
Relatório de Execução das Atividades - Março 2020
De 01/03/2020 a 31/03/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas
O RELATÓRIO DESTE PERÍODO É REFERENTE AO PLANO DE TRABALHO EMERGENCIAL DO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS - COVID19.
SEGUE EM ANEXO O ARQUIVO EM PDF DO PLANO EMERGENCIAL E DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES.
- Trabalho de Formação Continuada com estudos e reflexões;
- Confecção e reposição de objetos sonoros;
- Manutenção da horta e plantas nativas;
- Mural de informações;
- Higiene bucal;
- Famílias e comunidade local envolvida na escola;
- Manutenção do refeitório das crianças;
- Propostas lúdicas.
2| Resultados Alcançados
- Envolvimento das famílias na escola;
- Adaptação das crianças com tranquilidade e harmonia;
- Profissionais capacitados;
- Refeitório das crianças organizado e limpo;
- Mural informativo com intuito de manifestar a leitura e informações transmitindo recomendações sobre a Dengue e a Covid – 19;
- Observação diária da escovação bucal e higiene das crianças e conscientização em rodas de conversas;
- Colaboradores cuidando do espaço, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita dos alimentos;
- Parque sonoro revitalizado.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
- Os profissionais da unidade escolar participaram de estudos no tfc com leituras e reflexões, refletindo os estudos com propostas inovadoras para as crianças;
- Os colaboradores de referência do parque sonoro revitalizaram o espaço, tornando o espaço um ambiente mais organizado e estimulante;
- Espaço do refeitório organizado, tornando as refeições mais adequadas as faixas etárias;
- Espaços que educam organizados e readaptados com o ganho de mais espaços;
- Nos murais informativos da unidade escolar, a comunidade se informou por meio da leitura como informações e orientações sobre a Dengue e a pandemia do COVID-19;
- Crianças realizando a escovação diária, desenvolvendo o hábito de manter a higiene bucal;
- Crianças matriculadas na unidade escolar recebendo marmita diariamente devido a quarentena;
- Colheita e consumo das verduras e legumes da horta.
Atividades Desenvolvidas
1 | Espaços que Educam
Completude:
0,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Planejar momentos durante o TFC que privilegiem a confecção de materiais, bem como a organização do espaço.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
2 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude:
0,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
3 | Comunidade Leitora
Completude:
0,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
4 | Parque com Intervenção
Completude:
0,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Planejamento de momentos durante o TFC que privilegiem a confecção de materiais, bem como a organização do espaço.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
5 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
0,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
6 | As Sementeiras
Completude:
0,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizada a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
7 | Espaços com Brinquedos Pedagógicos
Completude:
0,00 %
|
Meta: Montar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir a ampliação de possibilidades educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
8 | Parque Sonoro
Completude:
0,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
9 | Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual
Completude:
0,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
10 | Estabelecendo diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude:
0,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
11 | Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Completude:
0,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
---|