Relatório de Execução das Atividades - Agosto 2021

De 01/08/2021 a 31/08/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

1 – Metas Propostas

  • Meta 1- Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos.

Etapa 1: Formação Continuada;

Etapa 3: Ampliação da Horta; 

  • Meta 2- Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil

Etapa 2: Comunidade Segura;

  • Meta 3- Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.

Etapa 1: Revitalização do Parque;

Etapa 2: Organização dos murais envolvendo as crianças;

  • Meta 4- Garantir o monitoramento de prática pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.

Etapa 1: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar;

 

1 – DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

  • Meta: Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.
    Etapa 1: Atividades Remotas
    Meta concluída.

  • Etapa 2: Comunicação com as famílias e crianças

    Utilizamos as redes sociais como: Facebook, Instagram, WhatsApp e murais informativos da unidade para realizarmos um a comunicação de qualidade. Disponibilizamos 02 professoras em Home Office para interagirem com as famílias que estão realizando atividades remotas por meio de grupos de WhatsApp com a intenção de estreitar os vínculos. Realizam também quando necessárias ligações com o telefone da secretaria para dar e receber informações. Os murais da entrada da unidade transmitem informações voltadas a leitura e auto cuidado. 

    https://www.facebook.com/cida.segolin.9
    https://www.instagram.com/cidasegolin

  • Etapa 3: Formações dos funcionários dos diferentes segmentos
    Meta concluída.
  • Etapa 4: Protocolo de higienização

    Seguimos todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o processo é realizado diariamente por todos os colaboradores da unidade tais como:
    • Garantindo que os ambientes estejam arejados, com janelas e portas abertas;
    • Os produtos de higiene, como álcool, sabonete, papel toalha e outros são suficientes para atender às necessidades;
    • Corrimões, maçanetas, interruptores de luz ou quaisquer objetos ou superfícies compartilhadas devem ser limpos com álcool 70%, assim como as mãos, após tocarem esses locais; 
    • É feita a higienização de pisos e banheiros no mínimo duas vezes ao dia, com água sanitária diluída em água;
    • A utilização de álcool 70% por todas as superfícies também é recomendada. 
    • Os panos de limpeza são higienizados diariamente;
    • Todos os equipamentos são limpos a cada término da jornada de trabalho;
    • Os corredores estão marcados com setas respeitando o trânsito de pessoas;

Para permanecer na unidade seguimos o seguinte protocolo:

  • O uso de máscara durante toda a permanência na Unidade Escolar;
  • Ao adentrar, limpamos os sapatos no tapete sanitizante umedecido em água sanitária;
  • As mãos são lavadas com frequência ou passe álcool gel;
  • Permanecemos em distância segura do colega (+ de 2 metros);
  • Não compartilhamos objetos pessoais como copos, talheres, canetas, etc;
  • Os ambientes permanecem ventilados;
  • Cada funcionário traz seus próprios utensílios como (prato, garfo, colher, faca e copo).
  • Cartazes com orientações estão espalhados pela escola para ajudar na comunicação.
  • Nas salas de aulas seguimos com kits individuais e caixa de descarte para atender o protocolo.

As equipes de sala incentivam diariamente e frequentemente as crianças a higienizarem as mãos com água e sabão e álcool em gel e a manterem o distanciamento. Os brinquedos são higienizados a cada utilização. As crianças estão usando as mesas mantendo o distanciamento em sala e no refeitório.

  • Etapa 5: Entrega das marmitas
    As refeições são preparadas com higiene e dedicação. Servimos as refeições de segunda a sexta feira das 11h às 13h, exceto feriados para as crianças que estão realizando atividades remotas. Com as refeições servimos para complementar duas sobremesas por criança, podendo variar frutas, bolo, barra de cereal, gelatina ou bolacha. Esse mês de agosto fornecemos o total de 63 marmitas.
2| Resultados Alcançados
  • Formação de qualidade;
  • Comunicação de qualidade;
  • Colaboradores do segmento agente operacional cuidando da manutenção dos espaços; 
  • Informações sobre a Pandemia e a Dengue.
  • Espaços organizados;
  • Cultivo de hortaliças;
  • Organização do Parque;
  • Atividades pedagógicas expostas;
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Materiais confeccionados para as salas para uso individual;
  • Mural informativo do hall de entrada da unidade;
  • Atividades pedagógicos expostas;
  • Profissionais qualificados;
  • Parque reestruturado;
  • Espaços ricos em possibilidades para a interações presenciais e remotas.
  • Entrega da Merenda Escolar para as crianças.
Atividades Desenvolvidas
1 | Formação continuada
Completude: 80,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Formação continuada
Descrição:
  • As formações pedagógicas são realizadas todas as terças e quintas-feiras. Esse mês os estudos foram voltados para: Boas Práticas; Retomada do Capitulo 6.3- Gestão do cotidiano para apoiar a aprendizagem; Elaboração do mapa textual-acolhimento; Planejamento; Devolutiva das práticas de acolhida; Planejamento e  Trabalho de Formação Continuada (TFC) On-line de Multiletramentos. Administrativa com todos os colaboradores (Professores, Educadores, Agentes Operacionais e Equipe de Cozinha) com os assuntos: Protocolo de Higienização, Escola Organizada e Projetos Institucionais e Respeito no ambiente de trabalho.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Projeto Recicl’Arte
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Projeto Recicl’Arte
Descrição:
  • Meta concluída
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Ampliação de horta
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Ampliação de horta
Descrição:
  • A horta da unidade está sendo reestruturada, as madeiras estão sendo retiradas gradualmente para colocar garrafas pets. Estamos à procura de parceria para arrecadação de terra e sementes. As crianças participaram plantando alguns vegetais como: tomate, alface e couve e no cuidado diário da horta. Esse mês elaboramos um mural com imagens de algumas ações realizadas pelas crianças evidenciando a participação delas nesse processo. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Descrição:
  • Meta concluída
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Comunidade Segura
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Comunidade Segura
Descrição:
  • Estamos cuidando para todas as informações referente ao Covid-19 e dengue chegue com transparência para a comunidade. A conscientização acontece na acolhida e por interações nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Elaboramos murais com informações sobre a Dengue e a Covid-19 e a unidade está com placas informativas para o auto cuido. Enviamos para as famílias bilhetes falando da prevenção e cuidado com o piolho. A aferição da temperatura é realizada toda vez que recebemos os pais na entrada e saída das crianças, nas visitas e sempre que um funcionário chega para trabalhar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Revitalização do Parque
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Revitalização do Parque
Descrição:
  • Meta concluída.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Organização dos murais envolvendo as crianças
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Organização dos murais envolvendo as crianças
Descrição:
  • Os murais organizam e documentam as propostas pedagógicas valorizando as atividades realizadas. A organização está de acordo com os documentos norteadores respeitando o protagonismo das crianças, através de fotos e produções.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Descrição:
  • A divulgação dos relatórios mensais com as ações da unidade foi divulgada na plataforma do Sistema de Gestão de Parceria do Terceiro Setor (SGTS).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
  • Foi elaborado e divulgado na plataforma do Sistema de Gestão de Parceria do Terceiro Setor (SGTS)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Espaços que Educam
Completude: 80,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • Estão sendo mantidos pelos professores e educadores da unidade respeitando os documentos norteadores. Estão organizados e limpos, a manutenção é realizada diariamente pelas equipes e kits individuais e caixas de descartes estão sendo confeccionados para compor o espaço.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
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# Atividade Meta Etapa Descrição