
Relatório de Execução das Atividades - Fevereiro 2019
Nesse mês foram realizados os seguintes projetos:
- Na onda da Integridade
- Criança saudável, boca feliz
- Era uma vez
- As Sementeiras
- Tarde Divertida
- Cantos que Encantam
- Tra la lá
- Parque Sonoro
- "Incluir" é muito bom
- Escola e família, uma boa parceria
- Formar para transformar
Na onda da Integridade:
- Reuniões de formação em serviço na RPA com o prof. Paulo Vinícius, TFC, TFCE e TFCF semanais e quinzenais e em pequenos grupos de sala de aula para a promoção da cultura da paz em todos os projetos e programas da escola e encaminhamentos educativos.
- Registros escritos e fotográficos do desenvolvimento das atividades propostas, no decorrer dos trabalhos divulgados em murais e documento Marcas.
- Elaboração e aplicação de avaliação dos eventos junto à comunidade escolar, no caso, acolhida e adaptação.
- Visitação de pessoas, entidades, autarquias e governos municipais interessados em conhecer a nossa estrutura organizacional.
Criança Saudável, boca feliz:
- Planejamento do trabalho realizado na Unidade Escolar.
- Atendimento aos alunos
- Encaminhamento ao posto de saúde
- Registros fotográficos e por escrito para o documento Marcas
Era uma vez:
- Organização do espaço com materiais adequados à proposta.
- Cronograma para atendimento à todos os níveis.
As Sementeiras:
- Investimento na documentação para o MARCAS
Tarde Divertida:
- Propostas de atividades com os alunos
- Registros que documentam as ações e elaboração do Marcas
Cantos que Encantam:
- Salas de aula com várias propostas já encaminhadas com a confecção dos cantinhos, dos materiais que os compõem e com as propostas já planejadas de brincadeiras produtivas.
- Registros com fotos dos espaços arrumados e interagindo com os alunos.
- Documento Marcas
Tra la lá:
- Projeto só será implantado em março de 2019
Parque Sonoro:
- Recolocação dos palets, móbiles, objetos sonoros pela escola (ala dos berçários, infantis e prés)
"Incluir" é muito bom:
- Parceria com a SEC (educação especial)
- Vinda da coordenadora e da professora à escola e orientações das mesmas quanto ao nosso trabalho de inclusão
Escola e família, uma boa parceria:
- Reuniões pontuais para a definição de ações que elenquem as prioridades para este ano com relação aos alunos e suas famílias
Formar para transformar:
- Formação continuada em serviço garantida em nossa escola.
- Planejamento das ações propostas
- Levantamento de problemas e busca de soluções conjuntamente
- Registros das reuniões
1 | Na onda da Integridade
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
- Reunião com os funcionários dos segmentos diferentes e da equipe gestora para que a cultura da paz seja o nosso compromisso maior neste ano letivo. Este ano o reforço foi com a Psicologia Positiva.
Pontos de Atenção:
• Planejar as formações em serviço com todos os funcionários, neste mês, abordando a Psicologia Positiva balizando as ações educativas pautadas na cultura da paz.
Encaminhamentos:
• Manter cronograma de formação continuada com todos os funcionários e buscar a ampliação dos temas abordados em reuniões, garantindo um espaço para que eles falem de seu dia a dia na escola.
|
2 | Na onda da Integridade
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
- Reunião com os funcionários dos segmentos diferentes e da equipe gestora para que a cultura da paz seja o nosso compromisso maior neste ano letivo. Este ano o reforço foi com a Psicologia Positiva.
Pontos de Atenção:
• Planejar as formações em serviço com todos os funcionários, neste mês, abordando a Psicologia Positiva balizando as ações educativas pautadas na cultura da paz.
Encaminhamentos:
|
3 | Na onda da Integridade
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
- Reunião com os funcionários dos segmentos diferentes e da equipe gestora para que a cultura da paz seja o nosso compromisso maior neste ano letivo. Este ano o reforço foi com a Psicologia Positiva.
Pontos de Atenção:
• Planejar as formações em serviço com todos os funcionários, neste mês, abordando a Psicologia Positiva balizando as ações educativas pautadas na cultura da paz.
Encaminhamentos:
• Manter cronograma de formação continuada com todos os funcionários e buscar a ampliação dos temas abordados em reuniões, garantindo um espaço para que eles falem de seu dia a dia na escola.
|
4 | Na onda da Integridade
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
- Reunião com os funcionários dos segmentos diferentes e da equipe gestora para que a cultura da paz seja o nosso compromisso maior neste ano letivo. Este ano o reforço foi com a Psicologia Positiva.
Pontos de Atenção:
• Planejar as formações em serviço com todos os funcionários, neste mês, abordando a Psicologia Positiva balizando as ações educativas pautadas na cultura da paz.
Encaminhamentos:
• Manter cronograma de formação continuada com todos os funcionários e buscar a ampliação dos temas abordados em reuniões, garantindo um espaço para que eles falem de seu dia a dia na escola.
|
5 | Na onda da Integridade
Completude:
60,00 %
|
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
- Reunião com os funcionários dos segmentos diferentes e da equipe gestora para que a cultura da paz seja o nosso compromisso maior neste ano letivo. Este ano o reforço foi com a Psicologia Positiva.
Pontos de Atenção:
• Planejar as formações em serviço com todos os funcionários, neste mês, abordando a Psicologia Positiva balizando as ações educativas pautadas na cultura da paz.
Encaminhamentos:
• Manter cronograma de formação continuada com todos os funcionários e buscar a ampliação dos temas abordados em reuniões, garantindo um espaço para que eles falem de seu dia a dia na escola.
|
6 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Contratação de um profissional de Odontologia para a prevenção e cuidados quanto a saúde bucal os alunos sendo prioridade no dia a dia da escola.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade.
|
7 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Organização do lançamento do projeto “Boca Saudável Criança Feliz” e da inauguração do consultório odontológico.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade.
|
8 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Elaboração do projeto de saúde bucal “Boca saudável, criança feliz”, pela equipe gestora e o profissional de odontologia, priorizando o cuidar e educar na aquisição de hábitos saudáveis.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade.
|
9 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly P Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade.
|
10 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Elaboração e envio às famílias, de autorização por escrito, para o início da prevenção e cuidados com a saúde bucal dos alunos. As autorizações ficarão no prontuário de cada aluno.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade.
|
11 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Organização do espaço, aquisição de materiais adequados e instalação de equipamentos, adequando-os as necessidades para o atendimento aos alunos.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade.
|
12 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade.
|
13 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade.
|
14 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Promover momentos entre o profissional de odontologia e professores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar, quanto o auxílio diário da escovação dos alunos.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade.
|
15 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Promover momentos com as famílias e crianças, através de palestras em sábados letivos.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade.
|
16 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade.
|
17 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
60,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade.
|
18 | Era uma Vez
Completude:
90,00 %
|
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Contratação de um profissional para a sala de leitura onde serão realizadas atividades semanais de contação e leitura de histórias, dramatização, e nos eventos especiais da Unidade Escolar o mesmo realizará atividades culturais com alunos e pais.
Descrição:
• Reestruturação do espaço físico
Pontos de Atenção:
• Reestruturação do espaço físico para que seja funcional e produtivo aos alunos e professores.
Encaminhamentos:
• Fazer um registro escrito e fotográfico contínuo das propostas realizadas com os alunos das diferentes faixas etárias |
19 | Era uma Vez
Completude:
90,00 %
|
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Organização da sala de leitura com os espaços bem estruturados, mobiliário próprio e diversidade de propostas, catalogação dos livros e materiais para atender aos alunos das diferentes faixas etárias do berçário ao pré.
Descrição:
• Reestruturação do espaço físico
Pontos de Atenção:
• Reestruturação do espaço físico para que seja funcional e produtivo aos alunos e professores.
Encaminhamentos:
• Fazer um registro escrito e fotográfico contínuo das propostas realizadas com os alunos das diferentes faixas etárias |
20 | Era uma Vez
Completude:
90,00 %
|
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Realização de reunião Bimestral com a equipe gestora, para avaliar as ações e planejar novas situações de interação com os alunos e suas respectivas famílias qualificando as ações educativas, ampliando o fazer pedagógico e enriquecendo a prática.
Descrição:
• Reestruturação do espaço físico
Pontos de Atenção:
• Reestruturação do espaço físico para que seja funcional e produtivo aos alunos e professores.
Encaminhamentos:
• Fazer um registro escrito e fotográfico contínuo das propostas realizadas com os alunos das diferentes faixas etárias |
21 | Era uma Vez
Completude:
90,00 %
|
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Estabelecimento de parcerias junto a empresas e comércios para aquisição periódica de exemplares de livros, materiais e outros recursos adequados as diferentes faixas etárias, que promovam a leitura, contação e dramatização de histórias.
Descrição:
• Reestruturação do espaço físico
Pontos de Atenção:
• Reestruturação do espaço físico para que seja funcional e produtivo aos alunos e professores.
Encaminhamentos:
|
22 | Era uma Vez
Completude:
90,00 %
|
Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Construção pelo profissional periodicamente de livros (pano, papelão, plástico) e outros materiais pedagógicos (fantoche, dedoche, avental, luva, vareta, fantasia, máscara, assessórios e outros) que enriqueçam o trabalho desenvolvido na sala de leitura.
Descrição:
• Reestruturação do espaço físico
Pontos de Atenção:
• Reestruturação do espaço físico para que seja funcional e produtivo aos alunos e professores.
Encaminhamentos:
• Fazer um registro escrito e fotográfico contínuo das propostas realizadas com os alunos das diferentes faixas etárias |
23 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
24 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
25 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Lançamento do Projeto “As Sementeiras”.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
26 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
27 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
28 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
29 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaboração de cronograma semanal de saída dos alunos com os professores e educadores para os cuidados com a horta.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
30 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realização de uma horta, pelos professores, educadores e alunos dos berçários e Infantil e pré.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
31 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa e reestruturação de planejamento.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
32 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
33 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Apoio de funcionário ou voluntário para colaborar nos cuidados com a horta, durante a semana e em outros períodos finais de semanas, feriados e férias.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
34 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparo e degustação de diferentes alimentos cultivados na horta escolar de acordo com o período de colheita.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
35 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realizar uma pesquisa sobre os benefícios dos alimentos plantados.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
36 | As Sementeiras
Completude:
60,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Buscar parceria com uma nutricionista para realizar uma formação em TFC, afim de conscientizar sobre alimentação saudável e bons hábitos alimentares.
Descrição:
- Contato com a mãe voluntária Ana Patrícia para ver a possibilidade de mantermos a horta em nossa escola.
Pontos de Atenção:
- Registros fotográficos e por escrito das ações previstas para comporem o documento MARCAS.
Encaminhamentos:
- Elaboração do documento Marcas. |
37 | Tarde Divertida
Completude:
60,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para compor os espaços externos, privilegiando a interação e oportunizando a vivência em um amplo repertório de movimento e gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
• Retorno de algumas atividades externas em momentos do contraturno dos alunos.
Pontos de Atenção:
• Planejamento das manhãs e tardes divertidas
Encaminhamentos:
• Atividades realizadas com as crianças em momentos que suscitassem a integração e interação entre eles. |
38 | Tarde Divertida
Completude:
60,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
• Retorno de algumas atividades externas em momentos do contraturno dos alunos. ção entre eles. Pontos de Atenção:
• Planejamento das manhãs e tardes divertidas
Encaminhamentos:
• Atividades realizadas com as crianças em momentos que suscitassem a integração e interação entre eles. |
39 | Cantos que Encantam
Completude:
60,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Planejamento dos cantos e dos ambientes de acordo com a faixa etária e características do desenvolvimento infantil envolvendo os alunos desde o planejamento até sua confecção.
Descrição:
• Reestruturação dos cantos de todas as salas de aula
Pontos de Atenção:
• Materiais adequados às propostas para o período de adaptação
Encaminhamentos:
• Confecção de materiais que atendessem as expectativas para o período de adaptação e diagnóstico das crianças. |
40 | Cantos que Encantam
Completude:
60,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Implantação dos cantos e ambientes pedagógicos nas salas de aula, com materiais adequados considerando os interesses de trabalho e dos campos de experiências.
Descrição:
• Reestruturação dos cantos de todas as salas de aula
Pontos de Atenção:
• Materiais adequados às propostas para o período de adaptação
Encaminhamentos:
• Confecção de materiais que atendessem as expectativas para o período de adaptação e diagnóstico das crianças. |
41 | Cantos que Encantam
Completude:
60,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
• Reestruturação dos cantos de todas as salas de aula
Pontos de Atenção:
• Materiais adequados às propostas para o período de adaptação
Encaminhamentos:
|
42 | Cantos que Encantam
Completude:
60,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situaçõesaprendizagem para os alunos.
Descrição:
• Reestruturação dos cantos de todas as salas de aula
Pontos de Atenção:
• Materiais adequados às propostas para o período de adaptação
Encaminhamentos:
• Confecção de materiais que atendessem as expectativas para o período de adaptação e diagnóstico das crianças. |
43 | Cantos que Encantam
Completude:
60,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
• Reestruturação dos cantos de todas as salas de aula
Pontos de Atenção:
• Materiais adequados às propostas para o período de adaptação
Encaminhamentos:
|
44 | Tra la lá
Completude:
20,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades de Músicas com alunos em oficinas semanais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
45 | Tra la lá
Completude:
20,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de música com a Equipe Gestora.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
46 | Tra la lá
Completude:
20,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Divulgação do projeto aos pais por meio de bilhetes, cartazes, reuniões.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
47 | Tra la lá
Completude:
20,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
48 | Tra la lá
Completude:
20,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Lançamento do Projeto “Tra-la-la” para os alunos e comunidade escolar.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
49 | Tra la lá
Completude:
20,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Construção de objetos sonoros realizadas pelos adultos para a exploração das crianças a fim de descobrirem os diferentes sons, por meio de brincadeiras e jogos musicais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
50 | Tra la lá
Completude:
20,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Promover momentos entre o profissional, professores e educadores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar quanto a pesquisa, a confecção e as melhores intervenções para a exploração dos objetos sonoros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
51 | Parque Sonoro
Completude:
90,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Em TFC proporcionar reflexões e discussões sobre a música na Educação Infantil e as melhores propostas pedagógicas de exploração e produção de sons.
Descrição:
• Instalação dos palets e organização do espaço pós pintura
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
52 | Parque Sonoro
Completude:
90,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro.
Descrição:
• Instalação dos palets e organização do espaço pós pintura
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
53 | Parque Sonoro
Completude:
90,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Aquisição de materiais por meio da campanha de arrecadação com a comunidade.
Descrição:
• Instalação dos palets e organização do espaço pós pintura
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
54 | Parque Sonoro
Completude:
90,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:
• Instalação dos palets e organização do espaço pós pintura.
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
55 | Parque Sonoro
Completude:
90,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Pesquisa, envolvendo os adultos e as crianças, experimentação e confecção das possíveis sonoridades com os objetos coletados.
Descrição:
• Instalação dos palets e organização do espaço pós pintura
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
56 | Parque Sonoro
Completude:
90,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
• Instalação dos palets e organização do espaço pós pintura
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
57 | Parque Sonoro
Completude:
90,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Elaboração do plano de trabalho para a inauguração do parque sonoro envolvendo a participação dos alunos.
Descrição:
• Instalação dos palets e organização do espaço pós pintura
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
58 | Parque Sonoro
Completude:
90,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Inauguração do parque com a participação da comunidade escolar.
Descrição:
• Instalação dos palets e organização do espaço pós pintura
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
59 | Parque Sonoro
Completude:
90,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Observar, avaliar e readequar os espaços considerando as propostas, e os interesses das crianças.
Descrição:
• Instalação dos palets e organização do espaço pós pintura
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
60 | Parque Sonoro
Completude:
90,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:
• Instalação dos palets e organização do espaço pós pintura
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
61 | "Incluir" é muito bom
Completude:
80,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
• Contato com a SEC para saber sobre as referências este ano para a educação especial.
Pontos de Atenção:
• Levantamento das crianças já assistidas e os demais casos apresentados pelas professoras neste ano
Encaminhamentos:
• Retomada das ações já realizadas pela prof. Gabriela em 2018 e dar continuidade ao trabalho |
62 | "Incluir" é muito bom
Completude:
80,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno.
Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades
• modificações de procedimentos
• introdução de atividades alternativas às previstas
• introdução de atividades complementares às previstas
• modificação do nível de complexidade das atividades
• adaptação dos materiais
Descrição:
• Contato com a SEC para saber sobre as referências este ano para a educação especial.
Pontos de Atenção:
• Levantamento das crianças já assistidas e os demais casos apresentados pelas professoras neste ano
Encaminhamentos:
• Retomada das ações já realizadas pela prof. Gabriela em 2018 e dar continuidade ao trabalho |
63 | "Incluir" é muito bom
Completude:
80,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais.
Flexibilizações organizativas
• organização de agrupamentos
• organização didática
• organização do espaço
Descrição:
• Contato com a SEC para saber sobre as referências este ano para a educação especial.
Pontos de Atenção:
• Levantamento das crianças já assistidas e os demais casos apresentados pelas professoras neste ano
Encaminhamentos:
• Retomada das ações já realizadas pela prof. Gabriela em 2018 e dar continuidade ao trabalho |
64 | "Incluir" é muito bom
Completude:
80,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:
• Contato com a SEC para saber sobre as referências este ano para a educação especial.
Pontos de Atenção:
• Levantamento das crianças já assistidas e os demais casos apresentados pelas professoras neste ano
Encaminhamentos:
• Retomada das ações já realizadas pela prof. Gabriela em 2018 e dar continuidade ao trabalho |
65 | "Incluir" é muito bom
Completude:
80,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Implementação de um projeto de formação contínua em conjunto com a professora da sala de recurso, com objetivos específicos à educação inclusiva, subsidiando os profissionais (professores e educadores) que atuam diretamente com os alunos portadores de alguma deficiência.
Descrição:
• Contato com a SEC para saber sobre as referências este ano para a educação especial.
Pontos de Atenção:
• Levantamento das crianças já assistidas e os demais casos apresentados pelas professoras neste ano
Encaminhamentos:
• Retomada das ações já realizadas pela prof. Gabriela em 2018 e dar continuidade ao trabalho |
66 | "Incluir" é muito bom
Completude:
80,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: A adoção de uma prática inclusiva será norteada pelo projeto pedagógico da Unidade, que deverá considerar as diferentes estratégias de ensino visando à inclusão escolar.
Descrição:
• Contato com a SEC para saber sobre as referências este ano para a educação especial.
Pontos de Atenção:
• Levantamento das crianças já assistidas e os demais casos apresentados pelas professoras neste ano
Encaminhamentos:
• Retomada das ações já realizadas pela prof. Gabriela em 2018 e dar continuidade ao trabalho |
67 | "Incluir" é muito bom
Completude:
80,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Transformar as práticas pedagógicas, em momentos de formação continuada, para romper com o modelo homogeneizado e considerar a diversidade humana como princípios de organização de sala de aula e do planejamento de ensino, qualificando as intervenções pedagógicas junto aos alunos.
Descrição:
• Contato com a SEC para saber sobre as referências este ano para a educação especial.
Pontos de Atenção:
• Levantamento das crianças já assistidas e os demais casos apresentados pelas professoras neste ano
Encaminhamentos:
• Retomada das ações já realizadas pela prof. Gabriela em 2018 e dar continuidade ao trabalho |
68 | "Incluir" é muito bom
Completude:
80,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Realizar ações que capacitem os profissionais da escola em a inclusão de alunos com deficiências para que seja compreendida entre eles, como oportunidade de desenvolvimento de todos os alunos, para que beneficiem da interação e da mediação propostas, através de palestras com profissionais da área da saúde, da educação e assistentes sociais, ONG’s que trabalham com esse segmento e outras instituições que promovam a inclusão.
Descrição:
• Contato com a SEC para saber sobre as referências este ano para a educação especial.
Pontos de Atenção:
• Levantamento das crianças já assistidas e os demais casos apresentados pelas professoras neste ano
Encaminhamentos:
• Retomada das ações já realizadas pela prof. Gabriela em 2018 e dar continuidade ao trabalho |
69 | "Incluir" é muito bom
Completude:
80,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:
• Contato com a SEC para saber sobre as referências este ano para a educação especial.
Pontos de Atenção:
• Levantamento das crianças já assistidas e os demais casos apresentados pelas professoras neste ano
Encaminhamentos:
• Retomada das ações já realizadas pela prof. Gabriela em 2018 e dar continuidade ao trabalho |
70 | Escola e família, uma boa parceria
Completude:
70,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
• Acolhida diária todas as manhãs e tardes dos pais e familiares ao adentrarem em nossa escola
Pontos de Atenção:
• Reuniões com a equipe escola para alinharmos as decisões que tomaremos em 2019.
Encaminhamentos:
• Atendimento aos pais por telefone e presencialmente em larga escala |
71 | Escola e família, uma boa parceria
Completude:
70,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos sejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
• Acolhida diária todas as manhãs e tardes dos pais e familiares ao adentrarem em nossa escola
Pontos de Atenção:
• Reuniões com a equipe escola para alinharmos as decisões que tomaremos em 2019.
Encaminhamentos:
• Atendimento aos pais por telefone e presencialmente em larga escala |
72 | Escola e família, uma boa parceria
Completude:
70,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
• Acolhida diária todas as manhãs e tardes dos pais e familiares ao adentrarem em nossa escola
Pontos de Atenção:
• Reuniões com a equipe escola para alinharmos as decisões que tomaremos em 2019.
Encaminhamentos:
• Atendimento aos pais por telefone e presencialmente em larga escala |
73 | Formar para transformar
Completude:
60,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
• Palestra com o prof. Paulo Vinícius com o tema Psicologia Positiva
Pontos de Atenção:
• Em mês de adaptação, fazer formação em serviço demanda de uma estrutura forte e pautada na empatia e profissionalismo.
Encaminhamentos:
• Escala de saídas de funcionários para que haja o rodízio entre eles (educadores e agentes operacionais da cozinha) |
74 | Formar para transformar
Completude:
60,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria de Educação e Cidadania e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
• Palestra com o prof. Paulo Vinícius com o tema Psicologia Positiva
Pontos de Atenção:
• Em mês de adaptação, fazer formação em serviço demanda de uma estrutura forte e pautada na empatia e profissionalismo.
Encaminhamentos:
• Escala de saídas de funcionários para que haja o rodízio entre eles (educadores e agentes operacionais da cozinha) |
75 | Formar para transformar
Completude:
60,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
• Palestra com o prof. Paulo Vinícius com o tema Psicologia Positiva
Pontos de Atenção:
• Em mês de adaptação, fazer formação em serviço demanda de uma estrutura forte e pautada na empatia e profissionalismo.
Encaminhamentos:
• Escala de saídas de funcionários para que haja o rodízio entre eles (educadores e agentes operacionais da cozinha) |
76 | Formar para transformar
Completude:
60,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
• Palestra com o prof. Paulo Vinícius com o tema Psicologia Positiva
Pontos de Atenção:
• Em mês de adaptação, fazer formação em serviço demanda de uma estrutura forte e pautada na empatia e profissionalismo.
Encaminhamentos:
• Escala de saídas de funcionários para que haja o rodízio entre eles (educadores e agentes operacionais da cozinha) |
77 | Formar para transformar
Completude:
60,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
• Palestra com o prof. Paulo Vinícius com o tema Psicologia Positiva
Pontos de Atenção:
• Em mês de adaptação, fazer formação em serviço demanda de uma estrutura forte e pautada na empatia e profissionalismo.
Encaminhamentos:
• Escala de saídas de funcionários para que haja o rodízio entre eles (educadores e agentes operacionais da cozinha) |
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
---|