Relatório de Execução das Atividades - Fevereiro 2020

De 01/02/2020 a 29/02/2020
Projeto: Associação Missionários da Santíssima Trindade - (CEDIN, Prof. Paulo César dos Santos Mortari) - TC n.º 74/2018
Sumário Gerencial
1| Metas Propostas
  • Formação com funcionários: atribuições e regimento escolar;
  • 01/02 reunião dia de pais para estreitamento de laços afetivos;
  • Parceria com a comunidade para a revitalização da horta;
  • Construção de brinquedos para compor os cantos das salas e áreas externas;
  • Construção de suporte para atender as crianças com necessidades especiais;
  • Compra de materiais para compor os cantos das salas de aula;
  • Reunião com a cooperativa Labore de ações sustentáveis.
2| Resultados Alcançados
  • As famílias contribuíram respondendo a avaliação da reunião de pais;
  • Parceria com cooperativa Labore de ações sustentáveis;
  • Parceria com a SAB (Associação de amigos de bairro);
  • Participação das famílias na reunião de pais;
  • Momento de adaptação das crianças tranquilo e prazeroso;
  • Conscientização e prevenção de doenças bucais
  • Espaço adequado para exploração das crianças e a interação;
  • Satisfação dos colaboradores registrada por meio da avaliação do RPA (Reunião Pedagógico Administrativa)
3| Impacto das Ações nos Indicadores do Projeto
  • Enquanto aguarda abertura do portão no momento da saída os pais utilizam o cantinho da leitura;
  • Baixo número de crianças fazendo horário diferenciado no período de adaptação;
  • 89 funcionários ficaram satisfeitos com os assuntos abordados no RPA (Reunião Pedagógico Administrativa).
Atividades Desenvolvidas
1 | Na Onda da Integridade
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Reunião de pais com o compromisso de realizar ações de estreitamento dos laços afetivos entre a família e a escola, enfatizando os fundamentos da cultura da paz.
Descrição:
  • Realizada reunião de pais, com o espaço organizado com diversas frases de acolhimento, bem como, bexigas expostas em formato de arco, deixando a entrada da escola alegre para receber a comunidade. As famílias foram recebidas dentro de um círculo feito pelos funcionários da unidade escolar ao som da música “Girassol” cantado pelos mesmos. O coral Ohana apresentou duas músicas de acolhimento em seguida realizamos uma dinâmica com chuvas de bexiga com frases dentro de algumas, socializando a proposta pedagógica dentro da rotina escolar. Na reunião foram  apresentados todos os funcionários e suas funções, informando os níveis de cada equipe, encaminhando os pais para salas correspondente de seus filhos (as), para estreitar o vínculo entre equipe e famílias.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
2 | Na Onda da Integridade
Completude: 60,00 %
Meta: Promover a responsabilidade ambiental, a atenção com a saúde, a integridade pessoal e a compaixão humana, de maneira a fortalecer medidas para prevenir e promover, facilitar e apoiar no desenvolvimento de uma nova cultura de integridade baseada nos princípios da cultura da paz envolvendo toda comunidade escolar.
Etapa: Desenvolver ações práticas e proativas (horta, reciclagem, saúde bucal, Recreação entre outras) em defesa do meio ambiente, da saúde do ser humano e da formação ética e moral desta sociedade;
Descrição:
  • Neste mês foi criado a equipe de brigada contra a dengue com a participação  de crianças do Pré I/ II, agentes operacionais e professoras, realizando propostas de conscientização por meio de mural confeccionado pelas crianças para a comunidade, visitas a todos os espaços da unidade escolar a fim de identificar e eliminar possíveis  focos do mosquito Aedes Aegypti. Parceria com a cooperativa Labore de ações sustentáveis, para arrecadação de óleo usado junto as crianças e suas famílias e assim fazer um movimento de conscientização, minimizando os impactos ambientais do desejo inadequado e reduzir os custos no tratamento e abastecimento de água e esgoto.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
3 | Boca Saudável Criança Feliz
Completude: 70,00 %
Meta: Conscientizar as famílias e os alunos da importância da saúde bucal. ‘Criança saudável, boca feliz’.
Etapa: Organização do espaço, aquisição de materiais adequados e instalação de equipamentos, adequando-os as necessidades para o atendimento aos alunos.
Descrição:
  • Aquisição de um kit com boca, escova e fio dental para incentivar os bons hábitos de higiene bucal  e construído recursos com imagens ilustrativas dos alimentos que são de benefícios e prejuízo para a saúde da bucal, promovido no horário contrário de aula “Manhãs e tardes divertidas”.   
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
4 | As Sementeiras
Completude: 70,00 %
Meta: Desenvolver o projeto “As Sementeiras” visando a formação de bons hábitos alimentares entre os alunos e suas respectivas famílias.
Etapa: Planejamento semestral de ações educativas, privilegiando o plantio, o cuidado, a manutenção e a colheita de alimentos orgânicos.
Descrição:
  • Neste mês entramos em contato com o responsável da SAB (Sociedade Amigos de Bairro), para estabelecer parceria na revitalização da horta, pensando no envolvimento de agentes comunitários, funcionários, famílias e crianças no plantio, cultivo e colheita.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
5 | Tarde Divertida
Completude: 60,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Construção de brinquedos com materiais recicláveis para compor os espaços externos, privilegiando a interação e oportunizando a vivência em um amplo repertório de movimento e gestos com o corpo para descobrir variados modos de ocupação dos espaços.
Descrição:
  • Construído pela equipe de cada sala com materiais não estruturados móbiles de manipulação e visual, caixas de empilhar, potes de encaixe, tendas de tecido voil e TNT ( para que as crianças se esconda e interage com as professoras e colegas), porta livros, fichas com imagens ( para estimular a linguagem e ampliar o repertório de conhecimento da criança com o mundo), caixas para entrar e sair ( permitindo que a criança explore  e estimule seus movimentos),  tuneis ( para que as crianças passem por dentro e tenha noção espaço) e potes com diversos matérias dentro ( para apreciação da variedade de sons, tamanhos e formas).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
6 | Tarde Divertida
Completude: 60,00 %
Meta: Proporcionar espaços físicos externos, com brinquedos e outros materiais pedagógicos, a fim de garantir ações educativas que favoreçam o pleno desenvolvimento de todos os alunos.
Etapa: Desenvolvimento de jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias oportunizando a interação e a ludicidade entre os alunos.
Descrição:
  • Realizado com as professoras e socializado com as educadoras o planejamento de atividades para o momento de adaptação, com propostas lúdicas para todos os níveis, como: massinha, cantigas de roda, jogos de encaixe, circuito de bambolês ( permitindo que as crianças passem por dentro e por cima), bolinhas de sabão, brincadeiras cantadas , etc.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
7 | Cantos que Encantam
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Reposição de brinquedos, de outros materiais lúdicos e pedagógicos sempre que houver necessidade; para que a proposta desenvolvida nos cantos e ambientes, promovam ricas situaçõesaprendizagem para os alunos.
Descrição:
  • Aquisição de materiais como: bambolê, carrinho de compra, carrinho para pista, caminhãozinho, bolinha de sabão (automática), relógios para salas, argolas, kit saúde bucal e flautas, para enriquecer os cantos das salas e ampliar as propostas lúdicas com as crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
8 | Cantos que Encantam
Completude: 60,00 %
Meta: Compor e manter organizado os espaços físicos das salas de aula em cantos. Oferecendo ambiente rico em possibilidades de aprendizagem.
Etapa: Favorecer momentos de estudos durante o T.F.C. de troca de experiências, pesquisa, confecção e reestruturação de planejamento.
Descrição:
  • Realizados momentos de estudo e reflexão com as professoras, educadoras, equipe cozinha e a equipe limpeza, permitindo as mesmas vivencias propostas a nossas crianças, como:  gincanas, pescaria e criar um teatro a partir de um tema imposto. Com esta proposta foi possível favorecer o estreitamento de laços entre o grupo, valorizando o trabalho em equipe e significar a interação de todos profissionais no processo de aprendizado das crianças.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
9 | "Incluir" é muito bom
Completude: 70,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Desenvolver ações que garantam a acessibilidade aos ambientes físicos da Unidade Escolar, como adequação de espaços físicos e de materiais. Flexibilizações organizativas • organização de agrupamentos • organização didática • organização do espaço
Descrição:
  • Solicitado via memorando ao setor de manutenção da SEC (secretaria de educação e cidadania), a construção de um trocador no banheiro do segmento pré-escola, para que a criança com paralisia cerebral e a deficiente visual possam ser trocadas no banheiro que seus colegas utilizam.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
10 | "Incluir" é muito bom
Completude: 70,00 %
Meta: Inclusão de alunos portadores de deficiências físicas e ou intelectual, oportunizando atividades significativas aos alunos, bem como o subsídio aos profissionais que trabalham com eles, para que se sintam seguros e conscientes das intervenções que proporcionarão diferentes aprendizagens.
Etapa: Adquirir equipamentos que favoreçam o bem estar do aluno e que atenda às suas necessidades em particular, promovendo a aprendizagem significativa.
Descrição:
  • De acordo com a especificidade de cada criança as educadoras construíram materiais de apoio para atender, estimular e permitir com que estas crianças interagem e se desenvolva. Construíram calça de apoio para criança Jamily portadora de paralisia cerebral, com isto, ela possa sentar no chão com os seus colegas, jogo sensorial para criança Ana Julia, portadora de deficiência visual, para que explore e participe dos conteúdos propostos para sua faixa etária.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
11 | Escola e família, uma boa parceria
Completude: 80,00 %
Meta: Estabelecimento de diálogo aberto com as famílias e comunidade local, a fim de promover a colaboração e parceria deles visando a ampliação e qualificação da aprendizagem dos alunos, bem como a convivência harmoniosa entre as famílias e a creche.
Etapa: Proporcionar às famílias e comunidade local, ações que promovam o envolvimento no dia a dia da escola, como por exemplo: festas temáticas, reuniões com pais e familiares, palestras, exposições de trabalhos pedagógicos, oficinas, entre outros.
Descrição:
  • Realizado reunião de pais no dia primeiro de fevereiro com objetivo de apresentar a proposta pedagógica e esclarecer sobre o processo de adaptação e acolhida,  foi promovido uma brincadeira com as famílias juntamente com seu filho(a) a fim de estreitar os laços afetivos entre escola e família e pais e filhos, reforçando para as famílias que este é fundamental para o processo de aprendizado das crianças. Na reunião foram expostos os materiais adquiridos para enriquecer as propostas lúdicas das salas. As famílias foram convidadas para conhecer cozinha o cardápio e a quantidade de refeição oferecida diariamente e foi oportunizado as famílias momentos de interação com os objetos na respectiva sala de seu filho(a).
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
12 | Formar para transformar
Completude: 85,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Fazer a formação continuada de 4 horas semanais com todos os professores e educadores que atuam na creche.
Descrição:
  • Realizado com todos os segmentos o RPA (reunião pedagógica administrativa), a fim de socializar as atribuições de cada setor entregando a cópia para eles. O regimento da escola foi compartilhado a fim de esclarecer a importância deste documento para o bom andamento da rotina na unidade escolar.
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
13 | Formar para transformar
Completude: 85,00 %
Meta: Visando um atendimento de excelente qualidade aos nossos alunos, famílias e comunidade, formaremos todos os funcionários da creche continuamente, capacitando-os de acordo com suas atribuições e competências.
Etapa: Incentivar todos os profissionais que atuam na creche, à leitura, promovendo ações que possibilitem a circulação entre eles, de materiais de apoio pedagógico, como: livros, revistas, periódicos, DVDs, reportagens entre outros, socializados em pastas viajantes, murais interativos e sacolinhas culturais.
Descrição:
  • Organizado um cantinho de leitura para a comunidade, com um mural incentivando a participação da família na construção de bons hábitos de leitura para as crianças, uma livreira com gêneros diversificado para atender as crianças e suas famílias, um sofá construído com palet e revestido com um colchão com estampa florida em azul, tornando um espaço convidativo para a leitura. 
Pontos de Atenção:
Encaminhamentos:
Indicadores de Projeto
Próximas Atividades
# Atividade Meta Etapa Descrição