
Relatório de Execução das Atividades - Junho 2020
O RELATÓRIO DESCRITO ABAIXO SE REFERE AO PLANO DE TRABALHO EMERGENCIAL DO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS - COVID19.
SEGUE EM ANEXO O ARQUIVO EM PDF DO PLANO EMERGENCIAL
Informo que atendendo o estabelecido no Boletim Municipal nº 2622 de 29 de maio de 2020, que expõe o PARECER CME N° 01/2020 - Aprovado em 28 de maio de 2020, art. 11:
As unidades escolares parceiras de Educação Infantil, deverão prever em seu Calendário Escolar para o ano letivo de 2020, as seguintes datas: a) 23/03/2020 a 17/04/2020 - Recesso Escolar; b) 22/04/2020 a 21/05/2020 – Férias;
1º As entidades deverão antecipar os feriados e aulas suspensas, conforme Decreto n. 18.530, de 22 de maio de 2020.
2º Ficam suspensos os atendimentos nos dias de feriados federais.
Os feriados antecipados foram estipulados no artigo 10: Corpus Christi; Revolução Constitucionalista, aniversário do Município de São José dos Campos, Finados e aulas suspensas.
Portanto, o retorno às atividades pedagógicas ficou determinado para o dia 03/06/2020 com atividades de forma não presencial, disponibilizando semanalmente às famílias por meio do Portal do LEDI do município de São José dos Campos as propostas remotas, conforme citado anteriormente.
- Atendimento a comunidade;
- Entrega da Merenda Escolar;
- Atividades Remotas;
- Formação Continuada de forma On-line, Pedagógica e Administrativa com todos os colaboradores (Professores, educadores, agentes operacionais e equipe de cozinha): atribuições e regimento escolar;
- Estimular a prática da reciclagem no ambiente escolar;
- Motivar as famílias nas interações diárias;
- Construção de brinquedos para compor áreas externas;
- Garantir a transparência das ações da Unidade Escolar;
- Monitoramento das práticas pedagógicas;
- Outras ações: Manutenção da horta e plantas nativas; Organização dos espaços que educam; Orientação para uma Boca saudável e Feliz; Qualidade na Arte de se alimentar; Comunidade inserida na leitura; Parque com intervenção remoto;
Seguimos as orientações da Secretaria de Educação e Saúde, e desde o dia 23 de março de 2020 professoras, educadoras e idosos permaneceram em casa com período de recesso e antecipação de férias, realizando assim o cuidado a saúde e familiares. No dia 03 de junho de 2020, a unidade escolar retomou suas atividades na unidade e o atendimento a comunidade iniciou-se no dia 08 de junho de 2020, realizando as matrículas por agendamento respeitando os protocolos de saúde. Para atender ao objeto do Termo de Colaboração, foram realizadas 17 matriculas, totalizando o número de 514 na unidade. A entrega da merenda escolar para as crianças matriculadas continuou em junho, fornecendo o total de 2.677 marmitas no mês. Para retomar as atividades com as crianças após o recesso e férias escolares, a SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) juntamente com a unidade escolar vem disponibilizando atividades remotas todas as semanas, por meio do Portal do LEDI, com a finalidade de manter o vínculo e garantir o desenvolvimento das crianças.
Seguem os links abaixo das propostas por níveis e semanas:
Berçário I
- Dia: 06 a 10 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1JnqNaiHtTA8pSRJaykScI5dJM7mDodfa - Dia: 15 a 19 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1F2WaPTGn_NnPAjhtvIUYLsVwInrBGO9R - Dia: 22 a 26 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1Cz2lKLyYedmgI6dyECgt0tFq25UQb96n - Dia: 29 de junho a 03 de julho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1FAkXj4DehFc8PaDTX3G18c8YZPZG8gpG
Berçário II
- Dia: 06 a 10 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/10GENZwjE-7aE3h9ZO-0MM8D31qzAJ9Wz - Dia: 15 a 19 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1FEsImnCfBqqVYJS792XZ6RqUQvxgRc6N - Dia: 22 a 26 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1z_QQmty9HgHB0ycc6P9Jx4I0nZxC1pqP - Dia: 29 de junho a 03 de julho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1bRjwEjBcdKzZmQmgJOupeiopgZJnoz
Infantil I
- Dia: 06 a 10 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1wL2mwHkie2tWTT5xXI40LaYPYdcGI2AU - Dia: 15 a 19 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1wyE44GRVTkpVMhRZIkRcsoGQvpY6xZQ2 - Dia: 22 a 26 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1fXkW0vhLatXGq34EA-n7nipQtsCDYYIP - Dia: 29 de junho a 03 de julho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1Xrx-tCRwydAE9srbDKbnBj-yEaW68ewR
Infantil II
- Dia: 06 a 10 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1rXoBkKMiThKjoJ-ZTPRqW_8pl_w7VVuQ - Dia: 15 a 19 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1Kg4KbBT4v9w3J0SV5mPxGKLnxubrh8mM - Dia: 22 a 26 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1Q_untEYPVtPTFuh8gICEFiOx4St6NW1u - Dia: 29 de junho a 03 de julho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1Z363YcJXQTa_nPDEqueTLZ2tmXLAgvKD
PRÉ I
- Dia: 06 a 10 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1eyMBm-cLvpUCNiKQHJsC4T1e0BkjRY-9 - Dia: 15 a 19 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/12oLcykcyLKFAACGMyiSWVsA4UQx5xUCn - Dia: 22 a 26 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1EkYMH66sRWOSPIgaFdsQWgqr7QT--PWa - Dia: 29 de junho a 03 de julho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1nGxFk-6XNQxIfhfZSByVnYvv6tldN-pb
PRÉ II
- Dia: 06 a 10 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/16ERMzbvs5lW3cI3XCQB4R4XOXoUcRAVY - Dia: 15 a 19 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/13KSaXUoxll3ji-eAzhhFkeKsFPelDBdj - Dia: 22 a 26 de junho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1XUR8k7ET_ERzE4raPVrRpo9R6jKfKPJZ - Dia: 29 de junho a 03 de julho de 2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1eU92O4h-_HjJHe612W5qcuLUpfCtOAqD
A participação das crianças e famílias ocorreu de diversas maneiras, alguns acessaram o site na plataforma, outros pelo WhatsApp. 30% não tem acesso à internet, por isso, a escola disponibilizou o material impresso. Os professores foram orientados a acompanhar processualmente a participação das crianças e em caso da família não se manifestar (WhatsApp, pessoalmente, e-mail, telefone) eles entram em contato. Os professores interagem com as crianças diariamente por 30 minutos, por meio de WhatsApp propondo diversidade e alegria e tiveram o retorno das famílias com muita harmonia e satisfação.
Das propostas do mês, as famílias destacaram:
- No Berçário I- Brincadeiras livres, cuidado e interação diária.
- No Berçário II- Brincadeiras com exploração de materiais;
- No Infantil I- Brincadeiras com caixas e sucatas;
- No Infantil II- Montagem de cabaninhas;
- No Pré I- Desenho livre, contação de histórias e atividades de letramento;
- No Pré II- Desenho livre, contação de histórias e atividades de letramento.
Neste período realizou-se uma pesquisa para conhecer o perfil da comunidade, referente as atividades remotas: acessibilidade e participação. Das 514 famílias, 30% relatou que tem mais facilidade de acompanhar as propostas e conversar com a professora via WhatsApp. 20% informou que não possui uma internet de boa qualidade e 50% não respondeu. Diante dessas respostas, a equipe da escola decidiu usar o WhatsApp como meio de comunicação para as interações.
A partir de 15 de junho de 2020 grupos de WhatsApp formados por níveis foram criados para facilitar a comunicação e a interação das professoras com as famílias, podendo assim registrar as atividades das crianças realizadas em casa, tirar todas as dúvidas sobre as atividades, disponibilizar os links das atividades remotas e auxiliar nas informações sobre a escola como: a entrega da Merenda Escolar entre outras. Compartilhamos também no Facebook e Instagram da escola os links das atividades semanais e as famílias que não conseguiram acessar essas plataformas procuraram a unidade, para receberam as atividades impressas. Foi disponibilizado gratuitamente a Plataforma “TEAMS”, um aplicativo de fácil acesso onde estaremos em contato com todas as famílias, através de mensagens pelo chat e reuniões online. Todas professoras, educadoras e equipe gestora receberam formação do aplicativo pelo colaborador de Suporte Técnico Taciano Fernandes. As professoras receberam mensagens das crianças e dos familiares, totalizando 106 participações.
“Garantir o monitoramento de práticas fundamentadas observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças”, com a participação harmoniosa da comunidade as devolutivas das famílias apontaram o quanto as crianças ficaram felizes ao receber e realizar as propostas. As relações estreitaram novamente o vínculo das crianças com os professores e educadores. Muitas mães relataram a satisfação de seus filhos ao participar de forma remota das atividades. Ao planejar as atividades, os professores do Pré I organizaram um Kit com 50 folhas de sulfite, 5 unidades de giz de cera 3 unidades de caneta hidrográfica e do Pré II um Kit com 1 caderno de desenho, 1 apontador, 1 borracha, 1 jogo de canetinha com 12 cores, 50 folhas de sulfite com cores variadas, 1 lápis grafite, 1 conjunto de lápis de cor com 12 cores e 1 caixa de giz de cera, para que as famílias pudessem retirar na escola. No total de 147 famílias compareceram e levaram para casa o kit com o material escolar para a realização das propostas da semana. Destas famílias, enviaram fotos das crianças realizando as propostas. As práticas da unidade acontecem com qualidade e selo para com o desenvolvimento das crianças, por este motivo as Metas são realizados juntamente com as propostas semanais disponibilizadas.
- Entrega de Merenda Escolar para as famílias das crianças matriculadas na unidade escolar;
- Formação de qualidade;
- Depoimentos dos familiares;
- Reflexões;
- Materiais pedagógicos não estruturados confeccionados.
- Colaboradores do segmento agente operacional cuidando do espaço, manutenção e a colheita dos alimentos;
- Mural informativo com intuito de manifestar a leitura e informações transmitindo informações sobre a Pandemia e a Dengue.
- Espaços organizados;
- Conscientização da importância da sustentabilidade
- Materiais confeccionados para as salas, utilizando materiais não estruturados.
- Entrega de Kits pedagógicos para as crianças;
- Crianças matriculadas na unidade escolar recebendo merenda e frutas diariamente devido a Pandemia;
- Colheita e consumo das verduras e legumes da horta;
- Mural informativo do hall de entrada, a comunidade se informou por meio da leitura maneiras de como se prevenir e entender o momento em que estamos vivendo;
- Profissionais qualificados;
- Espaços ricos em possibilidades para a interação.
1 | Formação Continuada
Completude:
100,00 %
|
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Formação continuada
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
2 | Projeto Recicl’Arte
Completude:
100,00 %
|
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Projeto Recicl’Arte
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
3 | Projeto Recicl’Arte
Completude:
100,00 %
|
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
4 | Gentileza gera Gentileza
Completude:
100,00 %
|
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
5 | Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas
Completude:
100,00 %
|
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Revitalização do Parque
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
6 | Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas
Completude:
100,00 %
|
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Descrição:
Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade escolar: A divulgação dos relatórios mensais com as ações da unidade foi divulgada na plataforma do SGTS. (Gestão de Parceria do 3º Setor)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
7 | Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas
Completude:
100,00 %
|
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
8 | Espaços que Educam
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
9 | As Sementeiras
Completude:
100,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
10 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
100,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
11 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
12 | Comunidade Leitora
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
13 | Parque com Intervenção
Completude:
100,00 %
|
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede
• “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
---|