Relatório de Execução das Atividades - Junho 2020

De 01/06/2020 a 30/06/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

O RELATÓRIO DESCRITO ABAIXO SE REFERE AO PLANO DE TRABALHO EMERGENCIAL DO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS - COVID19.
SEGUE EM ANEXO O ARQUIVO EM PDF DO PLANO EMERGENCIAL

 

Informo que atendendo o estabelecido no Boletim Municipal nº 2622 de 29 de maio de 2020, que expõe o PARECER CME N° 01/2020 - Aprovado em 28 de maio de 2020, art. 11:

As unidades escolares parceiras de Educação Infantil, deverão prever em seu Calendário Escolar para o ano letivo de 2020, as seguintes datas: a) 23/03/2020 a 17/04/2020 - Recesso Escolar; b) 22/04/2020 a 21/05/2020 – Férias;

1º As entidades deverão antecipar os feriados e aulas suspensas, conforme Decreto n. 18.530, de 22 de maio de 2020.
2º Ficam suspensos os atendimentos nos dias de feriados federais.

Os feriados antecipados foram estipulados no artigo 10: Corpus Christi; Revolução Constitucionalista, aniversário do Município de São José dos Campos, Finados e aulas suspensas.

Portanto, o retorno às atividades pedagógicas ficou determinado para o dia 03/06/2020 com atividades de forma não presencial, disponibilizando semanalmente às famílias por meio do Portal do LEDI do município de São José dos Campos as propostas remotas, conforme citado anteriormente.

 

 

  • Atendimento a comunidade;
  • Entrega da Merenda Escolar;
  • Atividades Remotas;
  • Formação Continuada de forma On-line, Pedagógica e Administrativa com todos os colaboradores (Professores, educadores, agentes operacionais e equipe de cozinha): atribuições e regimento escolar;
  • Estimular a prática da reciclagem no ambiente escolar;
  • Motivar as famílias nas interações diárias;
  • Construção de brinquedos para compor áreas externas;
  • Garantir a transparência das ações da Unidade Escolar;
  • Monitoramento das práticas pedagógicas;
  • Outras ações: Manutenção da horta e plantas nativas; Organização dos espaços que educam; Orientação para uma Boca saudável e Feliz; Qualidade na Arte de se alimentar; Comunidade inserida na leitura; Parque com intervenção remoto;

Seguimos as orientações da Secretaria de Educação e Saúde, e desde o dia 23 de março de 2020 professoras, educadoras e idosos permaneceram em casa com período de recesso e antecipação de férias, realizando assim o cuidado a saúde e familiares. No dia 03 de junho de 2020, a unidade escolar retomou suas atividades na unidade e o atendimento a comunidade iniciou-se no dia 08 de junho de 2020, realizando as matrículas por agendamento respeitando os protocolos de saúde. Para atender ao objeto do Termo de Colaboração, foram realizadas 17 matriculas, totalizando o número de 514 na unidade. A entrega da merenda escolar para as crianças matriculadas continuou em junho, fornecendo o total de 2.677 marmitas no mês. Para retomar as atividades com as crianças após o recesso e férias escolares, a SEC (Secretaria de Educação e Cidadania) juntamente com a unidade escolar vem disponibilizando atividades remotas todas as semanas, por meio do Portal do LEDI, com a finalidade de manter o vínculo e garantir o desenvolvimento das crianças.

Seguem os links abaixo das propostas por níveis e semanas:

 Berçário I 

Berçário II

Infantil I


Infantil II


PRÉ I


PRÉ II

 

A participação das crianças e famílias ocorreu de diversas maneiras, alguns acessaram o site na plataforma, outros pelo WhatsApp. 30% não tem acesso à internet, por isso, a escola disponibilizou o material impresso. Os professores foram orientados a acompanhar processualmente a participação das crianças e em caso da família não se manifestar (WhatsApp, pessoalmente, e-mail, telefone) eles entram em contato. Os professores interagem com as crianças diariamente por 30 minutos, por meio de WhatsApp propondo diversidade e alegria e tiveram o retorno das famílias com muita harmonia e satisfação.

Das propostas do mês, as famílias destacaram:

  • No Berçário I- Brincadeiras livres, cuidado e interação diária.
  • No Berçário II- Brincadeiras com exploração de materiais;
  • No Infantil I- Brincadeiras com caixas e sucatas;
  • No Infantil II- Montagem de cabaninhas;
  • No Pré I- Desenho livre, contação de histórias e atividades de letramento;
  • No Pré II- Desenho livre, contação de histórias e atividades de letramento.

Neste período realizou-se uma pesquisa para conhecer o perfil da comunidade, referente as atividades remotas: acessibilidade e participação. Das 514 famílias, 30% relatou que tem mais facilidade de acompanhar as propostas e conversar com a professora via WhatsApp. 20% informou que não possui uma internet de boa qualidade e 50% não respondeu. Diante dessas respostas, a equipe da escola decidiu usar o WhatsApp como meio de comunicação para as interações.

 A partir de 15 de junho de 2020 grupos de WhatsApp formados por níveis foram criados para facilitar a comunicação e a interação das professoras com as famílias, podendo assim registrar as atividades das crianças realizadas em casa, tirar todas as dúvidas sobre as atividades, disponibilizar os links das atividades remotas e auxiliar nas informações sobre a escola como: a entrega da Merenda Escolar entre outras. Compartilhamos também no Facebook e Instagram da escola os links das atividades semanais e as famílias que não conseguiram acessar essas plataformas procuraram a unidade, para receberam as atividades impressas. Foi disponibilizado gratuitamente a Plataforma “TEAMS”, um aplicativo de fácil acesso onde estaremos em contato com todas as famílias, através de mensagens pelo chat e reuniões online. Todas professoras, educadoras e equipe gestora receberam formação do aplicativo pelo colaborador de Suporte Técnico Taciano Fernandes. As professoras receberam mensagens das crianças e dos familiares, totalizando 106 participações.

 “Garantir o monitoramento de práticas fundamentadas observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças”, com a participação harmoniosa da comunidade as devolutivas das famílias apontaram o quanto as crianças ficaram felizes ao receber e realizar as propostas. As relações estreitaram novamente o vínculo das crianças com os professores e educadores. Muitas mães relataram a satisfação de seus filhos ao participar de forma remota das atividades. Ao planejar as atividades, os professores do Pré I organizaram um Kit com 50 folhas de sulfite, 5 unidades de giz de cera 3 unidades de caneta hidrográfica e do Pré II um Kit com 1 caderno de desenho, 1 apontador, 1 borracha, 1 jogo de canetinha com 12 cores, 50 folhas de sulfite com cores variadas, 1 lápis grafite, 1 conjunto de lápis de cor com 12 cores e 1 caixa de giz de cera, para que as famílias pudessem retirar na escola. No total de 147 famílias compareceram e levaram para casa o kit com o material escolar para a realização das propostas da semana. Destas famílias, enviaram fotos das crianças realizando as propostas. As práticas da unidade acontecem com qualidade e selo para com o desenvolvimento das crianças, por este motivo as Metas são realizados juntamente com as propostas semanais disponibilizadas.

 

2| Resultados Alcançados
  •  Entrega de Merenda Escolar para as famílias das crianças matriculadas na unidade escolar;
  • Formação de qualidade;
  • Depoimentos dos familiares;
  • Reflexões;
  • Materiais pedagógicos não estruturados confeccionados.
  • Colaboradores do segmento agente operacional cuidando do espaço, manutenção e a colheita dos alimentos;
  • Mural informativo com intuito de manifestar a leitura e informações transmitindo informações sobre a Pandemia e a Dengue.
  • Espaços organizados;
  • Conscientização da importância da sustentabilidade
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Materiais confeccionados para as salas, utilizando materiais não estruturados.
  • Entrega de Kits pedagógicos para as crianças;
  • Crianças matriculadas na unidade escolar recebendo merenda e frutas diariamente devido a Pandemia;
  • Colheita e consumo das verduras e legumes da horta;
  • Mural informativo do hall de entrada, a comunidade se informou por meio da leitura maneiras de como se prevenir e entender o momento em que estamos vivendo;
  • Profissionais qualificados;
  • Espaços ricos em possibilidades para a interação.
Atividades Desenvolvidas
1 | Formação Continuada
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Formação continuada
Descrição:
  •  As formações pedagógicas são realizadas todas as terças e quintas-feiras. As propostas são planejadas garantindo a acessibilidade, qualidade e o respeito por cada faixa etária, assegurando de modo simplificado e atrativo para as famílias realizarem as interações com harmonia.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Projeto Recicl’Arte
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Projeto Recicl’Arte
Descrição:
  • O valor pela reciclagem está sendo desenvolvido diariamente. O respeito pelo meio ambiente já é mais valorizado uma vez que a conscientização vem crescendo com a necessidade de se reinventar. As lixeiras estão identificadas para o descarte correto.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Projeto Recicl’Arte
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
  • Nosso Centro De Reciclagem foi reorganizado pelas professoras e educadoras e vem ajudando as mesmas nas propostas realizadas diariamente que estão utilizando os materiais não estruturados para confecção de objetos para a interação nas propostas remotas.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Gentileza gera Gentileza
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Descrição:
  • Está acontecendo diariamente na unidade. Os murais confeccionados pela equipe gestora e educadoras mantem a clareza dos assuntos da Pandemia e Dengue. A transparência das informações transmitidas para a comunidade. Estamos envolvendo a comunidade nas ações da escola quanto a valores, respeito, empatia, reciprocidade entre outros nas entregas da Merenda Escolar e interações com as famílias pelos grupos de WhatsApp. O envolvimento com as famílias por meio de redes sociais como: Facebook, Instagram, WhatsApp e a plataforma TEANS vem crescendo diariamente. Os murais informativos complementam a comunicação. 
  • https://www.facebook.com/cida.segolin.9
  • https://www.instagram.com/cidasegolin
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Revitalização do Parque
Descrição:
  • Os Espaços estão sendo mantidos pelas professoras e educadoras da unidade, respeitando os documentos norteadores. Estão organizados e limpos, a manutenção é realizada diariamente pelas equipes e brinquedos não estruturados estão sendo confeccionados para compor o espaço.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Descrição:

Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade escolar: A divulgação dos relatórios mensais com as ações da unidade foi divulgada na plataforma do SGTS. (Gestão de Parceria do 3º Setor)

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
  • Foi elaborado e divulgado na plataforma do SGTS (Gestão de Parcerias com o 3º Setor).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Espaços que Educam
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • Vêm sendo utilizado pelas professoras e educadoras com muita criatividade e dedicação para gravações de vídeos para ajudar as crianças com as propostas remotas. A manutenção ocorre diariamente deixando os espaços com ricas possibilidades de aprendizagens e interações.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | As Sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
  • Nossa horta vem sendo cultivada todos os dias pelos colaboradores da unidade com muito amor e dedicação e estão se desenvolvendo saudáveis. Plantamos um pé de acerola doado por uma funcionária. Toda a hortaliça vem sendo consumida pelos funcionários da unidade e comunidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal, começando já nos primeiros anos de vida, com ações educativas e preventivas relativos à higiene da boca e dos dentes
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
  • As professoras nos momentos de interação via WhatsApp lembram as crianças da importância de cuidar da saúde bucal. Estamos entregando folder com informativos para ajudar a comunidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • Está garantida com a entrega da Merenda Escolar. As refeições são preparadas com muita higiene, carinho e dedicação. Servimos as refeições de segunda a sexta feira das 11h às 13h pelos colaboradores da unidade em forma de revezamento respeitando as normas de segurança e saúde. Com as refeições servimos para complementar duas sobremesas por criança, podendo variar frutas, bolo e barra de cereal.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Comunidade Leitora
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • Está ampliando com a criatividade das professoras e educadoras que estão gravando vídeos contando histórias incentivando as famílias a lerem em casa com as crianças, além de mandarem nas atividades semanais.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • As professoras e educadoras realizaram propostas de interação com as crianças, pois há muitas possibilidades em correr, subir, descer, pular. Virou um espaço onde são gravados vídeos das professoras fazendo as atividades físicas
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição