Relatório de Execução das Atividades - Abril 2021

De 01/04/2021 a 30/04/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas
  • Meta 1 - Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos.
    Etapa 1: Formação Continuada;
    Etapa 3: Ampliação da Horta;

  • Meta 2 - Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil
    Etapa 2: Comunidade Segura;

  • Meta 3 - Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
    Etapa 1: Revitalização do Parque;
    Etapa 2: Organização dos murais envolvendo as crianças;

  • Meta 4 - Garantir o monitoramento de prática pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
    Etapa 1: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar;

1.1 – DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19:
Meta: Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.
Etapa 1:Atividades Remotas
Descrição: Meta concluída
As atividades remotas para as crianças estão disponibilizadas no Portal do LEDI (Laboratório de Educação Digital Professor Eduardo Augusto Fernndes) e é de responsabilidade da Secretaria de Educação e Cidadania (SEC) a elaboração das propostas, com a finalidade de manter o vínculo e garantir o desenvolvimento das crianças. Seguem os links abaixo das propostas disponibilizadas no LEDI por níveis:

Berçário I
https://portaledusjc.blogspot.com/p/bercario-i.html

Berçário II
https://portaledusjc.blogspot.com/p/bercario-ii.html

Infantil I
https://portaledusjc.blogspot.com/p/infantil-i.html

 Infantil II
https://portaledusjc.blogspot.com/p/infantil-ii.html

 Pré I
https://portaledusjc.blogspot.com/p/pre-i.html

Pré II
https://portaledusjc.blogspot.com/p/pre-ii.html

 Algumas famílias optaram por retirar atividades impressas na unidade.

Semana 05 a 09/04: 08 atividades foram  impressas
Semana 12 a 16/04: 12 atividades foram  impressas
Semana 19 a 23/04: 09 atividades foram impressas
Semana 26 a 30/04: 18 atividades foram impressas

 

Etapa 2: Comunicação com as famílias e crianças

Descrição:
A comunicação da escola com as famílias se mostra fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Estamos envolvendo a comunidade nas ações da escola quanto a valores, respeito, empatia, reciprocidade entre outros nas entregas da Merenda Escolar por meio de redes sociais como: Facebook, Instagram, WhatsApp e murais informativos da unidade. Nesse mês 1.873 famílias acessaram o LEDI participando de forma remota.  

https://www.facebook.com/cida.segolin.9
https://www.instagram.com/cidasegolin

Etapa 3: Formações dos funcionários dos diferentes segmentos

Descrição:
As formações pedagógicas são realizadas todas as terças e quintas-feiras. Esse mês os estudos foram voltados para: Documentação Pedagógica, Planejamento e SOE (Setor de Orientação Educacional) e Autismo, a Administrativa com todos os colaboradores (Professores, educadores, agentes operacionais e equipe de cozinha) com os assuntos: Protocolo de Higienização, Escola Organizada e Projetos Institucionais;

Etapa 4: Protocolo de higienização

Descrição:

Seguimos todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o processo é realizado diariamente por todos os colaboradores da unidade tais como:

  • Garantindo que os ambientes estejam arejados, com janelas e portas abertas;
  • Os produtos de higiene, como álcool, sabonete, papel toalha e outros são suficientes para atender às necessidades;
  • Corrimões, maçanetas, interruptores de luz ou quaisquer objetos ou superfícies compartilhadas devem ser limpos com álcool 70%, assim como as mãos, após tocarem esses locais;
  • É feita a higienização de pisos e banheiros no mínimo duas vezes ao dia, com água sanitária diluída em água;
  • A utilização de álcool 70% por todas as superfícies também é recomendada.
  • Os panos de limpeza são higienizados diariamente;
  • Todos os equipamentos são limpos a cada término da jornada de trabalho;
  • Os corredores estão marcados com setas respeitando o trânsito de pessoas;
  • Para permanecer na unidade seguimos o seguinte protocolo:
  • O uso de máscara durante toda a permanência na Unidade Escolar;
  • Ao adentrar, limpamos os sapatos no tapete sanitizante umedecido em água sanitária;
  • As mãos são lavadas com frequência ou passe álcool gel;
  • Permanecemos em distância segura do colega (+ de 2 metros);
  • Não compartilhamos objetos pessoais como copos, talheres, canetas, etc;
  • Os ambientes permanecem ventilados;
  • Cada funcionário traz seus próprios utensílios como (prato, garfo, colher, faca e copo).
  • Cartazes com orientações estão espalhados pela escola para ajudar na comunicação.
  • Nas salas de aulas seguimos com kits individuais e caixa de descarte para atender o protocolo

Etapa 5: Entrega das marmitas

Descrição:
As refeições são preparadas com higiene e dedicação. Servimos as refeições de segunda a sexta feira das 11h às 13h pelos colaboradores da unidade em forma de revezamento respeitando as normas de segurança e saúde. Com as refeições servimos para complementar duas sobremesas por criança, podendo variar frutas, bolo, barra de cereal, gelatina ou bolacha. Esse mês de abril fornecemos o total de 1.873 marmitas. Segue gráfico que demonstra a participação das famílias na Merenda Escolar.

 

2| Resultados Alcançados
  • Entrega de 1.873 Merenda Escolar para as famílias das crianças matriculadas na unidade escolar;
  • Formação de qualidade;
  • Comunicação de qualidade;
  • Colaboradores do segmento agente operacional cuidando da manutenção dos espaços;
  • Informações sobre a Pandemia e a Dengue.
  • Espaços organizados;
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Materiais confeccionados para as salas para uso individual;
  • Mural informativo do hall de entrada da unidade;
  • Profissionais qualificados;
  • Espaços ricos em possibilidades para a interações presenciais e remotas.
  • Entrega da Merenda Escolar para as crianças.
Atividades Desenvolvidas
1 | Formação continuada
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Formação continuada
Descrição:
  • Meta concluída.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Projeto Recicl’Arte
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Projeto Recicl’Arte
Descrição:
  • Etapa concluída em dezembro de 2020.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Ampliação de horta
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Ampliação de horta
Descrição:
  • A horta da unidade está sendo reestruturada, estamos retirando toda madeira para colocar garrafas pets. Estamos a procura de parceria para arrecadação de terra e sementes. Esse mês elaboramos um mural com imagens de algumas ações como: plantio de tomate.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | “Gentileza gera Gentileza”
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Descrição:
  • Meta concluída em dezembro de 2020.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Comunidade Segura
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Comunidade Segura
Descrição:
  • Estamos cuidando para todas as informações referente ao Covid-19 e dengue chegue com transparência para a comunidade. A conscientização acontece na acolhida e por interações nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Elaboramos murais com informações sobre a dengue e a unidade está com placas informativas para o auto cuido.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Revitalização do Parque
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Revitalização do Parque
Descrição:
  • Os espaços estão sendo reestruturados com pinturas no chão(circuitos), alguns brinquedos de pneus receberam uma nova pintura deixando os espaços alegres e atrativos, o pátio da unidade também recebeu circuitos feito de contact, criando assim mais um espaço de interação com segurança.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Organização dos murais envolvendo as crianças
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Organização dos murais envolvendo as crianças
Descrição:
  • Os murais valorizaram as propostas pedagógicas com formato de fotos e atividades realizadas. A organização esta de acordo com os documentos norteadores respeitando o protagonismo das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Descrição:
  • A divulgação dos relatórios mensais com as ações da unidade foi divulgada na plataforma do SGTS (Sistema de Gestão de Parceria do Terceiro Setor).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • Estão sendo mantidos pelos professores e educadores da unidade respeitando os documentos norteadores. Estão organizados e limpos, a manutenção é realizada diariamente pelas equipes e kits individuais e caixas de descartes estão sendo confeccionados para compor o espaço.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • Os murais da unidade estão vem deixando as informações voltadas a leitura e informações da unidade com transparecia e harmonia, as professoras e educadoras continuam interagindo com as famílias gravando vídeos contando histórias incentivando as famílias a lerem em casa com as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
  • Foi elaborado e divulgado na plataforma do Sistema de Gestão de Parceria do Terceiro Setor (SGTS)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição