
Relatório mensal - Junho 2018
De 01/06/2018 a 30/06/2018
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas
Neste mês foram realizados os seguintes projetos:
- Espaços que Educam;
- Arte de alimentar com qualidade, autonomia e prazer;
- Comunidade Leitora;
- Parque com Intervenção;
- Boca Saudável Criança Feliz ;
- Parque Sonoro;
2| Resultados Alcançados
Espaços que Educam:
- Espaços organizados, maior segurança para cantos e espaços de atenção, visualização da organização e espaços atendendo as necessidades das crianças e adultos.
Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer:
- Autonomia na hora de realizar a retirada da comida do self service, conhecimento do que gosta e aprimoramneto do experimentar em pouca quantidade, socialização com várias faixas etárias.
Comunidade Leitora:
- Comunidade participando ativamente dos empréstimos de livros, relatos de pais que voltaram a estudar com intuito de ajudar os filhos nas leituras, crianças com interesse maior pela leitura, conhecimento de temas variados de leituras e atividades.
Parque com Intervenção:
- Maior desenvolvimento de atividades realizadas pelas equipes, crianças felizes com atividades diferenciadas, desenvolvimento e socialização , atividades que proporcionaram maior interação com o adulto e liberdade de exploração das brincadeiras.
Boca Saudável Criança Feliz:
- Conscientização da escovação, aquisição de dedais para higienização dos bebes, conscientização do projeto e escovação adequada.
Parque Sonoro:
- Construção e manutenção realizada pela equipe do parque sonoro e motivação das crianças e exploração dos mesmos nas atividades externas.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude:
90,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: No TFC Administrativo realizar as formações com todos os funcionários, para que possam organizar todos os ambientes de forma adequada ao acesso, trânsito e utilização da criança de acordo com a proposta pedagógica da escola, transformando o ambiente escolar num local agradável de estar e de se conviver com o outro.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
2 | Espaços que Educam
Completude:
90,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Planejar momentos durante o TFC que privilegiem a confecção de materiais, bem como a organização do espaço.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
3 | Espaços que Educam
Completude:
90,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Espaços que Educam” seus objetivos específicos, os resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
4 | Espaços que Educam
Completude:
90,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
5 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude:
100,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto a importância das intenções e intervenções nos momentos da merenda.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
6 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” os objetivos, resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
7 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Organização do espaço e materiais para o programa.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
8 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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9 | Comunidade Leitora
Completude:
100,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com os objetivos específicos de:
- Conscientizar os professores, funcionários, pais e crianças quanto à importância da leitura;
-Refletir com o grupo sobre o espaço de leitura da sala de aula e possíveis melhoras;
- Acessar aos funcionários e pais o acervo da escola;
- Incentivar os professores à leitura diária para os alunos;
- Estimular o hábito da leitura promovendo ações de leitura na Unidade Escolar;
- Conhecer diferentes gêneros textuais contextualizando-os;
- Possibilitar aos alunos o empréstimo de livros;
- Organizar diversas situações de leitura: pelo professor, pelo aluno, pela comunidade escolar;
- Garantir o trabalho dos conteúdos de leitura e de escrita dentro de um contexto social.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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10 | Comunidade Leitora
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Comunidade Leitora” os seus objetivos específicos, bem como os resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
11 | Comunidade Leitora
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Estabelecer um cronograma de implantação progressiva do projeto: iniciando pelas salas do Pré II em seguida o Pré I, e assim sucessivamente até chegar nas salas dos berçários.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
12 | Comunidade Leitora
Completude:
100,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Aquisição do acervo literário e materiais por meio de campanha junto à comunidade, bem como por meio de aquisição
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
13 | Comunidade Leitora
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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14 | Parque com Intervenção
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto à importância das intenções e intervenções nos momentos de parque
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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15 | Parque com Intervenção
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Planejamento de momentos durante o TFC que privilegiem a confecção de materiais, bem como a organização do espaço.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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16 | Parque com Intervenção
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Planejamento das propostas que serão realizadas e estabelecimento de cronograma de desenvolvimento do projeto.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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17 | Parque com Intervenção
Completude:
100,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Parque com Intervenção” os seus objetivos específicos, resultados esperados e os alcançados, para que possam compreender a importância da brincadeira na rotina e na vida das crianças.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
18 | Parque com Intervenção
Completude:
100,00 %
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Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balancem; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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19 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
100,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Contratação de um profissional de Odontologia para a prevenção e cuidados quanto a saúde bucal os alunos sendo prioridade no dia a dia da escola.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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20 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
100,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Organização do lançamento do projeto “Boca Saudável Criança Feliz” e da inauguração do consultório odontológico.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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21 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
100,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Elaboração do projeto de saúde bucal “Boca saudável, criança feliz”, pela equipe gestora e o profissional de odontologia, priorizando o cuidar e educar na aquisição de hábitos saudáveis.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
22 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
100,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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23 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
100,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
24 | Parque Sonoro
Completude:
0,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
25 | Parque Sonoro
Completude:
0,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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26 | Parque Sonoro
Completude:
0,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Em TFC proporcionar reflexões e discussões sobre a música na Educação Infantil e as melhores propostas pedagógicas de exploração e produção de sons.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
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