
Relatório de Execução das Atividades - Março 2019
Neste mês foram realizados os seguintes projetos:
- Na Onda da Integridade
- Criança saudável, boca feliz
- Era uma vez
- As Sementeiras
- Cantos que Encantam
- Tra la lá
- Parque Sonoro
- "Incluir" é muito bom
- Escola e família, uma boa parceria
- Formar para transformar
Na Onda da Integridade:
- Reuniões de formação em serviço TFC (Trabalho de Formação Continuada), TFCE (Trabalho de Formação Continuada de Educador) e TFCF (Trabalho de Formação Continuada de Funcionário) semanais e quinzenais e em pequenos grupos de sala de aula para a promoção de estudos e encaminhamentos que atendam às necessidades do grupo, todos os projetos e programas da escola estão sendo encaminhamentos para o fazer educativo.
- Estreitamento de laços afetivos com as famílias e colaboradores;
- Registros escritos e fotográficos do desenvolvimento das atividades propostas, no decorrer dos trabalhos divulgados em murais e documento "Marcas", (documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.)
- Elaboração e aplicação de avaliação dos eventos junto à comunidade escolar, no caso, acolhida e adaptação.
Criança saudável, boca feliz:
- Planejamento do trabalho realizado na Unidade Escolar.
- Atendimento aos alunos
- Encaminhamento ao posto de saúde
- Registros fotográficos e por escrito para o documento "Marcas" (documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.)
Era uma vez
- Organização do espaço com materiais adequados à proposta.
- Cronograma para atendimento a todos os níveis.
- Atendimento aos alunos das salas de inf. II ao Pré II
As Sementeiras:
- Reuniões e levantamento das ações para o ano em curso.
- Investimento na documentação para o "Marcas" (documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.)
Cantos que Encantam:
- Os cantos em sala de aula para atender as necessidades educativas das crianças.
- Oferta de materiais variados de acordo com os planejamentos
- Planejamento para que as propostas sejam de fato significativas e relevantes à aprendizagem dos alunos
Tra la lá
- Cronograma de atendimento aos alunos
- Planejamento de propostas significativas de musicalização infantil
- Registros das ações empreendidas com as crianças
- Avaliação para futuros ajustes caso seja necessário
Parque Sonoro:
- Recolocação dos palets, móbiles, objetos sonoros pela escola nas áreas externas da creche - (ala dos berçários, infantis e prés)
"Incluir" é muito bom:
- Atendimento aos alunos com acompanhamento das Orientadoras
- Levantamento da demanda 2019 com observação e registros
- Contato e entrevistas com os pais dos alunos
- Propostas diferenciadas para alunos com deficiências (cegueira)
- Propostas de inclusão para os alunos que estão se adaptando à rotina escolar.
- Registros que revelam o trabalho realizado e os avanços obtidos.
Escola e família, uma boa parceria:
- Reuniões pontuais para a definição de ações que elenquem as prioridades para este ano com relação aos alunos e suas famílias
Formar para transformar:
- Participação efetiva das professoras em TFC (Trabalho de Formação Continuada) específico no CEFE
- Participação das educadoras nos TFCs (Trabalho de Formação Continuada) semanais
- Participação dos agentes operacionais nas reuniões de formação com foco no papel do colaborador/educador
- Participação
- Realização de registros para que haja a reflexão da prática e fique no documento "Marcas", (documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.) o percurso de formação em serviço
- Avaliação das propostas realizadas
1 | Na onda da Integridade
Completude:
50,00 %
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Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Planejar as formações em serviço com todos os funcionários, neste mês, abordando a organização do tempo e do espaço em favor dos alunos, enfatizando as ações educativas pautadas na cultura da paz. Encaminhamentos:
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2 | Na onda da Integridade
Completude:
50,00 %
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Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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3 | Na onda da Integridade
Completude:
50,00 %
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Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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4 | Na onda da Integridade
Completude:
50,00 %
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Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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5 | Na onda da Integridade
Completude:
50,00 %
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Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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6 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
50,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Contratação de um profissional de Odontologia para a prevenção e cuidados quanto a saúde bucal os alunos sendo prioridade no dia a dia da escola.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade Escolar. (É o documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.) |
7 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
50,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Organização do lançamento do projeto “Boca Saudável Criança Feliz” e da inauguração do consultório odontológico.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade Escolar. (É o documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.) |
8 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
50,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Elaboração do projeto de saúde bucal “Boca saudável, criança feliz”, pela equipe gestora e o profissional de odontologia, priorizando o cuidar e educar na aquisição de hábitos saudáveis.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade Escolar. (É o documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.) |
9 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
50,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade Escolar. (É o documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.) |
10 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
50,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Elaboração e envio às famílias, de autorização por escrito, para o início da prevenção e cuidados com a saúde bucal dos alunos. As autorizações ficarão no prontuário de cada aluno.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade Escolar. (É o documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.) |
11 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
50,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Organização do espaço, aquisição de materiais adequados e instalação de equipamentos, adequando-os as necessidades para o atendimento aos alunos.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade Escolar. (É o documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.) |
12 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
50,00 %
|
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade Escolar. (É o documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.) |
13 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
50,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade Escolar.
