Relatório de Execução das Atividades - Setembro 2019

De 01/09/2019 a 30/09/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os projetos seguintes:

  • Na Onda da Integridade
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Tarde Divertida
  • Cantos que Encantam 
  • Tra la lá
  • Parque Sonoro
  • "Incluir" é muito  bom
  • Escola e família, uma boa parceria
  • Formar para transformar
2| Resultados Alcançados
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Na Onda da Integridade
Completude: 65,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
  1. Participação de todos os funcionários na organização da Mostra Cultural, tendo em vista as equipes se organizarem para a exposição dos trabalhos das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Na Onda da Integridade
Completude: 65,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
  • Participação da comunidade com entrevistas realizadas pelas crianças no foco em Vidas que inspiram na sala do Pré I D com a presença de um policial, uma cabeleireira, um músico, uma enfermeira, uma cozinheira, um professor de esporte e um atleta de futebol.
  • Oficinas de construção de brinquedos sonoros foi realizada juntamente com as famílias no dia da mostra cultural dia 28/09 com auxilio da professora de música Patrícia.
  • Participação das famílias na mostra cultural com danças, apresentação do show de talentos com as famílias que realizaram suas inscrições antecipadamente por meio de bilhetes.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Na Onda da Integridade
Completude: 65,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
  • O projeto pedagogia dos sonhos da sala do Pré IIA trouxe uma equipe de capoeira para realizar uma atividade junto com as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 65,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
  • Foi realizada neste mês momentos com as crianças pequenas a observação dos dentinhos e orientações e encaminhamentos para as famílias.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 65,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
  • Murais sobre saúde bucal exposto no corredor da entrada das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | As Sementeiras
Completude: 65,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:

As famílias continuam doando sementes, mudas de flores entre outros para manutenção constante da horta, as professoras realizam diariamente os cuidados com os canteiros de hortaliças e canteiros de flores e arvores da nossa escola. Por meio de murais e exposição na mostra cultural enfatizamos a alimentação saudável das famílias e crianças, com depoimentos das crianças sobre os alimentos saudáveis a serem oferecidos.

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | As Sementeiras
Completude: 65,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaboração de cronograma semanal de saída dos alunos com os professores e educadores para os cuidados com a horta.
Descrição:
  • As famílias continuam doando sementes, mudas de flores entre outros para manutenção constante da horta, as professoras realizam diariamente os cuidados com os canteiros de hortaliças e canteiros de flores e arvores da nossa escola. Por meio de murais e exposição na mostra cultural enfatizamos a alimentação saudável das famílias e crianças, com depoimentos das crianças sobre os alimentos saudáveis a serem oferecidos.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | As Sementeiras
Completude: 65,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realização de uma horta, pelos professores, educadores e alunos dos berçários e Infantil e pré.
Descrição:
  • As famílias continuam doando sementes, mudas de flores entre outros para manutenção constante da horta, as professoras realizam diariamente os cuidados com os canteiros de hortaliças e canteiros de flores e arvores da nossa escola. Por meio de murais e exposição na mostra cultural enfatizamos a alimentação saudável das famílias e crianças, com depoimentos das crianças sobre os alimentos saudáveis a serem oferecidos.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | As Sementeiras
Completude: 65,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:
  • As famílias continuam doando sementes, mudas de flores entre outros para manutenção constante da horta, as professoras realizam diariamente os cuidados com os canteiros de hortaliças e canteiros de flores e arvores da nossa escola. Por meio de murais e exposição na mostra cultural enfatizamos a alimentação saudável das famílias e crianças, com depoimentos das crianças sobre os alimentos saudáveis a serem oferecidos.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | As Sementeiras
Completude: 65,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realizar uma pesquisa sobre os benefícios dos alimentos plantados.
Descrição:
  • As famílias continuam doando sementes, mudas de flores entre outros para manutenção constante da horta, as professoras realizam diariamente os cuidados com os canteiros de hortaliças e canteiros de flores e arvores da nossa escola. Por meio de murais e exposição na mostra cultural enfatizamos a alimentação saudável das famílias e crianças, com depoimentos das crianças sobre os alimentos saudáveis a serem oferecidos.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Tarde Divertida
Completude: 75,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para compor os espaços externos, privilegiando a interação e oportunizando a vivência em um amplo repertório de movimento e gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • As tardes divertidas acontecem com oficinas de jogos e construção de brinquedos  por meio de materiais recicláveis sendo levados para casa e utilizados nos ambientes da escola por diferentes faixas etárias. Realizamos também na mostra cultural um momento com as famílias e crianças a construção de  brinquedos sonoros.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Tarde Divertida
Completude: 75,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • As tardes divertidas acontecem com oficinas de jogos e construção de brinquedos  por meio de materiais recicláveis sendo levados para casa e utilizados nos ambientes da escola por diferentes faixas etárias. Realizamos também na mostra cultural um momento com as famílias e crianças a construção de  brinquedos sonoros.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Cantos que Encantam
Completude: 75,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situaçõesaprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • As equipes estão sempre realizando momentos de construção e trocando ideias para melhorias das salas e espaços lúdicos. Com tudo a troca de experiências e ideias são constantes na unidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | Cantos que Encantam
Completude: 75,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • As equipes estão sempre realizando momentos de construção e trocando ideias para melhorias das salas e espaços lúdicos. Com tudo a troca de experiências e ideias são constantes na unidade.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | Tra la lá
Completude: 65,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Construção de objetos sonoros realizadas pelos adultos para a exploração das crianças a fim de descobrirem os diferentes sons, por meio de brincadeiras e jogos musicais.
Descrição:
  • Foi realizado na mostra cultural uma oficina de construção de objetos sonoros pela professora Patrícia no pátio onde os pais e crianças construíram juntos o instrumento musical.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | Parque Sonoro
Completude: 55,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:
  • Estamos sempre promovendo a adequação dos objetos para que possam ter novidades e exploração constantes dos mesmos.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | "Incluir" é muito bom
Completude: 65,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:
  • Reunião com os responsáveis de crianças com laudo médico para aprimorar o conhecimento e organizar melhor a rotina dentro e fora da escola.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
18 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Realizamos momentos  de acolhida para profissionais de vários segmentos como bombeiro, cabeleireira, enfermeira, atleta de futebol,  policial, músico e cozinheira que se propuseram a conversar com as crianças sobre suas profissões na sala do PRÉ I D, momentos de conhecimento do esporte da capoeira com o professor Robson (mestre Tamanduá) apresentando para as crianças de forma geral.
  • Realizamos a mostra cultural com várias atrações como: exposição dos trabalhos, apresentação de urban mix das funcionárias, apresentação do projeto África pelas crianças , desfiles das crianças , show de talentos , teatro das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
19 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • Realizamos momentos  de acolhida para profissionais de vários segmentos como bombeiro, cabeleireira, enfermeira, atleta de futebol,  policial, músico e cozinheira que se propuseram a conversar com as crianças sobre suas profissões na sala do PRÉ I D, momentos de conhecimento do esporte da capoeira com o professor Robson (mestre Tamanduá) apresentando para as crianças de forma geral.
  • Realizamos a mostra cultural com várias atrações como: exposição dos trabalhos, apresentação de urban mix das funcionárias, apresentação do projeto África pelas crianças , desfiles das crianças , show de talentos , teatro das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
20 | Formar para transformar
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria de Educação e Cidadania e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
  • As formações aconteceram com a  participação  de TFC administrativo – Trabalho de Formação Continuada com a diretora Regiane para falar do projeto Parque com Intervenção com os funcionários da unidade e temas do setor.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
21 | Formar para transformar
Completude: 80,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • As formações aconteceram com a participação dos funcionários de diferentes segementos no  TFC administrativo – Trabalho de Formação Continuada com a diretora Regiane para falar do projeto Parque com Intervenção com os funcionários da unidade e temas do setor.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição