar quanto à importância (re)pensar as questões do corpo na educação, desvelando as concepções, valores e os reais significados que estão implícitos nas ações escolares.
Descrição:
  • A meta está prevista pra começar em Março de 2019
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
62 | Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Atendimento as famílias em parceria com a educação especial e espaços elaborados  com materiais de diferentes texturas e sons com propostas de qualidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
63 | Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno. Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades • modificações de procedimentos • introdução de atividades alternativas às previstas • introdução de atividades complementares às previstas • modificação do nível de complexidade das atividades • adaptação dos materiais
Descrição:
  • Atendimento as famílias em parceria com a educação especial e espaços elaborados  com materiais de diferentes texturas e sons com propostas de qualidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
64 | Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais. Flexibilizações organizativas • organização de agrupamentos • organização didática • organização do espaço
Descrição:

Atendimento as famílias em parceria com a educação especial e espaços elaborados com materiais de diferentes texturas e sons com propostas de qualidade.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
65 | Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:
  • Atendimento as famílias em parceria com a educação especial e espaços elaborados  com materiais de diferentes texturas e sons com propostas de qualidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
66 | Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Reunião de pais apresentando a equipe escola e os espaços físicos da unidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
67 | Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos sejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
  • Reunião de pais apresentando a equipe escola e os espaços físicos da unidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
68 | Trabalho de Formação Continuada
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer uma formação com 4 horas semanais para professores e três horas semanais para educadores que atuam na unidade escolar.
Descrição:
  • As formações são realizadas de segunda a quinta feira.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
69 | Trabalho de Formação Continuada
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • As formações são realizadas de segunda a quinta feira.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
70 | Trabalho de Formação Continuada
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
  • As formações são realizadas de segunda a quinta feira.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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