Relatório mensal - Junho 2018

De 01/06/2018 a 30/06/2018
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os seguintes projetos:

  • Espaços que Educam;
  • Arte de alimentar com qualidade, autonomia e prazer;
  • Comunidade Leitora;
  • Parque com Intervenção;
  • Boca Saudável Criança Feliz ;
  • Parque Sonoro;
2| Resultados Alcançados

Espaços que Educam:

  • Espaços organizados, maior segurança para cantos e espaços de atenção, visualização da organização e espaços atendendo as necessidades das crianças e adultos.

Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer:

  • Autonomia na hora de realizar a retirada da comida do self service, conhecimento do que gosta e aprimoramneto do experimentar em pouca quantidade, socialização com várias faixas etárias.

Comunidade Leitora:

  • Comunidade participando ativamente dos empréstimos de livros, relatos de pais que voltaram a estudar com intuito de ajudar os filhos nas leituras, crianças com interesse maior pela leitura, conhecimento de temas variados de leituras e atividades.

Parque com Intervenção:

  • Maior desenvolvimento de atividades realizadas pelas equipes, crianças felizes com atividades diferenciadas, desenvolvimento e socialização , atividades que proporcionaram maior interação com o adulto e liberdade de exploração das brincadeiras.

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Conscientização da escovação, aquisição de dedais para higienização dos bebes, conscientização do projeto e escovação adequada.

Parque Sonoro:

  • Construção e manutenção realizada pela equipe do parque sonoro e motivação das crianças e exploração dos mesmos nas atividades externas.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 90,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: No TFC Administrativo realizar as formações com todos os funcionários, para que possam organizar todos os ambientes de forma adequada ao acesso, trânsito e utilização da criança de acordo com a proposta pedagógica da escola, transformando o ambiente escolar num local agradável de estar e de se conviver com o outro.
Descrição:
  • Realizada abertura com todos os funcionários para formação do que é o projeto e implantar  o mesmo com o titulo de escola organizada.
  • Tfc administrativo: formação e escolha dos setores realizada em conjunto com os funcionários e explicando cada setor e ideias . Planejamento em tfc para confecção de materiais e organização dos espaços. Compartilhamento em reunião scom pais/responsáveis e murais na entrada para explicações dos cantos que educam e espaços.
Pontos de Atenção:
  • Aprimorar mais material de apoio para efetivar e garantir a qualidade do projeto.
Encaminhamentos:
  • Promover mais encontros e arrecadar mais material para construção dos espaços.
2 | Espaços que Educam
Completude: 90,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Planejar momentos durante o TFC que privilegiem a confecção de materiais, bem como a organização do espaço.
Descrição:
  • Foi realizada a abertura com todos os funcionários para formação do que é o projeto e implantar o mesmo com o titulo de escola organizada.
  • Tfc administrativo: formação e escolha dos setores realizada em conjunto com os funcionários e explicando cada setor e ideias . Planejamento em tfc para confecção de materiais e organização dos espaços. Compartilhamento em reunião scom pais/responsáveis e murais na entrada para explicações dos cantos que educam e espaços.

 

Pontos de Atenção:
  • Aprimorar mais material de apoio para efetivar e garantir a qualidade do projeto.

 

Encaminhamentos:
  • Promover mais encontros e arrecadar mais material para construção dos espaços.
3 | Espaços que Educam
Completude: 90,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Espaços que Educam” seus objetivos específicos, os resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
  • Foi realizada abertura com todos os funcionários para formação do que é o projeto e implantar o mesmo com o titulo de escola organizada.
  • Tfc administrativo: formação e escolha dos setores realizada em conjunto com os funcionários e explicando cada setor e ideias . Planejamento em tfc para confecção de materiais e organização dos espaços. Compartilhamento em reunião scom pais/responsáveis e murais na entrada para explicações dos cantos que educam e espaços.

 

 

Pontos de Atenção:
  • Aprimorar mais material de apoio para efetivar e garantir a qualidade do projeto.

 

 

 

 

Encaminhamentos:
  • Promover mais encontros e arrecadar mais material para construção dos espaços.

 

 

 

4 | Espaços que Educam
Completude: 90,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Foi realizada a abertura com todos os funcionários para formação do que é o projeto e implantar o mesmo com o titulo de escola organizada.
  • Tfc administrativo: formação e escolha dos setores realizada em conjunto com os funcionários e explicando cada setor e ideias . Planejamento em tfc para confecção de materiais e organização dos espaços. Compartilhamento em reunião scom pais/responsáveis e murais na entrada para explicações dos cantos que educam e espaços.

 

 

Pontos de Atenção:
  • Aprimorar mais material de apoio para efetivar e garantir a qualidade do projeto.

 

 

 

 

Encaminhamentos:
  • Promover mais encontros e arrecadar mais material para construção dos espaços.

 

 

 

5 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto a importância das intenções e intervenções nos momentos da merenda.
Descrição:
  • TFC administrativo para os funcionários com informações de orientações específicas e como conduzir a alimentação no self service.
  • Demonstração em TFC do controle de desperdício e cuidados com higiene no local do refeitório.
  • TFC de construção de material para informar no refeitório os esapços e suas funções.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” os objetivos, resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
  • Reunião com pais/responsáveis para divulgação do programa e os cuidados com a alimentação, lanches e restrições alimentares.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Organização do espaço e materiais para o programa.
Descrição:
  • É feita avaliação e manutenção do espaço constantemente.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • É feita a avaliação e manutenção do espaço constantemente.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Comunidade Leitora
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com os objetivos específicos de: - Conscientizar os professores, funcionários, pais e crianças quanto à importância da leitura; -Refletir com o grupo sobre o espaço de leitura da sala de aula e possíveis melhoras; - Acessar aos funcionários e pais o acervo da escola; - Incentivar os professores à leitura diária para os alunos; - Estimular o hábito da leitura promovendo ações de leitura na Unidade Escolar; - Conhecer diferentes gêneros textuais contextualizando-os; - Possibilitar aos alunos o empréstimo de livros; - Organizar diversas situações de leitura: pelo professor, pelo aluno, pela comunidade escolar; - Garantir o trabalho dos conteúdos de leitura e de escrita dentro de um contexto social.
Descrição:
  • Exploração do acervo pelas crianças e escolha sistematizada para leitura dos professores para sala de aula.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Comunidade Leitora
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Comunidade Leitora” os seus objetivos específicos, bem como os resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
  • É feita reunião com os pais para explicar o projeto, implantando da sala de leitura com as crianças a apartir do infantil II.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Comunidade Leitora
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Estabelecer um cronograma de implantação progressiva do projeto: iniciando pelas salas do Pré II em seguida o Pré I, e assim sucessivamente até chegar nas salas dos berçários.
Descrição:
  • Implantação da sala de leitura com as crianças a apartir do infantil II.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Comunidade Leitora
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Aquisição do acervo literário e materiais por meio de campanha junto à comunidade, bem como por meio de aquisição
Descrição:
  • Empréstimos de livros realizados na secretaria para a comunidade contendo livros destinado aos adultos com empréstimo semanal.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Comunidade Leitora
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:
  • É feito o acompanhamento e manutenção constantemente do projeto.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: No TFC Administrativo realizar a formação com todos os funcionários, com o objetivo de conscientizar professores e funcionários quanto à importância das intenções e intervenções nos momentos de parque
Descrição:
  • TFC de formação para os funcionários com atividades escritas, videos e proposta prática
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Planejamento de momentos durante o TFC que privilegiem a confecção de materiais, bem como a organização do espaço.
Descrição:
  • TFC de formação para os funcionários com atividades escritas, videos e proposta prática
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Planejamento das propostas que serão realizadas e estabelecimento de cronograma de desenvolvimento do projeto.
Descrição:
  • Montagem do cronograma de horários das atividades
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Parque com Intervenção” os seus objetivos específicos, resultados esperados e os alcançados, para que possam compreender a importância da brincadeira na rotina e na vida das crianças.
Descrição:
  • Formação com pais /responsaveis em reuniões de pais, para divulgação de atividades, data show com fotos de atividades realizadas no dia da festa da família. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
18 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balancem; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:
  •  É feita a manutenção e acompanhamento das atividades.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
19 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Contratação de um profissional de Odontologia para a prevenção e cuidados quanto a saúde bucal os alunos sendo prioridade no dia a dia da escola.
Descrição:
  • Com a contratação da Dra. Renata foi realizado o projeto e divulgação do mesmo sendo implantado a higienização bucal e encaminhamentos de casos mais graves para unidades especializadas, demonstração para educadoras e professoras de bebes sobre higienização com dedal, informativo e bilhetes para a escovação constante na escola.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
20 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Organização do lançamento do projeto “Boca Saudável Criança Feliz” e da inauguração do consultório odontológico.
Descrição:
  • Descrição do que foi realizado: com a contratação da dr renata foi realizado o projeto e divulgação do mesmo sendo implantado a higienização bucal e encaminhamentos de casos mais graves para unidades especializadas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
21 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Elaboração do projeto de saúde bucal “Boca saudável, criança feliz”, pela equipe gestora e o profissional de odontologia, priorizando o cuidar e educar na aquisição de hábitos saudáveis.
Descrição:
  • Demonstração para educadoras e professoras de bebes sobre higienização com dedal, informativo e bilhetes para a escovação constante na escola.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
22 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto.
Descrição:
  • Foi realizado o projeto e divulgação do mesmo sendo implantado a higienização bucal e encaminhamentos de casos mais graves para unidades especializadas;
  • Demonstração para educadoras e professoras de bebes sobre higienização com dedal, informativo e bilhetes para a escovação constante na escola.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
23 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
  • Foi realizado o projeto e divulgação do mesmo sendo implantado a higienização bucal e encaminhamentos de casos mais graves para unidades especializadas; 
  • Demonstração para educadoras e professoras de bebes sobre higienização com dedal, informativo e bilhetes para a escovação constante na escola.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
24 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:
  • Iniciado em Junho/18 com a construção e colocação em pontos definidos para o projeto parque sonoro.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
25 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro.
Descrição:
  • Iniciado em Junho/18 com a construção e colocação em pontos definidos para o projeto parque sonoro.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
26 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Em TFC proporcionar reflexões e discussões sobre a música na Educação Infantil e as melhores propostas pedagógicas de exploração e produção de sons.
Descrição:
  • TFC administrativo com formação e pedidos de materiais para construção do parque externo jardim.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição