Relatório de Execução das Atividades - Setembro 2021

De 01/09/2021 a 30/09/2021
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas
  • Meta 1- Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos.

Etapa 1: Formação Continuada;

Etapa 3: Ampliação da Horta; 

  • Meta 2- Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil

Etapa 2: Comunidade Segura;

  • Meta 3- Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.

Etapa 1: Revitalização do Parque;

Etapa 2: Organização dos murais envolvendo as crianças;

  • Meta 4- Garantir o monitoramento de prática pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.

Etapa 1: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar.

 

1 – DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA UNIDADE ESCOLAR REFERENTES AO PLANO EMERGENCIAL - COVID19:

Meta: Garantir o atendimento de qualidade às crianças, comunidade e funcionários no período de suspensão de aulas presenciais devido ao COVID-19.

  • Etapa 1:Atividades Remotas
    Meta concluída. As crianças voltaram para o presencial.
  • Etapa 2: Comunicação com as famílias e crianças
    Meta concluída, porém utilizamos as redes sociais como: Facebook, Instagram, WhatsApp e murais informativos da unidade para realizarmos um a comunicação de qualidade. 
    https://www.facebook.com/cida.segolin.9
    https://www.instagram.com/cidasegolin

  • Etapa 3: Formações dos funcionários dos diferentes segmentos
    Meta concluída

  • Etapa 4: Protocolo de higienização

    Seguimos todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o processo é realizado diariamente por todos os colaboradores da unidade tais como:

    • Garantindo que os ambientes estejam arejados, com janelas e portas abertas;
    • Os produtos de higiene, como álcool, sabonete, papel toalha e outros são suficientes para atender às necessidades;
    • Corrimões, maçanetas, interruptores de luz ou quaisquer objetos ou superfícies compartilhadas devem ser limpos com álcool 70%, assim como as mãos, após tocarem esses locais; 
    • É feita a higienização de pisos e banheiros no mínimo duas vezes ao dia, com água sanitária diluída em água;
    • A utilização de álcool 70% por todas as superfícies também é recomendada. 
    • Os panos de limpeza são higienizados diariamente;
    • Todos os equipamentos são limpos a cada término da jornada de trabalho;
    • Os corredores estão marcados com setas respeitando o trânsito de pessoas;

Para permanecer na unidade seguimos o seguinte protocolo:

  • O uso de máscara durante toda a permanência na Unidade Escolar;
  • Ao adentrar, limpamos os sapatos no tapete sanitizante umedecido em água sanitária;
  • As mãos são lavadas com frequência ou passe álcool gel;
  • Permanecemos em distância segura do colega (+ de 2 metros);
  • Não compartilhamos objetos pessoais como copos, talheres, canetas, etc;
  • Os ambientes permanecem ventilados;
  • Cada funcionário traz seus próprios utensílios como (prato, garfo, colher, faca e copo).
  • Cartazes com orientações estão espalhados pela escola para ajudar na comunicação.
  • Nas salas de aulas seguimos com kits individuais e caixa de descarte para atender o protocolo.

As equipes de sala incentivam diariamente e frequentemente as crianças a higienizarem as mãos com água e sabão e álcool em gel e a manterem o distanciamento. Os brinquedos são higienizados a cada utilização. As crianças estão usando as mesas mantendo o distanciamento em sala e no refeitório.

  • Etapa 5: Entrega das marmitas
    Meta concluída. As crianças voltaram para o presencial.

 

 

2| Resultados Alcançados
  • Formação de qualidade;
  • Comunicação de qualidade;
  • Colaboradores do segmento agente operacional cuidando da manutenção dos espaços; 
  • Informações sobre a Pandemia e a Dengue.
  • Espaços organizados;
  • Cultivo de hortaliças;
  • Organização do Parque;
  • Atividades pedagógicas expostas.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Materiais confeccionados para as salas para uso individual;
  • Mural informativo do hall de entrada da unidade;
  • Atividades pedagógicos expostas;
  • Profissionais qualificados;
  • Parque reestruturado;
  • Espaços ricos em possibilidades para a interações presenciais e remotas;
  • Entrega da Merenda Escolar para as crianças presencial.
Atividades Desenvolvidas
1 | Formação continuada
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Formação continuada
Descrição:
  • As formações pedagógicas são realizadas todas as terças e quintas-feiras. Esse mês os estudos foram voltados para: Refletir sobre as hipóteses de escritas, planejamento de ações baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), planejar estratégias pensando nos cuidados com o bem-estar e momentos de alimentação, espaços externos, experiencias e exploração, arrumação e livre escolha. 
  • Administrativa com todos os colaboradores (Professores, educadores, agentes operacionais e equipe de cozinha) com os assuntos: Protocolo de Higienização, Escola Organizada e Projetos Institucionais, Respeito no ambiente de trabalho e limpeza da unidade escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Projeto Recicl’Arte
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Projeto Recicl’Arte
Descrição:
  • Meta concluída. Avaliação do projeto feito pelos professores e educadores.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Ampliação de horta
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Ampliação de horta
Descrição:
  •  A horta da unidade está sendo reestruturada, as madeiras estão sendo retiradas gradualmente para colocar garrafas pets. Estamos à procura de parceria para arrecadação de terra e sementes. As crianças participaram plantando alguns vegetais como: tomate, alface, couve, salsa e agrião, colhemos alguns tomates, e mantemos o cuidado diário da horta. Elaboramos um mural com imagens de algumas ações realizadas pelas crianças evidenciando a participação delas nesse processo. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Projeto: “Gentileza gera Gentileza”
Descrição:
  • Meta concluída.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Comunidade Segura
Completude: 80,00 %
Meta: Prorrogação: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Comunidade Segura
Descrição:
  • Estamos cuidando para todas as informações referente ao COVID-19 e dengue chegue com transparência para a comunidade. A conscientização acontece na acolhida e por interações nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Elaboramos murais com informações sobre a Dengue e a COVID-19 e a unidade está com placas informativas para o auto cuidado. Enviamos para as famílias bilhetes falando da prevenção e cuidado com o piolho. A aferição da temperatura é realizada toda vez que recebemos os pais na entrada e saída das crianças, nas visitas e sempre que um funcionário chega para trabalhar e a demarcação no chão. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Revitalização do Parque
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Revitalização do Parque
Descrição:
  • Meta concluída. Avaliação da revitalização do parque feito pelos professores e educadores.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Organização dos murais envolvendo as crianças
Completude: 50,00 %
Meta: Prorrogação: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Organização dos murais envolvendo as crianças
Descrição:
  • Os murais organizam e documentam as propostas pedagógicas valorizando as atividades realizadas. A organização está de acordo com os documentos norteadores respeitando o protagonismo das crianças, através de fotos e produções. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Descrição:
  • A divulgação dos relatórios mensais com as ações da unidade foi divulgada na plataforma do Sistema de Gestão de Parceria do Terceiro Setor (SGTS.)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta.
Completude: 100,00 %
Meta: Prorrogação: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Monitoramento e Acompanhamento das Ações referentes a esta meta
Descrição:
  • Foi elaborado e divulgado na plataforma do Sistema de Gestão de Parceria do Terceiro Setor (SGTS).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Espaços que Educam
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:
  • Estão sendo mantidos pelos professores e educadores da unidade respeitando os documentos norteadores. Estão organizados e limpos, a manutenção é realizada diariamente pelas equipes e kits individuais e caixas de descartes estão sendo confeccionados para compor o espaço.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição