Relatório de Execução das Atividades - Abril 2019

De 01/04/2019 a 30/04/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os seguintes projetos:

  • Espaços que Educam
  • Arte de se alimentar qualidade, autonomia e prazer
  • Comunidade Leitora
  • Parque com Intervenção
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Espaços Físicos e Externos
  • Parque Sonoro
  • Tra la lá
  • Ginga menino, ginga menina
  • Educação Inclusiva
  • Familia e Comunidade Local
  • Trabalho de Formação Continuada
2| Resultados Alcançados

Espaços que Educam:

  • Organização dos espaços com harmonia.

Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer:

  • Ambiente prazeroso e qualidade nas refeições.

Comunidade Leitora:

  • Comunidade é informada, livros organizados para leva e traz e tapete pronto.

Parque com Intervenção:

  • Ambientes seguros e harmoniosos.

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Crianças felizes com a higiene de qualidade.
  • Encaminhamentos realizados de acordo com as necessidades.

As Sementeiras:

  • Projeto Horta pronto.

Espaços Físicos e Externos:

  • Alguns brinquedos confeccionados.

Parque Sonoro:

  • Matérias para a construção do mesmo

Tra la lá:

Planejamento em observação e avaliação.

Família e Comunidade Local:

  • Evento realizado para a comunidade conhecer de maneira lúdica o que as crianças estão aprendendo.

Trabalho de Formação Continuada:

  • Profissionais capacitados.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Foi feito o acompanhamento e manutenção diária.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • É feito o acompanhamento e manutenção diária.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Comunidade Leitora” os seus objetivos específicos, bem como os resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
  • Bilhetes foram enviados aos pais relembrando a importância do projeto, organização dos livros para iniciarmos o “Leva e Traz”, pelas crianças e confecção de tapete lúdico para a comunidade leitora.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Planejar momentos durante o TFC que privilegiem a confecção de materiais, bem como a organização do espaço.
Descrição:
  • Organização dos livros para iniciarmos o “Leva e Traz”, pelas crianças e confecção de tapete lúdico para a comunidade leitora.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balancem; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:
  • As etapas estão sendo acompanhadas diariamente.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar ações para uso de flúor e procedimentos de escovação.
Descrição:
  • É feita a avaliação da Cavidade Bucal e Escovação das crianças, vídeos de Higiene Oral para as crianças entenderam de forma diferente sobre os cuidados da higiene oral.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
  • É feita a avaliação da Cavidade Bucal e Escovação das crianças e Vídeos de Higiene Oral para as crianças entenderam de forma diferente sobre os cuidados da higiene oral.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
  • Elaboração do “Projeto Horta”
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Espaços Físicos e Externos
Completude: 0,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para comporem os espaços externos cobertos do berçário, da área verde nos fundos da unidade privilegiando a interação e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Acompanhamentos e organização dos materiais recicláveis.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Espaços Físicos e Externos
Completude: 0,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
  • Acompanhamentos e organização dos materiais recicláveis.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Aquisição de materiais por meio da verba, eventos, contribuições mensais e campanhas de arrecadação com a comunidade
Descrição:
  • Aquisição de panelas, madeiras, palets e metal.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades de Músicas com alunos em oficinas semanais.
Descrição:
  • Contratação do profissional para desenvolver com as crianças as oficinas.
  • Planejamento das propostas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Planejamento das propostas contemplando: • Vivências dos sons dentro da linguagem musical • Exploração, expressão e produção do silêncio dos sons com a voz, o corpo o entorno e materiais sonoros diversos • Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos • Percepção dos sons que nos rodeiam, nos concentrando neles e questionando sua existência no nosso cotidiano
Descrição:
  • Foi feito o planejamento das propostas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | Ginga menino, ginga menina
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades com alunos em oficinas semanais.
Descrição:
  • Estamos em processo seletivo
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | Educação Inclusiva
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Foi realizado o atendimentos as famílias.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | Família e Comunidade Local
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Foi realizado no sábado letivo o Família na Escola: “Venha ver o que eu já sei fazer”.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | Família e Comunidade Local
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • Foi realizado no sábado letivo o Família na Escola: “Venha ver o que eu já sei fazer”.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
18 | Trabalho de Formação Continuada
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
  • Os encontros são realizados semanalmente.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição