Relatório de Execução das Atividades - Janeiro 2020

De 01/01/2020 a 31/01/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas

Nesse mês foram realizados os projetos seguintes:

  • Na Onda da Integridade
  • Boca Saudável Criança Feliz
  • As Sementeiras
  • Tarde Divertida
  • Cantos que Encantam
  • Tra la lá
  • Parque Sonoro
  • "Incluir" é muito bom
  • Escola e família, uma boa parceria
  • Formar para transformar
2| Resultados Alcançados
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
Atividades Desenvolvidas
1 | Na Onda da Integridade
Completude: 0,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Envolver todos os funcionários em ações durante os momentos de formação, para que possam compreender os fundamentos que se sustentam a cultura da paz e realizarem seus projetos no decorrer do ano, nas propostas realizadas nos eixos estruturantes de trabalho.
Descrição:
  • Participação de todos colaboradores no RPA (Reunião pedagógica administrativa), refletindo quanto ao trabalho em equipe.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Na Onda da Integridade
Completude: 0,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Promoção de palestras sobre temas importantes na criação e educação das crianças com pedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, psicopedagogos, entre outros.
Descrição:
  • Encontro Pedagógico com Prof. Rodolfo especializado em treinamentos empresarial, ministrando a palestra “ Todos somos Educadores”
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Na Onda da Integridade
Completude: 0,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
  • Acolhida das famílias enfatizando o trabalho pedagógico e conscientizando-os sobre o processor de acolhida e adaptação das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | Na Onda da Integridade
Completude: 0,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Implantação de projetos que promovam a participação dos pais e da comunidade local, com o propósito de formar cidadãos capazes de mudar o mundo, por meio do desenvolvimento da cultura da paz.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no momento de planejamento das professoras
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Na Onda da Integridade
Completude: 0,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças e de acordo com o planejamento.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Divulgação do projeto “Boca saudável, criança feliz” para a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, por meio de bilhetes, palestras, cartazes, esclarecendo o projeto.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Elaboração e envio às famílias, de autorização por escrito, para o início da prevenção e cuidados com a saúde bucal dos alunos. As autorizações ficarão no prontuário de cada aluno.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Organização do espaço, aquisição de materiais adequados e instalação de equipamentos, adequando-os as necessidades para o atendimento aos alunos.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças

Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Realização de boas situações de aprendizagem desenvolvidas durante a rotina escolar (roda de conversa, apresentação de teatro, vídeo, que abordem o tema dos cuidados com os dentes e com a boca), tendo como objetivo, a aquisição destes bons hábitos e a diminuição do índice de cáries entre os alunos.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Diagnosticar e avaliar os dentes das crianças e planejar o tratamento odontológico.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Promover momentos entre o profissional de odontologia e professores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar, quanto o auxílio diário da escovação dos alunos.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no decorrer das formações da Equipe Escola.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Promover momentos com as famílias e crianças, através de palestras em sábados letivos.
Descrição:
  • Esta etapa será realizada de acordo com o calendário escolar. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Incluir no período da tarde uma oficina sobre a saúde Bucal.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
14 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 0,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Criação de material didático com foco na construção de bons hábitos de saúde bucal (panfletos, murais, vídeos, cartilhas, jogos) e sua divulgação na Unidade Escolar e Comunidade.
Descrição:
  • Esta etapa será realizada posteriormente. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
15 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Compartilhar o projeto “As Sementeiras” com os alunos.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
16 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
17 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Lançamento do Projeto “As Sementeiras”.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
18 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
19 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparação da Terra, canteiros e adubação de onde será realizado a horta com os cuidados de todos os educadores e alunos.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
20 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Aquisição de matéria prima, através de compras ou doações para o preparo do local onde será a horta (terra fértil, adubo, cerca, ferramentas para o plantio, sementes, mudas) e parceria com voluntários.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
21 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Elaboração de cronograma semanal de saída dos alunos com os professores e educadores para os cuidados com a horta.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
22 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realização de uma horta, pelos professores, educadores e alunos dos berçários e Infantil e pré.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
23 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Sensibilização periódica dos alunos e suas famílias, sobre alguns problemas de saúde decorrentes da má alimentação e da devastação do meio ambiente, por meios de murais externos, reunião de pais e atividades em sala de leitura.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças..
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
24 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Favorecer momentos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
25 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Apoio de funcionário ou voluntário para colaborar nos cuidados com a horta, durante a semana e em outros períodos finais de semanas, feriados e férias.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
26 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Preparo e degustação de diferentes alimentos cultivados na horta escolar de acordo com o período de colheita.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
27 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Realizar uma pesquisa sobre os benefícios dos alimentos plantados.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
28 | As Sementeiras
Completude: 0,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Buscar parceria com uma nutricionista para realizar uma formação em TFC, afim de conscientizar sobre alimentação saudável e bons hábitos alimentares.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
29 | Tarde Divertida
Completude: 0,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para compor os espaços externos, privilegiando a interação e oportunizando a vivência em um amplo repertório de movimento e gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Confeccionado móbiles visual e de manipulação, tapetes temáticos e materiais de exploração.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
30 | Tarde Divertida
Completude: 0,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Realizado planejamento de adaptação com propostas brincantes para período de contraturno.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
31 | Cantos que Encantam
Completude: 0,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Planejamento dos cantos e dos ambientes de acordo com a faixa etária e características do desenvolvimento infantil envolvendo os alunos desde o planejamento até sua confecção.
Descrição:
  • Organização dos espaços das salas de aula com materiais que valorizam a ludicidade, interação e exploração entre as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
32 | Cantos que Encantam
Completude: 0,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Implantação dos cantos e ambientes pedagógicos nas salas de aula, com materiais adequados considerando os interesses de trabalho e dos campos de experiências.
Descrição:
  • Confeccionados e adquiridos materiais para compor os cantos das salas de acordo com as especificidades das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
33 | Cantos que Encantam
Completude: 0,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Organização de novos cantos e ambientes de aprendizagem, atendendo as necessidades e interesses dos alunos e o planejamento pedagógico, respeitando as características das faixas etárias e substituindo-os sempre que houver necessidade.
Descrição:
  • Realizado a estruturação dos novos cantos de acordo com a faixa etária. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
34 | Cantos que Encantam
Completude: 0,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situaçõesaprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • Aquisição de materiais para compor os espaços da sala de aula, valorizando a ludicidade. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
35 | Cantos que Encantam
Completude: 0,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada de acordo com o cronograma de formação.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
36 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Contratação de um profissional para desenvolver as atividades de Músicas com alunos em oficinas semanais.
Descrição:
  • Meta finalizada.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
37 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Planejamento e cronograma das atividades de música com a Equipe Gestora.
Descrição:
  • Meta finalizada.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
38 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Divulgação do projeto aos pais por meio de bilhetes, cartazes, reuniões.
Descrição:
  • Meta finalizada.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
39 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Elaborar o plano de trabalho para o lançamento do projeto junto à comunidade escolar.
Descrição:
  • Meta finalizada.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
40 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Lançamento do Projeto “Tra-la-la” para os alunos e comunidade escolar.
Descrição:
  • Meta finalizada.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
41 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Construção de objetos sonoros realizadas pelos adultos para a exploração das crianças a fim de descobrirem os diferentes sons, por meio de brincadeiras e jogos musicais.
Descrição:
  • Meta finalizada.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
42 | Tra la lá
Completude: 0,00 %
Meta: Implantar o Projeto “Tra-la-la”nas salas dos berçários e infantil I para que os alunos possam desenvolver por meio da linguagem musical a ampliação de suas expressões
Etapa: Promover momentos entre o profissional, professores e educadores em horário de TFC, para que o mesmo capacite os profissionais da Unidade Escolar quanto a pesquisa, a confecção e as melhores intervenções para a exploração dos objetos sonoros.
Descrição:
  • Meta finalizada.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
43 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Em TFC proporcionar reflexões e discussões sobre a música na Educação Infantil e as melhores propostas pedagógicas de exploração e produção de sons.
Descrição:
  • Meta finalizada.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
44 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Planejamento de ações para a confecção e montagem do parque sonoro.
Descrição:
  • Meta finalizada. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
45 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Aquisição de materiais por meio da campanha de arrecadação com a comunidade.
Descrição:
  • Meta finalizada. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
46 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Seleção e aquisição de materiais diversos para produção de diferentes sons (madeira, plástico, metal, grãos, entre outros).
Descrição:
  • Meta finalizada. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
47 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Pesquisa, envolvendo os adultos e as crianças, experimentação e confecção das possíveis sonoridades com os objetos coletados.
Descrição:
  • Meta finalizada. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
48 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Montagem do parque com a instalação de equipamentos, esculturas e objetos sonoros.
Descrição:
  • Meta finalizada. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
49 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Elaboração do plano de trabalho para a inauguração do parque sonoro envolvendo a participação dos alunos.
Descrição:
  • As etapas das diferentes metas estabelecidas no Plano de Trabalho da Unidade Escolar, não foram contempladas no mês de Janeiro, pois este é mês reservado às férias dos colaboradores e não há atendimento na Unidade Escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
50 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Inauguração do parque com a participação da comunidade escolar.
Descrição:
  • Meta finalizada. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
51 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Observar, avaliar e readequar os espaços considerando as propostas, e os interesses das crianças.
Descrição:
  • As etapas das diferentes metas estabelecidas no Plano de Trabalho da Unidade Escolar, não foram contempladas no mês de Janeiro, pois este é mês reservado às férias dos colaboradores e não há atendimento na Unidade Escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
52 | Parque Sonoro
Completude: 0,00 %
Meta: Criar um parque sonoro com os diferente painéis e objetos favorecendo a criação experimentação e pesquisa de diferentes sons, de maneira lúdica e divertida.
Etapa: Promover adequação do espaço e ampliar propostas de acordo com a observação da participação no ambiente.
Descrição:
  • Meta finalizada. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
53 | "Incluir" é muito bom
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Garantir o acesso dos alunos às políticas de atendimento, com o objetivo de eliminar barreiras que impeçam o direito de todos os alunos de frequentarem a creche.
Descrição:
  • Esta etapa será realizada no retorno das crianças com necessidades especiais. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
54 | "Incluir" é muito bom
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Viabilizar os procedimentos de flexibilização ou adaptação curricular, conforme o que for mais adequado às possibilidades do aluno. Flexibilizações nos procedimentos didáticos e nas atividades • modificações de procedimentos • introdução de atividades alternativas às previstas • introdução de atividades complementares às previstas • modificação do nível de complexidade das atividades • adaptação dos materiais
Descrição:
  • Esta etapa será realizada no retorno das crianças com necessidades especiais.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
55 | "Incluir" é muito bom
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais. Flexibilizações organizativas • organização de agrupamentos • organização didática • organização do espaço
Descrição:
  • Esta etapa será realizada no retorno das crianças com necessidades especiais.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
56 | "Incluir" é muito bom
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:
  • Confeccionado calça de apoio para criança com paralisia cerebral.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
57 | "Incluir" é muito bom
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Implementação de um projeto de formação contínua em conjunto com a professora da sala de recurso, com objetivos específicos à educação inclusiva, subsidiando os profissionais (professores e educadores) que atuam diretamente com os alunos portadores de alguma deficiência.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada de acordo com o cronograma de formação e agendamento com a professora do AEE (Apoio Educacional Especial).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
58 | "Incluir" é muito bom
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: A adoção de uma prática inclusiva será norteada pelo projeto pedagógico da Unidade, que deverá considerar as diferentes estratégias de ensino visando à inclusão escolar.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada no retorno das crianças com necessidades especiais.  
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
59 | "Incluir" é muito bom
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Transformar as práticas pedagógicas, em momentos de formação continuada, para romper com o modelo homogeneizado e considerar a diversidade humana como princípios de organização de sala de aula e do planejamento de ensino, qualificando as intervenções pedagógicas junto aos alunos.
Descrição:
  • Esta etapa será planejada juntamente com a professora do AEE (Apoio Educacional Especial) e compartilhada com as equipes que possuem crianças com necessidades especiais.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
60 | "Incluir" é muito bom
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Realizar ações que capacitem os profissionais da escola em a inclusão de alunos com deficiências para que seja compreendida entre eles, como oportunidade de desenvolvimento de todos os alunos, para que beneficiem da interação e da mediação propostas, através de palestras com profissionais da área da saúde, da educação e assistentes sociais, ONG’s que trabalham com esse segmento e outras instituições que promovam a inclusão.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada de acordo com o cronograma de formação e agendamento com a professora do AEE (Apoio Educacional Especial).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
61 | "Incluir" é muito bom
Completude: 0,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: “A educação de qualidade supõe um projeto pedagógico, em conformidade com a política de inclusão, que possibilite o acesso e a permanência – com êxito – de todos os alunos na escola, de modo a contemplar as suas necessidades educacionais”. Assim, a Unidade Escolar, promoverá ações que estreitem as relações entre as famílias e a creche, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos alunos portadores de alguma deficiência, tais como: debates com profissionais capacitados, troca de experiências entre as famílias entre outras.
Descrição:
  • Esta etapa será realizada de acordo com a necessidade das famílias. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
62 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Realizado reunião de pais com objetivo de apresentar a proposta pedagógica e falar a respeito do processo de adaptação e acolhida.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
63 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Realizar reuniões de pais, bimestrais ou sempre que houver necessidades, para que a vida escolar dos alunos sejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Descrição:
  • Esta etapa será realizada de acordo com o calendário escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
64 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 0,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Promoção de eventos que mobilizem a comunidade, onde a participação maciça seja o principal objetivo, por exemplo: dia da beleza, bazar da pechincha, ação social, atividades culturais (passeios, teatros, visitas entre outros), exposição de trabalhos pedagógicos realizados pelos alunos, palestras com profissionais capacitados e cursos de artesanatos, culinária, entre outros.
Descrição:
  • Esta etapa será retomada de acordo com os sábados letivos estabelecido no calendário escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
65 | Formar para transformar
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Etapa realizada com a reunião de RPA (reunião pedagógica administrativa), refletindo a respeito das atribuições e estreitando laços com proposta de interação.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
66 | Formar para transformar
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar os professores e educadores da Instituição a realizar cursos de formação para a sua capacitação profissional, oferecidos pela Secretaria de Educação e Cidadania e outras Instituições Educacionais.
Descrição:
  • Esta etapa será realizada de acordo com as convocações da SEC (Secretaria de Educação e Cidadania). 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
67 | Formar para transformar
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 3 horas mensais com todos os funcionários que atuam na creche.
Descrição:
  • Etapa realizada com a reunião de RPA (Reunião Pedagógica Administrativa) com todos os segmentos, refletindo a respeito das atribuições e estreitando laços com proposta de interação.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
68 | Formar para transformar
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Promover encontros semestrais (Encontros Pedagógicos) com foco no enriquecimento profissional de todos que atuam na creche, ampliando os saberes e possibilitando as trocas de experiências entre eles.
Descrição:
  • Realizado encontro pedagógico com o Prof. Rodolfo, especializado em treinamento empresarial com o tema: ” Todos somos educadores”.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
69 | Formar para transformar
Completude: 0,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
  • Esta etapa será realizada posteriormente.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição