Relatório de Execução das Atividades - Junho 2019

De 01/06/2019 a 30/06/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os seguintes projetos:

  • Cultura de Paz,
  • Boca Saudável Criança Feliz,
  • Espaços físicos externos com brinquedos e outros materiais,
  • As Sementeiras
  • Tra La Lá,
  • Educação Inclusiva
  • Comunidade Escolar
  • Trabalho de Formação Continuada
2| Resultados Alcançados

Cultura de Paz:

  • Uma festa junina com apresentações das crianças, resgatando a cultura regional. 
  • Realizamos junto com a festa junina um espaço com o bazar , para vendas de roupas e calçados com preço simbólico, o valor arrecadado foi totalizado no valor da festa junina destinando-se a compra de brinquedos para sala, uma tenda para o parque .

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Foi realizada pela Drª Renata, acompanhamentos e demonstração de escovação com as crianças, vídeos em pequenos grupos para socialização de boas práticas ,avaliações com as crianças atendidas e encaminhamentos nos casos de complexidade na saúde bucal.

Espaços físicos externos com brinquedos e outros materiais:

  • Organização e reestruturação dos espaços, com o objetivo de ampliar a socialização e interação entre as crianças  e os materiais, enriquecendo as propostas brincantes e as aprendizagens

As Sementeiras

  • Neste mês permanecemos investindo na manutenção do espaço destinado a horta, realizando a construção de canteiros

Tra La Lá:

  • Execução do projeto com  propostas musicais e lúdicas para as crianças do segmento creche.

Educação Inclusiva:

  • Ampliação da participação e exploração da criança deficiente visual pela unidade escolar, por meio de adequação de materiais e recursos, assim como com apoio da equipe.
  • Estamos realizando junto as equipe de sala  a integração efetiva das ações da criança com deficiência visual participação nos espaços de exploração sensorial ,possibilitando que a criança possa interagir com mais liberdade

Comunidade Escolar:

  • Festa junina;
  • Bazar foi realizado juntamente no dia da festa junina , proporcionando uma promoção no valor simbólico  das peças com intuito de favorecer a comunidade e diminuir o estoque, sendo o mesmo agregado nos valores finais da festa junina..

Trabalho de Formação Continuada:

  • Participação das equipes na Feira da Educação Infantil.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Cultura de Paz
Completude: 63,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
  • Realizamos a festa junina com apresentação das crianças;
  • Bazar foi realizado juntamente com a festa junina com valores simbólicos em promoção.
  • Com apoio da ONG Ecolafe realizamos a campanha Reciclagem de óleo de cozinha, a família que arrecadasse maior quantidade de óleos foi premiada com uma bicicleta infantil e o segundo lugar um brinquedo no valor de 50,00 doados pela própria Ecolafe. A premiação foi realizada no dia da festa junina juntamente com a Diretora Regiane. Foi arrecadado cerca de 600 litros de óleo de cozinha usado, destinados a empresa.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 64,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
  • Permanecemos realizando os atendimentos preventivos, diagnosticando e avaliando a saúde bucal das crianças
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Espaços físicos externos com brinquedos e outros materiais
Completude: 64,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Reorganização dos espaços externos, com intervenções e materiais que favorecem o desenvolvimento das crianças, por meio da interação e da ludicidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Tra la lá
Completude: 26,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Promover momentos entre o profissional, professores e educadores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar quanto a pesquisa, a confecção e as melhores intervenções para a exploração dos objetos sonoros.
Descrição:
  • O projeto permanece acontecendo, com intervenções e propostas musicais destinadas para as crianças do BI ao Infantil I, ampliando o repertório musical, as expressões e a exploração por parte dos bebês.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | As Sementeiras
Completude: 63,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
  • Neste mês nossa ação foi solicitar às famílias, via bilhete exposto nas portas das salas, doação de terras e sementes para darmos continuidade ao nosso projeto horta.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Educação Inclusiva
Completude: 100,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Atividades externas com participação da criança e exploração dos brinquedos de sensorial da unidade
  • Realizamos junto a equipe de sala da criança com deficiência visual a circulação dela pelos espaços externos , dando mobilidade para que a mesma conhecesse todos os espaços e realizasse a exploração dos painéis sensoriais criados para interação com todas as crianças e exploração dos painéis sonoros com panelas e utensílios.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Trabalho de Formação Continuada
Completude: 100,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • Participamos da Feira de Educação Infantil  realizada no dia 11 e 13 de junho com TFCs noturnos .

  • Participamos no dia 11/06 com as professoras da nossa unidade. Foi muito gratificante e com muitas experiências foram trazidas em suas bagagens pedagógicas.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Comunidade Escolar
Completude: 72,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Foi realizado juntamente com a festa junina o bazar no dia 08 de junho ,  com preços simbólicos para as famílias no dia da festa , com intuito de favorecer com bom preço e diminuir o estoque local de peças de roupas e sapatos doados pelam comunidade escolar
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Comunidade Escolar
Completude: 72,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • Nossa festa junina aconteceu no dia 08 de junho juntamente com o bazar com preços simbólicos , com apresentação das crianças com músicas de época e e vendas de comidas típicas. Nosso Bazar foi realizado neste dia com preços simbólicos.
  • Realizamos uma campanha por meio de bilhetes para as famílias com a importância do seu animalzinho ficar em casa, esta campanha vem acontecendo para que possamos sanar a entrada de animais nos momentos  de entrada e saída  das crianças, persando na segurança e higiene da nossa unidade e para coma s nossa crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição