Relatório de Execução das Atividades - Março 2020

De 01/03/2020 a 31/03/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

O RELATÓRIO DESTE PERÍODO É REFERENTE AO PLANO DE TRABALHO EMERGENCIAL DO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS - COVID19.
SEGUE EM ANEXO O ARQUIVO EM PDF DO PLANO EMERGENCIAL E DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES.
 

  • Trabalho de Formação Continuada com estudos e reflexões;
  • Confecção e reposição de objetos sonoros;
  • Manutenção da horta e plantas nativas;
  • Mural de informações;
  • Higiene bucal;
  • Famílias e comunidade local envolvida na escola;
  • Manutenção do refeitório das crianças;
  • Propostas lúdicas.
2| Resultados Alcançados
  • Envolvimento das famílias na escola;
  • Adaptação das crianças com tranquilidade e harmonia;
  • Profissionais capacitados;
  • Refeitório das crianças organizado e limpo;
  • Mural informativo com intuito de manifestar a leitura e informações transmitindo recomendações sobre a Dengue e a Covid – 19;
  • Observação diária da escovação bucal e higiene das crianças e conscientização em rodas de conversas;
  • Colaboradores cuidando do espaço, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita dos alimentos;
  • Parque sonoro revitalizado.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Os profissionais da unidade escolar participaram de estudos no tfc com leituras e reflexões, refletindo os estudos com propostas inovadoras para as crianças;
  • Os colaboradores de referência do parque sonoro revitalizaram o espaço, tornando o espaço um ambiente mais organizado e estimulante;
  • Espaço do refeitório organizado, tornando as refeições mais adequadas as faixas etárias;
  • Espaços que educam organizados e readaptados com o ganho de mais espaços;
  • Nos murais informativos da unidade escolar, a comunidade se informou por meio da leitura como informações e orientações sobre a Dengue e a pandemia do COVID-19;
  • Crianças realizando a escovação diária, desenvolvendo o hábito de manter a higiene bucal;
  • Crianças matriculadas na unidade escolar recebendo marmita diariamente devido a quarentena;
  • Colheita e consumo das verduras e legumes da horta.
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Planejar momentos durante o TFC que privilegiem a confecção de materiais, bem como a organização do espaço.
Descrição:
  • Nos dias de TFC (Trabalho de Formação Continuada) após estudos com leitura, reflexões e orientações das Orientadoras, as educadoras planejaram e organizaram materiais e propostas que contribuíram para o enriquecimento do Espaços que educam.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
  • No decorrer do mês juntamente com a fase de adaptação escolar foi possível observar diariamente a rotina alimentar das crianças. Observando a organização e manutenção do espaço, para avaliar e realizar ajustes para melhor desenvolvimento alimentar de nossas crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Comunidade Leitora
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:
  • Nesse mês investimos nos murais informativos com intuito de manifestar a leitura e levar informações às famílias, transmitindo recomendações importantes para a comunidade, na qual se faz necessário devido a atual situação do país. Nosso primeiro mural informativo fala sobre os cuidados em relação a água parada, para que assim evite a proliferação do mosquito da Aedes Aegypti, juntamente com informações sobre sintomas e as medidas que devem ser tomadas em caso de suspeita. Nosso segundo mural fala sobre o novo vírus que acomete todo o mundo, o CORONAVÍRUS (COVID-19), esse mural traz informações essências sobre os cuidados de higiene correto que devemos manter para evitar o contagio do vírus. Os sintomas mais comuns também são informações cruciais no mural, como forma de orientação às famílias para que procure atendimento no momento correto.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Parque com Intervenção
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Planejamento de momentos durante o TFC que privilegiem a confecção de materiais, bem como a organização do espaço.
Descrição:
  • Em um dos TFC (Trabalho de Formação Continuada) realizados teve o intuito de unificar os estudos entre professoras e educadoras, a fim de proporcionar um estudo único entre as equipes de sala. Esse momento rico foi fundamental para as construções de ideias e adaptações no parque com intervenção, com propostas ricas e adaptáveis. As professoras e educadoras foram além das propostas e nas sextas-feiras realizam propostas diferenciadas dos demais dias da semana, adaptado para o segmento berçário e pré.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
  • No decorrer da rotina escolar diariamente as professoras em roda de conversa realizam boas situações de aprendizagem desenvolvidas em relação aos bons hábitos de higiene bucal. Após as refeições as educadoras da sala acompanham as crianças para auxiliá-las na forma correta da escovação bucal.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizada a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  • Nesse mês, após a aquisição de sementes para plantio de hortaliças, os colaboradores do segmento agente operacional estão cuidando do espaço, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita dos alimentos. Mantendo o local limpo e adequado para o consumo das plantações.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude: 0,00 %
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Nos TFC's (Trabalho de Formação Continuada) realizado com as professoras adaptaram o planejamento de atividades para o momento de adaptação, com propostas lúdicas de acordo com cada faixa etária, o planejamento semanal é encaminhado via e-mail para as Orientadoras para acompanhamento e adequações necessárias se houver, o mesmo foi socializado com as educadores, a fim de promover o desenvolvimento integral de todas as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro.
Descrição:
  • A Equipe responsável pelo parque sonoro se reuniu para organização de materiais, manutenção dos materiais, confecção dos materiais e montagem do parque sonoro. Por meio de pesquisas confeccionou objetos sonoros adequados para área externa, a fim de se evitar água parada nos objetos e mal uso, zelando pelo bem estar de nossas crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Com bases nos estudos em grupo nos TFC´s (Trabalho de Formação Continuada) de planejamentos, professoras e orientadoras adequaram os planejamentos do semestre para os alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual. Proporcionando a participação inclusiva do aluno. No decorrer realizaram leitura e estudos sobre adequações aos planejamentos com concordância a Base Nacional Comum Curricular.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Estabelecendo diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Nesse mês anormal o envolvimento no dia a dia da escola com a família e comunidade foi relativamente ligada a pandemia do COVID – 19. Com bases nas informações recebidas via e-mail, WhatsApp e decretos municipais, o diálogo com a família foi com informações sobre os cuidados de higiene para a prevenção do vírus e com orientações sobre as entregas de marmitas durante a quarentena. No decorrer das duas últimas semanas foi possível criar laços com as famílias e comunidade escolar, esse período atípico não só mudou a rotina escolar e familiar como estabeleceu vínculos entre família e escola, favorecendo a comunicação formal, a qual proporcionou muito mais do que apenas uma prestação de serviço.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
  • No decorrer do mês foi possível apresentar aos colaboradores materiais de apoio pedagógico diversos por meio da tecnologia, disponibilizando via WhatsApp para incentivo ao estudo como cursos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Currículo Paulista, Cadernos de estudos com fundamentos e concepções, ações pedagógicas e diversos links de acessos de apostilhas com autores como Paulo Freire, Paulo Fochi entre outros. Disponibilizou diversos livros digitais para enriquecer as propostas pedagógicas. Contamos também com o acervo da escola, que fica disponível na sala dos professores, nesse mês enriquecemos nosso acervo com a doação do livro Práticas comentadas para inspirar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição