Relatório de Execução das Atividades - Dezembro 2019

De 01/12/2019 a 31/12/2019
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Neste mês foram realizados os projetos seguintes:

  • Na Onda da Integridade
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Tarde Divertida
  • Cantos que Encantam
  • Tra la lá
  • Parque Sonoro
  • "Incluir" é muito bom
  • Escola e família, uma boa parceria
  • Formar para transformar
2| Resultados Alcançados

Na Onda da Integridade:

  • Momentos significativos ao desenvolvimento das crianças, por meio do trabalho em equipe dos colaboradores e convidados com apresentação de teatro, coral e zumba kids.

Boca Saudável Criança Feliz:

  • Conscientização e prevenção de doenças bucais.

As Sementeiras:

  • Promoção de experiências significativas para o desenvolvimento das crianças, bem como,  incentivo a bons hábitos alimentares.

Tarde Divertida:

  • Espaços favoráveis para o desenvolvimento das crianças, com propostas significativas de acordo com as especificidades da faixa etária atendida.

Cantos que Encantam:

  • Espaços e propostas significativas ao aprendizado das crianças, com a organização de cantos lúdicos que favorecem na autonomia, exploração e interação.

Tra la lá:

  • Propostas musicais e sonoras significativas para o desenvolvimento das crianças do segmento creche.

Parque Sonoro:

  • Propostas lúdicas e interativas visando o desenvolvimento das crianças do segmento creche.

"Incluir" é muito bom:

  • Verificação da satisfação das famílias e crianças por meio de avaliação.

Escola e família, uma boa parceria:

  • Avaliação positiva das famílias, com obtenção de dados por meio de impresso próprio, entregue no final das reuniões realizadas no mês de dezembro.

Formar para transformar:

  • Satisfação da equipe por meio registros e avalições em impressos próprios.
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Na Onda da Integridade
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
  • Apresentação de coral e teatro, pelo grupo formado por funcionários dos diferentes segmentos, no Encontro Pedagógico realizado em 6 de dezembro, valorizando os talentos e cultivando bons relacionamentos.
Pontos de Atenção:
  • Todas as etapas foram realizadas durante o ano.
Encaminhamentos:
2 | Na Onda da Integridade
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
  • Reunião de pais, finalizando o segundo semestre, apresentando o relatório de aprendiozagem e desenvolvimento das crianças, bem como as propostas desenvolvidas para o alcance dos objetivos.
Pontos de Atenção:
  • Todas as etapas foram realizadas durante o ano.
Encaminhamentos:
3 | Na Onda da Integridade
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
  • Encontro Pedagógico promovido pela Instituição no dia 6 de dezembro, envolvendo c tdos os segmentos tendo como  tema: “ Vidas entrelaçadas e reconhecendo as conquistas em 2019”.
Pontos de Atenção:
  • Todas as etapas foram realizadas durante o ano.
Encaminhamentos:
4 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 70,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
  • Organização e manutenção de recursos oferecidos nas oficinas do contra turno, validando a ludicidade e a aprendizagem por meio da interação.
Pontos de Atenção:
  • Organização  e manutenção de recursos de oficinas , aproveitando os recursos para trabalharmos o lúdico nas oficinas.
Encaminhamentos:
5 | As Sementeiras
Completude: 70,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:
  • Divulgação para as famílias, durante as reuniões de pais quanto aos o processos do projeto e o envolvimento das crianças e suas experiências.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Tarde Divertida
Completude: 50,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para compor os espaços externos, privilegiando a interação e oportunizando a vivência em um amplo repertório de movimento e gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Construção de móbiles sensoriais para área externa, organizando os espaços para momento de adaptação e acolhida de 2020.
Pontos de Atenção:
  • Construção de móbiles sensoriais para área externa, organizando os espaços para momento de adaptação e acolhida de 2020.

Encaminhamentos:
7 | Cantos que Encantam
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Planejamento dos cantos e dos ambientes de acordo com a faixa etária e características do desenvolvimento infantil envolvendo os alunos desde o planejamento até sua confecção.
Descrição:
  • Foram compartilhadas as orientações com as professoras e educadoras sobre a organização das salas para 2020 e entregue quadro de referência de acordo com os níveis atribuídos.

 

Pontos de Atenção:
  • Todas as etapas foram realizadas durante o ano de 2019.

Encaminhamentos:
8 | Cantos que Encantam
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
  • Realizado adequação e reestruturação nas salas de acordo com as especificidades de cada níveis que serão atendidos no próximo ano
Pontos de Atenção:
  • Todas as etapas foram realizadas durante o ano de 2019.

Encaminhamentos:
9 | Cantos que Encantam
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situaçõesaprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • Realizado a organização dos murais de boas-vindas, tapetes e recursos pedagógicos, como: potes para guardar material, caixa de sensação, etc., adequando o ambiente para a nova turma do nível.
Pontos de Atenção:
  • Todas as etapas foram realizadas durante o ano de 2019.
Encaminhamentos:
10 | Tra la lá
Completude: 67,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Construção de objetos sonoros realizadas pelos adultos para a exploração das crianças a fim de descobrirem os diferentes sons, por meio de brincadeiras e jogos musicais.
Descrição:
  • Construção coletiva do portfólio com as propostas desenvolvidas durante o ano
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Parque Sonoro
Completude: 60,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Observar, avaliar e readequar os espaços considerando as propostas, e os interesses das crianças.
Descrição:
  • Recebemos doações de materiais sonoros construídos pelas crianças do Ensino Fundamental, materiais esses que farão parte do acervo das tardes divertidas  do ano de 2020. 
  • O parque sonoro vem passando por contínua manutenção, sendo uma proposta bem atrativa e interessante para as crianças.
Pontos de Atenção:
  • Todas as propostas foram desenvolvidas durante o ano.
Encaminhamentos:
12 | "Incluir" é muito bom
Completude: 70,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:
  • Participação da Ana Julia (deficiente visual), Heitor (autista) nas propostas organizadas para festa de encerramento de final de ano, onde foi proporcionado teatro, zumba kids e almoço especial.
Pontos de Atenção:
  • Todas as etapas desta meta foram realizadas durante o ano. 
Encaminhamentos:
13 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Apresentação das crianças para as famílias durante as reuniões de pais, cantando música para encerrar o ano letivo, agradecendo a parceria e a confiança.
Pontos de Atenção:
  • Todas as etapas desta meta foram realizadas  durante o ano.
Encaminhamentos:
14 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos sejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
  • Foi realizada reunião de pais com objetivo de apresentar o desenvolvimento do filho (a) por meio de relatório de aprendizagem e desenvolvimento,  ampliando a comunicação e a parceria entre família e escola.
Pontos de Atenção:
  • Todas as etapas desta meta foram realizadas  durante o ano.
Encaminhamentos:
15 | Formar para transformar
Completude: 85,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
  • Realizado Encontro Pedagógico com todos os segmentos, com a participação de alguns colaboradores (professores, educadores e agentes operacionais), na apresentação de teatro (A fantástica fábrica de brinquedos), com objetivo de valorizar os vários talentos dentro da nossa unidade escolar.
Pontos de Atenção:
  • Satisfação da equipe por meio registros.  
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição