Relatório de Execução das Atividades - Abril 2022

De 01/04/2022 a 30/04/2022
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Meta 01 Prorrogação - Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa 01 - Formação continuada
1.1 – Elaboração do Plano de Formação

Meta 02 Prorrogação 02 - Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa 03 - Projeto: “Criança prioridade para as famílias e escola”
2.3.1 -  Apresentar a proposta e os objetivos a serem alcançados pelo projeto para a comunidade de aprendizagem
2.3.2- Realizar uma pesquisa de opinião junto aos diferentes segmentos para elencar as temas mais relevantes para a reflexão

Meta 03 Prorrogação 02 - Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa 01 - Adotar práticas pedagógicas favorecendo a construção das competências socioemocionais da criança, por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
3.1.1 - Oportunizar momentos onde as crianças tenham a possibilidade de escolher grupos de trabalho, de organizar os ambientes com a presença e auxilio do adulto;
3.1.2 - Planejar brincadeiras livres e intecionais para serem desenvolvidas no programa Parque com Intervenção, prevendo o oferecimento de brinquedos, objetos e diversos materiais onde as crianças possam interagir com liberdade e autonomia.
3.2 - Contação e Dramatização das Histórias
3.2.1 - Oportunizar situações de contação e leitura de histórias nos diferentes espaços da Unidade Escolar
3.2.2- Incentivar as crianças a terem experiências de expressão corporal por meio da intensidade dos sons e ritmos melódicos das historias cantadas.
3.2.3 - Disponibilizar caixas com diferentes materiais e objetos (desde tecidos até objetos da natureza) onde as  crianças podem representar o mundo da fantasia, bem como a vida cotidiana, ao interagirem com narrativas de teatro e literatura.
3.2.4 - Prever propostas nas quais as crianças produzam suas próprias histórias orais e escritas (escrita conforme sua hipótese), em situações com função social significativa.
3.3 - Escuta atenta às manifestações das crianças
3.3.3 -  Realizar construção de combinados juntamente com a turma para diferentes propósitos como utilizar os espaços, cuidados e zelando por si e pelo amigo;
3.3.4 - Planejar proposta a partir da observação e registros da equipe de sala dos diferentes momentos do dia, considerando assim os interesses das crianças de todos os grupos etários

Meta 04 Prorrogação 02 - Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa 02 - Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
4.1 - Elevar os índices de aprendizagem dos bebês às crianças, em favor do desenvolvimento integral.
4.2 - Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
4.2.2 - Acompanhamento da frequência dos alunos através do Diário Digital e planilhas comparativas.

OUTRAS AÇÕES REALIZADAS:

  • No mês de abril realizamos a partilha do amor. Todos os funcionários foram recebidos com um café da manhã e realizado uma dinâmica sobre a empatia.
  • Com as crianças foram realizadas a partilha do amor e os alunos estavam com roupa divertidas. Foram planejadas propostas de atividades diferenciada com objetiivo de trabalhar a empatia.  
  • Foram realizadas dezoito matriculas no mês de abril.
  • Continuamos com o Projeto Horta, neste mês foi realizado a ação de panfletagem e divulgação do projeto, assim, as famílias poderão contribuir e participar do plantio.
  • Continuamos com o Projeto Recicle, com abertura da sala do ateliê de artes, os alunos terão diversas propostas para serem trabalhadas e exploradas, ampliando os conhecimentos.
  • A Unidade ganhou um espaço no novo, para o conforto dos funcionários. A sala de descanso foi planejada pensando no conforto de cada um, todo espaço foi organizado com a equipe da escola organizada.
  • No dia primeiro do mês de abril, foi realizado a reunião de pais com as turmas de Pré II, para entrega dos kits do Programa Recupera Alfabetização, foi dado todas as orientações pela equipe gestora. O kit foi enviado pela Secretaria de Educação e Cidadania (SEC).
2| Resultados Alcançados
  • 90% dos pais de berçário e infantil I, responderam a pesquisa de satisfação do Projeto Brincando Comigo.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto

Sabendo da importância da parceria da família no processo de aprendizagem dos alunos, investimos em estudos, a fim de aprimorar os projetos da Unidade Escolar e elaboramos o Projeto Brincando comigo. Nosso objetivo é favorecer o fortalecimento de laços entre pais e a creche. A escola organizada se empenhou em deixar os espaços organizados conforme as necessidades das crianças, entre estudos e observações. A comunidade tem participado ativamente nos momentos das execuções dos projetos e principalmente, em expressar as ideias e opiniões.

 

Atividades Desenvolvidas
1 | Formação Continuada
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Formação continuada
Descrição:

1.1 – Elaboração do Plano de Formação
Durante o mês de abril a orientadora de escola organizou momentos de estudos com o grupo de professores do item 6.2 do Currículo Municipal de São José dos Campos. A partir dos estudos, cada professora recebeu uma devolutiva por escrito com observações específicas da sua sala de referência e elaborou um plano de ação de organização da sua sala, conforme as orientações recebidas e estudos realizadas. A formações administrativas tem acontecido uma vez por mês, a fim de alinharmos as ações da Unidade Escolar, principalmente, fortalecer o vínculo no ambiente de trabalho. O assunto tratado neste mês foi o momento de parque, a diretora de escola, estabeleceu algumas estratégias para enriquecer esse momento das crianças, o grupo acolheu a ideia e cada educador passou a ter um semanário, onde poderá planejar diversas brincadeiras, resgatando os momentos de infância. Ficou firmado que, será entregue o semanário para orientadora visitar e no final início do período a professora e educadora farão troca de saber.

1.2 – A equipe gestora tem organizado o cronograma de formação, conforme a necessidade da Unidade Escolar e estará finalizado no final do próximo mês.

1.1.3–No mês abril a formação para os Profissionais de Apoio foi organizada, a fim de trazer reflexão aos profissionais sobre o desempenho no ambiente de trabalho. Estratégias registradas em quadro para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Projeto: “Criança prioridade para as famílias e escola”
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 02: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Projeto: “Criança prioridade para as famílias e escola”
Descrição:

2.3.1 -  Apresentar a proposta e os objetivos a serem alcançados pelo projeto para a comunidade de aprendizagem
Firmamos a parceria das famílias através do Projeto Brinca Comigo, às famílias tem participado efetivamente do cotidiano da vida escolar dos filhos através de brincadeiras elaboradas pelas professoras, resgatando as brincadeiras vivenciadas nas infâncias dos pais. Cada proposta é planejada dentro de um tempo de 30 minutos.

2.3.2 - Realizar uma pesquisa de opinião junto aos diferentes segmentos para elencar as temas mais relevantes para a reflexão
O Calendário Escolar foi colocado no mural da comunidade e enviado via agenda, para ciência das famílias. Nosso mural é adaptado toda semana com noticiais e informações importantes para o conhecimento das famílias.

 

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 02: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Descrição:

4.1- As professoras têm planejado de acordo com a invidualidade (necessidades e interesses) de cada um garantindo aprendizagem dos bebês e das crianças.

 4.2 – A equipe gestora visitas, acompanhando as execuções das propostas planejadas pelas professoras e realizada devolutivas de forma escrita e atendimento individualizado.

 4.2.2 – Diariamente a equipe gestora acessa o diário digital para acompanhar a frequência dos alunos. As professoras entram em contato via telefone quando há faltas sem justificativas e caso não seja esclarecido a equipe  gestora toma as devidas providências juntamente com os órgãos responsáveis. 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Adotar práticas pedagógicas favorecendo a construção das competências socioemocionais da criança, por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Completude: 0,00 %
Meta: Prorrogação 02: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Adotar práticas pedagógicas favorecendo a construção das competências socioemocionais da criança, por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Descrição:

3.1 – As práticas pedagógicas têm sido planejadas, diante dos direitos de aprendizagens das crianças. As turmas de Pré I e Pré II tem organizado juntamente com as orientações dadas pela orientadora de escola, propostas que tem partido do interesse das crianças.

3.1.1 –  Com abertura do ateliê de artes as crianças de Pré II, tem organizado a sala com a supervisão de um adulto. O nome do Ateliê será escolhido pelas turmas, será feito um sorteio para nomeação da sala. 

3.1.2 – Com a colaboração da comunidade, estamos organizando espaços com diferentes materiais heurístico  e brinquedos, oferecendo exploração para as crianças e fortalecendo a autonomia de cada uma.

3.2 – A Equipe Escola tem investido em diversas formas de contação de história. Promovendo para as crianças possibilidades de contação.

3.2.1 -  A Unidade Escolar finalizou a sala de leitura, as crianças têm livre acesso, sempre com a supervisão de um adulto, podendo explorar os livros e materiais de contação.

3.2.2 – As professoras têm favorecido as crianças experiências de expressões corporais, ensina-os a conhecer o próprio corpo.

3.2.3 – Nos espaços que educam, foram disponibilizados caixas com objetos da natureza e  diferentes materiais, para que as crianças possam experimentar e explorar novas texturas e fantasiar, usando a imaginação.

 3.2.4 – Após o planejamento semanal das professoras, as crianças produzem suas próprias histórias orais e a turma é convidada a ouvir e compartilhar ideias.

3.3 – Os espaços da Unidade têm sido reoganizados, conforme a escuta ativa às manifestações das crianças. Os assuntos abordados pelas crianças, são levados pelas professoras no TFC (Trabalho de formação continuada), para que em conjunto a Equipe sala e a orientadora, possa trazer inovações a serem trabalhadas e exploradas pelas crianças.

 3.3.3 – No momento de roda a professora convida as crianças a pontuar os combinados aos utilizar os espaços e conviver com os colegas, zelando pelo bem de todos. O trabalho tem dado resultados positivos, pois as crianças têm demonstrado interesse em cuidar do outro e a cuidar dos espaços da escola, principalmente, dos banheiros.

 3.3.4 – As crianças de Pré II demonstraram interesse para saber sobre a vida das abelhas, a professora montou estratégias para trabalhar o assunto com a turma a partir dos falas das crianças

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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