
Relatório de Execução das Atividades - Abril 2022
Meta 01 Prorrogação - Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa 01 - Formação continuada
1.1 – Elaboração do Plano de Formação
Meta 02 Prorrogação 02 - Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa 03 - Projeto: “Criança prioridade para as famílias e escola”
2.3.1 - Apresentar a proposta e os objetivos a serem alcançados pelo projeto para a comunidade de aprendizagem
2.3.2- Realizar uma pesquisa de opinião junto aos diferentes segmentos para elencar as temas mais relevantes para a reflexão
Meta 03 Prorrogação 02 - Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa 01 - Adotar práticas pedagógicas favorecendo a construção das competências socioemocionais da criança, por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
3.1.1 - Oportunizar momentos onde as crianças tenham a possibilidade de escolher grupos de trabalho, de organizar os ambientes com a presença e auxilio do adulto;
3.1.2 - Planejar brincadeiras livres e intecionais para serem desenvolvidas no programa Parque com Intervenção, prevendo o oferecimento de brinquedos, objetos e diversos materiais onde as crianças possam interagir com liberdade e autonomia.
3.2 - Contação e Dramatização das Histórias
3.2.1 - Oportunizar situações de contação e leitura de histórias nos diferentes espaços da Unidade Escolar
3.2.2- Incentivar as crianças a terem experiências de expressão corporal por meio da intensidade dos sons e ritmos melódicos das historias cantadas.
3.2.3 - Disponibilizar caixas com diferentes materiais e objetos (desde tecidos até objetos da natureza) onde as crianças podem representar o mundo da fantasia, bem como a vida cotidiana, ao interagirem com narrativas de teatro e literatura.
3.2.4 - Prever propostas nas quais as crianças produzam suas próprias histórias orais e escritas (escrita conforme sua hipótese), em situações com função social significativa.
3.3 - Escuta atenta às manifestações das crianças
3.3.3 - Realizar construção de combinados juntamente com a turma para diferentes propósitos como utilizar os espaços, cuidados e zelando por si e pelo amigo;
3.3.4 - Planejar proposta a partir da observação e registros da equipe de sala dos diferentes momentos do dia, considerando assim os interesses das crianças de todos os grupos etários
Meta 04 Prorrogação 02 - Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa 02 - Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
4.1 - Elevar os índices de aprendizagem dos bebês às crianças, em favor do desenvolvimento integral.
4.2 - Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
4.2.2 - Acompanhamento da frequência dos alunos através do Diário Digital e planilhas comparativas.
OUTRAS AÇÕES REALIZADAS:
- No mês de abril realizamos a partilha do amor. Todos os funcionários foram recebidos com um café da manhã e realizado uma dinâmica sobre a empatia.
- Com as crianças foram realizadas a partilha do amor e os alunos estavam com roupa divertidas. Foram planejadas propostas de atividades diferenciada com objetiivo de trabalhar a empatia.
- Foram realizadas dezoito matriculas no mês de abril.
- Continuamos com o Projeto Horta, neste mês foi realizado a ação de panfletagem e divulgação do projeto, assim, as famílias poderão contribuir e participar do plantio.
- Continuamos com o Projeto Recicle, com abertura da sala do ateliê de artes, os alunos terão diversas propostas para serem trabalhadas e exploradas, ampliando os conhecimentos.
- A Unidade ganhou um espaço no novo, para o conforto dos funcionários. A sala de descanso foi planejada pensando no conforto de cada um, todo espaço foi organizado com a equipe da escola organizada.
- No dia primeiro do mês de abril, foi realizado a reunião de pais com as turmas de Pré II, para entrega dos kits do Programa Recupera Alfabetização, foi dado todas as orientações pela equipe gestora. O kit foi enviado pela Secretaria de Educação e Cidadania (SEC).
- 90% dos pais de berçário e infantil I, responderam a pesquisa de satisfação do Projeto Brincando Comigo.
Sabendo da importância da parceria da família no processo de aprendizagem dos alunos, investimos em estudos, a fim de aprimorar os projetos da Unidade Escolar e elaboramos o Projeto Brincando comigo. Nosso objetivo é favorecer o fortalecimento de laços entre pais e a creche. A escola organizada se empenhou em deixar os espaços organizados conforme as necessidades das crianças, entre estudos e observações. A comunidade tem participado ativamente nos momentos das execuções dos projetos e principalmente, em expressar as ideias e opiniões.
1 | Formação Continuada
Completude:
0,00 %
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Meta: Prorrogação: Oferecer uma educação de qualidade às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos no CEDIN Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende
Etapa: Formação continuada
Descrição:
1.1 – Elaboração do Plano de Formação 1.2 – A equipe gestora tem organizado o cronograma de formação, conforme a necessidade da Unidade Escolar e estará finalizado no final do próximo mês. 1.1.3–No mês abril a formação para os Profissionais de Apoio foi organizada, a fim de trazer reflexão aos profissionais sobre o desempenho no ambiente de trabalho. Estratégias registradas em quadro para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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2 | Projeto: “Criança prioridade para as famílias e escola”
Completude:
0,00 %
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Meta: Prorrogação 02: Estimular o envolvimento e participação da sociedade civil.
Etapa: Projeto: “Criança prioridade para as famílias e escola”
Descrição:
2.3.1 - Apresentar a proposta e os objetivos a serem alcançados pelo projeto para a comunidade de aprendizagem 2.3.2 - Realizar uma pesquisa de opinião junto aos diferentes segmentos para elencar as temas mais relevantes para a reflexão
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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3 | Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Completude:
0,00 %
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Meta: Prorrogação 02: Garantir o monitoramento de práticas pedagógicas fundamentadas em observações sistemáticas dos resultados das aprendizagens e desenvolvimento das crianças e o monitoramento da regularidade administrativa e financeira.
Etapa: Acompanhamento das ações desenvolvidas na Unidade Escolar
Descrição:
4.1- As professoras têm planejado de acordo com a invidualidade (necessidades e interesses) de cada um garantindo aprendizagem dos bebês e das crianças. 4.2 – A equipe gestora visitas, acompanhando as execuções das propostas planejadas pelas professoras e realizada devolutivas de forma escrita e atendimento individualizado. 4.2.2 – Diariamente a equipe gestora acessa o diário digital para acompanhar a frequência dos alunos. As professoras entram em contato via telefone quando há faltas sem justificativas e caso não seja esclarecido a equipe gestora toma as devidas providências juntamente com os órgãos responsáveis. Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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4 | Adotar práticas pedagógicas favorecendo a construção das competências socioemocionais da criança, por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Completude:
0,00 %
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Meta: Prorrogação 02: Imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas, organizando as experiências e vivências em situações estruturadas de aprendizagem.
Etapa: Adotar práticas pedagógicas favorecendo a construção das competências socioemocionais da criança, por meio dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Descrição:
3.1 – As práticas pedagógicas têm sido planejadas, diante dos direitos de aprendizagens das crianças. As turmas de Pré I e Pré II tem organizado juntamente com as orientações dadas pela orientadora de escola, propostas que tem partido do interesse das crianças. 3.1.1 – Com abertura do ateliê de artes as crianças de Pré II, tem organizado a sala com a supervisão de um adulto. O nome do Ateliê será escolhido pelas turmas, será feito um sorteio para nomeação da sala. 3.1.2 – Com a colaboração da comunidade, estamos organizando espaços com diferentes materiais heurístico e brinquedos, oferecendo exploração para as crianças e fortalecendo a autonomia de cada uma. 3.2 – A Equipe Escola tem investido em diversas formas de contação de história. Promovendo para as crianças possibilidades de contação. 3.2.1 - A Unidade Escolar finalizou a sala de leitura, as crianças têm livre acesso, sempre com a supervisão de um adulto, podendo explorar os livros e materiais de contação. 3.2.2 – As professoras têm favorecido as crianças experiências de expressões corporais, ensina-os a conhecer o próprio corpo. 3.2.3 – Nos espaços que educam, foram disponibilizados caixas com objetos da natureza e diferentes materiais, para que as crianças possam experimentar e explorar novas texturas e fantasiar, usando a imaginação. 3.2.4 – Após o planejamento semanal das professoras, as crianças produzem suas próprias histórias orais e a turma é convidada a ouvir e compartilhar ideias. 3.3 – Os espaços da Unidade têm sido reoganizados, conforme a escuta ativa às manifestações das crianças. Os assuntos abordados pelas crianças, são levados pelas professoras no TFC (Trabalho de formação continuada), para que em conjunto a Equipe sala e a orientadora, possa trazer inovações a serem trabalhadas e exploradas pelas crianças. 3.3.3 – No momento de roda a professora convida as crianças a pontuar os combinados aos utilizar os espaços e conviver com os colegas, zelando pelo bem de todos. O trabalho tem dado resultados positivos, pois as crianças têm demonstrado interesse em cuidar do outro e a cuidar dos espaços da escola, principalmente, dos banheiros. 3.3.4 – As crianças de Pré II demonstraram interesse para saber sobre a vida das abelhas, a professora montou estratégias para trabalhar o assunto com a turma a partir dos falas das crianças Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
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