Relatório de Execução das Atividades - Agosto 2019

De 01/08/2019 a 31/08/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Nesse mês foram realizados os projetos seguintes:

  • Na Onda da Integridade 
  • Boca Saudável Criança Feliz 
  • As Sementeiras
  • Tarde Divertida
  • Cantos que Encantam
  • Tra La Lá 
  • "Incluir" é muito bom
  • Escola e família, uma boa parceria
  • Formar para transformar
2| Resultados Alcançados

Na Onda da Integridade;

  • Maior parceria com as famílias e conscientização do esporte/saúde/respeito com os outros.

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Participação e valorização dos cuidados com a saúde bucal das crianças, maior conscientização da equipe escola com a escovação das crianças. Mural ilustrativo que demostrou interesses das crianças ao mostrar para seus familiares.

As Sementeiras:

  • As crianças se colocaram à disposição para realizarem os plantios junto com a professoras e o tio Reginaldo 

Tarde Divertida: 

  • Educadoras criaram materiais para os espaços e foram propostas atividades diferenciadas para as crianças e no contra turno das crianças.

Tra La Lá:

  • Continuação dos projetos de sala de aula , nos berçários e infantil I 

"Incluir" é muito bom:

  • Participação da ASIN (Associação Síndrome de Down) beneficiando as crianças no sentido de incluir e valorizar as ações de todos, materiais sendo construídos com recursos de materiais recicláveis e materiais adquiridos.

Escola e família, uma boa parceria:

  • Participação/ parceria  e colaboração das famílias. Momentos de alegria e sonhos realizados.

Formar para transformar:

  • Motivação e formações com temas variados e possibilidades de aperfeiçoamento na prática educativa.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Na Onda da Integridade
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
  • Foi realizado no dia 13 de agosto, uma entrevista com um professor de artes marciais Emerson evidenciando para as crianças a conduta do esporte e cuidados, respeito com os outros.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Na Onda da Integridade
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
  • Foi realizado nos dias 02 a 07 de agosto reunião de pais para o Pré II. Inscrição para primeira série do fundamental e orientações para o processo de transição.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Na Onda da Integridade
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
  • Foi realizado um bilhete de conscientização e parceria quanto a entrada de animais e bicicleta infantil na unidade escolar, visando segurança e cuidados com a higiene do local
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 60,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
  • Atendimento e diagnóstico verificando a necessidade de encaminhamento para atendimento na Unidade Básica de Saúde.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 60,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Promover momentos entre o profissional de odontologia e professores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar, quanto o auxílio diário da escovação dos alunos.
Descrição:

Foi realizado Trabalho de Formação Continuada (TFC) de bons hábitos e como lidar com as crianças no âmbito escolar com a questão da escovação desde bebês e crianças pequenas ministrada pela Dra. Renata com ilustração de imagens.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 60,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Promover momentos com as famílias e crianças, através de palestras em sábados letivos.
Descrição:
  • As crianças participaram do dia da Hamburgada do Bem com cuidados com a higiene bucal e tratamentos de emergências foram realizados por equipe de odontologia parceiros do projeto.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 60,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:

 

  • A Dra. Renata realizou  oficina da tarde divertida com o foco na conscientização de cuidados com os dentes, na proposta de incentivar a escovação correta com as crianças .
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 60,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:

 

  • Realizamos juntos a construção do mural de bons cuidados com  a saúde bucal para a comunidade escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Tarde Divertida
Completude: 70,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para compor os espaços externos, privilegiando a interação e oportunizando a vivência em um amplo repertório de movimento e gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Restruturação constante de materiais que favoreçam as atividades recreativas das crianças em variados espaços
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Tra la lá
Completude: 60,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de música com a Equipe Gestora.
Descrição:

As propostas permanecem acontecendo, envolvendo as crianças em momentos musicais e lúdicos, seguindo o cronograma de sala nas salas.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | As Sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
  • Reconstrução do espaço horta com plantios e colocação de terras, atividade com as crianças;
  • Doação de terras pelo pai de aluno, preparação da terras e acompanhamento dos alimentos já plantados na horta em crescimento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | As Sementeiras
Completude: 100,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  • Reconstrução do espaço horta com plantios e colocação de terras, atividade com as crianças;
  • Doação de terras pelo pai de aluno, preparação da terras e acompanhamento dos alimentos já plantados na horta em crescimento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | As Sementeiras
Completude: 60,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
  • Reconstrução do espaço horta com plantios e colocação de terras, atividade com as crianças;
  • Doação de terras pelo pai de aluno, preparação da terras e acompanhamento dos alimentos já plantados na horta em crescimento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | As Sementeiras
Completude: 60,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realização de uma horta, pelos professores, educadores e alunos dos berçários e Infantil e pré.
Descrição:
  • Reconstrução do espaço horta com plantios e colocação de terras, atividade com as crianças , doação de terras pelo pai de aluno, preparação da terras e observação dos itens já plantados na horta em crescimento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | Cantos que Encantam
Completude: 70,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
  • Organização de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e  interesses  dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | Cantos que Encantam
Completude: 70,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situaçõesaprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • Organização de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e  interesses  dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | Cantos que Encantam
Completude: 70,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Organização de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e  interesses  dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
18 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos sejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
  • Reunião com pais de pré II, para informar o processo da primeira série/inscrição e confirmação de endereços.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
19 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • Visita da ASIN – projeto com crianças e adultos em nossa escola, para promover a conscientização do esporte e cidadania. Momento realizado no dia 13 de agosto
  • Entrega da Fábrica dos sonhos realizados pelo projeto Hamburgada do Bem , promovendo momentos de alegria para crianças que participaram do dia da hamburgada do bem e foram adotadas por voluntários do projeto, momento realizado no dia 25 de agosto
  • Dia de quem cuida de mim, promoveu momentos de interação familiar num delicioso chá com bolachas para as famílias em sua entrada na escola. Momento realizado no dia 09 de agosto.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
20 | "Incluir" é muito bom
Completude: 60,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Atendimento da professora de AEE no auxílio dos profissionais e crianças com deficiência. 

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
21 | "Incluir" é muito bom
Completude: 60,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno. Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades • modificações de procedimentos • introdução de atividades alternativas às previstas • introdução de atividades complementares às previstas • modificação do nível de complexidade das atividades • adaptação dos materiais
Descrição:
  • Construção de materiais adaptados para a criança com deficiência visual.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
22 | "Incluir" é muito bom
Completude: 60,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:

 

  • Organização dos materiais para adequação das atividades e socialização com outras crianças.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
23 | "Incluir" é muito bom
Completude: 60,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: A adoção de uma prática inclusiva será norteada pelo projeto pedagógico da Unidade, que deverá considerar as diferentes estratégias de ensino visando à inclusão escolar.
Descrição:
  •  Investimento com a parceria da AEE, por meio de elaboração e construção de material adaptado.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
24 | "Incluir" é muito bom
Completude: 60,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Transformar as práticas pedagógicas, em momentos de formação continuada, para romper com o modelo homogeneizado e considerar a diversidade humana como princípios de organização de sala de aula e do planejamento de ensino, qualificando as intervenções pedagógicas junto aos alunos.
Descrição:

 

  • Momentos de interação com a professora da AEE com as equipes de sala.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
25 | "Incluir" é muito bom
Completude: 60,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Realizar ações que capacitem os profissionais da escola em a inclusão de alunos com deficiências para que seja compreendida entre eles, como oportunidade de desenvolvimento de todos os alunos, para que beneficiem da interação e da mediação propostas, através de palestras com profissionais da área da saúde, da educação e assistentes sociais, ONG’s que trabalham com esse segmento e outras instituições que promovam a inclusão.
Descrição:
  •  Planejamentos pensados na inclusão, com propostas que ampliem a participação e a inclusão.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
26 | "Incluir" é muito bom
Completude: 60,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:

 

 

  • Visita da ASIN  promovendo momento cultural e inclusão realizado no dia 27 de agosto.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
27 | Formar para transformar
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • As formações permanecem acontecendo semanalmente com 04 horas , com temas de acordo com o cronograma estabelecido entre equipe gestora.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
28 | Formar para transformar
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria de Educação e Cidadania e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
  • Participação da equipe gestora na formação setorizada realizada no dia 02 de agosto  tema datas comemorativas.
  • Houve o encontro pedagógico promovido pela instituição onde a equipe gestora participou  com a Beatriz Ferraz.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
29 | Formar para transformar
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  •  Formação continuada mensalmente acontece com temas específicos da unidade escolar.

 

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
30 | Formar para transformar
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
  •  Formação continuada mensalmente acontece com temas específicos da unidade escolar. Como por exemplo: o brincar, tarde divertida, organização da rotina (limpeza e cozinha)
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
31 | Formar para transformar
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
  •  Promovendo a organização de um espaço acolhedor para momentos de leitura aos  profissionais nos momentos de descanso .
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
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