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14 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
50,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Promover momentos entre o profissional de odontologia e professores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar, quanto o auxílio diário da escovação dos alunos.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade Escolar. (É o documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.)
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15 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
50,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Promover momentos com as famílias e crianças, através de palestras em sábados letivos.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade Escolar. (É o documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.)
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16 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude:
50,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade Escolar. (É o documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.)
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17 | Criança saudável, boca feliz
Completude:
50,00 %
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Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
• Apresentação da estagiária ajudante da Dra. Renata, a Raphaelly
Pontos de Atenção:
• Planejamento da revitalização do consultório e triagem dos alunos
Encaminhamentos:
• Documentar momentos de interação com as crianças para dispor no MARCAS da Unidade Escolar. (É o documento que traz as orientações referentes às ações da equipe escola sobre a reestruturação da rotina, elaboração dos planejamentos, projetos e propostas lúdicas nos diferentes espaços da escola, além das reflexões referente as formações que aconteceram neste período.)
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18 | Era uma vez
Completude:
60,00 %
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Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Contratação de um profissional para a sala de leitura onde serão realizadas atividades semanais de contação e leitura de histórias, dramatização, e nos eventos especiais da Unidade Escolar o mesmo realizará atividades culturais com alunos e pais.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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19 | Era uma vez
Completude:
60,00 %
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Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Organização da sala de leitura com os espaços bem estruturados, mobiliário próprio e diversidade de propostas, catalogação dos livros e materiais para atender aos alunos das diferentes faixas etárias do berçário ao pré.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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20 | Era uma vez
Completude:
60,00 %
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Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Realização de reunião Bimestral com a equipe gestora, para avaliar as ações e planejar novas situações de interação com os alunos e suas respectivas famílias qualificando as ações educativas, ampliando o fazer pedagógico e enriquecendo a prática.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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21 | Era uma vez
Completude:
60,00 %
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Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Estabelecimento de parcerias junto a empresas e comércios para aquisição periódica de exemplares de livros, materiais e outros recursos adequados as diferentes faixas etárias, que promovam a leitura, contação e dramatização de histórias.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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22 | Era uma vez
Completude:
60,00 %
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Meta: Implantar o projeto “Era uma Vez”para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar os conhecimentos de mundo propiciando a familiaridade com os livros com os diferentes gêneros literários e a diferenciação entre ilustrações e a escrita.
Etapa: Construção pelo profissional periodicamente de livros (pano, papelão, plástico) e outros materiais pedagógicos (fantoche, dedoche, avental, luva, vareta, fantasia, máscara, assessórios e outros) que enriqueçam o trabalho desenvolvido na sala de leitura.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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23 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
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Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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24 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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25 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Lançamento do Projeto “As Sementeiras”.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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26 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
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Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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27 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
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Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
28 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
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Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
29 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaboração de cronograma semanal de saída dos alunos com os professores e educadores para os cuidados com a horta.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
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30 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realização de uma horta, pelos professores, educadores e alunos dos berçários e Infantil e pré.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
31 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa e reestruturação de planejamento.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
32 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
33 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Apoio de funcionário ou voluntário para colaborar nos cuidados com a horta, durante a semana e em outros períodos finais de semanas, feriados e férias.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
34 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparo e degustação de diferentes alimentos cultivados na horta escolar de acordo com o período de colheita.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
35 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realizar uma pesquisa sobre os benefícios dos alimentos plantados.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
36 | As Sementeiras
Completude:
20,00 %
|
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Buscar parceria com uma nutricionista para realizar uma formação em TFC, afim de conscientizar sobre alimentação saudável e bons hábitos alimentares.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
37 | Tarde Divertida
Completude:
70,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para compor os espaços externos, privilegiando a interação e oportunizando a vivência em um amplo repertório de movimento e gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
• Retorno de algumas atividades externas em momentos do contraturno dos alunos.
Pontos de Atenção:
• Planejamento das manhãs e tardes divertidas
Encaminhamentos:
• Atividades realizadas com as crianças em momentos que suscitassem a integração e interação entre eles. |
38 | Tarde Divertida
Completude:
70,00 %
|
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
• Retorno de algumas atividades externas em momentos do contraturno dos alunos.
Pontos de Atenção:
• Planejamento das manhãs e tardes divertidas
Encaminhamentos:
• Atividades realizadas com as crianças em momentos que suscitassem a integração e interação entre eles. |
39 | Cantos que Encantam
Completude:
70,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Planejamento dos cantos e dos ambientes de acordo com a faixa etária e características do desenvolvimento infantil envolvendo os alunos desde o planejamento até sua confecção.
Descrição:
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
|
40 | Cantos que Encantam
Completude:
70,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Implantação dos cantos e ambientes pedagógicos nas salas de aula, com materiais adequados considerando os interesses de trabalho e dos campos de experiências.
Descrição:
• Reestruturação dos cantos de todas as salas de aula para que o planejamento seja privilegiado.
Pontos de Atenção:
• Materiais adequados às propostas para a composição dos cantos.
Encaminhamentos:
• Confecção de materiais pedagógicos e jogos que atendam as expectativas |
41 | Cantos que Encantam
Completude:
70,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
• Reestruturação dos cantos de todas as salas de aula para que o planejamento seja privilegiado.
Pontos de Atenção:
• Materiais adequados às propostas para a composição dos cantos.
Encaminhamentos:
• Confecção de materiais pedagógicos e jogos que atendam as expectativas |
42 | Cantos que Encantam
Completude:
70,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situaçõesaprendizagem para os alunos.
Descrição:
• Reestruturação dos cantos de todas as salas de aula para que o planejamento seja privilegiado.
Pontos de Atenção:
• Materiais adequados às propostas para a composição dos cantos.
Encaminhamentos:
• Confecção de materiais pedagógicos e jogos que atendam as expectativas |
43 | Cantos que Encantam
Completude:
70,00 %
|
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Materiais adequados às propostas para a composição dos cantos.
Encaminhamentos:
• Confecção de materiais pedagógicos e jogos que atendam as expectativas |
44 | Tra la lá
Completude:
25,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades de Músicas com alunos em oficinas semanais.
Descrição:
• Planejamento do projeto com a orientadora e arte educadora
Pontos de Atenção:
• Elaborar um cronograma de atendimento semanal aos alunos do BI ao Inf I
Encaminhamentos:
• Reunião com a arte educadora para alinhar os horários de atendimento |
45 | Tra la lá
Completude:
25,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de música com a Equipe Gestora.
Descrição:
• Planejamento do projeto com a orientadora e arte educadora
Pontos de Atenção:
• Elaborar um cronograma de atendimento semanal aos alunos do BI ao Inf I
Encaminhamentos:
• Reunião com a arte educadora para alinhar os horários de atendimento |
46 | Tra la lá
Completude:
25,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Divulgação do projeto aos pais por meio de bilhetes, cartazes, reuniões.
Descrição:
• Planejamento do projeto com a orientadora e arte educadora
Pontos de Atenção:
• Elaborar um cronograma de atendimento semanal aos alunos do BI ao Inf I
Encaminhamentos:
• Reunião com a arte educadora para alinhar os horários de atendimento |
47 | Tra la lá
Completude:
25,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
• Planejamento do projeto com a orientadora e arte educadora
Pontos de Atenção:
• Elaborar um cronograma de atendimento semanal aos alunos do BI ao Inf I
Encaminhamentos:
• Reunião com a arte educadora para alinhar os horários de atendimento |
48 | Tra la lá
Completude:
25,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Lançamento do Projeto “Tra-la-la” para os alunos e comunidade escolar.
Descrição:
• Planejamento do projeto com a orientadora e arte educadora
Pontos de Atenção:
• Elaborar um cronograma de atendimento semanal aos alunos do BI ao Inf I
Encaminhamentos:
• Reunião com a arte educadora para alinhar os horários de atendimento |
49 | Tra la lá
Completude:
25,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Construção de objetos sonoros realizadas pelos adultos para a exploração das crianças a fim de descobrirem os diferentes sons, por meio de brincadeiras e jogos musicais.
Descrição:
• Planejamento do projeto com a orientadora e arte educadora
Pontos de Atenção:
• Elaborar um cronograma de atendimento semanal aos alunos do BI ao Inf I
Encaminhamentos:
• Reunião com a arte educadora para alinhar os horários de atendimento |
50 | Tra la lá
Completude:
25,00 %
|
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Promover momentos entre o profissional, professores e educadores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar quanto a pesquisa, a confecção e as melhores intervenções para a exploração dos objetos sonoros.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Elaborar um cronograma de atendimento semanal aos alunos do BI ao Inf I
Encaminhamentos:
• Reunião com a arte educadora para alinhar os horários de atendimento |
51 | Parque Sonoro
Completude:
50,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Em TFC proporcionar reflexões e discussões sobre a música na Educação Infantil e as melhores propostas pedagógicas de exploração e produção de sons.
Descrição:
• TFCs (Trabalho de Formação Continuada) de organização dos espaços externos que alimentam a proposta do parque sonoro
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola
|
52 | Parque Sonoro
Completude:
50,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro.
Descrição:
• TFCs (Trabalho de Formação Continuada) de organização dos espaços externos que alimentam a proposta do parque sonoro
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola
|
53 | Parque Sonoro
Completude:
50,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Aquisição de materiais por meio da campanha de arrecadação com a comunidade.
Descrição:
• TFCs (Trabalho de Formação Continuada) de organização dos espaços externos que alimentam a proposta do parque sonoro
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019 Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
54 | Parque Sonoro
Completude:
50,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:
• TFCs (Trabalho de Formação Continuada) de organização dos espaços externos que alimentam a proposta do parque sonoro
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola
|
55 | Parque Sonoro
Completude:
50,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Pesquisa, envolvendo os adultos e as crianças, experimentação e confecção das possíveis sonoridades com os objetos coletados.
Descrição:
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
56 | Parque Sonoro
Completude:
50,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
• TFCs (Trabalho de Formação Continuada) de organização dos espaços externos que alimentam a proposta do parque sonoro
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola
|
57 | Parque Sonoro
Completude:
50,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Elaboração do plano de trabalho para a inauguração do parque sonoro envolvendo a participação dos alunos.
Descrição:
• TFCs (Trabalho de Formação Continuada) de organização dos espaços externos que alimentam a proposta do parque sonoro
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola |
58 | Parque Sonoro
Completude:
50,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Inauguração do parque com a participação da comunidade escolar.
Descrição:
• TFCs (Trabalho de Formação Continuada) de organização dos espaços externos que alimentam a proposta do parque sonoro
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola
|
59 | Parque Sonoro
Completude:
50,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Observar, avaliar e readequar os espaços considerando as propostas, e os interesses das crianças.
Descrição:
• TFCs (Trabalho de Formação Continuada) de organização dos espaços externos que alimentam a proposta do parque sonoro
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola
|
60 | Parque Sonoro
Completude:
50,00 %
|
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:
• TFCs (Trabalho de Formação Continuada) de organização dos espaços externos que alimentam a proposta do parque sonoro
Pontos de Atenção:
• Planejamento das ações do parque sonoro para 2019
Encaminhamentos:
• Reestruturação das propostas elencadas junto ao grupo escola
|
61 | "Incluir" é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
• Reunião entre Orientadoras e professora da sala de recursos Pontos de Atenção:
• Levantamento da demanda 2019 e contato com os pais Encaminhamentos:
• Planejamento das ações junto aos alunos cadastrados e com laudos |
62 | "Incluir" é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno.
Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades
• modificações de procedimentos
• introdução de atividades alternativas às previstas
• introdução de atividades complementares às previstas
• modificação do nível de complexidade das atividades
• adaptação dos materiais
Descrição:
• Reunião entre Orientadoras e professora da sala de recursos Pontos de Atenção:
• Levantamento da demanda 2019 e contato com os pais
Encaminhamentos:
• Planejamento das ações junto aos alunos cadastrados e com laudos |
63 | "Incluir" é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais.
Flexibilizações organizativas
• organização de agrupamentos
• organização didática
• organização do espaço
Descrição:
• Reunião entre Orientadoras e professora da sala de recursos
Pontos de Atenção:
• Levantamento da demanda 2019 e contato com os pais
Encaminhamentos:
• Planejamento das ações junto aos alunos cadastrados e com laudos |
64 | "Incluir" é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:
• Reunião entre Orientadoras e professora da sala de recursos Pontos de Atenção:
• Levantamento da demanda 2019 e contato com os pais
Encaminhamentos:
• Planejamento das ações junto aos alunos cadastrados e com laudos |
65 | "Incluir" é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Implementação de um projeto de formação contínua em conjunto com a professora da sala de recurso, com objetivos específicos à educação inclusiva, subsidiando os profissionais (professores e educadores) que atuam diretamente com os alunos portadores de alguma deficiência.
Descrição:
• Reunião entre Orientadoras e professora da sala de recursos Pontos de Atenção:
• Levantamento da demanda 2019 e contato com os pais
Encaminhamentos:
• Planejamento das ações junto aos alunos cadastrados e com laudos |
66 | "Incluir" é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: A adoção de uma prática inclusiva será norteada pelo projeto pedagógico da Unidade, que deverá considerar as diferentes estratégias de ensino visando à inclusão escolar.
Descrição:
• Reunião entre Orientadoras e professora da sala de recursos Pontos de Atenção:
• Levantamento da demanda 2019 e contato com os pais
Encaminhamentos:
• Planejamento das ações junto aos alunos cadastrados e com laudos |
67 | "Incluir" é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Transformar as práticas pedagógicas, em momentos de formação continuada, para romper com o modelo homogeneizado e considerar a diversidade humana como princípios de organização de sala de aula e do planejamento de ensino, qualificando as intervenções pedagógicas junto aos alunos.
Descrição:
• Reunião entre Orientadoras e professora da sala de recursos Pontos de Atenção:
• Levantamento da demanda 2019 e contato com os pais
Encaminhamentos:
• Planejamento das ações junto aos alunos cadastrados e com laudos |
68 | "Incluir" é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Realizar ações que capacitem os profissionais da escola em a inclusão de alunos com deficiências para que seja compreendida entre eles, como oportunidade de desenvolvimento de todos os alunos, para que beneficiem da interação e da mediação propostas, através de palestras com profissionais da área da saúde, da educação e assistentes sociais, ONG’s que trabalham com esse segmento e outras instituições que promovam a inclusão.
Descrição:
• Reunião entre Orientadoras e professora da sala de recursos Pontos de Atenção:
• Levantamento da demanda 2019 e contato com os pais
Encaminhamentos:
• Planejamento das ações junto aos alunos cadastrados e com laudos |
69 | "Incluir" é muito bom
Completude:
60,00 %
|
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:
• Reunião entre Orientadoras e professora da sala de recursos Pontos de Atenção:
• Levantamento da demanda 2019 e contato com os pais
Encaminhamentos:
• Planejamento das ações junto aos alunos cadastrados e com laudos |
70 | Escola e família, uma boa parceria
Completude:
70,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
- Acolhida diária todas as manhãs e tardes dos pais e familiares ao adentrarem em nossa escola por parte da direção Pontos de Atenção:
• Reuniões com a equipe escola para alinharmos as decisões que tomaremos em 2019.
Encaminhamentos:
• Atendimento aos pais por telefone e presencialmente em larga escala |
71 | Escola e família, uma boa parceria
Completude:
70,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos sejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
- Acolhida diária todas as manhãs e tardes dos pais e familiares ao adentrarem em nossa escola por parte da direção Pontos de Atenção:
• Reuniões com a equipe escola para alinharmos as decisões que tomaremos em 2019. Encaminhamentos:
• Atendimento aos pais por telefone e presencialmente em larga escala |
72 | Escola e família, uma boa parceria
Completude:
70,00 %
|
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
- Acolhida diária todas as manhãs e tardes dos pais e familiares ao adentrarem em nossa escola por parte da direção Pontos de Atenção:
• Reuniões com a equipe escola para alinharmos as decisões que tomaremos em 2019.
Encaminhamentos:
• Atendimento aos pais por telefone e presencialmente em larga escala |
73 | Formar para transformar
Completude:
60,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
•TFC (Trabalho de Formação Continuada), TFCE (Trabalho de Formação Continuada de Educador) e TFCF (Trabalho de Formação Continuada de Funcionário) respeitando o cronograma proposto enfatizando as atribuições do cargo e as orientações para o trabalho em 2019;
Pontos de Atenção:
• Garantir a participação de todos nos TFCs fora da Unidade Escolar
Encaminhamentos:
• Divulgar com antecedência os encontros no CEFE |
74 | Formar para transformar
Completude:
60,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria de Educação e Cidadania e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
• TFC (Trabalho de Formação Continuada), TFCE (Trabalho de Formação Continuada de Educador) e TFCF (Trabalho de Formação Continuada de Funcionário) respeitando o cronograma proposto enfatizando as atribuições do cargo e as orientações para o trabalho em 2019;
Pontos de Atenção:
• Garantir a participação de todos nos TFCs fora da Unidade Escolar
Encaminhamentos:
• Divulgar com antecedência os encontros no CEFE |
75 | Formar para transformar
Completude:
60,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
•TFC (Trabalho de Formação Continuada), TFCE (Trabalho de Formação Continuada de Educador) e TFCF (Trabalho de Formação Continuada de Funcionário) respeitando o cronograma proposto enfatizando as atribuições do cargo e as orientações para o trabalho em 2019;
Pontos de Atenção:
• Garantir a participação de todos nos TFCs fora da Unidade Escolar
Encaminhamentos:
• Divulgar com antecedência os encontros no CEFE |
76 | Formar para transformar
Completude:
60,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
•TFC (Trabalho de Formação Continuada), TFCE (Trabalho de Formação Continuada de Educador) e TFCF (Trabalho de Formação Continuada de Funcionário) respeitando o cronograma proposto enfatizando as atribuições do cargo e as orientações para o trabalho em 2019;
Pontos de Atenção:
• Garantir a participação de todos nos TFCs fora da Unidade Escolar
Encaminhamentos:
• Divulgar com antecedência os encontros no CEFE |
77 | Formar para transformar
Completude:
60,00 %
|
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
• TFC (Trabalho de Formação Continuada), TFCE (Trabalho de Formação Continuada de Educador) e TFCF (Trabalho de Formação Continuada de Funcionário) respeitando o cronograma proposto enfatizando as atribuições do cargo e as orientações para o trabalho em 2019;
Pontos de Atenção:
• Garantir a participação de todos nos TFCs fora da Unidade Escolar
Encaminhamentos:
• Divulgar com antecedência os encontros no CEFE |
# | Atividade | Meta | Etapa | Descrição |
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