Relatório de Execução das Atividades - Fevereiro 2020

De 01/02/2020 a 29/02/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas
2| Resultados Alcançados
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Estabelecendo um momento na primeira RPA para que o Diretor de Escola possa socializar com toda equipe escolar os programas institucionais que serão implantados em 2018, bem como a ordem e sequência de implementação dos mesmos.
Descrição:
  • Retomada dos Espaços que Educam na primeira RPA do ano de 2020.
  • Utilização de diferentes espaços, valorizando à qualidade da educação.
  • Compartilhamento dos responsáveis dos Espaços para organização e andamento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • Manutenção e organização do espaço para o início do ano letivo.
  • Observação diária da rotina alimentar e do self service com as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Aquisição do acervo literário e materiais por meio de campanha junto à comunidade, bem como por meio de aquisição
Descrição:
  • Mural informativo com intuito de manifestar a leitura e informações transmitindo recomendações sobre uma leitura produtiva com as crianças.
  • Aquisição de livros para as salas de aula para estimular e desenvolver o gosto e habito da leitura.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Planejamento de momentos durante o TFC que privilegiem a confecção de materiais, bem como a organização do espaço.
Descrição:
  • Estabelecendo um momento na primeira RPA para socializar com toda equipe escolar, para planejar a organização e o espaço.
  • Manutenção e observação dos espaços e suas ações propostas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
  • Observação diária da escovação bucal e higiene das crianças.
  • Conscientização com as crianças em rodas de conversa
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizada a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  • Cuidado e manutenção dos canteiros e das árvores frutíferas, crescendo com muito amor e dedicação.
  • Compras de sementes para plantio de hortaliças.
  • Funcionários cuidando do espaço, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita dos alimentos
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude: 0,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Reposição sempre que necessário dos brinquedos e outros materiais lúdicos, por meio de compras, doações ou confecções desses materiais.
Descrição:
  • Propostas de interações e brincadeiras com os diferentes segmentos.
  • Reposição de brinquedos pela SEC.
  • Aquisição de brinquedos e materiais lúdicos por meio da Associação.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Aquisição de materiais por meio da verba, eventos, contribuições mensais e campanhas de arrecadação com a comunidade
Descrição:
  • Aquisição de instrumentos musicais de brinquedos por meio de verba da instituição.
  • Organização e manutenção com diferentes objetos sonoros, favorecendo o lúdico.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Pensar em estratégias para os planejamentos com ações e propostas que garantam os direitos de aprendizagem dos alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos sejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
  • Primeira Reunião de Pais promoveu ações da família com a escola, um momento acolhedor para auxiliar na adaptação.
  • Reunião de Pais novos favoreceu a convivência harmoniosa entre as famílias e a escola.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
  • Primeira Reunião Pedagógica Administrativa com todos os colaboradores.
  • Encontro Pedagógico na Unidade Escolar com o Tema: Todos nós somos educadores, visando à formação profissional, ampliando os saberes.
  • Abertura do ano letivo para todos os especialistas da Secretaria e Equipe Gestora no Parque Tecnológico com o tema da palestra: Você sem Desperdícios – Sua melhor versão. 
  • Formações das Professoras com as Orientadores de Escola para os Planejamentos dentro dos princípios da BNCC para o mês de março.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição