Relatório de Execução das Atividades - Fevereiro 2021

De 01/02/2021 a 28/02/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS:

  • Meta 1 - Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos.
    Etapa 1: Formação Continuada;
    Etapa 3: Ampliação da Horta;

    Meta 2 - Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil
    Etapa 2: Comunidade Segura;

    Meta 3 - Imprimir intencionalidade educativa às praticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
    Etapa 1: Revitalização do Parque;
    Etapa 2: Organização dos murais envolvendo as crianças;

    Meta 4 - Garantir o monitoramento de prática pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o  monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
    Etapa 1: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar;

 

DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

 

  • Etapa 1 - Atividades remotas 
    Meta concluída
    As atividades remotas para as crianças estão disponibilizadas no Portal do LEDI (Laboratório de Educação Digital Profº Eduardo Augusto Fernandes) e ficou de responsabilidade da Secretaria de Educação a elaboração das propostas , com a finalidade de manter o vínculo e garantir o desenvolvimento das crianças. Seguem os links abaixo das propostas disponibilizadas no LEDI por níveis:

    Berçário I e Berçário II
    https://escolainterativasjc.blogspot.com/p/bercario-i-e-ii-atividades.html 

    Infantil I e Infantil II
    https://escolainterativasjc.blogspot.com/p/infantil-i-e-ii-atividades.html

    Pré I e Pré II
    https://escolainterativasjc.blogspot.com/p/pre-i-e-ii-atividades.html

  • Etapa 2 - comunicação com as famílias e crianças

    A comunicação da escola com as famílias se mostra fundamental para o desenvolvimento dos alunos. No contexto atual, com o COVID-19, esse relacionamento é ainda mais crucial para que a instituição consiga prosseguir com as interações remotas tendo a confiança dos pais e responsáveis. Estamos envolvendo a comunidade nas ações da escola quanto a valores, respeito, empatia, reciprocidade entre outros nas entregas da Merenda Escolar por meio de redes sociais como: Facebook, Instagram, WhatsApp e murais informativos da unidade. Com a retomada das aulas, as famílias puderam optar para a participação da criança de forma presencial ou não presencial (Portal do LEDI e de forma impressa), para isso a escola/professor estabeleceu o primeiro contato explicando como seria a retomada presencial das aulas e a opção das famílias.

    https://www.facebook.com/cida.segolin.9
    https://www.instagram.com/cidasegolin

  • Etapa 3 - formação dos funcionários dos diferentes segmentos
    Meta concluída em 2020 com a finalização dos estudos sobre a “Implementação do Currículo da Educação Infantil de “São José dos Campos” e a elaboração do documento Marcas Pedagógico sobre o Currículo.


  • Etapa 4 - protocolo de higienização

    Seguimos todas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) tais como:

    • Garantindo que os ambientes estejam arejados, com janelas e portas abertas;
    • Os produtos de higiene, como álcool, sabonete, papel toalha e outros são suficientes para atender às necessidades;
    • Corrimões, maçanetas, interruptores de luz ou quaisquer objetos ou superfícies compartilhadas devem ser limpos com álcool 70%, assim como as mãos, após tocarem esses locais;
    • É recomendável fazer a higienização de pisos e banheiros no mínimo duas vezes ao dia, com água sanitária diluída em água;
    • A utilização de álcool 70% por todas as superfícies também é recomendada.
    • Os panos de limpeza devem ser higienizados diariamente;
    • Todos os equipamentos deverão ser limpos a cada término da jornada de trabalho;
    • Sempre sinalizar os corredores, deixando um lado livre para o trânsito de pessoal, enquanto se procede à limpeza do outro lado.

    Para permanecer na unidade seguimos o seguinte protocolo:

      • Use máscara durante toda a permanência na UE;
      • Ao adentrar, limpe os sapatos no pano umedecido em água sanitária;
      • Lave as mãos com frequência ou passe álcool gel;
      • Evite aglomerações, permaneça em distância segura do seu colega (+ de 1 metro);
      • Não compartilhe objetos pessoais como copos, talheres, canetas, etc;
      • Mantenha os ambientes ventilados;
      • Não toque a região dos olhos e nariz sem antes higienizar as mãos;
      • Mantenha-se hidratado.

      Contamos com sua colaboração, seu otimismo e sua alegria para juntos passarmos por essa fase cheia de aprendizagens! Juntos venceremos!


    • Cozinha

    Deixar a cozinha totalmente limpa, organizada, álcool gel no balcão para sempre estar utilizando. Louças guardadas. Higiene da pia e esponja sempre em um pote com vinagre. Cuidado com o preparo de alimento: Cozinhar bem os alimentos!! Para que os que são consumidos crus “atenção” redobradas com procedência e higiene. Faça a higienização adequada das superfícies (bancadas, mesas e utensílios).  Isso vale tanto para o preparo quanto para a hora de servir. A equipe da cozinha estar com roupas adequadas, limpas, botas higienizadas antes de entrar no local de trabalho, usar avental, luvas e toucas.

  • Funcionários em geral
    • Lavar as mãos com frequência com água e sabão, utilizar álcool em gel caso falte o sabão para higienização das mãos.
    • Lavar principalmente depois que:
    • Tossir, espirrar, coçar, assoar o nariz, coçar os olhos ou tocar a boca.
    • Manusear objetos
    • Ir ao banheiro

  • Na hora da alimentação
    Cada funcionário levará seus próprios utensílios como (prato, garfo, colher, faca e copo).
    No café da manhã e almoço os funcionários serão servidos pela equipe da cozinha. Cada funcionário pegará sua refeição e comerá na sua sala mantendo a distância de 2 metros.
    Cartazes com orientações estão espalhados pela escola para ajudar na comunicação.
    Nas salas de aulas seguimos com kits individuais e caixa de descarte para atender o protocolo.
    A equipe de limpeza segue um cronograma elaborado para garantir a higienização com qualidade.

  • Etapa 5 - entrega das marmitas
    As refeições são preparadas com muita higiene e dedicação. Servimos as refeições de segunda a sexta feira das 11h às 13h pelos colaboradores da unidade em forma de revezamento respeitando as normas de segurança e saúde. Com as refeições servimos para complementar duas sobremesas por criança, podendo variar frutas, bolo, barra de cereal, gelatina ou bolacha. Esse mês de fevereiro fornecemos o total de 1.034 marmitas. Segue gráfico que demonstra a participação das famílias na Merenda Escolar.

2| Resultados Alcançados
  • Entrega de 1.034 Merenda Escolar para as famílias das crianças matriculadas na unidade escolar;
  • Formação de qualidade;
  • Colaboradores do segmento agente operacional cuidando da manutenção dos espaços;
  • Informações sobre a Pandemia e a Dengue.
  • Espaços organizados;
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Materiais confeccionados para as salas para uso individual;
  • Mural informativo do hall de entrada da unidade;
  • Murais com as propostas pedagógicas das crianças;
  • Profissionais qualificados;
  • Espaços ricos em possibilidades para a interações presenciais e remotas.
  • Entrega da Merenda Escolar para as crianças.
Atividades Desenvolvidas
1 | Formação continuada
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Formação continuada
Descrição:
  • As formações pedagógicas são realizadas todas as terças e quintas-feiras. Esse mês os estudos foram voltados para: Portfólio/ Diário de bordo, Documentação e devolutivas, Caderno de estudo, Avaliar o retorno das crianças, Planejar o período de adaptação, Planejar estratégias para o período de adaptação, Organizar o cotidiano das crianças e Administrativa com todos os colaboradores (Professores, educadores, agentes operacionais e equipe de cozinha) com os assuntos: Protocolo de Higienização, RPA, Adaptação, Calendário Escolar, Escola Organizada e Projetos Institucionais.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Projeto Recicl’Arte
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Projeto Recicl’Arte
Descrição:
  • Etapa concluída em dezembro de 2020. Apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, a reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas. O valor pela reciclagem está sendo desenvolvido diariamente. O respeito pelo meio ambiente já é mais valorizado uma vez que a conscientização vem crescendo com a necessidade de se reinventar. Os funcionários da unidade estão alimentando o Centro de Reciclagem trazendo matérias não estruturados higienizados de casa. O centro de reciclagem foi criado na Unidade Escolar, os materiais coletados foram limpos e disponibilizados em estantes por categoria e que esses materiais são utilizados na produção de brinquedos, materiais e nas propostas com as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Ampliação de horta
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Ampliação de horta
Descrição:
  • A horta da unidade está sendo reestruturada para receber as sementes pelo colaborador J. O.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Descrição:
  • Meta concluída em dezembro de 2020. As ações para com esta etapa acontecem diariamente na unidade, com a acolhida de todos os colaboradores para as famílias e crianças. Os murais em 2020 foram essenciais para a divulgação do projeto, entre outras ações.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Comunidade Segura
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Comunidade Segura
Descrição:
  • Estamos cuidando para todas as informações referente ao COVID-19 e dengue chegue com transparência para a comunidade. A conscientização acontece na acolhida e por interações nas redes sociais e grupos de WhatsApp. 

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Revitalização do Parque
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Revitalização do Parque
Descrição:
  • Estamos retomando as ações referentes a revitalização para concluir esse ano a meta que não foi possível em 2020, pois as crianças estavam participando de forma remota por conta da pandemia.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Organização dos murais envolvendo as crianças
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Organização dos murais envolvendo as crianças
Descrição:
  • Esse mês os murais valorizaram as propostas pedagógicas com formato de fotos com a intencionalidade de mostrar o retorno de forma gradual.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Descrição:
  • A divulgação dos relatórios mensais com as ações da unidade foi divulgada na plataforma do SGTS (Sistema de Gestão de Parceria do Terceiro Setor)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
  • Foi elaborado e divulgado na plataforma do SGTS (Sistema de Gestão de Parceria do Terceiro Setor).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Espaços que Educam
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • Estão sendo mantidos pelos professores e educadores da unidade respeitando os documentos norteadores. Estão organizados e limpos, a manutenção é realizada diariamente pelas equipes e kits individuais e caixas de descartes estão sendo confeccionados para compor o espaço.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Comunidade Leitora
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • Os murais da unidade estão vem deixando as informações voltadas a leitura e informações da unidade com transparecia e harmonia, as professoras e educadoras continuam interagindo com as famílias gravando vídeos contando histórias incentivando as famílias a lerem em casa com as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição