
Relatório de Execução das Atividades - Maio 2019
De 01/05/2019 a 31/05/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas
Neste mês foram realizados os seguintes projetos:
- Espaços que Educam
- Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
- Comunidade Leitora
- Parque com Intervenção
- Boca Saudável Criança Feliz
- As Sementeiras
- Espaços com Brinquedos Pedagógicos
- Parque Sonoro
- Tra la lá
- Ginga Menino, Ginga Menina
- Diálogo aberto com as família e comunidade local
- Trabalho de Formação Continuada
2| Resultados Alcançados
Espaços que Educam:
- Conhecimento e Encontros realizados - Formação dos funcionários
Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer:
- Em reunião de pais foi apresentado o projeto para estabelecer combinados sobre alimentação saudável e formação para os funcionários.
Parque com Intervenção:
- Em TFC (Trabalho de Formação Continuada) Administrativo com todos os funcionários foi apresentado o projeto, com intuito de implementar o mesmo em nossa unidade com qualidade.
Boca Saudável Criança Feliz:
- Informação e cuidado para com as crianças.
As Sementeiras:
- Local preparado para o início do plantio e interação das crianças
Diálogo aberto com as família e comunidade local:
- Comunidade acolhida com harmonia e afetividade.
Trabalho de Formação Continuada:
- Profissionais capacitados.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude:
13,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
2 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude:
25,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Compartilhando com os responsáveis nas reuniões de pais o programa “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” os objetivos, resultados esperados e os alcançados.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
3 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude:
25,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
4 | Comunidade Leitora
Completude:
0,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
5 | Parque com Intervenção
Completude:
0,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balancem; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
6 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
0,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
7 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
0,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar ações para uso de flúor e procedimentos de escovação.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
8 | As Sementeiras
Completude:
0,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizada a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
9 | As Sementeiras
Completude:
0,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
10 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude:
0,00 %
|
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para comporem os espaços externos cobertos do berçário, da área verde nos fundos da unidade privilegiando a interação e oportunizando a vivência de um amplo repertório de movimento, gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
11 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude:
0,00 %
|
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
12 | Parque Sonoro
Completude:
0,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
13 | Tra la lá
Completude:
0,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades de Músicas com alunos em oficinas semanais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
14 | Tra la lá
Completude:
0,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Planejamento das propostas contemplando:
• Vivências dos sons dentro da linguagem musical
• Exploração, expressão e produção do silêncio dos sons com a voz, o corpo o entorno e materiais sonoros diversos
• Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos
• Percepção dos sons que nos rodeiam, nos concentrando neles e questionando sua existência no nosso cotidiano
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
15 | Ginga menino, ginga menina
Completude:
0,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina
Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades com alunos em oficinas semanais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
16 | Ginga menino, ginga menina
Completude:
0,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina
Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de capoeira com a Equipe Gestora.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
17 | Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude:
0,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
18 | Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude:
0,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
19 | Trabalho de Formação Continuada
Completude:
0,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer uma formação com 4 horas semanais para professores e três horas semanais para educadores que atuam na unidade escolar.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
20 | Trabalho de Formação Continuada
Completude:
0,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria de Educação e Cidadania e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
21 | Trabalho de Formação Continuada
Completude:
0,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
---|