Relatório de Execução das Atividades - Maio 2019

De 01/05/2019 a 31/05/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Nesse mês foram realizados os seguintes projetos:

  • Cultura de Paz
  • Criança Saudável, Boca Feliz
  • Espaços físicos externos com brinquedos e outros materiais
  • Tra la lá
  • As Sementeiras
  • Educação Inclusiva
  •  Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local
  • Trabalho de Formação Continuada
2| Resultados Alcançados

Cultura de Paz:

  • A alegria de tratar nossas famílias com carinho e participação dos funcionários nas doações das bolachas para nosso café, doação constante de roupas, acessórios para o bazar e aceitação das famílias para compras em preço simbólico das peças.

Criança Saudável, Boca Feliz:

  • Realização periódica das avaliações e acompanhamentos odontológicos e sempre que necessário,

Espaços físicos externos com brinquedos e outros materiais:

  • Propostas diferenciadas, organização e reformulação dos espaços com brinquedos recicláveis , nos solários, reformulação dos móbiles pendurados e organização e
    modificação dos painéis.

Tra la lá:

  • Contratação da profissional de Música e realização do cronograma/planejamento mensal das atividades de musicais, as propostas estão acontecendo com as crianças do segmento creche desde a contratação da profissional. atividades já acontecem com a profissional desde sua contratação.

As Sementeiras:

  • Manutenção e limpeza da horta, com a parceria entre família e escola, oportunizando o envolvimento das crianças no cuidado com a terra, sementes e mudas.

Educação Inclusiva:

  • Momentos de formação com o grupo de professores e educadores, visando auxiliar na inclusão e aprendizagem das crianças com deficiência

 Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local:

  • Participação das crianças e funcionários nas ações como: Dia do Desafio, bazar da pechincha para a comunidade, mural informativo sobre alimentação saudável, apresentação teatral da peça para as demais Equipes, durante um momento de visita a nossa unidade. 

Trabalho de Formação Continuada:

  • Participação dos funcionários nas formações administrativas e palestras sobre primeiros socorros
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Criança saudável, boca feliz
Completude: 100,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
  • Está sempre em continuidade o diagnóstico e realizando encaminhamentos para tratamentos nas UBS da comunidade, realiza higienização ensinando as crianças com cuidados da boca.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Espaços físicos externos com brinquedos e outros materiais
Completude: 100,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Organização dos espaços externos, oportunizando a exploração de brinquedos em diversos locais da escola, materiais esses construídos pelas próprias crianças com auxílio das professoras e educadoras.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Tra la lá
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades de Músicas com alunos em oficinas semanais.
Descrição:
  • Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no Plano de Trabalho.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Tra la lá
Completude: 100,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de música com a Equipe Gestora.
Descrição:
  • Etapa realizada dentro da temporalidade prevista no Plano de Trabalho.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Cultura de Paz
Completude: 62,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
  • Realizamos no dia de quem cuida de mim, um delicioso café com as famílias na entrada das crianças, estreitando os laços e a parcerias entre escola e famílias;
  • Realização do bazar beneficente para as famílias no horário de saída das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | As Sementeiras
Completude: 62,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  • Manutenção, limpeza do espaço horta e aquisição de ferramentas para manuseio da mesma.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | As Sementeiras
Completude: 62,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
  • Houve a aquisição de ferramentas para manuseio da mesma.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | As Sementeiras
Completude: 62,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Apoio de funcionário ou voluntário para colaborar nos cuidados com a horta, durante a semana e em outros períodos finais de semanas, feriados e férias.
Descrição:
  • Contamos com a participação de mães voluntárias, nos auxiliando na manutenção da horta, assim como envolvendo as crianças nas ações direcionadas ao plantio, cuidado com a terra.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | As Sementeiras
Completude: 62,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realização de uma horta, pelos professores, educadores e alunos dos berçários e Infantil e pré.
Descrição:
  • Neste mês realizamos a palestra  apresentando as crianças os procedimentos de como fazer sementes.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Educação Inclusiva
Completude: 82,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Formação com equipe do Hospital PRÓVISÃO para aprimorar novas ideias, oportunizando a inclusão das crianças com deficiência nas diferentes propostas realizadas em nosso cotidiano escolar, em específico a uma criança portadora de cegueira, de nossa Unidade Escolar
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Educação Inclusiva
Completude: 82,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno. Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades • modificações de procedimentos • introdução de atividades alternativas às previstas • introdução de atividades complementares às previstas • modificação do nível de complexidade das atividades • adaptação dos materiais
Descrição:
  • Houve a formação com equipe do Hospital PRÓVISÃO para aprimorar novas ideias de aprendizados para criança portadora de cegueira, propostas
    diferenciadas para as crianças com variadas deficiências .
  • Após a formação com a professora da sala de recursos e a orientadora Susi realizamos juntos a professora e educadora ideias de construção de materiais
    para a aprendizagem da criança com deficiência visual. Como exemplo tabuleiro com letras em relevo e números , mostruário com texturas, entre outros.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Educação Inclusiva
Completude: 82,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Realizar ações que capacitem os profissionais da escola em a inclusão de alunos com deficiências para que seja compreendida entre eles, como oportunidade de desenvolvimento de todos os alunos, para que beneficiem da interação e da mediação propostas, através de palestras com profissionais da área da saúde, da educação e assistentes sociais, ONG’s que trabalham com esse segmento e outras instituições que promovam a inclusão.
Descrição:
  • Formação com equipe do Hospital PRÓVISÃO para aprimorar novas ideias, oportunizando a inclusão das crianças com deficiência nas diferentes propostas realizadas em nosso cotidiano escolar, em específico a uma criança portadora de cegueira, de nossa Unidade Escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Estabelecendo diálogo aberto com as famílias e comunidade local
Completude: 72,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Realizamos no final de maio dias 25,26 e 29 de maio um bazar beneficente , no qual realizamos na sala de reunião para a comunidade escolar , com o valor
    arrecadado compramos brinquedos como jogos, bambolê e espaguete de piscinas para as atividades do parque com intervenção e tarde divertida .
  • Foi realizado um teatro de agradecimento para a empresa que realizou a doação de livros infantis para nossa unidade com o tema A rosa Juvenil pelas
    crianças do pré II da professora Carla e professora Lidiane.
  • Realizamos em nossa unidade o dia do desafio que foi 29 de maio de 2019 com todos os funcionários e crianças de nossa unidade com a Zumba Kids com a
    professora Carla e professora Lidiane. Tivemos neste dia também uma coaching em formação nutricionista Srª Thais para orientar as crianças e adultos
    sobre a alimentação.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | Trabalho de Formação Continuada
Completude: 62,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • Realizamos a formação de TFC administrativo com tema Cuidados com o parque, condutas para com as famílias na porta de sala, plano de ação da festa
    junina.
  • Formação de primeiros socorros para equipe escola, foi realizada para todos os funcionários após com duração de 90 minutos das 17h às 18h30 no dia
    14 de maio de 2019, a formação com o tema : Engasgos e convulsões , como proceder com o Técnico em Segurança do Trabalho Sr. David Nelson.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição