Relatório de Execução das Atividades - Junho 2021

De 01/06/2021 a 30/06/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1.1 - DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTE AO MÊS: JUNHO

  • Meta 1- Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos.
    Etapa 1: Formação Continuada;
    Etapa 3: Ampliação da Horta;
  • Meta 2- Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil
    Etapa 2: Comunidade Segura;
  • Meta 3- Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
    Etapa 1: Revitalização do Parque;
    Etapa 2: Organização dos murais envolvendo as crianças;
  • Meta 4- Garantir o monitoramento de prática pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
    Etapa 1: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar.

1.2 - DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19 (EM ANEXO):

 META 1 - Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

  • Etapa 1 - Atividades remotas
    Etapa concluída.

     

  • Etapa 2: Comunicação com as famílias e crianças
    Estamos envolvendo a comunidade nas ações da escola quanto a valores, respeito, empatia, reciprocidade entre outros nas redes sociais como: Facebook, Instagram, WhatsApp e murais informativos da unidade. As equipes de sala interagem com as famílias por meio de grupos de WhatsApp com a intenção de estreitar os vínculos. Realizam também quando necessárias ligações com o telefone da secretaria para dar e receber informações. Nesse mês recebemos 873 de acesso na plataforma EDUSJC (https://portaledusjc.blogspot.com/)  para participação remota. As professoras enviaram para as famílias um vídeo explicativo para a confecção de peteca, um link para a pesquisa referente as aulas presenciais do mês de junho. Realizamos uma Live no sábado letivo com o Tema: "Brincadeiras e Músicas da Roça". As famílias receberam quinzenalmente avisos sobre a sanitização na Unidade Escolar. Os murais da entrada da unidade transmitem informações voltadas a leitura e auto cuidado, as professoras e educadoras continuam interagindo com as famílias gravando vídeos contando histórias incentivando as famílias a lerem em casa com as crianças.

     https://www.facebook.com/cida.segolin.9

    https://www.instagram.com/cidasegolin

  • Etapa 3: Formações dos funcionários dos diferentes segmentos
    Etapa concluída.

  • Etapa 4: Protocolo de higienização

    Seguimos todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o processo é realizado diariamente por todos os colaboradores da unidade tais como:

    • Garantindo que os ambientes estejam arejados, com janelas e portas abertas;
    • Os produtos de higiene, como álcool, sabonete, papel toalha e outros são suficientes para atender às necessidades;
    • Corrimões, maçanetas, interruptores de luz ou quaisquer objetos ou superfícies compartilhadas devem ser limpos com álcool 70%, assim como as mãos, após tocarem esses locais;
    • É feita a higienização de pisos e banheiros no mínimo duas vezes ao dia, com água sanitária diluída em água;
    • A utilização de álcool 70% por todas as superfícies também é recomendada.
    • Os panos de limpeza são higienizados diariamente;
    • Todos os equipamentos são limpos a cada término da jornada de trabalho;
    • Os corredores estão marcados com setas respeitando o trânsito de pessoas;

Para permanecer na unidade seguimos o seguinte protocolo: 

      • O uso de máscara durante toda a permanência na Unidade Escolar;
      • Ao adentrar, limpamos os sapatos no tapete sanitizante umedecido em água sanitária;
      • As mãos são lavadas com frequência ou passe álcool gel;
      • Permanecemos em distância segura do colega (+ de 2 metros);
      • Não compartilhamos objetos pessoais como copos, talheres, canetas, etc;
      • Os ambientes permanecem ventilados;
      • Cada funcionário traz seus próprios utensílios como (prato, garfo, colher, faca e copo).
      • Cartazes com orientações estão espalhados pela escola para ajudar na comunicação.
      • Nas salas de aulas seguimos com kits individuais e caixa de descarte para atender o protocolo.

As equipes de sala incentivam diariamente e frequentemente as crianças a higienizarem as mãos com água e sabão e álcool em gel e a manterem o distanciamento. Os brinquedos são higienizados a cada utilização.

  • Etapa 5 - Entrega de marmitas
    As refeições são preparadas com higiene e dedicação. Servimos as refeições de segunda a sexta feira das 11h às 13h, exceto feriados, pelos colaboradores da unidade em forma de revezamento respeitando as normas de segurança e saúde. Com as refeições servimos para complementar duas sobremesas por criança, podendo variar frutas, bolo, barra de cereal, gelatina ou bolacha. Esse mês de abril fornecemos o total de 2.763 marmitas. Segue gráfico que demonstra a participação das famílias na Merenda Escolar.
2| Resultados Alcançados
  • Entrega de 2.763 Merenda Escolar para as famílias das crianças matriculadas na unidade escolar;
  • Formação de qualidade;
  • Comunicação de qualidade;
  • Colaboradores do segmento agente operacional cuidando da manutenção dos espaços;
  • Informações sobre a Pandemia e a Dengue.
  • Espaços organizados;
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Materiais confeccionados para as salas para uso individual;
  • Mural informativo do hall de entrada da unidade;
  • Profissionais qualificados;
  • Espaços ricos em possibilidades para a interações presenciais e remotas.
  • Entrega da Merenda Escolar para as crianças.
Atividades Desenvolvidas
1 | Formação continuada
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Formação continuada
Descrição:
  • As formações pedagógicas são realizadas todas as terças e quintas-feiras. Esse mês os estudos foram voltados para: Elaboração do Plano de Ação para a festa junina e brincadeiras; Apresentação do “plano de ação para o sábado letivo; Trabalho Infantil; Orientação e Elaboração de Relatórios individuais e Geral; Organização e ensaio para a Live e gravação da Reunião de pais. Administrativa com todos os colaboradores (Professores, educadores, agentes operacionais e equipe de cozinha) com os assuntos: Protocolo de Higienização, Escola Organizada e Projetos Institucionais e Respeito no ambiente de trabalho. Foram usadas nas formações Slides elaborados pelas Orientadoras com apoios de textos e vídeos para deixar o momento dinâmico. 
  • Realizamos a avalição com os funcionários: Meta concluída
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Projeto Recicl’Arte
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Projeto Recicl’Arte
Descrição:
  • Meta concluída.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Ampliação de horta
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Ampliação de horta
Descrição:
  • A horta da unidade está sendo reestruturada, as madeiras estão sendo retiradas gradualmente para colocar garrafas pets. Estamos à procura de parceria para arrecadação de terra e sementes. As crianças participaram plantando alguns vegetais como: tomate, alface, beterraba, salsinha, cebolinha e coentro e no cuidado diário da horta. Esse mês elaboramos um mural com imagens de algumas ações realizadas pelas crianças evidenciando a participação delas nesse processo.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Descrição:
  • Meta concluída.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Comunidade Segura
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Comunidade Segura
Descrição:
  • Estamos cuidando para todas as informações referente ao COVID-19 e dengue chegue com transparência para a comunidade. A conscientização acontece na acolhida e por interações nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Elaboramos murais com informações sobre a Dengue e a COVID-19 e a unidade está com placas informativas para o auto cuido. Esse mês a equipe da Brigada da Dengue entregou panfletos na entrega da Merenda Escolar. Enviamos para as famílias bilhetes falando da prevenção e cuidado com o piolho. A aferição da temperatura é realizada toda vez que recebemos visitas e sempre que um funcionário chega para trabalhar
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Revitalização do Parque
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Revitalização do Parque
Descrição:
  • Meta concluída.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Organização dos murais envolvendo as crianças
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Organização dos murais envolvendo as crianças
Descrição:
  • Os murais organizam e documentam as propostas pedagógicas valorizando as atividades realizadas. A organização está de acordo com os documentos norteadores respeitando o protagonismo das crianças, através de fotos e produções.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Descrição:
  • A divulgação dos relatórios mensais com as ações da unidade foi divulgada na plataforma do Sistema de Gestão de Parceria do Terceiro Setor (SGTS). 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
  • Foi elaborado e divulgado na plataforma do Sistema de Gestão de Parceria do Terceiro Setor (SGTS).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Espaços que Educam
Completude: 50,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • Estão sendo mantidos pelos professores e educadores da unidade respeitando os documentos norteadores. Estão organizados e limpos, a manutenção é realizada diariamente pelas equipes e kits individuais e caixas de descartes estão sendo confeccionados para compor o espaço.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição