Relatório mensal - Outubro 2018

De 01/10/2018 a 31/10/2018
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Maria Aparecida Segolin de Rezende) - TC n.º 58/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foi realizada os projetos espaços que educam, a arte de se alimentar com qualidade, comunidade leitora, parque com intervenção, sementeiras, parque sonoro, inclusão de alunos portadores de deficiência fisíca e ou intelectual e estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local.

2| Resultados Alcançados

Espaços que educam:

De forma concreta as avaliações foram positivas e os espaços receberam manutenção.

 

A arte de se alimentar com qualidade:

Foram reforçados a autonomia para os alunos ampliando com qualidade os resultados.

 

Comunidade leitora:

Em sala de aula o interesse em levar livros pelas crianças tem realizado um grande avanço com a leitura pela família e com empréstimos realizados diariamente por eles, sendo devolvidos na medica que realizam a leitura.

 

Parque com intervenção:

Desde sua implantação as equipes de sala estão mobilizadas e renovando com as crianças as atividades.

 

Sementeiras:

Desde sua inauguração, a comunidade escolar tem ajuda a manter o espaço doando sempre mudas e cultivando a horta com muito carinho.

 

Parque sonoro:

As atividades seguem rotinas de sala estabelecidas pelas professoras e exploradas a partir de músicas criadas e ouvidas pelas crianças.

 

Inclusão de alunos portadores de deficiência fisíca e ou intelectual:

Os alunos com deficiência realizam tarefas de igual teor, estando engajados nas atividades como todo aluno e participando ativamente das atividades, reforçando a conversa com a família para auxiliar no tratamento.

 

Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local:

Nossos resultados vêm sendo gradativamente positivo e parcerias vem sendo estabelecidas junto as famílias e comunidade local.

3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | ESTABELECENDO DIÁLOGO ABERTO COM AS FAMILIASE COMUNIDADE LOCAL...
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Foi realizado uma estratégia de estabelecer vínculo com as famílias e que os mesmos conheçam os funcionários por nome, foi criado um mural para que trouxesse uma visibilidade maior da Equipe Escola

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | ESTABELECENDO DIÁLOGO ABERTO COM AS FAMILIASE COMUNIDADE LOCAL...
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos sejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Descrição:

DESDE SUA INAUGURAÇÃO ESTABELECEMOS VINCULOS COM AS FAMILIAS, INTERAGINDO COM PROPOSTAS E AÇÕES QUE FAVORECEÇAM O CONTATO DIRETO COM AS FAMILIAS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | ESTABELECENDO DIÁLOGO ABERTO COM AS FAMILIASE COMUNIDADE LOCAL...
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promover encontros culturais entre os pais, avós e tios dos alunos, para irem à escola contar histórias do passado, ler livros, ensinar uma brincadeira, tocar algum instrumento musical ou fazer uma receita culinária.
Descrição:

DESDE SUA INAUGURAÇÃO ESTABELECEMOS VINCULOS COM AS FAMILIAS, INTERAGINDO COM PROPOSTAS E AÇÕES QUE FAVORECEÇAM O CONTATO DIRETO COM AS FAMILIAS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | ESTABELECENDO DIÁLOGO ABERTO COM AS FAMILIASE COMUNIDADE LOCAL...
Completude: 100,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • DESDE SUA INAUGURAÇÃO ESTABELECEMOS VINCULOS COM AS FAMILIAS, INTERAGINDO COM PROPOSTAS E AÇÕES QUE FAVORECEÇAM O CONTATO DIRETO COM AS FAMILIAS.
  • Foi realizado uma festa para comemorar a Semana das crianças. Para a realização do evento da Escola,a Equipe de funcionários e comunidade fizeram uma parcerias recebendo as doações de bolas e doces para as crianças
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | A INCLUSÃO
Completude: 100,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:

ATIVIDADES EM SALA DE AULA PERMITINDO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS, ATIVIDADES RECREATIVAS E TEATRAIS COM A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS. FORMAÇÃO COM PRÁTICAS, O QUE EU NÃO VEJO O OUTRO VÊ POR MIM.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | A INCLUSÃO
Completude: 100,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno. Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades • modificações de procedimentos • introdução de atividades alternativas às previstas • introdução de atividades complementares às previstas • modificação do nível de complexidade das atividades • adaptação dos materiais
Descrição:

ATIVIDADES EM SALA DE AULA PERMITINDO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS, ATIVIDADES RECREATIVAS E TEATRAIS COM A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS. FORMAÇÃO COM PRÁTICAS, O QUE EU NÃO VEJO O OUTRO VÊ POR MIM.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | A INCLUSÃO
Completude: 100,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais. Flexibilizações organizativas • organização de agrupamentos • organização didática • organização do espaço
Descrição:

ATIVIDADES EM SALA DE AULA PERMITINDO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS, ATIVIDADES RECREATIVAS E TEATRAIS COM A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS. FORMAÇÃO COM PRÁTICAS, O QUE EU NÃO VEJO O OUTRO VÊ POR MIM.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | A INCLUSÃO
Completude: 100,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: A adoção de uma prática inclusiva será norteada pelo projeto pedagógico da Unidade, que deverá considerar as diferentes estratégias de ensino visando à inclusão escolar.
Descrição:

ATIVIDADES EM SALA DE AULA PERMITINDO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS, ATIVIDADES RECREATIVAS E TEATRAIS COM A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS. FORMAÇÃO COM PRÁTICAS, O QUE EU NÃO VEJO O OUTRO VÊ POR MIM.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | ALIMENTE-SE BEM COM QUALIDADE E AUTONOMIA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Organização do espaço e materiais para o programa.
Descrição:

ALIMENTE-SE BEM COM QUALIDADE E AUTONOMIA

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | ALIMENTE-SE BEM COM QUALIDADE E AUTONOMIA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Arte de se alimentar com qualidade, autonomia e prazer” para criar um ambiente agradável de alimentar, estar e de se conviver com o outro.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando qualitativamente o espaço, uso deste pelos alunos e adultos.
Descrição:

REFORÇANDO A AUTONOMIA COM O PREOJETO

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | As Sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realização de uma horta, pelos professores, educadores e alunos dos Berçário, Infantil e Pré.
Descrição:

MANUTENÇÃO DO PROJETO HORTA E JARDINS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | As Sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre os benefícios para a saúde decorrentes da boa alimentação
Descrição:

MANUTENÇÃO DO PROJETO HORTA E JARDINS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | As Sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando à formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:

MANUTENÇÃO DO PROJETO HORTA E JARDINS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | COMUNIDADE LEITORA
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Comunidade Leitora” para inserir a criança no mundo letrado repleto de informações e significados onde os adultos possam ser modelos de leitores e escritores competentes.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para promover as práticas da leitura e para tornar a escola um lugar de encontro entre leitores.
Descrição:

DESDE SUA CRIAÇÃO O ESPAÇO COMUNIDADE LEITORA VEM GANHANDO FORÇAS E ESTABELECENDO VINCULOS COM A COMUNIDADE ESCOLAR, RECEBENDO DOAÇÕES E EMPRESTIMOS DE LIVROS PELOS ADULTOS,

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | ESPAÇOS QUE EDUCAM
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando se todas as ações propostas de organização do espaço, bem como o uso destes pelos alunos e adultos.
Descrição:

DE ACORDO COM A FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS REALIZAMOS A MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS COM INTUITO DE APRIMORAR E MANTER OS ESPAÇOS ORGANIZADOS.

A AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS, PAIS E FUNCIONÁRIOS FORAM REALIZADAS PARA QUE POSSAMOS MELHORAR NOSSAS PROPOSTAS.

MURAIS EXPLICATIVOS COM AS PROPOSTAS REALIZADAS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | ESPAÇOS QUE EDUCAM
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando pesquisa com os alunos e com a equipe escolar elencando os pontos positivos e os que podem ser melhorados
Descrição:

DE ACORDO COM A FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS REALIZAMOS A MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS COM INTUITO DE APRIMORAR E MANTER OS ESPAÇOS ORGANIZADOS.

A AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS, PAIS E FUNCIONÁRIOS FORAM REALIZADAS PARA QUE POSSAMOS MELHORAR NOSSAS PROPOSTAS.

MURAIS EXPLICATIVOS COM AS PROPOSTAS REALIZADAS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | ESPAÇOS QUE EDUCAM
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “Espaços que educam” pois o cuidado com a organização e a estética dos espaços e ambientes está intimamente ligado aos valores do que se quer ensinar, à qualidade da educação.
Etapa: Realizando ajustes necessários, a partir da avaliação dando continuidade ao Programa
Descrição:

DE ACORDO COM A FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS REALIZAMOS A MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS COM INTUITO DE APRIMORAR E MANTER OS ESPAÇOS ORGANIZADOS.

A AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS, PAIS E FUNCIONÁRIOS FORAM REALIZADAS PARA QUE POSSAMOS MELHORAR NOSSAS PROPOSTAS.

MURAIS EXPLICATIVOS COM AS PROPOSTAS REALIZADAS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
18 | Parque com Intervenção
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Programa Institucional da Rede • “ Parque com intervenção” para transformar o parque num espaço desafiador e lúdico, para que o aluno possa desenvolver todas as competências sensoriais e motoras.
Etapa: Acompanhamento da implantação e da manutenção do programa, observando e avaliando as ações propostas para criação de espaços alternativos que permitam que as crianças corram, balancem; subam, desçam e escalem ambientes diferenciados; pendurem-se, escorreguem, joguem, brinquem com água e areia, escondam-se.
Descrição:

ESTABELECENDO COM AS EQUIPES AS MANUTENÇÕES DAS ATIVIDADES E INTERAÇÃO DAS CRINAÇAS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
19 | PARQUE SONORO JARDIM
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:

ATIVIDADES DOS ALUNOS COM AS PROFESSORAS NO PARQUE SONORO SEGUINDO CRONOGRAMA DE PARQUE REALIZADOS POR ELAS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
20 | PARQUE SONORO JARDINS
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Elaboração do plano de trabalho para a inauguração do parque sonoro envolvendo a participação dos alunos.
Descrição:

ATIVIDADES DOS ALUNOS COM AS PROFESSORAS NO PARQUE SONORO SEGUINDO CRONOGRAMA DE PARQUE REALIZADOS POR ELAS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
21 | PARQUE SONORO JARDINS
Completude: 100,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferentes painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Inauguração do parque com a participação dos alunos e da comunidade escolar.
Descrição:

ATIVIDADES DOS ALUNOS COM AS PROFESSORAS NO PARQUE SONORO SEGUINDO CRONOGRAMA DE PARQUE REALIZADOS POR ELAS.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
22 | Trabalho de Formação Continuada
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer uma formação com 4 horas semanais para professores e três horas semanais para educadores que atuam na unidade escolar.
Descrição:
  • As formações acontecem de Segunda a Quinta-feira, com uma hora diária. E para os educadores foi organizado dois grupos de formação.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
23 | Trabalho de Formação Continuada
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • A etapa foi realizada
  • Houve formação para todos os profissionais, tendo como foco o "Projeto As Sementeiras e Parque Sonoro"
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
24 | Trabalho de Formação Continuada
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
  • Etapa em andamento
  • Na sala dos professores, a Equipe Gestora organizou um espaço com materiais de leitura como revistas, livros e apostilados. Fazendo isso para favorecer a circulação das informações
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
25 | A INCLUSÃO
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:
  • Alguns materiais foram adquiridas como bolas sonoras, para as propostas de movimento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição