Relatório de Execução das Atividades - Dezembro 2019

De 01/12/2019 a 31/12/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Nesse mês foram realizados os projetos seguintes:

  • Espaços que Educam
  • Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
  • Comunidade Leitora
  • Parque com Intervenção
  • As Sementeiras
  • Espaços com Brinquedos Pedagógicos
  • Parque Sonoro
  • Tra la lá
  • Ginga Menino, Ginga Menina
  • Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
  • Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
  • Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
2| Resultados Alcançados

Espaços que Educam:

  • Utilização de diferentes espaços, valorizando à qualidade da educação.

Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer:

  • Observação da manipulação dos alimentos, a alimentação e higienização do local.

Comunidade Leitora: 

  • Mural informativo com intuito de manifestar a leitura, transmitindo informação interna para a Comunidade.
  • Crianças construindo o hábito da leitura, por meio de ações de leitura na Unidade Escolar.

Parque com Intervenção:

  • Ambiente desafiador é lúdico, com crianças felizes.

As Sementeiras:

  • Cuidado e manutenção dos canteiros e das árvores frutíferas, crescendo com muito amor e dedicação.

Espaços com Brinquedos Pedagógicos:

  • Propostas brincantes de qualidade e crianças felizes.
  • Confecções de brinquedos não estruturados com a participação de pais, crianças e colaboradores.

Parque Sonoro:

  • Confecção com objetos não estruturados juntamente com a Comunidade Escolar.

Tra la lá:

  • Reposição de objetos sonoros, proporcionando exploração de diferentes sons.

Ginga Menino, Ginga Menina:

  • Acompanhamento da rotina diariamente e organização do espaço e crianças felizes com as atividades desenvolvidas.

Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual:

  • Colaboradores orientados, beneficiando a interação e a mediação das propostas

Diálogo aberto com as famílias e comunidade local:

  • Comunidade satisfeita com o famoso Bazar da Cida, Oficinas realizada para construção de brinquedos.
  • Mural da comunidade atualizado.
  • Pais informados sobre o ano letivo de 2020.

Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências:

  • Profissionais capacitados.
  • Encontro Pedagógico com o Tema: Vidas entrelaçadas e reconhecendo as conquistas de 2019.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Acompanhamento da rotina diariamente e organização do espaço.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
2 | Espaços que Educam
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
3 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Organização do espaço e materiais para o programa.
Descrição:
  • Organização do espaço e materiais para o programa.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
4 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Observação da rotina diariamente.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
5 | Comunidade Leitora
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:
  • Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
6 | Parceria com a comunidade
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balancem; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:
  • Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balancem; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
7 | As Sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
  • Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
8 | As Sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizada a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  • Manutenção dos canteiros e das arvores frutíferas nativas da Mata Atlântica
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
9 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude: 100,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
  • Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de confecções desses materiais.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
10 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude: 100,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Realizar oficinas de confecção de materiais e brinquedos com a participação de pais, responsáveis e alunos.
Descrição:
  • Realizar oficinas de confecção de materiais e brinquedos com a participação de pais, responsáveis e alunos.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
11 | Parque Sonoro
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
  • Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
12 | Tra la lá
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la” nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões artísticas o conhecimento de si e do outro.
Etapa: Construção de objetos sonoros pelos adultos para serem oferecidos às crianças para a exploração dos diferentes sons, por meio de brincadeiras e jogos musicais.
Descrição:
  • Exploração dos diferentes sons, por meio de brincadeiras e jogos musicais.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento
13 | Ginga Menino, Ginga Menina
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Projeto Ginga menino, ginga menina Pois a capoeira é tida como uma atividade física completa, sendo ideal para o desenvolvimento físico da criança em idade escolar.
Etapa: Planejamento das propostas contemplando: • Favorecer o convívio entre diferentes faixas etárias. • Desenvolver o controle da musculatura. • Conhecer seu próprio corpo, aprendendo a percebê-lo e aceita-lo diante de suas próprias características e limites • Construir com as crianças práticas educativas, de atitudes, de respeito, cuidado e proteção para sua segurança e a dos companheiros. • Utilizar brincadeiras, cantigas e jogos tradicionais, relacionados à este jogo tipicamente brasileiro.
Descrição:
  • O convívio entre diferentes faixas etárias, desenvolver o controle da musculatura., conhecer seu próprio corpo, aprendendo a percebê-lo e aceita-lo diante de suas próprias características e limites, construir com as crianças práticas educativas, de atitudes, de respeito, cuidado e proteção para sua segurança e a dos companheiros, utilizar brincadeiras, cantigas e jogos tradicionais, relacionados à este jogo tipicamente brasileiro.
Pontos de Atenção:
  • Meta em andamento.
Encaminhamentos:
  • Meta em andamento.
14 | Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
Completude: 100,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Realizar ações que capacitem os profissionais da escola em a inclusão de alunos com deficiências para que seja compreendida entre eles, como oportunidade de desenvolvimento de todos os alunos, para que beneficiem da interação e da mediação propostas, através de palestras com profissionais da área da saúde, da educação e assistentes sociais, ONG’s que trabalham com esse segmento e outras instituições que promovam a inclusão.
Descrição:
  1.  Realizar ações que capacitem os profissionais da escola em a inclusão de alunos com deficiências para que seja compreendida entre eles, como oportunidade de desenvolvimento de todos os alunos, para que beneficiem da interação e da mediação propostas, através de palestras com profissionais da área da saúde, da educação e assistentes sociais, ONG’s que trabalham com esse segmento e outras instituições que promovam a inclusão.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer uma formação com 4 horas semanais para professores e três horas semanais para educadores que atuam na unidade escolar.
Descrição:
  • Fazer uma formação com 4 horas semanais para professores e três horas semanais para educadores que atuam na unidade escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
18 | Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria de Educação e Cidadania e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
  • Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria de Educação e Cidadania e outras Instituições Educacionais.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
19 | Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • Formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição