Relatório de Execução das Atividades - Março 2021

De 01/03/2021 a 31/03/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Meta 1 - Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos.

  • Etapa 1: Formação Continuada;
    Etapa 3: Ampliação da Horta;

Meta 2 - Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil

  • Etapa 2: Comunidade Segura;

Meta 3 - Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.

  • Etapa 1: Revitalização do Parque;
    Etapa 2: Organização dos murais envolvendo as crianças;

Meta 4- Garantir o monitoramento de prática pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.

  • Etapa 1: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar;

1 – DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

Meta: Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

Etapa 1: Atividades Remotas

Meta concluída
As atividades remotas para as crianças estão disponibilizadas no Portal do LEDI (Laboratório de Educação Digital Interativa Professor Eduardo Augusto Fernandes). Seguem os links abaixo das propostas disponibilizadas no LEDI por níveis:

Berçário I 
https://escolainterativasjc.blogspot.com/p/bercario-i-e-ii-atividades.html 

Berçário II
https://escolainterativasjc.blogspot.com/p/bercario-ii.html 

Infantil I
https://escolainterativasjc.blogspot.com/p/infantil-i-e-ii-atividades.html

Infantil II
https://escolainterativasjc.blogspot.com/p/infantil-ii.html 

Pré I
https://escolainterativasjc.blogspot.com/p/pre-i-e-ii-atividades.html 

Pré II
https://escolainterativasjc.blogspot.com/p/pre-ii.html

Etapa 2: Comunicação com as famílias e crianças

A comunicação da escola com as famílias se mostra fundamental para o desenvolvimento dos alunos. No contexto atual, com o COVID-19, esse relacionamento é ainda mais crucial para que a instituição consiga prosseguir com as interações remotas tendo a confiança dos pais e responsáveis. As atividades remotas para as crianças estão disponibilizadas no Portal do LEDI e ficou de responsabilidade da Secretaria de Educação e Cidadania a elaboração das propostas, com a finalidade de manter o vínculo e garantir o desenvolvimento das crianças. Estamos realizando a busca ativa para envolver a comunidade nas ações da escola que realiza um trabalho de qualidade para desenvolver as crianças. Também nos comunicamos com a comunidade por meio de redes sociais como: Facebook, Instagram, WhatsApp e murais informativos da unidade.

https://www.facebook.com/cida.segolin.9

https://www.instagram.com/cidasegolin

Etapa 3: Formações dos funcionários dos diferentes segmentos

As formações pedagógicas são realizadas todas as terças e quintas-feiras. Esse mês os estudos foram voltados para: Planejamento das Brincadeiras com distanciamento, Avaliação, Sondagem, Documentação Pedagógica. As formações administrativas foram realizadas na última semana do mês com todos os colaboradores da unidade separados por função (Professores, educadores, agentes operacionais e equipe de cozinha) com os assuntos: Empatia, Rendimento Escolar, Trabalho em equipe e Atribuições.

Etapa 4: Protocolo de higienização:

A unidade realiza diariamente a aferição de temperatura dos funcionários, crianças, comunidade e todos que realizam visita. A unidade está com murais e cartazes sinalizando a forma correta de se conviver durante essa pandemia. Seguimos todas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) tais como:

  • Garantindo que os ambientes estejam arejados, com janelas e portas abertas;
  • Os produtos de higiene, como álcool, sabonete, papel toalha e outros são suficientes para atender às necessidades;
  • Corrimões, maçanetas, interruptores de luz ou quaisquer objetos ou superfícies compartilhadas devem ser limpos com álcool 70%, assim como as mãos, após tocarem esses locais;
  • É recomendável fazer a higienização de pisos e banheiros no mínimo duas vezes ao dia, com água sanitária diluída em água;
  • A utilização de álcool 70% por todas as superfícies também é recomendada.
  • Os panos de limpeza devem ser higienizados diariamente;
  • Todos os equipamentos deverão ser limpos a cada término da jornada de trabalho;
  • Sempre sinalizar os corredores, deixando um lado livre para o trânsito de pessoal, enquanto se procede à limpeza do outro lado.

Para permanecer na unidade seguimos o seguinte protocolo: 

  • Use máscara durante toda a permanência na Unidade Escolar;
  • Ao adentrar, limpe os sapatos no pano umedecido em água sanitária;
  • Lave as mãos com frequência ou passe álcool gel;
  • Evite aglomerações, permaneça em distância segura do seu colega (+ de 1 metro);
  • Não compartilhe objetos pessoais como copos, talheres, canetas, etc;
  • Mantenha os ambientes ventilados;
  • Não toque a região dos olhos e nariz sem antes higienizar as mãos;
  • Mantenha-se hidratado.

Contamos com sua colaboração, seu otimismo e sua alegria para juntos passarmos por essa fase cheia de aprendizagens! Juntos venceremos!

 Cozinha

  • Deixar a cozinha totalmente limpa, organizada, álcool gel no balcão para sempre estar utilizando. Louças guardadas. Higiene da pia e esponja sempre em um pote com vinagre.
  • Cuidado com o preparo de alimento:
  • Cozinhar bem os alimentos!! Para que os que são consumidos crus “atenção” redobradas com procedência e higiene.
  • Faça a higienização adequada das superfícies (bancadas, mesas e utensílios). Isso vale tanto para o preparo quanto para a hora de servir.
  • A equipe da cozinha estar com roupas adequadas, limpas, botas higienizadas antes de entrar no local de trabalho, usar avental, luvas e toucas.

Funcionários em geral

  • Lavar as mãos com frequência com água e sabão, utilizar álcool em gel caso falte o sabão para higienização das mãos.
  • Lavar principalmente depois que:
  • Tossir, espirrar, coçar, assoar o nariz, coçar os olhos ou tocar a boca.
  • Manusear objetos
  • Ir ao banheiro

Na hora da alimentação

  • Cada funcionário levará seus próprios utensílios como (prato, garfo, colher, faca e copo).
  • No café da manhã e almoço os funcionários serão servidos pela equipe da cozinha. Cada funcionário pegará sua refeição e comerá na sua sala mantendo a distância de 2 metros.
  • Cartazes com orientações estão espalhados pela escola para ajudar na comunicação.
  •  Nas salas de aulas seguimos com kits individuais e caixa de descarte para atender o protocolo.
  • A equipe de limpeza segue um cronograma elaborado para garantir a higienização com qualidade.

Etapa 5: Entrega das marmitas

As refeições são preparadas com higiene e dedicação. Servimos as refeições de segunda a sexta feira das 11h às 13h pelos educadores volantes e estagiarias da unidade em forma de revezamento respeitando as normas de segurança e saúde. Com as refeições servimos para complementar duas sobremesas por criança, podendo variar frutas, bolo, barra de cereal, gelatina ou bolacha. Esse mês de março fornecemos o total de 1.935 marmitas. Segue gráfico que demonstra a participação das famílias na Merenda Escolar.

2| Resultados Alcançados
  • Entrega de 1.949 Merenda Escolar para as famílias das crianças matriculadas na unidade escolar;
  • Formação de qualidade;
  • Colaboradores do segmento agente operacional cuidando da manutenção dos espaços;
  • Informações sobre a Pandemia e a Dengue;
  • Espaços organizados;
  • Parque com circuito;
  • Conscientização da importância da sustentabilidade.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Materiais confeccionados para as salas para uso individual;
  • Mural informativo do hall de entrada da unidade;
  • Profissionais qualificados;
  • Espaços ricos em possibilidades para a interações presenciais e remotas.
  • Entrega da Merenda Escolar para as crianças.
Atividades Desenvolvidas
1 | Formação continuada
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Formação continuada
Descrição:
  • As formações foram realizadas presencialmente com grupos de no máximo 15 pessoas respeitando todo protocolo de saúde. E de modo on-line foram realizadas com Lives no Facebook, Google Meet, grupos no WhatsApp/Messenger com apresentações de vídeos, leitura de textos e avaliações.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Projeto Recicl’Arte
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Projeto Recicl’Arte
Descrição:
  • Etapa concluída em dezembro de 2020.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Ampliação de horta
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Ampliação de horta
Descrição:
  • A horta da unidade está sendo reestruturada (troca de madeira, aquisição de terra e sementes por meio de doações) para receber as sementes pelo colaborador J. O. a equipe Operacional, M. I.  Auxiliar de cozinha e a Educadora L.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Descrição:
  • Meta concluída em dezembro de 2020.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Comunidade Segura
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Comunidade Segura
Descrição:
  • Estamos cuidando para todas as informações referente ao covid-19 e dengue chegue com transparência para a comunidade. A conscientização acontece na acolhida e por meio das interações nas redes sociais e grupos de WhatsApp. A unidade esta marcada com setas para que o distanciamento aconteça e cartazes informativos estão espalhados pela unidade com orientações sobre o convívio social durante a pandemia.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Revitalização do Parque
Completude: 30,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Revitalização do Parque
Descrição:
  • Meta concluída em dezembro de 2020. Estamos revitalizando o parque, pois essa meta não pôde ser concluída no ano de 2020. A Organização da Sociedade Civil (OSC) providenciou tintas de piso, pinceis, fita crepe e tinner para darmos início.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Organização dos murais envolvendo as crianças
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Organização dos murais envolvendo as crianças
Descrição:
  • Esse mês os murais valorizaram as propostas pedagógicas com formato de fotos com a intencionalidade de mostrar a produção das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Descrição:
  • A divulgação dos relatórios mensais com as ações da unidade foi divulgada na plataforma do Sistema de Gestão de Parceria do Terceiro Setor (SGTS.)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
  •  Foi elaborado e divulgado na plataforma do Sistema de Gestão de Parceria do Terceiro Setor (SGTS).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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