Relatório de Execução das Atividades - Setembro 2019

De 01/09/2019 a 30/09/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os projetos seguintes:

  • Espaços que Educam
  • Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
  • Comunidade Leitora
  • Parque com Intervenção
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Espaços com Brinquedos Pedagógicos
  • Parque Sonoro
  • Tra la lá
  • Ginga Menino, Ginga Menina
  • Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
  • Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
  • Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
2| Resultados Alcançados

Espaços que Educam:

  • O pátio da unidade está com propostas atrativas para as crianças e a manutenção está ocorrendo diariamente.
  • Incluímos duas traves de futebol e duas cestas de basquete para complementar o espaço com mais alegria e diversão.
  • Montamos uma sala para brincadeiras mais aconchegante, possibilitando assim um ambiente prazeroso para a rotina das crianças.
  • A sala de leitura interativa está sendo organizada e o projetor foi instalado.

Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer:

  • Espaço harmonioso com crianças felizes.

Comunidade Leitora:

  • Manutenção diária dos acervos literários, ajudando e incentivando a comunidade a realizarem os empréstimos.
  • Um espaço acolhedor para a comunidade.
  • Sacolas para o Projeto Leva e Traz.

Parque com Intervenção:

  • Crianças e profissionais felizes com a harmonia desse momento

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Crianças e funcionários da unidade informadas sobre a higiene bucal.

As Sementeiras:

  • Árvores e canteiros crescendo com muito amor e dedicação.
  • Crianças aprendendo a valorizar a pratica de cultivar e sensibilização da importância da horta e os hábitos alimentares em forma de mural.

Espaços com Brinquedos Pedagógicos:

  • Propostas brincantes de qualidade e crianças felizes.

Parque Sonoro:

  • Coleta de materiais não estruturados e início da construção do parque.

Tra la lá:

  • Projeto pronto e sala organizada.

Ginga Menino, Ginga Menina:

  • Divulgação do projeto para a comunidade.

Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual:

  • Formação com a Orientadora de Ensino da Educação Especial Michele Alves Arango Sanchez

Diálogo aberto com as famílias e comunidade local:

  • Realização de pais para tomada de decisões sobre o Projeto Transição para o Ensino Fundamental.
  • Exposição das atividades pedagógicas desenvolvidas pelas crianças  durante o semestre, com a participação da comunidade.

Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.:

  • Profissionais capacitados.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Acompanhamento da rotina diariamente e organização do espaço.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
2 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Observação da rotina diariamente.

 

Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
3 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.
Descrição:
  • Sistematizando cada etapa para construção do documento Marcas.

 

Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
4 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:
  • Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa.
  • Estamos realizando a manutenção diária dos acervos literários, ajudando e incentivando a comunidade a realizarem os empréstimos.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento.
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento.
5 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balancem; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:
  • Acompanhamento da rotina das crianças que são comtempladas duas vezes na semana (quarta-feira e sexta-feira), com atividades diferenciadas e divertidas.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
6 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
  • Rodas de conversas valorizando a importância da saúde bucal.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento.
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento.
7 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Promover momentos entre o profissional de odontologia e professores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar, quanto o auxílio diário da escovação dos alunos.
Descrição:
  • Momentos com os professores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar, quanto o auxílio diário da escovação dos alunos.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
8 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizada a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  • Manutenção dos canteiros e das arvores frutíferas nativas da Mata Atlântica.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
9 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:
  • Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento.
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento.
10 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude: 0,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Foram construídos, brinquedos com caixas, pneus para serem utilizados nas propostas das áreas externas. E diariamente a manutenção é realizada.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
11 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro.
Descrição:
  • Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
12 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:
  • Aquisição de materiais para confecção do parque.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
13 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de música com a Equipe Gestora.
Descrição:
  • Desenvolvimento do planejamento.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento.
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento.
14 | Ginga Menino, Ginga Menina
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Divulgação do projeto aos pais por meio de bilhetes, cartazes, reuniões.
Descrição:
  • Divulgação do projeto aos pais por meio de bilhetes, cartazes, reuniões.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento.
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento.
15 | Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Realizar ações que capacitem os profissionais da escola em a inclusão de alunos com deficiências para que seja compreendida entre eles, como oportunidade de desenvolvimento de todos os alunos, para que beneficiem da interação e da mediação propostas, através de palestras com profissionais da área da saúde, da educação e assistentes sociais, ONG’s que trabalham com esse segmento e outras instituições que promovam a inclusão.
Descrição:
  • Realizar ações que capacitem os profissionais da escola em a inclusão de alunos com deficiências para que seja compreendida entre eles, como oportunidade de desenvolvimento de todos os alunos, para que beneficiem da interação e da mediação propostas, através de palestras com profissionais da área da saúde, da educação e assistentes sociais, ONG’s que trabalham com esse segmento e outras instituições que promovam a inclusão.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • Exposição das atividades pedagógicas desenvolvidas pelas crianças  durante o semestre, com a participação da comunidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos sejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
  • Realização de reuniao de pais para tomada de decisões sobre o Projeto Transição para o Ensino Fundamental.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
18 | Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer uma formação com 4 horas semanais para professores e três horas semanais para educadores que atuam na unidade escolar.
Descrição:
  • Formação com 4 horas semanais para professores e três horas semanais para educadores que atuam na unidade escolar
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
19 | Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • Formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição