Relatório de Execução das Atividades - Junho 2019

De 01/06/2019 a 30/06/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os projetos seguintes:

  • Espaços que Educam
  • Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
  • Comunidade Leitora
  • Parque com Intervenção
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Espaços com Brinquedos Pedagógicos
  • Parque Sonoro
  • Tra La Lá
  • Ginga Menino, Ginga Menina
  • Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
  • Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
  • Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
2| Resultados Alcançados

Espaços que Educam:

  • Um refeitório organizado para receber com qualidade as crianças de todas as faixas etárias.
  • Um espaço harmonioso e divertido para as crianças brincarem.

Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer:

  • Adequamos o mobiliário do refeitório das crianças para que a qualidade e harmonia caminhem juntos.

Comunidade Leitora:

  • Um espaço acolhedor para a comunidade.

Parque com Intervenção:

  • Crianças e profissionais felizes com a harmonia desse momento.

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Crianças informadas sobre a higiene bucal.

As Sementeiras:

  • Local preparado para o início do plantio e interação das crianças e árvores frutíferas crescendo.

Espaços com Brinquedos Pedagógicos:

  • Propostas brincantes de qualidade.

Parque Sonoro:

  • Doação de panelas

Tra La Lá:

  • Projeto pronto

Ginga Menino, Ginga Menina:

  • Cronograma das atividades desenvolvido.

Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual:

  • O texto de TEA – Transtorno do Espectro Autista ou Autismo: causas e tratamento para ajudar na formação dos profissionais da unidade.

Diálogo aberto com as famílias e comunidade local:

  • Comunidade acolhida com harmonia e afetividade.

Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências:

  • Profissionais capacitados.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Organização do refeitório, adequando mesas para a altura das crianças do berçário e os cadeirões dos bebes estão mais perto do self-service.
  • Reestruturamos o espaço para descarte dos alimentos.
  • Construímos um espaço para as crianças brincarem de arremesso.

 

Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento.

 

Encaminhamentos:
  • Meta em andamento.

 

2 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Realizamos a adequação do tamanho de duas mesas para as crianças do segmento berçário e o ajuste dos cadeirões para os bebês.
  • Acompanhamento das ações dos profissionais durante a rotina diária.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento.

 

Encaminhamentos:
  • Meta em andamento.
3 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:
  • Realizamos uma pesquisa de avaliação com as crianças do Infantil II e Pré I.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento

 

Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
4 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:
  • Estamos realizando a manutenção diária dos acervos literários, ajudando e incentivando a comunidade a realizarem os empréstimos.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento

 

Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
5 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balancem; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:
  • Acompanhamento da rotina das crianças que são comtempladas duas vezes na semana (quarta-feira e sexta-feira), com atividades diferenciadas e divertidas.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
6 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Elaboração e envio às famílias, de autorização por escrito, para o início da prevenção e cuidados com a saúde bucal dos alunos. As autorizações ficarão no prontuário de cada aluno.
Descrição:
  • Rodas de conversas diárias valorizando a importância da saúde bucal
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
7 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizada a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  •  A construção dos canteiros e plantio de arvores frutíferas nativas da Mata Atlântica: Pitanga, Cereja do Rio, Cabeludinha, Grumixama, Araticum, Palmeira Juçara, Gabiroba, Abiu e Marolo.

 

 

 

Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
8 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude: 0,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Foram construídos brinquedos com caixas, materiais recicláveis, caixotes de madeira para serem utilizados nas propostas das áreas externas. E diariamente a manutenção é ralizada.

 

Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
9 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:
  • Aquisição de materiais para confecção do parque.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento

 

Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
10 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de música com a Equipe Gestora.
Descrição:
  • Desenvolvimento do planejamento.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
11 | Ginga Menino, Ginga Menina
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de capoeira com a Equipe Gestora.
Descrição:
  • Realizando processo seletivo para contratação de um profissional para desenvolver atividade proposta.
  • Planejamento e cronograma das atividades de capoeira com a Equipe Gestora.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
12 | Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Realizar ações que capacitem os profissionais da escola em a inclusão de alunos com deficiências para que seja compreendida entre eles, como oportunidade de desenvolvimento de todos os alunos, para que beneficiem da interação e da mediação propostas, através de palestras com profissionais da área da saúde, da educação e assistentes sociais, ONG’s que trabalham com esse segmento e outras instituições que promovam a inclusão.
Descrição:
  • Visita da Supervisora da Educação Especial Michele
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Realizamos o Arraia da Cida com apresentações de danças, brincadeiras, bazar, bingo, vendas de pastel, bolinho caipira, cachorro quente, milho verde, batata frita, maçã do amor, doce de abobora, arroz doce, pipoca e refrigerante.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • Atendimento a comunidade com a prestação de serviço disponibilizada pela justiça Eleitoral, essa ação em conjunto resultou na regularização da situação eleitoral e na realização da biometria de parte significativa da comunidade, promovendo a cidadania em mais de 1.500 eleitores.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer uma formação com 4 horas semanais para professores e três horas semanais para educadores que atuam na unidade escolar.
Descrição:
  • Formação com 4 horas semanais para professores e três horas semanais para educadores que atuam na unidade escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • Formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição